1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que segurança necessito? PHP+MySQL

Discussão em 'Web Development' iniciada por DarkWolfXP, 10 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1718)

1. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Boas, estou a construir/remodular um site de negócio:003:, sendo o site destinado para uma area relacionado com €€, eu pretendia protegê-lo de falhas/ataques que se possam aproveitar para "estragar" o meu site..?
    Eu gostaria de saber: como me protejo de SQL injection; qual a encriptação de pass que me recomendam; como proteger das outras falhas (julgo que existem mts falhas que se possam aproveitar para danificar um site, mas qual as falhas mais vulgares/básicas que existem e como proteger?);
    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos
    DarkWolfXP

Última edição: 10 de Fevereiro de 2008
  2. HorusIcarus

HorusIcarus Power Member

O melhor será adquirir (ou não) um sofware especializado no assunto, não me recordo do nome,mas há um que é o líder,é o melhor amigo de um Web Designer, detecta todos os meios possíveis de 'exploit' a um determinado site/rede.
    Em relação à encriptação, é óbvio que a mais segura será MD5 ,mas a segurança não está só na encriptação,também está no caminho entre a aquisição da password > Encriptação > Envio para a DB . Vou procurar o nome do Soft, se encontrar já o deixo aí.

3. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Boas, no que diz respeito à encriptação, dá uma vista de olhos aqui.

4. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Obrigado a todos pelas respostas!
    @AliFromCairo
    Esse site vai m ser muito util!

@HorusIcarus
    Se conseguisses me dizer o nome desse programa era perfeito! Parece ser tudo o que preciso numa só ferramenta :D

5. Hipnoted

Hipnoted Power Member

6. hasta.g5

hasta.g5 I quit My Job for Folding

Outra coisa também muito importante é usares funções para evitarem SQL injections.
    No caso de usares PHP e MySQL, tens a mysql_real_escape_string().

7. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

@Hipnoted
    Obrigado! Eu já tinha visto o nome dessa revista aki na Techzone mas por acaso nunca a vi. Esse artigo tá mt esclarecedor :D, vou-o ler com mais atenção quando tiver tempo!

@hasta.g5
    Pois, essa string ainda n o tenho no meu site o_o estava, aberto a SQL injection ;o.
    Encontrei este site : http://www.tizag.com/mysqlTutorial/mysql-php-sql-injection.php que fala sobre SQL injection, e como prevenir com mysql_real_escape_string(), também vou-o ler com mais calma quando tiver tempo

P.S- Segundo o artigo do Hipnoted:
    Refere que MD5 é uma criptogragia insegura... será que devo usar o SHA-256?

Obrigado a todos pelas respostas :)
    Cumprimentos
    DarkWolfXP

Última edição: 10 de Fevereiro de 2008
  8. hasta.g5

hasta.g5 I quit My Job for Folding

MD5 encripta em 128 bits, SHA-1 em 160 e SHA-256 em 256. A partir daí vê-se qual o mais seguro. Agora falta saber se vale a pena usar-se uma encriptação tão grande, em páginas com muito movimento pode ser um problema.

De qualquer das maneiras, fica aqui a referência às funções hash, que é o que se usa para SHA-256, usando a função hash_init('sha256');.

Não te esqueças que segurança não é só encriptar as passwords, e mesmo isso só é encriptado quando chega ao lado do servidor. Há muitas mais coisas que podes proteger, como por exemplo, atribuires um ID ao teu formulário para que previnas que alguém execute um a partir do próprio PC, manter ficheiros com informação importante como dados de ligação a bases de dados fora do httpdocs, etc..

9. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Estou a ver, acho então o MD5 melhor...
    Vou também tentar atribuir IDs aos meus formularios :)
    Obrigado a pela atençao :D

10. slack_guy

slack_guy Power Member

Atribuir e validar :-)

Qualquer coisa como:

1º no servidor crias um ID e registas (num ficheiro, BD) esse ID com uma validade de X tempo (esse ID pode ser, por exemplo, uma hash do IP que fez o pedido, mais a data-hora, mais o ID do user e mais qualquer coisa que te lembres e que garanta que o ID seja único);
    2º Crias o formulário com esse ID <form name='xpto' id='12345ABC876'....>
    3º Quando o formulário é enviado de volta para o servidor, validas o ID contra a lista de IDs válidos.
    Se não for válido, tens duas opções:
    3.1 mostras um erro, mas não terminas a sessão;
    3.2 terminas a sessão e redireccionas imediatamente para logout.
    4º Se o formulário foi gravado com êxito, eliminas o ID da lista.

11. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Boas, hoje como fiquei com mais tempo livre decidi implementar as medidas de segurança.
    As passwords já estão encriptadas...
    O problema surge agr na prevenção do SQL injection, eis o erro que me aparece ao fazer login:
    P.S-O meu site está alojado num servidor com o pacote Free Package, e possui limitações... Será que é por isso?

12. slack_guy

slack_guy Power Member

Não sei se é por isso ou não, mas eu sugiro-te fortemente que não faças isso num servidor remoto. Entre outras razões, porque não conheces todo o software que está instalado e como está configurado e de que modo é que isso influencia a tua aplicação.

Se possível, instala um servidor web (Apache) e o MySQL no teu computador. Faz as 'avarias' todas na tua máquina. Além de te facilitar enormemente o trabalho (porque sabes o que está instalado, onde e como está configurado) não te arriscas a 'efeitos colaterais' num servidor que não é teu.

13. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Bem isso faz-se num instantesinho :lol:, como ao principio o site estava alojado no servidor ca de casa, possui ja o Xampp configurado, daki uns minutos já posto aki nvdd.
    Obrigado pela dica

Já está a funcionar! Obrigado slack_guy! Foi um erro de transcrição quando passei a expressao mysql_real_escape_string(); eliminei a outra expressao que conectava com a base de dados :lol: -.-' isto é resultado dos exames!!! xD
    Obrigado mais uma vez!
    Vou agr meter os IDs nas forms ^^
    Cumps

Última edição pelo moderador: 16 de Fevereiro de 2008
  14. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Bem estive analisar isto detalhadamente e fiquei perante 2 questões:
    -Porque é que o ID criado na BD tem de ser temporario, e como crio um ID temporario?
    -Se o ID não for constante a ID da form tb terá de variar... como irei fazer isso?

Obrigado desde já a atenção disponibilizada :009:
    Cumps

Última edição: 16 de Fevereiro de 2008
  15. Hostx

Hostx Power Member

Tens o NeedSecure que proteje a area de membros com as password etc.

Tens aqui uma versão: NeedSecure Pro v1.1.4

16. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Bem esse software é interressante, mas é a pagar... Gostaria de seguir o que o slack guy me propos... mas as minhas duvidas mantem sw:005:
    Cumps

17. slack_guy

slack_guy Power Member

1. O ID não tem de ser temporário. Mas como tem um 'prazo de validade' de X minutos/horas, se não o apagas da BD, vais ficar com um monte de entulho :-)

2. Se o ID é constante (isto é, um valor constante), não vale a pena teres ID ;-) A ideia é que seja sempre diferente.

Assumindo que os sistemas de autenticação (login) e de validação (acesso à página/recurso pedido consoante o perfil de acesso do utilizador 'logado') estão a funcionar, vamos lá ver se consigo explicar-te com mais detalhe:

§ o utilizador entrou no sistema e criaste uma sessão (session).

§ os dados da sessão estão, se não alteraste, armazenados num ficheiro temporário algures no computador - agora não interessa saber onde; interessa apenas saber que estão guardados num ficheiro e não na BD.

§ O utilizador abre a página com o formulário para encomendar bananas.

