Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas, existe algum sistema mesh que permita backhaul por cabo sem ser entre os nodes? É que estava a considerar kits mesh para minha casa mas ligá-los por cabo entre si não dá jeito nenhum pois já vou usar a infraestrutura de TV para passar cabos, já que sem ser isso só tomada RJ11 em série
 
a diferença entre o e4 e o m4 não está apenas nas portas de rede?

Nas especificações os dois têm
867 Mbps at 5 GHz, 300 Mbps at 2.4 GHz
mas atenção que o Deco E4 a porta de rede que liga à internet ou à rede de casa é apenas de 100 Mbps. Não faz sentido comprar esse. Compra o M4 que é Gigabit.
Se tiveres uma net com download de 500 Mbps se estiveres mais afastado do equipamento e ficares na banda 2.4 GHz o máximo teórico da ligação são 300 Mbps.

Boas, existe algum sistema mesh que permita backhaul por cabo sem ser entre os nodes? É que estava a considerar kits mesh para minha casa mas ligá-los por cabo entre si não dá jeito nenhum pois já vou usar a infraestrutura de TV para passar cabos, já que sem ser isso só tomada RJ11 em série

Não estou a perceber a dúvida. Tu queres ligar o router e o satélite por cabo ou não? Normalmente o router e o satélite tem ainda alguma porta de rede extra.
Não tens necessidade de ligar os dois por cabo entre si.
Explica lá isso melhor sff.
 
Nas especificações os dois têm mas atenção que o Deco E4 a porta de rede que liga à internet ou à rede de casa é apenas de 100 Mbps. Não faz sentido comprar esse. Compra o M4 que é Gigabit.
Se tiveres uma net com download de 500 Mbps se estiveres mais afastado do equipamento e ficares na banda 2.4 GHz o máximo teórico da ligação são 300 Mbps.

f.
Mas tendo em conta que não pretendo usar as portas de rede, mais vale comprar o e4 porque é mais barato. Porque fora isso são exatamente iguais, ou estou a ver mal a coisa?
 
Se um dia tiveres uma NET superior a 100mbps com os E4 vais estar limitado ao máximo da porta de rede que vai ter de ligar ao router da operadora, e aí vai ter no máximo 100mbps a sair dos E4 mesmo que contrates a operadora 200 ou 500 ou mais. Aí os M4 não vão ficar limitados até 1000mbps. Pela diferença de preço compensa os M4, a não ser que nunca vas passar dos 100, so os E4 chegam. Eu fui pelo M4 pois já vou com 200mbos da operadora.
 
Não estou a perceber a dúvida. Tu queres ligar o router e o satélite por cabo ou não? Normalmente o router e o satélite tem ainda alguma porta de rede extra.
Não tens necessidade de ligar os dois por cabo entre si.
Explica lá isso melhor sff.
Pelo que vi, os Deco para fazerem mesh entre si ou estão ligados via WiFi ou por cabo entre os satélites.
Do router ao 1o Deco seria sempre cabo, o que gostava de fazer é te los todos ligados por cabo, não entre si mas sim a um switch e conseguir fazer mesh na mesma.
Se os Decos não fazem isto, existe algum que faça?
Estou a considerar o AiMesh da ASUS parece ir ao encontro do que procuro.
Vi ainda os Ubiquiti, mas são bem mais caros
 
Mas tendo em conta que não pretendo usar as portas de rede, mais vale comprar o e4 porque é mais barato. Porque fora isso são exatamente iguais, ou estou a ver mal a coisa?

O @Ricardo Miguel respondeu. Eu não comprava o E4 porque é expectável que nos próximos anos pelo menos o download seja supeiror a 100 Mbps na maioria dos planos.

Boas,

Alguém aqui tem o TP-Link Deco X20, com suporte para Wifi 6?
Ou sabem as maiores diferentes entre os Deco M4 e M5, e estes X20?

Obrigado

Neste momento penso que a maior confusão que as pessoas fazem com o Wifi 6 é o seguinte explicando de forma simplificada. Parece ser fantástico mas primeiro tens que ter uma placa no portátil ou smartphone que seja AX. A seguir é preciso olhar para as eespecificações do router e a velocidade nas diversas bandas. Andam por ai routers WiFi 6 bem piores do que routers WiFi 5.

