Que SGBD usar?

Daymi0

Power Member
Olá boa tarde, eu vou fazer uma base de dados simples para um clube de vídeo e precisava da vossa ajuda.

A base de dados o que tem de permitir é a inserção de um novo sócio e a visualização de uma ficha de cliente.

Agora os problemas, como não sou muito bom em programação está, em princípio, de parte a criação de um layout e a programação em si. Por isso tinha pensado em usar o Access e usar formulários.

Acham que Access é a melhor ferramenta ou aconselham outra?

Outra questão: é possível em Access criar um "template" de impressão? Ou seja quando for impressa a ficha de um sócio escolher que campos irão ser impressos e a desposição dos mesmos?

Obrigado pela vossa atenção, fico à espera de respostas.
 
Boas Tardes,

Eu falo pelo que sei e trabalho , tens o SQL que é umas das BD mais utilizadas e mt faceis de managear :) e tambem tens o ACCESS que não é nada dificil de trabalhar e da perfeitamente pra fazer isso que queres.

Conclusão Tanto numa linguagem de programação ligada a SQL como ACCESS da para Fazer isso ;)

Até nem precisas de ter uma linguagem de programação ;) podes fazer isso no ACCESS , agora no SQL server não sei.

Espero ter ajudado
 
Isso que tu queres dá para fazer sem qualquer problema em Access e se realmente não tens muita experiência acho que é a melhor solução antes de te meteres com ligações via odbc ou oledb para um servidor SQL que te pode levantar outros problemas na concretização do projecto que poderás não estar tão à vontade para resolver.

O que tu falas em relação à impressão tens wizards no Access que te fazem isso a brincar e depois só tens que personalizar a teu gosto, são os reports.
 
Obrigado pelas respostas prontas.

Também me pareceu que Access fosse a melhor opção mas assim estou mais descansado.

Obrigado pela dica dos reports não sabia dessa funcionalidade.

Só mais uma questão, a nível de segurança, como faço para garantir que ninguém acede à base de dados? Pergunto isto porque aquilo que quero deixar visível é apenas o formulário e o report. Se possível a base de dados pedirá uma senha de acesso.
Mais uma vez pergunto se é possível fazer isto em Access.

Obrigado
 
Obrigado pelas respostas prontas.

Também me pareceu que Access fosse a melhor opção mas assim estou mais descansado.

Obrigado pela dica dos reports não sabia dessa funcionalidade.

Só mais uma questão, a nível de segurança, como faço para garantir que ninguém acede à base de dados? Pergunto isto porque aquilo que quero deixar visível é apenas o formulário e o report. Se possível a base de dados pedirá uma senha de acesso.
Mais uma vez pergunto se é possível fazer isto em Access.

Obrigado

Tenho a ideia que é possivel!
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas prontas.

Também me pareceu que Access fosse a melhor opção mas assim estou mais descansado.

Obrigado pela dica dos reports não sabia dessa funcionalidade.

Só mais uma questão, a nível de segurança, como faço para garantir que ninguém acede à base de dados? Pergunto isto porque aquilo que quero deixar visível é apenas o formulário e o report. Se possível a base de dados pedirá uma senha de acesso.
Mais uma vez pergunto se é possível fazer isto em Access.

Obrigado

Sim é possivel definires uma password a base de dados, mas pelo o que tive a testar é que quando abres o ficheiro ele vai-te pedir essa password.
Não sei se será o que queres.

Cumprimentos
 
Faz uma BD com SQL Express e instala o native SQL (ta tudo no site da MS), aqui defines os user/pass's.
Depois de criada, faz uma ligaçao odbc para a BD ficar disponivel a outras aplicaçoes.
No Access criar um projecto adp que te vai levantar a BD de SQL e programas o interface on the fly com os wizards. Sempre que iniciares o ficheiro ele vai.te pedir o user e pass para ligar à BD e deixa-te editar os campos conforme as permissoes. Cumps
 
Faz uma BD com SQL Express e instala o native SQL (ta tudo no site da MS), aqui defines os user/pass's.
Depois de criada, faz uma ligaçao odbc para a BD ficar disponivel a outras aplicaçoes.
No Access criar um projecto adp que te vai levantar a BD de SQL e programas o interface on the fly com os wizards. Sempre que iniciares o ficheiro ele vai.te pedir o user e pass para ligar à BD e deixa-te editar os campos conforme as permissoes. Cumps


A parte de odbc já põe um bocado de programação "avançada" e como não sou muito experiente ia perder muito tempo com isso. Penso que vou implementar em Access primeiro e se depois houver necessidade integro para outra plataforma.

Cumps
 
Se não tens experiencia nessa área usa o MsAcess, caso contrário uma o sqlServer Express é gratuito e é uma ferramenta a sério.
Mesmo que não saibas usar, perde algum tempo a apreender porque só vais ganhar com isso.
Ah! Aprende também conceitos de base de dados (relacionamentos, cardinalidade, obrigatoriadade, normalização). Isso será sempre comum em qualquer ferramenta de base de dados.
 
A parte de odbc já põe um bocado de programação "avançada" e como não sou muito experiente ia perder muito tempo com isso. Penso que vou implementar em Access primeiro e se depois houver necessidade integro para outra plataforma.

Cumps

lol isso não tem programação nenhuma mas é mais dificil do que fazer tudo em Access isso é garantido e tens muito mais problemas pra meter as relações entre tabelas a funcionar principalmente na escrita de informações em tabelas de destino com utilização de info's de outras tabelas.

Tenta arranjar uma solução 100% em Access.
 
Back
Topo