Que scanner aconselham?

joao_gomes

Power Member
Sou novo neste fórum por isso espero estar a colocar este post na secção correcta.

Pretendo adquirir um scanner mas tenho muitas dúvidas sobre o que comprar.

Tinha um Mustek ScanExpress 6000P que dava bem conta do recado (excepto nos vermelhos, que saiam um pouco alaranjados mas enfim, também não era nada de muito grave...)

Pretendo um scanner para digitalizar artigos em revistas antigas relativas ao meu hobbie. A fidelidade na reprodução das cores é um dos factores mais importantes. A velocidade de digitalização nem por isso pois também não vou fazer um uso frequente dele. Quanto ao preço, desde que não seja algo excessivamente caro também não faz grande diferença.

Já li vários artigos na net sobre vários modelos de diferentes marcas e sinceramente só serviram para me deixar ainda mais confuso. Um artigo fala bem de determinado modelo mas o outro a seguir já fala mal... Isto dos "reviews" online tem que se lhe diga!!!

Já fiz uma experiência num daqueles multifunções da hp e fiquei pouco convencido com a qualidade da imagem que aparece demasiado "granulosa" para algumas cores. O aparelho é dos mais baratos mas já vi este efeito noutros modelos hp mas infelizmente não sei especificar quais eram ao certo.

Se alguém puder recomendar um modelo e/ou colocar imagens digitalizadas pelo seu aparelho agradecia imenso. É que neste caso uma imagem vale mesmo mais que mil palavras.

Obrigado antecipadamente pela ajuda
Abraços
</jg>
 
Bem, já que ninguém aconselha nada será que alguém sabe dizer se existe alguma loja onde se possa testar o equipamento antes de comprar? (Porto ou arredores, sff)

Obrigado
</jg>
 
Epah, eu não sei a que padrões de qualidade estás habituado e também não tenho aqui nenhuma imagem digitalizada pelo meu, mas estou bastante satisfeito com ele.

Epson Perfection 3490 Photo. Tem adapatador para negativos na tampa e a resolução na altura em que o comprei, (faz +- 1 ano) era das mais altas. As cores são bastante boas mas podes sempre ajustar pelos comandos avançados. Custou-me 130€ e penso que foram bem gastos. :)
 
Obrigado pela resposta, Rui Marto. Apesar de nunca ter experimentado nada da Epson sempre tive boas referências desta marca.

O teu modelo parece estar fora de produção. No site encontrei uma série de modelos cuja referência começa pela letra "V". Alguém pode dar alguma indicação sobre estes modelos? Os modelos V100 e V200 parecem ter um preço acessível. Se alguem puder dizer alguma coisa era ótimo.

Se não for pedir muito dá para mostrar algo digitalizado com o teu modelo, Rui?

Quanto aos meus padrões de qualidade é sempre difícil quantificar mas, por exemplo, a imagem seguinte foi digitalizada com o tal multifunções hp que falei no post inicial (que julgo ser o C4280).

É a capa de um CD-R da Imation como podem ver na primeira imagem que foi reduzida em tamanho. A segunda imagem foi apenas cortada do original para não perder qualidade. Como dá para ver algumas cores aparecem bem (o preto e o vermelho) enquanto as outras aparecem aos pontinhos (o verde, o laranja e o cinza). O azul e o amarelo também aparecem com este padrão. Na capa do CD as cores aparecem sólidas e não se nota nenhum tipo de padrão.

No mínimo era de esperar que as imagens digitalizadas fossem semelhantes ao original (já nem falo na reprodução da cor).

No entanto como são modelos "tudo-em-um" e extremamente baratos também não se podem pedir milagres em termos de qualidade...






Obrigado pela ajuda
</aj>
 
essa imagem é de onde ? já ouviste falar de efeito moirê ?

essas capas são feitas em sistema offset CMYK ... qd fazes redes estas são constituidas por pontos .... ao passar essa imagem num scanner esses pontos vão sobressair cada vez mais criando aglomerados que provocam alguns efeitos visuais (efeito moirê) ... isso é perfeitamente normal ...

agora convinha saber é como foi feita essa capa.. se foi num sistema de separação offset isso é normal acontecer qd passas num scanner .... principalmente se for um scanner barato ...( e qd me estou a referir a barato estou a falar de qq coisa abaixo dos 600cts ) ....

se repares no laranja (dvd+rw) consegues ver os aglomerados mais escuros ...

isto deve-se ao scanner não ter resolução optica suficiente para corrigir o efeito criado ...
 
