Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Os de automação precisam de estar ligados aos restantes equipamentos que queres ter wifi e que te levam a querer aumentar a cobertura wifi? A resposta está na pergunta anterior :)
 
Se a rede que o FiberGateway difunde não é default nem com password default...desliga esse Wifi e nos Deco coloca a mesma configuração de rede wifi...
 
Alguém com o Deco M4 e que o esteja a usar entre pisos?

Tenho o Fibergateway com excelente sinal no mesmo piso mas sinal muito fraco no piso de cima. Mesmo quando estou diretamente por cima, ou baixo, o 5g não tem sinal e o 2.4g tem pouco.

Será que o M4 vai conseguir?
 
Última edição:
A vantagem do Mesh é que o "sinal" vai ser fornecido pelo equipamento mais próximo. Assim nesse caso, tendo um satélite no andar superior os equipamentos vão ligar-se a ele. Agora há equipamentos com mais cobertura do que os Deco M4 mas o preço também sobe. Tens que experimentar. Uma coisa é certa. Faz mais sentido aumentar o número de satélite do que ter um equipamento que está longe do local que necessitamos.
 
O problema do sistema mesh sem fios, e que todos os satélites tem que estar ligados ao router principal. Logo não é possível fazer um sistema de cascata, onde o primeiro satélite ligava se ao router, e o segundo satélite fosse um espelho do primeiro.

Sistemas POE, já conseguem ser independentes, mas o preço é mais elevado.
 
Tendo eu tomadas RJ45 em todas as divisões e com rede, não haverá uma solução que se aproveite desse sinal?

pergunto por total desconhecimento.
 
Os Deco M4 podem ser ligados entre eles por cabo - fazem ethernet backhaul desde que ligamos ao mesmo switch.
Caso contrario a conexão é feita por wireless e as portas de rede dos secundários funcionam para ligar aparelhos por cabo de rede.
Caso se utilize a funcionalidade de ethernet backhaul fica-se apenas com 1 porta disponível em cada satélite para ligar equipamentos (mas pode sempre ser ligado um switch a essa porta).
A porta 1 do Deco principal terá sempre de see ligada a um equipamento com internet.
Como nota: se utilizarem o modo AP e utilizarem Ethernet Backhaul caso desliguem o Deco principal não perdem rede nos outros. Apenas se perde a gestão da rede mas os outros decos funcionam normalmente e creio que até dá para redefinir um novo deco principal. Isto porque continuam a falar entre eles e com a rede normal através de cabo, não dependem da ligação wifi do Deco principal.
 
Obrigado a todos!

casa vez mais convencido que o Deco é a solução, custo/benefício e como tenho tomadas espalhadas pela casa conseguirei fazer uma gestão mais eficiente.
 
O problema do sistema mesh sem fios, e que todos os satélites tem que estar ligados ao router principal. Logo não é possível fazer um sistema de cascata, onde o primeiro satélite ligava se ao router, e o segundo satélite fosse um espelho do primeiro.
Pelo menos na TP-Link podes ter um sistema em cascata. Não convém ter muitos equipamentos em série porque a qualidade não será a mesma, mas não há nenhuma obrigatoriedade de estarem todos ligados ao deco principal.
 
Quem tem os deco M4 tem algum problema de equipamentos perderem a ligação? Volta e meia tenho uma câmara e um tablet a perder rede, e um controlador wi-fi de fita led, que faz a conexão e logo a seguir fica incompatível com o wi-fi. Serei o único com estes problemas?
 
Quem tem os deco M4 tem algum problema de equipamentos perderem a ligação? Volta e meia tenho uma câmara e um tablet a perder rede, e um controlador wi-fi de fita led, que faz a conexão e logo a seguir fica incompatível com o wi-fi. Serei o único com estes problemas?
Eu tive essa situação num Raspberry Pi Zero W.
Mas após esquecer a rede e voltar a ligar nunca mais sucedeu.
Associei isto ao facto de ter simplesmente trocado o equipamento wifi anterior (Asus) mantendo o SSID e Password.
 
Quem tem os deco M4 tem algum problema de equipamentos perderem a ligação? Volta e meia tenho uma câmara e um tablet a perder rede, e um controlador wi-fi de fita led, que faz a conexão e logo a seguir fica incompatível com o wi-fi. Serei o único com estes problemas?

Dos testes que tenho feito, ACHO que ainda nao me aconteceu. Estás ligado por cabo ou por wifi ?
 
Os Deco M4 podem ser ligados entre eles por cabo - fazem ethernet backhaul desde que ligamos ao mesmo switch.
Caso contrario a conexão é feita por wireless e as portas de rede dos secundários funcionam para ligar aparelhos por cabo de rede.
Caso se utilize a funcionalidade de ethernet backhaul fica-se apenas com 1 porta disponível em cada satélite para ligar equipamentos (mas pode sempre ser ligado um switch a essa porta).
A porta 1 do Deco principal terá sempre de see ligada a um equipamento com internet.
Como nota: se utilizarem o modo AP e utilizarem Ethernet Backhaul caso desliguem o Deco principal não perdem rede nos outros. Apenas se perde a gestão da rede mas os outros decos funcionam normalmente e creio que até dá para redefinir um novo deco principal. Isto porque continuam a falar entre eles e com a rede normal através de cabo, não dependem da ligação wifi do Deco principal.

Desculpem as questões mas apenas para perceber e acredito que haja mais gente com a mesma dúvida...

1- Tendo o router do operador, um Deco é ligado ao router do operador e um segundo Deco é ligado ao Deco que esta ligado ao router do operador correcto?

2- Os Deco "geram" uma rede WiFi diferente da rede WiFi do router do operador certo? Ou seja se tiver a utilizar o router do operador para cobrir uma parte da casa, não vou tirar partido do Mesh porque são rede diferentes. Teria que desactivar a rede no router do operador e colocar um Deco nessa zona correcto?

3- A única hipótese para manter o wifi do operador é usando repetidores.
 
Back
Topo