1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que router e modem comprar para 100 mbps, com fios, para substituir os da ZON?

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por madafakapc, 29 de Outubro de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1987)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Olá.

Preciso de ajuda para saber as possiblidades que há na minha instalação.

Actualmente ainda não tenho fibra..mas possivelmente irei ter de fazer o upgrade porque a velocidade a seguir sao mesmo os 100 megas....

Acontece que queria manter como tive até hoje, as minhas instalações o mais independentes da ZON...isto é...usando sempre equipamento que permita controlar melhor a minha rede interna.
    Passo a explicar, sempre tive uma rede interna com recurso a varios pcs ligados atraves de switch e depois com o router e um modem para aceder a internet.

Desde que a ZON usa este modem com telefone incorporado (no meu caso tenho apenas 12 mbps) a minha duvida fica se com a fibra e o novo tipo de ligação que será necessário, sei que há o ZON hub ou algo do genero, queria saber que e como posso manter esta config:

- switch e router para ligação internet fibra/cabo a 100 mbps e modem que permita ligar telefone para ser distribuido pelas tomadas de casa, (estes dois ultimos sem serem da ZON!!)

Assim a minha duvida que aparelho posso comprar para isto, actualmente ainda tenho um router SMC para ligação cabo e uso o modem da ZON com telefone, pq nunca me preocupei comprar outro diferente.

Pretendo tudo com fios, nao precisa de ser wireless, por isso não há necessidade de wireless wifi router ou modem!

Tenho cabo CAT5 e CAT6 na minha rede interna.

Agradeço sugestoes!

2. aristides

aristides Power Member

Se o SMC for suficiente nao precisas comprar nada.
    Configuras o Zon HUB em modo bridge.

Se quiseres comprar algo para substituir o SMC tens este Cisco Linksys EA2700 a 80€ ja com portes.
    Tem wifi, mas acho pelo preco eh o melhor que satisfaz as tuas necessidades.

Se quiseres pagar mais podes ir para um router/switch sem fios da Cisco ou Draytek ou se souberes podes sempre usar um computador de baixo consumo como este para fazer de router

3. aristides

aristides Power Member

4. madafakapc

madafakapc Power Member

Obrigado!
    A ideia seria mesmo se possivel eliminar o aparelho da ZON se fosse viavel.
    E depois era colocar de parte qualquer tipo de wireless pois dispenso mesmo.

Ou seja, posso ligar directamente a um desses aparelhos que falas e nao ter o router da ZON.

Se possivel portanto ter um router ou modem *porque se for so modem nao tinha de problemas de comprar os aparelhos todos.
    O valor nao seria problema pois tentaria nos usados ver o que posso comprar.

Que poderei entao optar
    Obg!

Última edição: 7 de Novembro de 2012
  5. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Tens de ter sempre o router da ZON (normalmente o Hitron).

Podes é colocar o mesmo em bridge mode e meter um router a sério por trás.

Eu tenho um RT-N16 com tomatousb (versão shibby). É carote, mas fazes o que quiseres dele.

6. aristides

aristides Power Member

Em termos de performance ficas muito melhor servido com Cisco Linksys EA2700 pelo mesmo preco.
    Pelo menos de acordo com estes testes.

7. madafakapc

madafakapc Power Member

Insisto na pergunta mas porque tenho de ter o router da zon? Por causa do MAC ou algo do genero para eles poderem-me dar a ligação?!?! Nao faz muito sentido....ao fim ao cabo, o que interessa é nós termos um meio de ligar à net e a partir daqui é com o cliente a utilização desse serviço com o aparelho que entender...digo eu....

8. JMGC

JMGC Power Member

EurosDOCSIS que a maior parte dos modems "normais" não suportam ? ...

Abc

9. madafakapc

madafakapc Power Member

como assim?! Agora nao entendi! Outros modems nao suportam o que a ZON/fibra o que seja tem? É isso?!Obrigado!

10. JMGC

JMGC Power Member

A tecnologia usada pela Zon é baseada em EuroDOCSIS que é uma tecnologia para cabo , daí se chamarem "cable modems".
    Podes usar qualquer router ligado ao Cable Modem da Zon em mode "bridge" em que ele "passa" a ligação para o modem que usares e usufruir das vantagems que isso poderá trazer, mas tens sempre que usar o modem da Zon para obter a ligação á rede, dado que ele é suporta a tecnologia usada pela Zon.

Acho que não fui muito claro , por isso se alguém quiser simplificar agradeço :)

Abc

11. madafakapc

madafakapc Power Member

acho que entendi mas e nao há nenhum outro aparelho que sirva sem ser a cena do aparelho exclusivo da zON?!

12. rubmarques

rubmarques Power Member

se só tens 12mb, podes pedir para te instalar apenas o modem da thompson e depois colocas o router que quiseres por rede
    (é o mesmo modem que colocam nos servicos de 4 canais, tambem aparecem as vezes na net a venda por 5/10€)

13. madafakapc

madafakapc Power Member

Isso é o que já tenho e queria manter algo do genero para nao estar a usar os modems da ZON

14. ptfuzi

ptfuzi Power Member

vão gastar €€ em cisco? estão ridículamente sobrevalorizados.

15. c3ntaurius

c3ntaurius Power Member

Penso que é sempre OBRIGATORIO teres um equipamento da ZON para usufruires do serviço ZON.

Partilhar esta Página