Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Tenho andando de olho nestes sistemas Mesh, e gostaria de ter a vossa opiniao, de qual a melhor solução.

Specs do espaço:

Area - 140m2
Orçamento - até 200€
ISP - Nowo 200Mb
Router - Netgear NightHawk R7000 (com dual band ligado).

tenho vários equipamentos smart - domotica pela casa, no entanto o Wifi é maioritariamente utilizado na sala, na TV que está a cerca de 10m do router, com várias paredes pelo meio. Até agora tenho me governado com um range extender TP-Link RE270k, mas a qualidade tem sido muito mediocre, tenho dias que consigo ver bem netflix, tenho outros que tenho de reiniciar constantemente o TP-LINK porque ou tenho quebras, ou nao consegue dar IP aos equipamentos, uma mess (nao sei se por má configuração ou nao, o que é certo é que tenho muitas deadzones).

Portanto o objetivo com a mesh, para além de uma melhor conexão com os equipamentos domotica (luzes, etc), seria a boa conexão na sala, via WIFI ou com um equipamento mesh que possibilite a ligação por RJ45 (apanha WIFI, e entrega em RJ45), para ligar à TV, mas penso nao ser necessário.

Tenho andado a ver os Deco M4, no entanto uma solução netgear se calhar até seria mais interessante, devido ao meu router, nao sei. Fico aberto a sugestões.
 
Depois de ter acompanhado o tópico durante algum tempo, estava mais inclinado para um Deco M4 com três unidades, mas entretanto perdi o comboio e não faço ideia do que devo optar. Vivo numa vivenda com 3 andares e queria melhorar o sinal nos 3 pisos. A internet é da Vodafone a 1000 mbps.

Também estou com a mesma dúvida que perguntaram nesta página em relação ao Wi-Fi 6. De momento apenas tenho um iPhone que suporta, mas já estou em fim de ciclo em alguns computadores cá de casa. No entanto, tenho a ideia que uma solução para os três pisos os seria muito cara.

O que me aconselham?

O M4 Pack 3 está a 120€ é uma excelente proposta. Mas não me leves a mal a pergunta. Tu tens uma ligação Gigabit e com esta solução tens máximo teórico via Wifi na banda 5GHz 867 Mbps e na banda 2.4 GHz 300 Mbps. Esta informação está no primeiro post deste tópico. Nunca vais tirar partido da ligação que tens.

Com 3 andares sem pesquisar mais o que dá e que está no primeiro tópico é este: https://comparador.zwame.pt/produto/55003770/netgear-mk63-ax1800-3-pack
Com este a %GHz já dá um máximo teórico de 1200 Mbps o que em boas condições dá os 1000 Mbps da tua ligação.
 
O M4 Pack 3 está a 120€ é uma excelente proposta. Mas não me leves a mal a pergunta. Tu tens uma ligação Gigabit e com esta solução tens máximo teórico via Wifi na banda 5GHz 867 Mbps e na banda 2.4 GHz 300 Mbps. Esta informação está no primeiro post deste tópico. Nunca vais tirar partido da ligação que tens.

Com 3 andares sem pesquisar mais o que dá e que está no primeiro tópico é este: https://comparador.zwame.pt/produto/55003770/netgear-mk63-ax1800-3-pack
Com este a %GHz já dá um máximo teórico de 1200 Mbps o que em boas condições dá os 1000 Mbps da tua ligação.

Muito obrigado @Metro. Confesso que não tinha visto as tabelas da primeira página. Acho que na altura que andei por aqui há uns meses ainda não havia e não voltei lá :D

Parece-me uma boa opção, muito obrigado novamente
 
Mau sei porque a solução AX da netgear é tão mais em conta que por exemplo a da Asus

https://comparador.zwame.pt/produto/88020667/pack-2-router-asus-zenwifi-ax-xt8-mesh-preto

Serão estes das netgear alternar dual band e os da Asus sei que são tri-band.

Isso explica os preços dos Orbi.

Acham, vocês que percebem disto, importante a terceira banda dedicada?

