Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Comprei um kit de 2 m4. A casa tem dois pisos e coloquei os dois aparelhos nas duas extremidades do r/c (sem outra escolha porque o router está numa ponta e a sala noutra). Até aqui tudo bem, mas no piso de cima, de uma ligação de 100Mbs, recebo 40Mb numa das pontas da casa e 24Mg noutra.

Esperava muito melhor. Terei de ter mais um módulo?
 
Mais 1 ou mesmo mais 2, eu tenho 3 numa casa de um piso mas comprida e não perco velocidade em toda a casa. Se a distância for muita entre o 1 deco que liga ao router e o segundo, estão a área que o segundo cobre vai ter uma NET baixa ou mesmo instável, e o sinal ainda vai ter de passar a placa para o outro piso, aí se calhar um sistema topo de gama tb ia ter problemas. Tentar meter mais 1 entre os 2 decos que já tem ou aproximar um pouco um do outro.
 
Estás a querer fazer omoletes sem ovos. Não há milagres para uma casa grande com barreiras como sejam paredes e pior ainda pisos. Para dois andares devias logo ter optado por 3 módulos. Era mais barato do que agora ires gastar dinheiro num repetidor que vai ter pior performance :(

Teres esse sinal numandar diferente eu diria que não é nada mau. No mesmo andar tens os 100 Mbps em todo o lado?
 
Ultrapassar uma placa não há milagres. Por mero acaso tentaste posicionar o satélite no andar de cima?
Mas eu trocava pelo de 3. Com 2 andares ter apenas dois equipamentos é muito curto. Mas estou surpreendido pela positiva mesmo assim.
 
Ultrapassar uma placa não há milagres. Por mero acaso tentaste posicionar o satélite no andar de cima?
Mas eu trocava pelo de 3. Com 2 andares ter apenas dois equipamentos é muito curto. Mas estou surpreendido pela positiva mesmo assim.

3 satelites já é um belo tombo. Eu sei que não há milagres, mas é muita massa. Pensas que um repetidor era mesmo má opção para o andar de cima, tendo em conta os valores registados?
 
@nautillus já experimentaste pôr o 2 módulo no meio da casa? Se o pões na outra extremidade o sinal que lá chega já é fraco, ou está ligado por cabo?
O repetidor ia amplificar um sinal que de origem já é fraco, não ia ser grande ajuda.
 
3 satelites já é um belo tombo. Eu sei que não há milagres, mas é muita massa. Pensas que um repetidor era mesmo má opção para o andar de cima, tendo em conta os valores registados?

Já to disseram, mas vou eu dizer agora. Meter um repetidor é estragar completamente o propósito de uma rede mesh.

Aparentemente a casa é grande, se repareres nos esquemas de posicionamento que as marcas apresentam para casas de 2 pisos nunca verás 2 módulos em pontas opostas no RC mas uma distribuição dos mesmos em zigzag nos vários andares.
 
Última edição:
3 satelites já é um belo tombo. Eu sei que não há milagres, mas é muita massa. Pensas que um repetidor era mesmo má opção para o andar de cima, tendo em conta os valores registados?

Experimenta antes colocar o satélite no andar de cima o mais afastado possível do principal. Vai ter que ser por tentativa e erro porque eles vão ter que conseguir comunicar entre eles e o wireless não é elástico. mas coloca-os em andares diferentes e depois vê se é uma solução melhor do que a atual. Um repetidor ai é estragar como já te disseram.
 
Ora bem, comprei tb o pack de 2 M4 e também fiquei desiludido.
A casa tem o seguinte esquema:
-cave
-rc
-1 andar
-sotao

Coloquei um deco junto ao router da operador e outro no quarto logo acima ligado por wi-fi.

Enquanto fui testando as velocidades subindo na casa tudo OK, saindo de junto do router tinha sempre melhor velocidade pelos decos.
Assim que fui para a cave, quase que não tinha internet pelo deco, e ainda tinha uns números razoáveis pelo router da Vodafone.

Não sei se é falta de potência dos decos ou se ele não passou para a rede 2.5ghz automaticamente, mas números MT fracos mesmo...

Pjbsas100 já equacionaste os xiaomi ax1800?
 
Boa tarde

Que sistema mesh me aconselham com Wifi 6.
Já tive o Asus zenWifi AX XT8 e tive que devolver.
O que me dizem do Tp Link Deco X20 ou X60.

Obrigado.

O equipamento da ASUS deu algum problema? Deveria ser bom.

Ora bem, comprei tb o pack de 2 M4 e também fiquei desiludido.
A casa tem o seguinte esquema:
-cave
-rc
-1 andar
-sotao

Coloquei um deco junto ao router da operador e outro no quarto logo acima ligado por wi-fi.

Enquanto fui testando as velocidades subindo na casa tudo OK, saindo de junto do router tinha sempre melhor velocidade pelos decos.
Assim que fui para a cave, quase que não tinha internet pelo deco, e ainda tinha uns números razoáveis pelo router da Vodafone.

Não sei se é falta de potência dos decos ou se ele não passou para a rede 2.5ghz automaticamente, mas números MT fracos mesmo...

Pjbsas100 já equacionaste os xiaomi ax1800?

Quanto mais redes wireless mais interferência vais ter. Em segundo lugar as expectativas são irrealistas com um satélite apenas conseguires cobrires 4 andares. Não há milagres. Podes continuar a comprar modelos diferentes com um satélite apenas que não vais conseguir o que pretendes.

Qual a diferença entre ter o deco como router ou ap?

Chegaste a colocar o satélite no outro andar? Melhorou alguma coisa ou não?
 
Back
Topo