Caro apoc, a imagem é da capa de um CD-R da Imation (o lado que fica para dentro para ser mais exacto). Como tinha várias cores pareceu-me que ia dar uma boa imagem para testar o scanner.

A questão é a seguinte: é normal este efeito aparecer em determinadas cores e não noutras? Como se pode ver o efeito não aparece na parte vermelha nem na preta.

Além disso, e tal como disse no primeiro post, tinha um scanner da Mustek que na altura custou qualquer coisa como 20 contos (na moeda antiga, equivalente a 100 euros agora) e nunca me apercebi deste efeito. E eu digitalizo essencialmente revistas sobre aviação e modelismo plástico.

Aliás, em todos os scanners que experimentei da hp este efeito é bem pronunciado. Já no meu anterior trabalho tinham lá um hp mas daqueles "flatbed" (espero que seja este o termo correcto!) e também notava este efeito pronunciado. Mas ,uma vez mais, aquele devia ser um aparelho dos mais baratos que havia na altura.

Infelizmente também não conheço ninguem com scanners de outras marcas ou com hp's de gama mais alta para testar a mesma imagem e ver se é problema da hp ou não.

Abraços
</jg>
 
processo Cyan Magenta Yellow Black ...

no preto nunca vais ver moirê é uma cor directa ...

no vermelho .. nesse vermelho ... tens uns 90% de Magenta e 10% dos restantes ... o magenta sobrepõem as restantes e esbate o efeito ...

nas cores que tens maiores qt de outras cores verificas o efeito ...

o laranja imagina 60% M 35% Y e 5% C .. tens 3 redes e duas delas com peso elevado na constituição da cor ... logo moirê pois o scanner não define o sistema de pontos ...

uma rede cinza .. tens 10/15/20/25 % B + 15%C + 15% Y + 15% M .... todas a redes tem peso elevado na constituição ...mais moirê... e assim sucessivamente ...
 
scanners de gamas altas para testar a imagem nestes parametros de referi não é com scanners de 50cts .... se conheceres alguém com um umax ....
 
Pois... Também sempre pensei que esses pontos estivessem ligados à forma de impressão. Não se vê o mesmo analisando à lupa? Eu penso que sim...

Eu ainda não tenho o scanner instalado pois formatei à pouco tempo mas se não te importares de esperar até terça (no máximo) eu arranjo-te uma imagem de uma revista e de um negativo. :)
 
sim ve-se .... o sistema offset produz uma rosácea para a conjugação das 4 cores ... mas agora é tudo da era digital ... explicar o sistema offset torna-se complicado ...
 
Pode ser que tenhas sorte... ;)

Já tenho o scanner instalado.

Já agora, isso foi digitalizado a quantos ppp?

Eu vou-te digitalizar uma parte da capa da Turbo a 300@24bits e a 12800@48bits.

Quando puder faço o mesmo a um negativo, neste momento não posso andar aqui a desarrumar tudo para desenterrar um. :)
 
Última edição:
Caro Rui, penso que não vale a pena perderes tempo a digitalizar o negativo.
Obrigado pelas imagens. Logo à noite vejo a imagem grande e digo mais qualquer coisa.

Abraços
</jg>
 
Beeem!!! Realmente a outra imagem é uma autêntica "besta" hehehe... julgo que não vou precisar de trabalhar com imagens assim tão grandes. É mais dentro da primeira que colocaste aqui.

Realmente nessa também aparece o tal efeito moirê que o apoc mencionou mas, se não estou enganado, penso que nesse tipo de publicações o padrão é mais visível, mesmo a olho nú sem recorrer à lupa.

De qualquer maneira vou fazer uma experiência com uma fotografia (tirada com máquina sem ser digital e revelada) e ver como fica. Suponho que nesse tipo de imagem não haja o tal sistema offset, não é? (é que sinceramente não percebo nada disso hehehe)

Depois coloco aqui o resultado.

Abraços
</jg>
 
Sim, na revista é quase visível a olho nú, daí eu ter sugerido o negativo porque aí não há offset nenhum de certeza. Penso que nas fotos reveladas também não haja.

:)
 
Back
Topo