Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Estou indeciso entre o Deco M4 e o Ubiquiti.
Preferia o segundo, mas o modelo AC Lite obriga a usar o alimentador fornecido para o PoE (uma estupidez), sendo que para ligar diretamente no Switch PoE que já tenho necessito de ir pelo menos para o modelo AC Pro.
Não há nenhuma solução de teto/parede com PoE mas mais económica? (e que se aproxime da qualidade dos Ubiquiti, que é excelente)


UPDATE: Estive a ler no site da Unifi e fiquei confuso, é possível ligar o AC Lite a um Switch PoE ou não?
 
Última edição:
Estou indeciso entre o Deco M4 e o Ubiquiti.
Preferia o segundo, mas o modelo AC Lite obriga a usar o alimentador fornecido para o PoE (uma estupidez), sendo que para ligar diretamente no Switch PoE que já tenho necessito de ir pelo menos para o modelo AC Pro.
Não há nenhuma solução de teto/parede com PoE mas mais económica? (e que se aproxime da qualidade dos Ubiquiti, que é excelente)


UPDATE: Estive a ler no site da Unifi e fiquei confuso, é possível ligar o AC Lite a um Switch PoE ou não?

Todos os AP da Ubiquiti só consegues ligar por POE. Trazem um alimentador caso não tenhas um switch que suporte POE.

Tens é que instalar a aplicação para gerir os AP.
 
Estou indeciso entre o Deco M4 e o Ubiquiti.
Preferia o segundo, mas o modelo AC Lite obriga a usar o alimentador fornecido para o PoE (uma estupidez), sendo que para ligar diretamente no Switch PoE que já tenho necessito de ir pelo menos para o modelo AC Pro.
Não há nenhuma solução de teto/parede com PoE mas mais económica? (e que se aproxime da qualidade dos Ubiquiti, que é excelente)


UPDATE: Estive a ler no site da Unifi e fiquei confuso, é possível ligar o AC Lite a um Switch PoE ou não?

Todos os AP da Ubiquiti só consegues ligar por POE. Trazem um alimentador caso não tenhas um switch que suporte POE.

Tens é que instalar a aplicação para gerir os AP.

Tal como o @helderxl disse do que sei todos os AP da Ubiquiti dão para ligar por PoE.

Contudo acho que a versão Pro e seguintes não traz o transformador para o caso de não teres um switch PoE.
 
Já fui investigar e questionei uma das lojas. Eu sei que todos são por PoE, mas as primeiras versões do Lite só podiam ser alimentadas pelo adaptador fornecido. Só nas últimas revisões é que também podem ser alimentados directamente pelo switch.
 
Estou confuso :D
Porque é tão importante o PoE nos sistemas Mesh para vocês? Se o posicionamento dos equipamentos não depende dos cabos de rede e pode ficar junto de uma tomada?
 
No meu caso quero por o aparelho no teto/parede e já tenho um switch põe. É menos um cabo e um transformador, além de ter que colocar uma tripla só para ligar mais um aparelho.
 
Agora fui eu que fiquei confuso lol

Mas não precisas de um Router para gerenciar os teus ap da ubiquiti?


Eu já tinha a minha futura ligação estudada, sendo dois Ap ubiquiti + usg + switch 8 portas, com 4 põe de 60w
 
Agora fui eu que fiquei confuso lol

Mas não precisas de um Router para gerenciar os teus ap da ubiquiti?


Eu já tinha a minha futura ligação estudada, sendo dois Ap ubiquiti + usg + switch 8 portas, com 4 põe de 60w

Não sei se a questão era para mim. Eu vou instalar apenas o APP e o controlador no PC ou telemóvel. A desvantagem de não teres o USG é que perdes as estatísticas dos acessos, mas os AP funcionam na mesma depois de configurados.
 
@nosfaratu se tem o equipamento ligado por um cabo de rede na verdade não é bem um sistema de mesh... Aquilo é um AP. A Ubiquiti tem sistemas Mesh puros mas estes APs não são bem.
 
Agora fui eu que fiquei confuso lol

Mas não precisas de um Router para gerenciar os teus ap da ubiquiti?


Eu já tinha a minha futura ligação estudada, sendo dois Ap ubiquiti + usg + switch 8 portas, com 4 põe de 60w

Também vais precisar da cloud key... considera a dream machine e tens a USG, um switch, um AP equivalente ao NanoHD e também controla toda a rede. Da store deles é mais barato.
 
Venho só deixar feedback do Deco m4 a trabalhar com box da Vodafone.
Após ter contactado o suporte da tplink, estive a falar com um técnico que me tentou ajudar, mas ainda não ficou resolvido. No lab de testes deles conseguem meter a box a funcionar,, mas aparentemente é um modelo mais recente que a minha.

Portanto até agora ainda não consegui meter a box a funcionar ligada ao deco secundário (como se fosse uma espécie de powerline).
 
Olá pessoal,

Já chegaram os Deco M4. Para já estou em testes mas surgiu-me uma dúvida: estou a usar os Deco como Router. Não tenho TV nem nada ligado por cabo no router do Meo. Neste caso, qual é a necessidade para colocar o router do Meo em modo Bridge?
 
@tgferreira_13 se colocares o router MEO em modo bridge o DECO passa a receber IP público e tiras completamente o da MEO da equação. Podes definir os DSN e deixas de usar os do operador.
Quando tinha assim nunca consegui pôr o IPv6 a funcionar, se conseguires avisa :)
 
Preciso de ajuda. Tenho uma casa de quase 300m2 e em todas as divisões tenho tomadas de rede rj45.

Tenho um fibergateway da MEO na ATI e onde há sinal Wi-Fi è excelente. Contudo, nas zonas mais afastadas nem o 2.4 funciona.

Gostava de ter Wi-Fi por toda a casa e sempre na mesma rede, de preferência a do próprio router pois já tenho muitos aparelhos configurados( shellys nos setores, portões e sensores).

Alguma sugestão? Relação preço qualidade o M4 parece excelente mas tendo eu já tomadas nos quartos liga dos ao router haverá algo mais económico? Não preciso nada super sónico. Apenas estável e que permita ver tv via Apple TV. Não devo precisar nada mais exigente.
 
@Shadow_

Tens uma grande seleção de produtos Mesh: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?ordem=priceAsc
A questão é que tu tens um espaço gigante e obviamente que com um equipamento apenas não vais ter solução e a colocação de equipamentos só com experiências é que vais acertar. Porque é que os sistemas Mesh são bons? Porque podes ir aumentando se necessário.
Às vezes não é o problema dos m2 é as paredes. Os Deco para o que oferecem são um bom compromisso. Mas a adquirir eu desligava o wireless do Router da MEO e ficava só com o wireless dos Deco.
 
@Shadow_

Tens uma grande seleção de produtos Mesh: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?ordem=priceAsc
A questão é que tu tens um espaço gigante e obviamente que com um equipamento apenas não vais ter solução e a colocação de equipamentos só com experiências é que vais acertar. Porque é que os sistemas Mesh são bons? Porque podes ir aumentando se necessário.
Às vezes não é o problema dos m2 é as paredes. Os Deco para o que oferecem são um bom compromisso. Mas a adquirir eu desligava o wireless do Router da MEO e ficava só com o wireless dos Deco.

Muito obrigado @Metro

Quanto mais pesquiso mais me apercebo que o M4 é a solução. O nº de aparelhos logo vejo e em função das necessidades.

Só não quero desligar o wifi que já tenho pois tenho uns 15 aparelhos de automação todos configurados e não me apetece nada reconfigurar. Fará assim tanta diferença?

Obrigado.
 
Back
Topo