1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar? [Abril-2020]

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Ghostryder, 8 de Abril de 2020. (Respostas: 552; Visualizações: 35692)

  1. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Se tem 500 Mbps por cabo de rede tem que ter por wifi. Como tem mais de 100 Mbps também não pode ser por ter um router antigo com portas 100 Mbps.
    O equipamento tem um problema está visto :(
     
  2. Ghostryder

    Ghostryder I fold therefore I AM

    Também acho. Para colocar a situação ainda mais estranha é o facto de ter as mesmas velocidades junto ao router da vodafone ligado exclusivamente à rede 5 GHz. Será que tenho algum equipamento em casa que aniquila o meu sinal wifi? Que coisa mais estranha... De qualquer forma vou trocar os deco, já que se recebem 500 Mbps por cabo têm de entregar quase isso via wifi...
     
  3. josp

    josp Power Member

    A questão é que podem ser os equipamentos (portátil e telemóveis) que tenham algum problema, daí ser bom testar com o Wi-Fi do router da Vodafone.

    Qual o router da Vodafone que tens? Se estás a obter essas velocidades também com esse router o problema não deve estar nos Deco. Não tens outro equipamento para testar? Um que tenhas a certeza que suporta os 500 Mbps por Wi-Fi.
     
  4. Ghostryder

    Ghostryder I fold therefore I AM

    É o smart router 2.0. Testei com Macbook pro retina early 2015, Huawei P30 lite e P20 lite. tenho estes resultados com todos.
     
  5. nautillus

    nautillus Power Member

    [QUOTE

    Chegaste a colocar o satélite no outro andar? Melhorou alguma coisa ou não?[/QUOTE]

    O sinal melhora no piso de cima, mas piora no de baixo. Precisava mesmo de outro modulo. Mas como a velocidade no piso de cima é o bastante para o que se faz por cá, acho que via mesmo ficar assim.

    Obrigado.
     
  6. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Ui. Então voltamos aos equipamentos. Não tens um amigo que tenha net a 500 Mbps e que no telemóvel consiga essas velocidades e que possa passar ai em casa? É que com essa descrição voltamos à estaca zero de culpar o Deco M5

    O sinal wireless não estica como eu já disse. Em casas grandes e ainda por cima quando têm mais do que um andar não dá para terem apenas um kit com o router e um satélite.
     
  7. vp-flash

    vp-flash Power Member

    Se tiverem ligados pelo Ethernet Backhaul até é capaz de ser suficiente.
     
  8. Ghostryder

    Ghostryder I fold therefore I AM

    Ora bem... Após vários testes e testes e testes consegui finalmente obter 450 Mbps num equipamento (Macbook Pro) a partir do deco M5 principal.

    Desliguei todos os decos satélites e tentei de tudo com o deco principal já que o problema partia daí. A uma dada altura já não sabia que mais testar e então tirei o deco do sítio onde estava e metio em cima de uma mesa sem mais nada à volta. Testei e voi lá... Fez-se luz. Procurei sobre interferências wifi e vi que há várias coisas que causam interferências. Na mesa onde tinha inicialmente o deco principal tinha um telefone fixo sem fios, um monitor LCD (relativamente antigo) e um candeeiro metálico de secretária. Ora, todos estes objetos estavam na lista de objetos que causam típicamente interferências.

    Só posso concluir que era esse o problema. Quanto ao router vodafone nao dar grandes velocidades, também deve haver a mesma explicação. Ele está dentro do quadro ATI próximo da régua dos cabos coaxiais de TV de toda a casa, de uma fonte de alimentação do videoporteiro, etc. Apesar de ter testado com o Mac junto ao router da Vodafone, não o tirei do interior do quadro. Deve ser disso...

    Conclusão: nunca imaginei passar por isto (!!!) mas pelo menos consegui resolver a falta de performance do deco M5.
     
  9. Pedro82

    Pedro82 Power Member

    Um telefone sem fios é suficiente para comprometer as velocidades.
     
  10. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    @Ghostryder
    Ainda bem que se resolveu.
    A lição para mim é que será sempre melhor unidades verticais do que o formato dos Deco M5. Sempre tive esse feeling e isto só aumentou ainda mais a minha convicção.
    Nem de propósito tive uns dias o Orbi ao lado de um telefone sem fios e a velocidade nem se mexeu. É certo que não tenho 500 Mbps mas tinha o máximo da minha ligação. Testarei quando tiver mais a ver se faz diferença.
     