A 3ª banda é uma banda dedicada para comunicação entre os dispositivos. É sempre preferível e sim aparentemente aquele Netgear não tem ao contrário do meu Orbi mais antigo e também foi mais caro na altura. É sempre preferível ter 3 bandas mas nada também substitui ter os satélites mais próximos.
Para complicar tudo também tem a haver com o budget de cada um. Andamos aqui sempre a tentar ver a melhor opção pelo preço mais baixo com compromissos como é óbvio.

Estou indeciso quanto ao sistema que tenho de escolher por um lado o TP_link Deco M4 parece corresponder ao que preciso, mas por o outro lado também temos o D-Link COVR 1103.

Não tenho ideia de se falar por aqui da D-Link pelo que falta haver algum feedback. E não só ver especificações. Não tenho nada a favor de nenhuma marca mas se as opções forem a preços parecidos e havendo já feedback de uma marca vale a pena arriscar? Mas a ver se vejo mais informação.

Muito obrigado @Metro. Confesso que não tinha visto as tabelas da primeira página. Acho que na altura que andei por aqui há uns meses ainda não havia e não voltei lá :D

Parece-me uma boa opção, muito obrigado novamente

Se avançares deixa feedback. É interessante perceber como funcionará em 3 andares. Ter esse feedback seria importante para os membros do fórum.
 
A 3ª banda é uma banda dedicada para comunicação entre os dispositivos. É sempre preferível e sim aparentemente aquele Netgear não tem ao contrário do meu Orbi mais antigo e também foi mais caro na altura. É sempre preferível ter 3 bandas mas nada também substitui ter os satélites mais próximos.
Para complicar tudo também tem a haver com o budget de cada um. Andamos aqui sempre a tentar ver a melhor opção pelo preço mais baixo com compromissos como é óbvio.



Não tenho ideia de se falar por aqui da D-Link pelo que falta haver algum feedback. E não só ver especificações. Não tenho nada a favor de nenhuma marca mas se as opções forem a preços parecidos e havendo já feedback de uma marca vale a pena arriscar? Mas a ver se vejo mais informação.



Se avançares deixa feedback. É interessante perceber como funcionará em 3 andares. Ter esse feedback seria importante para os membros do fórum.

Boas,

Obrigado pelo teu comentário. De facto, só (quase) se fala dos sistemas Deco M4, E4 e P9 por aqui, mas principalmente do primeiro.
 
Estou a pensar comprar o kit TP-LINK AC2200 Deco M9 Plus (3-pack), na descrição falam em 600m², esta área é real? Consigo adicionar mais aparelhos a qualquer momento? Caso possa, tem de ser da mesma marca/modelo, certo?

Em termos de funcionamento, só um deles é que tem de ficar ligado por Ethernet ao router, certo?
 
os 600m2 são em espaço aberto para mais do que um piso. Mesmo assim duvido dessa distância lol
Sim apenas um fica têm obrigatoriedade de ficar ligado ao router.
 
Ia comprar um conjunto de 3 do DECO M4 na amazon.es por 119€, mas entretanto vi que a Worten estava com o pactote de 2 a 69,99€.

Já comprei, instalei, passei o TG789vac para modo bridge e cortei-lhe o WIFI. 5 estrelas.

Vou comprar 2 packs de 2, por 139,98€ acho que está a um óptimo preço e com 4 módulos, penso que dá para cobrir todas as zonas mortas da minha casa.

Já agora, foi fácil de configurar?
 
Se comprar 2 packs de 2 não vamos ficar com 2 aparelhos "principais"? Ou seja, há sempre um que tem de ser ligado ao router, certo? Ou podemos usar 1 "principal" e os outros 3 espalhados pela casa?

Edit: Com fibra 200/100 vou conseguir ter a velocidade máxima por wifi?
 
Última edição:
Se comprar 2 packs de 2 não vamos ficar com 2 aparelhos "principais"? Ou seja, há sempre um que tem de ser ligado ao router, certo? Ou podemos usar 1 "principal" e os outros 3 espalhados pela casa?

Edit: Com fibra 200/100 vou conseguir ter a velocidade máxima por wifi?

O aparelho principal é escolhido na app, é o que recebe o sinal do router do operador.
Senão me engano qualquer um pode ser principal ou secundário, é só escolher dentro da app.
 
Back
Topo