Que programa de edição de video??

Juzhan

Power Member
Boas... tenho feito uns videos caseiros... tenho usado o movie maker que vem com o XP (SP2), mas andava à procura de algo melhor... pelo k me recomendaram.. o adobe premiere .. mas visitando o site da Adobe vi lá os seguintes produtos:

- Adobe Premiere Pro 2
- Adobe After Effects 7
......
Fiquei baralhado.. já algum de vocês trabalhou com estes programas? ou recomenda-me um "melhor" ?

Queria obviamente um melhor que o movie maker.. mas para já queria um k desse para fazer mts efeitos visuais e de som.... misturas de som e imagem.. etc... (já que o movie maker é fraquinho nisso)!

Se houver ummt mt bom é esse mesmo, caso haja varios, quero um bom e simples de usar!!

Que me dizem?

(Não sei qm k secção postar.. pelo k meti o post aki na secção de duvidas..)
 
Como o nome indica o After Efects é o programa de excelência para fazer efeitos marados. Depois de fazer efeitos terás de integrar num programa com o Premiere para Exportar.

Eu nunca mexi no After Effects, só uso o Premiere e o Encore para os menus.

Atenção que isto são programas profissionais, nada de comparável com a simplicidade do _Movie maker, Nero Vision, Unlead Movie Factory, etc. Isto é mesmo pro. Eu demorei cerca de 1 semana a aprender a mexer no programa. No meu primeiro filme apenas fiz uma intro tipo Star Wars e alguma edição.

6 filmes depois já fiz inúmeras coisas novas, desde um album de fotos (livro) animado, até ao simples efeito de escrever algo com um raio de trovoada.

O mais gratificante destes programas é mesmo o encore que te dá a possibilidade de fazer menús profissionais (nada dessa caganita de menús do nero e similares) tal qual os filmes que se vê á venda (menús principal, sub menu, menú com video como fundo, etc.).


Para guia aconselho este link, pois tem inúmeros tuturiais em video, tens um fórum onde podes aprender novas coisas e um bom suporte.

http://www.wrigleyvideo.com/videotutorial/
 
num meio termo, sem ser tão complexo como os da adobe, nem tão simples como os da ulead ou o próprio do windows, eu prefiro o sony vegas em conjunto com o sony dvd architect.

nexp
 
Pericão disse:
Como o nome indica o After Efects é o programa de excelência para fazer efeitos marados. Depois de fazer efeitos terás de integrar num programa com o Premiere para Exportar.

Poix... nota-se que nunca usaste mesmo o AE... integrar para exportar 8o O AE exporta filmes em fomatos que o Premiere nem nunca ouviu falar nem nunca vai ouvir. Coisas que que sinceramente só fazem tbm sentido em composição e não em edição.

Pra "iluminar" o povo, ambos os programas não têm nada a ver um com o outro excepto serem ambos da Adobe. O Premiere é um editor de video e o After Effects um programa de composição. Se bem que com jeito podes editar no AE (dá trabalho e não é simples) e podes fazer composição no Premiere (efeitos básicos e nada de jeito...).

Tbm tudo depende do teu nivél de utilizador. Um gajo batido em AE até se "arrisca" a montar filmes (esp. videoclips e videos publicitários longos). Mas ninguem se arriscava a montar casamentos de 2 horas ,)

E Juzhan olha lá isso. Olha que a onda da demotape a mostrar todos os efeitos da mesa de montagem já passou á história. Acho que já nem o ppl dos casamentos usa disso :D (ok ok África usa, mas por lá a onda é memo a dos efeitos... e quanto mais coloridos melhor...) Os efeitos têm o seu lugar, se, e apenas quando, for o seu lugar natural. Meter só por meter estraga o filme em si e não acrescenta "valor".
 
A hora era má. Vomo é obvio não é preciso nada para exportar clips feitos no AE para o premiere, basta escolher um formato de video compativel.

E sim, nunca usei o AE nem devo usar pois é algo que não faz sentido usar em filmes caseiros, pelo menos as coisas mais simples. A titulo de exemplo, estive para usar o AE para fazer o efeito de ter um mapa, desenhava nele o trajecto que ia percorrer e com o AE usava um carrito para percorrer esse percurso, sempre que eu parasse em algum sitio (tipo Aveiro->Lx, parava em Coimbra e mostrava as fotos ou videos que fiz aí). Não usei porque não tive tempo, afinal a edição demora o seu tempo.

Volto é no entanto a afirmar que o AE é um programa virado para os efeitos, algo extra edição de video e só usa quem quer.

Quanto ao Sony Vega, sinseramente nunca usei, talvez por ter começado a edição com o Adobe premiere. Acredito que dêm para o mesmo efeito, pelo que é escolher um que tenha feedback e de preferência tuturiais em vídeo que ajudam bastante.
 
Eu já testei três:

Sony Vegas
Adobe Premiere
Pinnacle Studio

O sony e o adobe não testei muito, o que mais usei até agora foi o Pinnacle Studio (foi o 1º que arranjei e foi ao qual me habituei) e até é simples de trabalhar, é quase só arrastar os clips e os efeitos e tá feito, só que a nivel mais profissional pode não ser grande coisa. O que ainda não encontrei neste programa (tambem ainda não explorei muito) é a criação de menus, quanto aos outros não sei se têm ou não...
 
pah,

o unlead caso queiras uma cena mais simples
o sony vegas bastante bom e simples
o adobe premiere muito complicado na minha opiniao
o movie maker se quiseres aquelas apresentações como toda a gente usa... nahhh
 
o premier é o melhor, é profissional, é tb é caro.
mas o principio de funcionamento é similar aos outros, importar, arrastar, cortar, etc etc, tens mais controlo sobre todos os aspectos, mesmo depois para a exportação, como tudo, existe um grau de aprendizagem, e no adobe é mais longo, mas se te interessares mesmo pela coisa vale a pena explorar o adobe premier. nao vas para o after effects, porque é para pos produção, ou seja depois de fazeres o video em premier fazes lá os efeitos,etc etc, mas o premier tb tem imensos efeitos.
o unlead tb é bom , talvez seja o mais indicado para começar, por ser intuitivo e para perceberes um pouco da linguagem video.
 
pois. essa cena do after effects. esqueci... (assim k tiver tempo) experientar o trial do Sony que tb falaram e que parece fixe.. à semelhança do Unlead (que até já trabalhei com uma versão há mts anos atras!.. usei-o para brincar com umas frames de DIvx)
 
HELLLLLPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP! Eu preciso urgentemente de saber como é que se escolhe o tempor de duração de uma transição de vídeo no sony vegas movie studio, é que o default é demaisado rápido, fica mal para o que quero. Ajudem-me, sff. Ficaria mt agradecida.
*****
 
Back
Topo