Pelo que vi, os Deco para fazerem mesh entre si ou estão ligados via WiFi ou por cabo entre os satélites.
Do router ao 1o Deco seria sempre cabo, o que gostava de fazer é te los todos ligados por cabo, não entre si mas sim a um switch e conseguir fazer mesh na mesma.
Se os Decos não fazem isto, existe algum que faça?
Estou a considerar o AiMesh da ASUS parece ir ao encontro do que procuro.
Vi ainda os Ubiquiti, mas são bem mais caros

Acho que já percebi a tua confusão. Acho...
O router de qualquer sistema Mesh é ligado ao do ISP por cabo de rede a menos substitui o router da própria operadora que eu não tenho experiência.
Vamos considerar que mantens o router do ISP. Neste caso ligas o router do sistema mesh ao router do ISP. Essa ligação é por cabo. A partir dai, ligas um switch ao router mesh e toda a rede que te interessa fica "dentro" da rede mesh e pronto. Não precisas de ligar o router ao satélite por cabo. Eu até desligava o wireless do router do ISP ficando apenas com o wireless do sistema mesh.
 
Acho que já percebi a tua confusão. Acho...
O router de qualquer sistema Mesh é ligado ao do ISP por cabo de rede a menos substitui o router da própria operadora que eu não tenho experiência.
Vamos considerar que mantens o router do ISP. Neste caso ligas o router do sistema mesh ao router do ISP. Essa ligação é por cabo. A partir dai, ligas um switch ao router mesh e toda a rede que te interessa fica "dentro" da rede mesh e pronto. Não precisas de ligar o router ao satélite por cabo. Eu até desligava o wireless do router do ISP ficando apenas com o wireless do sistema mesh.
Ok, penso que já percebi. Se colocar tudo em modo AP, os Decos já não fazem mesh é isso? O Deco para fazer mesh tem que fazer uma espécie de nova LAN?
 
Os Deco fazem Mesh funcionando como AP. Eles não criam uma nova Lan, mas uma nova rede Wi-Fi, por isso é que é aconselhável desligar o Wi-Fi do Router do operador.
 
Vamos ver se é mais fácil assim, primeiro, escolher um node qualquer do sistema que adquirir e ligar por cabo de rede ao router da operadora, segundo instalar e abrir a APP do respetivo sistema mesh, e adicionar dispositivo, ele vai encontrar o que se ligou, a seguir a esse estar ligado e a funcionar , adicionar os seguintes 1 a 1 até os ter todos ligados e a funcionar com os dados de wi-fi que escolheu.
Após isto estar feito e a rede wireless que configurou estar a funcionar, desligar o wireless do router da operadora. Estando isso feito é usar e abusar e sem se preocupar com mais nada. Todos os dispositivos que tem ligados ao router atual têm de ser adicionada na nova rede wireless, ou então usa o mesmo nome de rede e palavra passe. Acho que mais fácil não há.
 
Boas, existe algum sistema mesh que permita backhaul por cabo sem ser entre os nodes? É que estava a considerar kits mesh para minha casa mas ligá-los por cabo entre si não dá jeito nenhum pois já vou usar a infraestrutura de TV para passar cabos, já que sem ser isso só tomada RJ11 em série
Os Deco permitem desde que estejam a funcionar como AP. Criam na mesma a rede Wi-Fi Mesh e o backhaul por cabo pode ser entre eles ou com o router da operadora ou switches. Se consultares umas páginas para trás este assunto já foi debatido.
Provavelmente outras marcas também permitirão isso.
 
Os Deco fazem Mesh funcionando como AP. Eles não criam uma nova Lan, mas uma nova rede Wi-Fi, por isso é que é aconselhável desligar o Wi-Fi do Router do operador.

Estás a complicar se me permites. Pensa no rouetr da operadora como o equipamento que te fornece a Internet. O Wifi como é apenas um equipamento tem a limitação que todos têm. Tudo funciona bem perto e à medida que a distância dos equipamentos aumenta o sinal diminui. Portanto desligas o Wifi. Ligas o sistema Mesh que adquirires.É este o teu router a partir daqui. E pronto. Não precisas de fazer nada depois de estar a funcionar. à medida que te deslocas pela casa com o smartphone ele alterna entre o router e o satélite de acordo com o que tiver o sinal melhor. Banda 2.4 ou 5 de acordo com a que for melhor. Não é preciso pensar nem configurar nada.

