Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Estão configurados como router.
Ok
Vou experimentar ligar o principal ao router MEO.. e os restantes pelo cabo que vai para restante casa, e ligar os secundários a RJ45 ( excepto 1que será via WiFi ...visto que comprei 6 ).
 
Os M4 já são antigos, suportam apenas Wifi 5 com débito máximo teórico de 867 Mbps nos 5GHz e 300Mbps nos 2.4GHz.
Tudo depende dos requisitos de cada um. Os meus já têm 5 anos e por incrível que pareça comprei ao mesmo preço que estão agora.
Um pequeno, mas grande, pormenor é que podes misturar Decos, ou seja, não precisas de comprar só M4. Por exemplo, podes ter M4 para cobrir zonas em que sabes que por norma só vais navegar nas rede sociais e ver e-mails, e colocar um Deco de maior velocidade nas zonas em que sabes que vais exigir mais da rede Wifi, como escritório e sala.
 
Bom dia. Comprei uns COVR-X1862. No entanto apesar do alcance ser bom, não é possivel separar a rede 2,4ghz da rede 5ghz. Nem sequer desativar a 2,4ghz. Isto faz com que muitas xs parte dos dispositivos fiquem conectados automaticamente em 2.4ghz e velocidades. A PS5 por exemplo estava a apanhar apenas 50mb/s colada ao router. Quando forcei para se conectar em 5ghz passou logo para 800mb/s de velocidade. O problema é que a maioria dos dispositivos não dá para forçar a banda. Isso faz com que muitas xs passem de 800mb/s de velocidade para 200/250, mesmo colados ao router, pois optam maioritariamente para se conectar em 2.4ghz, não sei porquê. Alguém sabe solução para isto? Se é que existe.
 
Última edição:
Alguém tem os Deco M4, ou outro Deco, a funcionar como router com a MEO?
Conseguem obter IPv6?

Queria colocar o FGW em bridge e passar a gestão para os Deco mas quando tentei, quando comprei os Deco, não consegui obter IPv6.
 
boas
como já referi noutro topico vou mudar de casa com isso sou forçado tambem a alterar de operadora (vou instalar NOS - power router 100/100mbps). esta nova casa é maior/mais comprida, tem cozinha, sala, 2 quartos, escritorio e 1 wc (um rascunho da planta no spoiler)
ainda nao tenho experiencia com router da NOS mas penso que a partida nao sera suficiente para ter cobertura wifi em toda a casa, assim procuro um sistema mesh (2 equipamentos deve ser suficiente) dentro dos 60€.
sem grandes requisitos: apenas que tenha boa cobertura, velocidade aceitavel e estavel (sao poucos equipamentos: 3 telemoveis + 2 portateis, o resto vai por cabo. pode ser 2.4ghz+5ghz tanto telemoveis como portatil sao compativeis)
olhei os HALO H30G, alguem tem? ou recomendam outros dentro mesma faixa de preço?

xJ2T8vy.jpeg
 
Boa noite, para não estar a abrir um tópico novo, penso que por aqui me podem ajudar.

Mudei de casa recentemente, para um duplex. Tenho o router fibergateway 6 da meo dentro da caixa ATI que está no piso debaixo e por aqui tudo impecavel. Agora no piso de cima é mais complicado, só consigo sinal wifi de jeito junto as escadas.
Tenho portas RJ45 em ambos os pisos e em todas as divisões.
A minha questão é qual a melhor maneira de ter bom wifi no piso de cima.

Penso que haja várias opções:
- adquirir o extensor meo smart wifi 6 e liga-lo no piso superior por cabo ao FGW6 e fico com mesh da meo;
- ou adquirir um sistema MESH aftermarket e desligar o wifi da meo, mas é nesta opção que surgem as minhas duvidas. Consigo ligar facilmente o primeiro aparelho ao router da meo por cabo, mas a minha questão é se posso ligar o segundo aparelho também ao router da meo por cabo ou tem de ficar ligado ao primeiro aparelho por wifi ;
- a hipótese das powerlines penso que não sirva porque são quadros independentes nos dois pisos ;
- depois tenho a opção " à antiga" que é ligar um novo router no piso de cima por cabo ao router da meo e fico com duas redes wifi, uma em baixo e outra em cima.

Obrigado desde já.
 
@diogogil se tens hipótese de utilizar a ligação por cabo seria um erro não o fazeres.

Se já tens o FGW 6, o extensor da meo seria a solução mais simples. Tem a desvantagem de que se um dia trocares de operador o extensor não serve para nada.

Aqui em casa tenho um sistema Deco. Apesar de supostamente ser possível ter o backhaul por cabo ligando tudo ao router da MEO, só consegui quando liguei os dois módulos um ao outro. Podes esperar por mais testemunhos para ver se algum sistema funciona assim 😁

Tendo ligação por cabo de rede, punha de lado powerline. Devia funcionar, porque o quadro de cima deve ser alimentado pelo debaixo, a não ser que tenhas alimentação trifásica, mas ainda assim é sempre inferior a cabo de rede.
 
A minha experiência com os Deco M4 é a seguinte:
- ligando cada um dos Deco às portas LAN do FGW o backhaul por cabo não funciona. No entanto se fizer o mesmo com o meu router TPLink ER605 já funciona sem problemas, o que leva a concluir que é uma limitação do FGW e não dos Deco
- se ligares o FGW a um switch e ligares os Deco ao switch esse problema deixa de existir
 
@diogogil se tens hipótese de utilizar a ligação por cabo seria um erro não o fazeres.

