Não era bom, é mesmo assim. O Windows é burro que nem uma porta, e acredita nos specs que tem dos fabricantes, que jogam pelo seguro. É tal e qual overclocking. Desde que não passes dos specs que o monitor realmente suporta, e te mantenhas numa res que dê x/y=1.33333333 estás sempre safo.
Long story:
Algures no tempo os monitores era ou fixed frequency (podiam ter multiplas ff's) ou multisync (podiam ir até ao próprio limite). Para o mercado cheappo de PC's 3/4 resoluções chegavam, e assim fomos ficando até aos dias de hoje. Outras boxes mais avançadas (á 10 anos...) usavam os mesmos chips (S3 Virge anyone?) mas o gerador de frequências tinha "mais engenharia" e o software permitia introduzir o parametros á pata. Obviamente, só funcionava com monitores multisync, que eram, obviamente, mais caros. De momento, se tiveres um CRT, é pouco provavél que não tenhas um monitor multisync, a menos que tenhas um 14'' de á 10 anos...
Ditas máquinas passaram á história e 10 anos depois a nVidia decide que o ppl podia fazer o mesmo em PC's normais... Já vem tarde, mas pronto...
A unica coisa que tens de saber para "modificar" as coisas é os specs do monitor (que alguns fabricantes nem dão...). Não podes passar de x, não podes ir abaixo de y, etc etc etc. Mas pelo meio tens uma boa quantidade de settings que funcionam.
Com estes novos drivers podes realmente decidir o teu equilibrio pessoal entre a resolução e o refresh, e ir andando de um lado para o outro até ficares satisfeito.
Edit: E já agora, acredita que é bem fácil saber se o monitor está ou não a uma certa res, a um certo RR. Se estiver, o OSD do próprio monitor têm (por norma) essa info lá, se não estiver, ficas a olhar para um ecrã preto, normalmente com uma mensagem a dizer que o modo não é suportado.