Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Ia comprar um conjunto de 3 do DECO M4 na amazon.es por 119€, mas entretanto vi que a Worten estava com o pactote de 2 a 69,99€.

Já comprei, instalei, passei o TG789vac para modo bridge e cortei-lhe o WIFI. 5 estrelas.
Vou aproveitar e comprar 3 packs.

Para ter uma ideia, acham que o router da Vodafone tem mais alcance que um aparelho destes? Ou apenas se nota a "força" desta tecnologia por serem vários aparelhos ligados?
 
A teoria dos mesh é conseguires ir tapando com melhor cobertura todos as zonas de casa.

Dependendo da casa pode haver routers que façam o mesmo.
 
Vou aproveitar e comprar 3 packs.

Para ter uma ideia, acham que o router da Vodafone tem mais alcance que um aparelho destes? Ou apenas se nota a "força" desta tecnologia por serem vários aparelhos ligados?
Melhor do que o router que referi é de certeza. E este supostamente será o segundo melhor da Meo, se não estou enganado.
 
Bem, depois de ler todas as páginas da thread já tenho a cabeça a fazer tilt! Também porque sou leigo neste assunto de redes, etc.
Vou tentar explicar o que tenho em casa para ver se me conseguem ajudar, no sentido de obter a melhor solução.
Neste momento ainda tenho MEO adsl e estou à espera de ter fibra brevemente.
A minha casa tem cerca de 90m quadrados e é em forma de quadrado (10mx9m) mais ou menos.
A ligação do exterior entra na sala a um canto da casa onde tenho uma caixa de derivação. Dessa caixa sai 1 cabo de rede (penso que cat5E) para cada quarto (os quartos estão localizados um em cada ponta oposta da casa). Junto a essa caixa de derivação tenho o router da MEO onde estão ligados os cabos de rede que vão para os quartos.
Na sala e em cada quarto tenho uma box da MEO e uma Smart TV. Só as boxes estão ligadas à tomada de rede.
Como o router está localizado num canto da casa, tenho muito pouca rede nas outras pontas, ainda por cima o router é o Thomson TG784n V3 que só tem rede 2.4ghz.
Qual será a melhor solução para mim para poder ter rede boa em toda a casa tendo em conta que o router terá de ficar onde está pois no centro da casa não tenho forma de o ligar porque não tenho tomada de rede e não quero passar cabos pelo exterior das paredes?
Podem ajudar?
 
Última edição:
Acabei de comprar 3 packs de 2 Deco M4, devem chegar agora de tarde.

Tenho o HS8247W da Vodafone, qual é a melhor configuração a fazer? Pelo que vi não tem modo bridge. Ou seja, apenas desligo o wifi? Ativar o DMZ para a rede mesh?

Edit: Já os recebi e estou a testar. A primeira experiência que fiz foi colocar um aparelho no mesmo local do router, configurar e tentar perceber como se porta em comparação com o router da vodafone. Normalmente com o router da vodafone no meu PC, apanho sempre a ligação ao máximo (200/100) com um aparelho ligado apanho à volta de 170/100. Não me parece mau, vou ver se ao ligar os 6 isto vai melhorar.

Edit 2: Nada a dizer, tenho um switch em cada piso e descobri que consigo "alimentar" os aparelhos através de cabo de rede em vez de ser por wifi.


Vocês usam as redes 2.4GHz/5GHz separadas ou juntas?
 
Última edição:
Boa tarde,

Como tinha dito, comprei 2 packs de 2 módulos do Deco M4 e não podia estar mais satisfeito: é descarregar a aplicação para o telemóvel e seguir o passo a passo e mais nada.

Tenho sinal da Internet ao máximo quase em todo o lado.

Uma questão. Sabendo que apenas o módulo que está ligado ao meu router tem uma porta Ethernet ocupado, o que posso ligar por Ethernet aos Deco M4?

Agradeço a quem me ajudou na escolha deste material.
 
@dragonclaw.dm

Sem orçamento é complicado responder-te. Ainda por cima tu tens a vantagem de teres cabo de rede. Podes ter cabos CAT 5E. Mas desde que tenhas cabos podes perfeitamente passar um cabo CAT 6 ou superior no futuro.

Um aspeto genérico que eu penso que está a escapar às pessoas é que uma coisa é terem a velocidade contratada. Se têm 200/100 isso é muito simples de resolver porque se forem ver à tabela no primeiro tópico naqueles modelos limitados que lá estão, só dois ficam limitados a 100 Mbps. A coisa já se complica se têm uma ligação 500/100 que começa a ser mais standard. Ligações 1000/200 com budgets baixos por wifi já não chegam lá. Estão a ver a ideia.

Se tiverem mais do que uma pessoa a aceder fica dividido. A complexidade aumenta com o wifi6 e no futuro vão passar a ter equipamentos wifi6. Vão depois deitar ao lixo estes equipamentos e comprar outros?

Se querem ter um NAS e aceder ao mesmo de forma rápida e o NAS estará preferencialmente ligado por Gigabit ao router vão ficar limitados à velocidade wifi. Aqui não à velocidade da Internet mas da rede Wifi... Se estiverem a 2.4 GHz a 300 Mbps já sabem a velocidade. Se tiverem duas pessoas a aceder a 2.4 GHz ao mesmo tempo também sabem o que acontece.