Se já tens o FGW 6, o extensor da meo seria a solução mais simples. Tem a desvantagem de que se um dia trocares de operador o extensor não serve para nada.

Aqui em casa tenho um sistema Deco. Apesar de supostamente ser possível ter o backhaul por cabo ligando tudo ao router da MEO, só consegui quando liguei os dois módulos um ao outro. Podes esperar por mais testemunhos para ver se algum sistema funciona assim 😁

Tendo ligação por cabo de rede, punha de lado powerline. Devia funcionar, porque o quadro de cima deve ser alimentado pelo debaixo, a não ser que tenhas alimentação trifásica, mas ainda assim é sempre inferior a cabo de rede.
Pois, também estou a chegar a essa conclusão, que o melhor e o mais simples de instalar sera o extensor da meo, quando trocar de operadora vende-se.
Ligar os modulos um ao outro esta fora de questão, não vou ter um cabo pelas escadas acima.


A minha experiência com os Deco M4 é a seguinte:
- ligando cada um dos Deco às portas LAN do FGW o backhaul por cabo não funciona. No entanto se fizer o mesmo com o meu router TPLink ER605 já funciona sem problemas, o que leva a concluir que é uma limitação do FGW e não dos Deco
- se ligares o FGW a um switch e ligares os Deco ao switch esse problema deixa de existir

Era uma boa ideia sim, mas não me cabe um switch na caixa ATI, ja la esta o FGW e não sobra espaço praticamente nenhum.
A nao ser que alguem saiba de algum modelo de modulos mesh que sejam compatíveis ligados por cabo ao FGW 6, ou seja ambos os nós ligados ao router e desativar o wifi MEO.
 
Boas. Tenho NOS com o router Wi-Fi 4.0 e o sinal daquilo não me chega como quero a toda a casa, em particular ao andar de cima, pelo que estou a pensar trocar por um sistema Mesh. Como posso fazer isso? Tenho o router na sala, longe da caixa ATI neste momento (nem cabe lá este router).
 
Bom dia.
Se fosse possível uma ajuda agradecia imenso (não percebo muito deste assunto)
Atualmente tenho o sistema TP-link Deco M4 (agora 2 torres que uma avariou, estando a segunda ligada por wifi à master) para uma casa de 2 pisos, e até avariar uma das torres sempre funcionou perfeitamente na casa toda.
Agora que estou a terminar a construção da futura casa, também com 2 pisos (cada um com aprox. 120m2), gostaria de ter wifi na casa toda (e exterior).
Qual o sistema que deveria usar para uma maior área? Dá para comprar outro sistema da TP-link e aproveitar as torres existentes para aumentar a área?
Obrigada desde já.
 
Bom dia.
Se fosse possível uma ajuda agradecia imenso (não percebo muito deste assunto)
Atualmente tenho o sistema TP-link Deco M4 (agora 2 torres que uma avariou, estando a segunda ligada por wifi à master) para uma casa de 2 pisos, e até avariar uma das torres sempre funcionou perfeitamente na casa toda.
Agora que estou a terminar a construção da futura casa, também com 2 pisos (cada um com aprox. 120m2), gostaria de ter wifi na casa toda (e exterior).
Qual o sistema que deveria usar para uma maior área? Dá para comprar outro sistema da TP-link e aproveitar as torres existentes para aumentar a área?
Obrigada desde já.
Tenho 3x Deco M4R e 3x Deco X20, ligados por rede gigabit, a funcionar perfeitamente.
 
Boas
Sou cliente Vodafone e do que sei o router não permite o modo bridge, estou a equacionar instalar um sistema mesh em minha casa, como ter mais que duas portas ethernet é importante, estive a ver as possíveis opções, mas tenho dúvidas em relação ás seguintes marcas:
- Linksys Atlas
-Asus
-Tplink deco x55

No Tplink do que tenho lido no forum, parece-me ser pacífico fazer as ligações, agora nos outros fazem distinção entre portas LAN e WAN ou internet. Neste caso ligo a porta LAN do router da Vodafone é ligada a que porta do mesh a outra LAN ou á WAN/internet? Ou pura e simplesmente não dá para ligar estes equipamentos?

Desde já o meu obrigado pelos esclarecimentos.



 
Venho cá deixar a minha experiência com o sistema mesh. Após várias semanas de indecisão, acabei por comprar o pack com 3 decos X50. A ligação física é (Fibergateway em bridge > Deco > switch SG-1016DE > 2 decos) estive com receio em relação ao switch uma vez que existiam comentários que o modelo do switch não funcionava bem com Ethernet Backhaul. No entanto, está a funcionar (sim pelo não, desativei a prevenção de loops no switch, uma possível solução segundo a fonte).

As primeiras impressões como é de esperar consigo a velocidade contratada 500/100 em pontos que antes não conseguia. Relativamente ao mesh já reparei que ao reiniciar os decos adjacentes, de vez em quando, pelo menos um deles teima a estabelecer wireless backhaul. No entanto, passado um bocado acaba formando o Ethernet backhaul. Vou ver nos próximos tempos como se comportam.
 
Última edição:
Boas.

Tenho rede mesh com ( halo h50g) e ao estarem ligados, a televisão Fica com interferências. Não sei como resolver a situação. Alguém sabe alguma solução?

Obrigado
 
Back
Topo