1. De modo a garantir que esse formulário é válido - criado pela tua aplicação - e que não há re-post do formulário, crias um $ID_FORM baseado em variáveis que te assegurem que o $ID_FORM é único. Por exemplo, calculas o MD5 do ID_UTILIZADOR + DATA + HORA + NOME_FORM + IP_REMOTO + O_QUE_QUISERES.
    2. Adicionas o $ID_FORM à sessão do USER, com a seguinte estrutura (exemplo):
      Código:
             id_form => {
                     expira_em => data_hora,
                     usado => nao
             }

3. Ao criares o formulário, crias um campo hidden:
      Código:
      <input type='hidden' name='id_form' value='[B]$ID_FORM[/B]' />

§ Quando o utilizador envia o formulário, a primeira operação que fazes é validar o campo 'id_form':

$id_form existe na sessao do utilizador?
    • Não: formulário não é válido
    • Sim: Verificas se o valor de 'expira_em' <= data_hora_actual e (se não quiseres diferenciar mensagens de erro) se 'usado' == 'nao'
      • Não: A validade expirou ou está a fazer re-post do formulário
      • Sim: validas os restantes campos do formulário.
        No final, tens duas opções:
        • Eliminas o id_form da sessão;
        • Alteras o valor de 'usado' para 'sim'

Fui mais claro? ou ainda ficou mais enrolado? :-)

18. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Bem, segundo o que percebi terei de proceder os seguintes passos:
    -Criar um $ID_form com base em informaçoes que quiser...
    -Após a criação deste ID_form adiciono ao cookie do utilizador por exemplo:

Código:
    setcookie("IDForm",$ID_Form,time()+7776000);[CODE]

Agora não percebi esta parte
    [QUOTE]Adicionas o $ID_FORM à sessão do USER, com a seguinte estrutura (exemplo):

Código:
           id_form => {
                   expira_em => data_hora,
                   usado => nao
           }[/QUOTE]
    Desculpa :s mas, eu sou fresco nisto -.-', nunca vi uma estrutura dessas até a este momento...

-Adiciono o $ID_Form ao valor do formulario
    -Verifico quando o utilizador envia o formulario se o ID do formulario é igual ao Cookie do utilizador

Julgo que seja isso, agr aquela parte é que não percebi :confused:

19. slack_guy

slack_guy Power Member

Esse ID crias com a função md5() ou sha1() ou outra.

Bom, podes trabalhar com cookies, mas eu estava a falar de sessões

My bad :-( essa estrutura é Perl (hábitos :-) )
    Poderia ser um array:
    Código:
    $forms = array(
       [I]id_form[/I] = array(
          expira_em => 'data_hora',
          usado => 'nao',
       )
    );

Adicionas o $ID_FORM ao valor de um campo do tipo hidden.

Verificas se o valor que vem do campo hidden é igual ao valor que tens na sessão.
    Repara que não mandas o ID_FORM para cookies, apenas para o valor de um campo hidden. Ou seja, o utilizador nunca terá no seu computador a estrutura de dados que referi mais acima. Caso contrário, todo este trabalho era desnecessário. Essa estrutura fica na variável de sessão, que é escrita num ficheiro no servidor. A única coisa com que o utilizador pode 'brinca' é com o valor do campo hidden. E nesse caso, não tem muito com que se entreter :-)

Resumindo: para implementares isto tens de aprofundar o teu conhecimento sobre o mecanismo de manuseamento de sessões em PHP.

Nota sobre cookies: pessoalmente sou adepto de registar em cookies o mínimo possível de dados. Regra geral, o mínimo é apenas o ID da sessão. Tudo o resto pode dar azo a coisas 'desagradáveis'.

20. DarkWolfXP

DarkWolfXP Power Member

Boas... Eu não estou a conseguir :005: desculpa estar a puxar a tua paciencia ao limite slack_guy :(, Mas...
    Queres dizer que não devo de fazer o seguinte?
    Código:
    setcookie("IDForm",$ID_Form,time()+7776000);
    Quando dizes
    Código:
    $forms = array(
       id_form = array(
          expira_em => 'data_hora',
          usado => 'nao',
       )
    );
    Eu nunca mexi com arrays, não percebo o objectivo dakela expressão acima, dizes que é para adicionar o ID_Form á sessão/Cookie mas tb dizes k n se deve adicionar o ID_Form ao Cookie :S
    Eu só não percebo como é que vou inserir o ID_Form no utilizador o resto eu entendi perfeitamente :sad:
    Desculpa pelo incomodo slack_guy...
    Cumps

Partilhar esta Página