Comecei a fazer isto:


Modelo
pixel.png


WiFi

Uplink

2.4 GHz

5 GHz

Área

Preço


WiFi 5

100 Mbps

300 Mbps​

867 Mbps​

250 m2​

Ver Preço

TP-Link Deco E4 3 unidades

WiFi 5​

100 Mbps

300 Mbps​

867 Mbps​

370 m2​



WiFi 5

1000 Mbps​

300 Mbps​

867 Mbps​

260 m2​

Ver Preço


WiFi 5

1000 Mbps​

300 Mbps​

867 Mbps​

370 m2​

Ver Preço


WiFi 5

1000 Mbps​

400 Mbps​

867 Mbps​

260 m2​

Ver Preço


WiFi 5

1000 Mbps​

400 Mbps​

867 Mbps​

350 m2​

Ver Preço

Chamei uplink à ligação à rede local que pode limitar tudo basicamente. No caso da ligação à net ser superior a 100 Mbps o Deco E4 é uma má escolha.

Quem usar tapatalk diga se a tabela aparece bem. Penso que não aparece pelo que é um pouco tempo perdido. Não há uma boa forma de apresentar isto.
 
Última edição:
Os Deco permitem desde que estejam a funcionar como AP. Criam na mesma a rede Wi-Fi Mesh e o backhaul por cabo pode ser entre eles ou com o router da operadora ou switches. Se consultares umas páginas para trás este assunto já foi debatido.
Provavelmente outras marcas também permitirão isso.
Era isto a minha dúvida, tinha ideia que os Deco sem ser o 1o que liga ao router da operadora para receberem ligação só por WiFi ou por cabo entre os nodes. Agradeço as explicações detalhadas!
Estás a complicar se me permites. Pensa no rouetr da operadora como o equipamento que te fornece a Internet. O Wifi como é apenas um equipamento tem a limitação que todos têm. Tudo funciona bem perto e à medida que a distância dos equipamentos aumenta o sinal diminui. Portanto desligas o Wifi. Ligas o sistema Mesh que adquirires.É este o teu router a partir daqui. E pronto. Não precisas de fazer nada depois de estar a funcionar. à medida que te deslocas pela casa com o smartphone ele alterna entre o router e o satélite de acordo com o que tiver o sinal melhor. Banda 2.4 ou 5 de acordo com a que for melhor. Não é preciso pensar nem configurar nada.

Comecei a fazer isto:


Modelo
pixel.png


WiFi

Uplink

2.4 GHz

5 GHz

Área

Preço

TP-Link Deco E4 2 unidades

WiFi 5

100 Mbps​

300 Mbps​

867 Mbps​

250 m2​

Ver Preço

TP-Link Deco E4 3 unidades

WiFi 5​

100 Mbps​

300 Mbps​

867 Mbps​

370 m2​


TP-Link Deco M4 2 unidades

WiFi 5

1000 Mbps​

300 Mbps​

867 Mbps​

260 m2​

Ver Preço

TP-Link Deco M4 3 unidades

WiFi 5

1000 Mbps​

300 Mbps​

867 Mbps​

370 m2​

Ver Preço

Chamei uplink à ligação à rede local que pode limitar tudo basicamente. No caso da ligação à net ser superior a 100 Mbps o Deco E4 é uma má escolha.

Quem usar tapatalk diga se a tabela aparece bem. Penso que não aparece pelo que é um pouco tempo perdido. Não há uma boa forma de apresentar isto.
Estou no site mobile do fórum e consigo ver a tabela. Obrigado!
 
Vão perdoar voltar ao mesmo. Relativamente à comparação entre o E4 e o M4, eles não são exatamente iguais exceto na velocidade das portas de rede? Não tenciono usar as portas, mas apenas o wifi, pelo que não estou sinceramente a compreender o porquê de pagar mais pelo M4.
Quanto à rede wireless, que é o que pretendo, ambos têm o mesmo desempenho, a julgar pelo comparativo da tp link. Se percebi tudo mal, agradeço a pachorra de me explicarem devagarinho.

Obrigado, pessoal.
 
@ftg002

No browser mobile deve aparecer bem mas no tapatalk não deve aparecer e temos milhares de utilizadores que usam o tapatalk.

@nautillus

Se a tua internet for a 100 Mbps o download e o upload teres o E4 ou o M4 é a mesma coisa. Se a tua internet for 500 Mbps de download por exemplo com o E4 ficas sempre limitado a apenas 100 Mbps. É essa a única diferença.
 
Mas então a questão é a porta de rede de entrada. Eu presumi que a diferença residia apenas no valor de saída.
Nesse caso e dados os 10 euros de diferença entre os dois modelos, nem se compreende a existência do E4.
 
Mas então a questão é a porta de rede de entrada. Eu presumi que a diferença residia apenas no valor de saída.
Nesse caso e dados os 10 euros de diferença entre os dois modelos, nem se compreende a existência do E4.

É o que temos dito desde o início. Sim. É difícil de compreender e facilmente alguém não se apercebe como estava quase a acontecer-te.
 
Back
Topo