Mas @dragonclaw.dm se no teu caso o router estivesse a meio da casa o Deco M4 2 pack era suficiente assim estando numa extremidade fico dividido se não optava por comprar o de 3 para não ter problemas. A vantagem de estares próximo do satélite é estares sempre na banda 5GHz que é mais rápida.
 
Olá a todos!
Eu li este tópico inteiro e acho que ainda me baralhei mais...
Eu tenho uma casa relativamente pequena, só que tem dois andares. No momento tenho o router da Vodafone numa extremidade da casa e outro router na outra extremidade ligado por cabo de rede, e funciona, apanho internet no segundo andar sem problema e esta tudo a funcionar. O problema é que no meio da casa eu tanto apanho a rede do router da Vodafone quanto do meu e os meus dispositivos estão sempre a trocar a rede e é uma chatice, algo que seria corrigido com uma rede mesh.
Eu queria algo que fosse para durar, e como seria para durar não me importo de fazer um alto investimento e como nas duas extremidades eu consigo ainda partilhar bastante bem o sinal dos dois routers que são meio muito razoáveis acho que apenas dois satélites seria o suficiente.
E como me quero preparar para o futuro, tem de dar pelo menos 1GB (não sei se isso é atingível por wifi, se for, quero ehhehe)
 
Ia comprar agora mesmo o Orbi RBK 50 na Amazon e voilá não enviam para PT

Estou decepcionado! Era mesmo aquilo que queria

Não queres comprar uma coisa WiFi 6 já?

Eu ainda não tive tempo de olhar bem para isto: https://comparador.zwame.pt/produto/14972397/sistema-mesh-linksys-whw0303b-ac6600-pack-3-preto mas em specs é superior ao RBK50 assim de repente.

Edit: 867 + 867 + 400 Mbps - mmmm. Necessita de mais análise.

Olá a todos!
Eu li este tópico inteiro e acho que ainda me baralhei mais...
Eu tenho uma casa relativamente pequena, só que tem dois andares. No momento tenho o router da Vodafone numa extremidade da casa e outro router na outra extremidade ligado por cabo de rede, e funciona, apanho internet no segundo andar sem problema e esta tudo a funcionar. O problema é que no meio da casa eu tanto apanho a rede do router da Vodafone quanto do meu e os meus dispositivos estão sempre a trocar a rede e é uma chatice, algo que seria corrigido com uma rede mesh.
Eu queria algo que fosse para durar, e como seria para durar não me importo de fazer um alto investimento e como nas duas extremidades eu consigo ainda partilhar bastante bem o sinal dos dois routers que são meio muito razoáveis acho que apenas dois satélites seria o suficiente.
E como me quero preparar para o futuro, tem de dar pelo menos 1GB (não sei se isso é atingível por wifi, se for, quero ehhehe)

É possível teres tudo o que queres sim sem problema. Tens 1200 Mbps sem problemas. Mas tem que se ver bem. Ainda por cima se tens budget. Ando admirado com a Ubiquiti que anda atrasada.
Mas para já queres algo Tri-band e Wifi6 para começar as hostilidades.
 
Última edição:
Não queres comprar uma coisa WiFi 6 já?

Eu ainda não tive tempo de olhar bem para isto: https://comparador.zwame.pt/produto/14972397/sistema-mesh-linksys-whw0303b-ac6600-pack-3-preto mas em specs é superior ao RBK50 assim de repente.



É possível teres tudo o que queres sim sem problema. Tens 1200 Mbps sem problemas. Mas tem que se ver bem. Ainda por cima se tens budget. Ando admirado com a Ubiquiti que anda atrasada.
Mas para já queres algo Tri-band e Wifi6 para começar as hostilidades.

E que modelos que têm isso? Eu não tenho budget, é o que for bom eu quero porque é algo que eu sei que não vou mudar nos próximos 7-10 anos, ou pelo menos não espero mudar assim sem grandes motivos...
 
Sim prefiro obviamente ir para Wi-Fi 6

a minha dúvida prende-se na fraca exposição de sinal da minha casa, não sei se é pelo facto de ter paredes de betão ou pela mármore das casas banho.
a ideia dos rbk 50 foi sempre pelo facto de saber que é um sistema com um alcance bastante bom mesmo em mas condicoes.

Esse Linksys na teoria poderia ser uma boa hipótese. Tenho de investigar melhor. Vou ao encontro do que escreveste atrás. Prefiro algo de futuro do que apostar em sistemas medianos.
 
E que modelos que têm isso? Eu não tenho budget, é o que for bom eu quero porque é algo que eu sei que não vou mudar nos próximos 7-10 anos, ou pelo menos não espero mudar assim sem grandes motivos...

Assim de repente, a menos que tenhámos algum erro de etiquetagem: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?filtro-wireless=wifi6
Mas nem todos são iguais.

Asus Wi-Fi AiMesh AX6600, estou tentado para estes.

Esses são os ASUS ZenWifi AX XT8 certo? Se avançares depois dá feedback.
 
Back
Topo