Que SGBD aconselham?

Se for para estudar SQL puro, o PostGre é o que respeita mais a sintaxe SQL que conheço. Todos os outros têm formas de construir queries diferentes do que é proposto na norma, embora te safes bem nesses casos.

Cumprimentos.
 
já tentei instalar isso, mas deu bronca, não percebi pq, talvez tenha sido alguma coisa a ver com permissões.

1) Tenho que instalar o server, o cliente e o development? pelo que li pareceu me que o pacote dev é desnecessário.

2) Ao arrancar o gestor de users, abre e fecha logo a seguir. Só conseguia arrancar o start new Database. Tudo o resto não abre.

3) Não percebo bem o que fiz mal, será alguma coisa relacionada com a instalação. Ou será de não ter instalado o pack development?

Agradeço as dicas :)

edit: objectivo fazer cadeira Base Dados @ IST
 
Vou fazer isso, obrigado, depois aviso se correu bem :)

edit: 2 dias mais tarde... isto em windows é capaz de ser fácil de instalar mas em mac, está ser um pesadelo. Estou quase quase a desistir. 50 guias a dizer para fazer gmake, depois de instalar, depois de investigar pq dava erro descubri que não existe gmake para mac...bons guias, bons readme_to_install ... NOT!!!
 
Última edição:
Tambem estive a tentar instalar. Segui os passos do guia que o Rui_Carlos forneceu. Encravei na parte em que me pede para fazer "su -l postgres" :(

No "Netinfo Manager" aparece o user postgres e até coloquei uma pass à mão e nada.... N percebo.
 
Pa quanto a ser mais facil em windows... esquece-se!!!!
Imagina o tormento que é usar a linha de comandos...

Quanto ao MACOS especificamente nao sei, mas falando da experiencia em Linux, que tb é Unix-Like, instalas, e depois fazes o tal
su postgres

Mas deves fazer isto como root, ou super-admin (não sei como se chama no macos), e assim ele n pede pass, pq ele e deus... e deus sabe tudo... :D
 
Parece me que o problema é no installer mesmo, nunca tive problemas a instalar nada no mac. mas esta porcaria está difícil. faço no terminal "postgres" e o gajo diz que não existe. Dá vontade ir aos estates dar porrada aos developers dista treta... pelo menos dos responsáveis pelo installer.
Também não consigo por isto a funcionar, já tentei tudo (o que encontrei na web), e nada. Tenho tantos problemas que perco de vista, desde, o installer nao cria users de espécie alguma, não cria as pastas todos, e nem o executável o gajo mete.
O gajo que fez isto que não se cruze comigo na rua (/flex)

Boa sorte aos resistentes que vão continuar a tentar... se conseguirem, antes de irem comemorar com a namorada, postem aqui a solução. :)
 
Quanto à parte do comando postgres não aparecer no terminal, isso é capaz de ter a ver com a PATH mal definida.
Quanto aos users, já não posso ajudar muito. Penso que se se seguisse os passos todos que lá estavam funcionava (pelo menos um colega meu instalou isso sem problemas), eu nessa parte usei o minha conta (o que depois me complicou um bocado a coisa, mas também acabou por ficar a funcionar).
 
Back
Topo