Que router/modem comprar?

whitemark

Power Member
Está na altura de substituir o meu velhinho router/modem da xavi que veio com o kit da clix já à alguns anos. Tenho cada vez mais pc's, telemoveis, portateis tudo ligado por uma misera linha wireless de 54 Mbps.

O meu conhecimento a nivel de redes será "suficiente" pelo menos para manter a minha a funcionar, faço muito streaming interno, tenho ip's fixos nas maquinas todas (incluindo teleles), tenho inclusivé um pc ligado 24/7 ao qual acedo remotamente por team viewer e logmein. Tenho tb endereço dyndns, enfim todas as coisas que um curioso pode ter e que supostamente nos deveriam facilitar a vida... right :facepalm:

A linha de internet actualmente é sapo de apenas 4mg e chega para as necessidades actuais.

Pretendo acima de tudo um router com um bom wireless porque todos os pc's ligam por wireless. Depois uma porta ou duas usb para ligar um disco externo interessa-me, já print server nem por isso. Outras funções que utilizo penso serem basicas nos routers todos portanto não vale a pena referir.

Dei uma vista de olhos e a unica coisa que me saltou à vista foi o asus dsl-n55u, cujo preço me dá escalafrios, preferia algo mais perto dos 100€ mas em ultimo caso... lá terá que ser.

Conhecem alguma alternativa a um preço mais simpático?
 
Qual é o orçamento disponível?
100€ mais coisa menos coisa

Qual o teu ISP?
sapo 4mg

Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não

Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?
Ligar por wireless 3 pc's, 3 portateis e dois androids, bastante streaming interno, nada de jogos, trabalho só impressão, mas não vou no entanto meter a impressora perto do router.

O aspecto do router é importante para ti?
Não

Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?
Modem router xavi do kit da clix já tem meia duzia de anos. Não vou mantê-lo.

Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?
Protocolo: B, G, N?
Protocolo N de preferencia, embora alguns pc's fiquem a manter a ligação de 54Mbps.
Quero meter ip's fixos com portas abertas especificas para cada pc.
Porta(s) usb para ligar disco em rede.

Distância entre equipamentos
Fica antes a distancia a abranger... uma vivenda com cave, r/chao e sotão total 200m2.

Para já tenho o asus dsl-n55u que inicialmente vi perto dos 200€ mas já encontrei a 130€ mais portes, já dá quase para fazer o sacrificio :D
Qualquer alternativa, e mais barata de preferencia será bem vinda :001:
 
Olá,

E se a aposta fosse num bom router wireless mas sem adsl (ou seja mantendo o modem adsl só mesmo como modem adsl e nada mais) estaria fora de questão ?
 
Até hoje sempre tive apenas um aparelho para fazer as duas coisas, não gastaria mais electricidade ter dois aparelhos ligados?
Fica mais barato com as mesmas funções? Não estaria fora de questão mas qual a vantagem?
 
Obrigado kurallarina

O de topo mais modem já fica fora do orçamento, o N56U mais modem deve ficar ela por ela a nivel de funções e talvez um bocadinho mais caro.
Acho que vou optar mesmo pelo N55U a nivel de simplicidade/valor parace-me o mais indicado para mim e fica resolvida a questão ;)
 
Back
Topo