Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Malta os algum equipamento DECO tem VPN Server? Pretendo aceder por vpn à minha rede interna isto sem estar a abrir portas mas parece-me que estes equipamentos não têm esta funcionalidade.
 
@Atomsk já experimentei e está a funcionar, tanto tv em "direto" como as gravações na cloud.


Se fizeres um speedtest na TV qual a velocidade que dá? Só com 10 GB não devia dar esses problemas a não ser que a velocidade de ligação seja mesmo baixa.

Eu não consigo pôr a box a funcionar por Wi-Fi. Se calhar estou a fazer alguma coisa mal. Que passos dás?
 
@Atomsk mandei MP, para não andar com muito off-topic.

@vp-flash julgo que não. No caso do M4, acho que os outros são iguais, apesar de funcionar como router é um pouco limitado. Não tens grandes opções.
 
@Atomsk mandei MP, para não andar com muito off-topic.

@vp-flash julgo que não. No caso do M4, acho que os outros são iguais, apesar de funcionar como router é um pouco limitado. Não tens grandes opções.

Pelo que andei a ler neste tópico para ter a funcionalidade de servidor de VPN no router e conseguir aceder à minha rede fora de casa tem estar a abrir portas., terei que comprar um router com esta funcionalidade, liga-lo ao router do ISP e depois ligar os M5 em modo AP ao meu router, tudo através de cabos de rede para o sistema wifi o mais forte possível. Com esta configuração consigo aceder aos dispositivos ligados ao sistema MESH certo?

Router ISP (em modo bridge) ---> Router com VPN Server -> Dispositivos M5 em modo AP ligamos com cabo ethernet entre si
 
Após alguma guerra com uma loja, consegui devolver o deco M4 que tinha de 3 devices, e comprei o que tem apenas 2.

Está a funcionar bem, a unica coisa que noto é que os telemoveis quando ficam agarrados a um device (por exemplo na entrada de casa) depois dificilmente saltam para o 2º device se ainda tiverem rede suficiente.

Isto faz com que em certas zonas tenha 250mbps e noutras fique com 20mbps, porque ele simplesmente não saltou para o outro.

Alguem sabe se isto é o comportamento by design, ou se é uma configuração?
 
Após alguma guerra com uma loja, consegui devolver o deco M4 que tinha de 3 devices, e comprei o que tem apenas 2.

Está a funcionar bem, a unica coisa que noto é que os telemoveis quando ficam agarrados a um device (por exemplo na entrada de casa) depois dificilmente saltam para o 2º device se ainda tiverem rede suficiente.

Isto faz com que em certas zonas tenha 250mbps e noutras fique com 20mbps, porque ele simplesmente não saltou para o outro.

Alguem sabe se isto é o comportamento by design, ou se é uma configuração?
Tenho exactamente os mesmos devices e exactamente o mesmo problema. Ao andar pela casa, principalmente nas escadas, fica dificil ele trocar para o device com sinal mais forte
Tenho o mesh ativo, pelo que não entendo do que será
 
Tenho exactamente os mesmos devices e exactamente o mesmo problema. Ao andar pela casa, principalmente nas escadas, fica dificil ele trocar para o device com sinal mais forte
Tenho o mesh ativo, pelo que não entendo do que será

Dá-me a sensação q tenho que desligar o wifi e voltar a ligar para ele mudar. Ou seja, exactamente o oposto do que um wifi mesh devia fazer (acho eu).
Ele só deve saltar, se o sinal for mesmo fraco.
 
Tenho a seguinte duvida:
- Dasabilitando o wi-fi no router da NOS, e usando dois DECO M4 ou M5, estando um ligado por cabo de rede, a velocidade que esse DECO recebe e depois envia por wi-fi é a máxima que o router consegue enviar?

Ou seja a minha ideia seria usar dois decos, um recebe o sinal por cabo de rede para ter o máximo de sinal possível, o outro fica no meu quarto e de modo a não perder sinal, ligo o segundo deco à TV por cabo de rede, neste momento no quarto quer para iptv quer para Netflix por vezes tenho velocidades baixas.

No router da NOS tenho contratado 200/20 e por cabo consigo essas velocidades.

Queria ter a certeza de que com 2 decos resolvo o problema, outro problema que queria resolver era a transferência via DLNA do NAS para a TV, ficheiros grandes está sempre a parar.

Olá,
Eu instalei um conjunto "Tenda Nova MW3".
O pormenor mais importante a ter em atenção é onde vão ficar localizados os satélites/repetidores.
Nem sempre a decoração do quarto ou cozinha permite colocar o repetidor no local correcto.
Porque se os repetidores não tiverem boa qualidade de sinal em recepção, a rede não vai funcionar com qualidade.
 
@tampaoCongelado e @WilsonRubio, equipamentos recentes sim, devem ter. Configuraram alguma coisa adicional ou deixaram ficar tudo por omissão? Aqui em casa, com dois M4 e um M3W as comutações acontecem com frequência, pelo menos nunca sinto a falta de rede.
 
@tampaoCongelado e @WilsonRubio, equipamentos recentes sim, devem ter. Configuraram alguma coisa adicional ou deixaram ficar tudo por omissão? Aqui em casa, com dois M4 e um M3W as comutações acontecem com frequência, pelo menos nunca sinto a falta de rede.

A única coisa que me lembro de ter feito foi algumas reservas de IP no dhcp server do deco, e mudei o dns para Google e cloudfare.
Será que a reserva de IP agarra o device ao equipamento? Não faz muito sentido..
 
Pessoal, aproveito este tópico para pedir uma ajuda. Tenho um apartamento com cerca de 160m2. Tenho o router FGW da meo dentro do ATI no hall de entrada; na sala e cozinha (mais perto do hall) tenho a velocidade contratada por wifi (200mbit/s). Nos quartos, do outro lado da casa, a história é outra, wifi muito lento, por vezes deixa mesmo de apanhar. Ao fundo do corredor onde são as portas dos quartos tenho uma tomada eléctrica, e apanho aí 40mbit/s na rede 2.4G (a 5G mal apanha). Será que colocar aqui um repetidor dará bons resultados? Alguém aconselha um bom equipamento? Ou será preferível optar por uma solução mesh? Parece-me que será mais cara, e talvez excessiva para as minhas necessidades, o que acham?
 
Última edição:
Ficas muito melhor servido com um sistema Mesh. Mas depende das tuas necessidades.

A minha recomendação para soluções acessíveis é olhares para a TP-Link: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?marca=tp-link

O TP-Link Deco E4 3 unidades está a um bom preço. Distribuis pela casa testando como fica melhor, desligas o WiFi do router da operadora e não te chateias mais. Eventualmente o de 2 unidades. Ainda tens o desconto na Amazon de 5€ com o código DESCUENTO5E até dia 5 de Julho.
 
Back
Topo