  11. akikurosawa

    akikurosawa Banido

    Então aconselham a desligar o Wi-Fi do router da meo? Alguém sabe como faço isso? Tenho um par de M4.
     
  12. Ghostryder

    Ghostryder I fold therefore I AM

    Sem dúvida. O design dos M5 é mais "belo" na minha opinião relativamente ao do M4. É mais compacto e é todo branco, contrariamente ao M4 que tem aquela base cinzenta e não gosto tanto.
    Tenho carpinteiros conhecidos e vou desenhar uma estrutura elevada (lacada em branco) para colocar lá em cima o deco M5. Estou a pensar nos cilindro todo branco e com o diâmetro da base das unidades do M5. Valorizo a estética (e a minha mulher então nem se fala (!!!)) mas as antenas neste design... enfim!
     
  13. skribble

    skribble Power Member

    Isso é uma solução interessante, depois partilhe umas fotos.
     
  14. Ricardo Miguel

    Ricardo Miguel Power Member

    É aconselhável para as redes wireless não ficarem sobrepostas e criar conflitos.
     
  15. akikurosawa

    akikurosawa Banido

    E como faço isso?
     
  16. Ricardo Miguel

    Ricardo Miguel Power Member

    Se o router tiver uma APP de controlo pode ser por aí senão é aceder ao router por um computador e desligar o wi-fi.
     
  17. akikurosawa

    akikurosawa Banido

    Bem... Usei a app da meo e desliguei... Fiz testes e nada mudou na rede. Continuo com as mesma velocidades (que já eram boas sem chegar perto do máximo). O problema é que agora não consigo ligar a rede... Provavelmente preciso de usar o PC. Como desliguei a rede agora não consegue entrar na app por não estar dentro da rede!!
     
  18. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    @akikurosawa
    Acede por IP. Deves conseguir na mesma. Através da app é natural que não funcione.
     
  19. josp

    josp Power Member

    @akikurosawa se estiveres dentro da mesma gama de IPs és capaz de conseguir através do 192.168.1.254.
    Senão só mesmo ligando por cabo de rede diretamente ao router.
     
  20. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Continuei a investigar os sistemas mesh nomeadamente a netgear e encontrei estes novos:

    Netgear


    Modelo [​IMG]
    WiFi
    Uplink
    2.4 GHz
    5 GHz
    Área
    Preço
    Netgear Orbi RBK12 2 unidades WiFi 5
    1000 Mbps​
    400 Mbps​
    866 Mbps​
    200 m2​
    Ver Preço
    Netgear Orbi RBK13 3 unidades
    WiFi 5​
    1000 Mbps​
    400 Mbps​
    866 Mbps​
    300 m2​
    WiFi 6​
    1000 Mbps​
    600 Mbps​
    1200 Mbps​
    280 m2​
    Ver Preço
    WiFi 6​
    1000 Mbps​
    600 Mbps​
    1200 Mbps​
    350 m2​
    Ver Preço


    Eu só conheço o Netgear Orbi RBK50 que é Wifi 5 e teima em não baixar de preço pelo que não é fácil de recomendar. A Netgear continua a lançar Orbi com Wifi 6 com uplinks até 2.5 Gbps mas muito caros. Mas tem os dois primeiros da tabela são muito mais baratos do que o RBK50 e apesar de cobrirem uma área maior parecem-me nesta altura uma excelente opção se não necessitarem de ter portas de rede físicas. Apenas têm uma no router disponível.

    O que me deixa confuso são os Nighthawk MK62 e MK63. Eles tinham a linha Orbi e não percebo porque lançam mais uma linha. Estes já são Wifi 6 e tem havido pedidos de sistemas Wifi 6. O uplink é Gigabit e nos 5 GHz ultrapassa por isso em teoria vão ter o melhor dos dois mundos. Na banda 2.4 GHz o máximo teórico é 600 Mbps pelo que também não é nada mau. Comparando novamente com o RBK50 o preço é uma agradável surpresa. Não cobrem uma área enorme porque com paredes e em áreas com muitas redes wifi não olhem para os m2 indicados, mas é uma opção.

    Se alguém tiver feedback que diga. Isto é uma avaliação das especificações e da experiência com o RBK50. Mas estes modelos têm um formato em que as antenas não podem estar com a mesma disposição por exemplo.