Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

O meu esta em modo bridge e é um router que faz a gestão do resto, ip e wifi mesh.
Parece-me ser a opção mais lógica, sim, no entanto com esta configuração a ligação cai na mesma em zonas em que o equipamento ligado à rede perde a força do sinal 5Ghz e liga-se em 2.4Ghz... pensei que isso fosse feito de forma invisível, sem queda de ligação, mas não é isso que está a suceder. Provavelmente vou ter de devolver este sistema e adquirir outro melhor, eventualmente o Deco M4.
 
Parece-me ser a opção mais lógica, sim, no entanto com esta configuração a ligação cai na mesma em zonas em que o equipamento ligado à rede perde a força do sinal 5Ghz e liga-se em 2.4Ghz... pensei que isso fosse feito de forma invisível, sem queda de ligação, mas não é isso que está a suceder. Provavelmente vou ter de devolver este sistema e adquirir outro melhor, eventualmente o Deco M4.
O problema pode não estar no sistema que analisas mas na ligação ser fraca para o efeito. Não sei os valores mas podem chegar fracos aos covr.
Tive uns covr e não tinham esse problema apesar de funcionarem de modo análogo - tirando que esse mesh é já mais "aberto" que o original e poder vir a ser compatível com outros equipamentos. Já o dos Deco é proprietário e assim ficará embora compatível com outros da marca e gama....
Não sei porque dizes que é mais fraco pois as características até são semelhantes ou superiores a alguns dos DECO como o E4 e nomeadamente a esse M4...
 
O problema pode não estar no sistema que analisas mas na ligação ser fraca para o efeito. Não sei os valores mas podem chegar fracos aos covr.
Tive uns covr e não tinham esse problema apesar de funcionarem de modo análogo - tirando que esse mesh é já mais "aberto" que o original e poder vir a ser compatível com outros equipamentos. Já o dos Deco é proprietário e assim ficará embora compatível com outros da marca e gama....
Não sei porque dizes que é mais fraco pois as características até são semelhantes ou superiores a alguns dos DECO como o E4 e nomeadamente a esse M4...
Na realidade apenas digo que é mais fraco por não ser um dos sistemas que mais frequentemente são mencionados nesta thread e ser um pouco mais em conta que o Deco M4. A nível de cobertura, fiquei com a casa com bom sinal em todos os cantos e com a velocidade sempre no máximo, sendo que o máximo é apenas 40/44 Mbps que é o que o router 4G da NOS debita. O ponto fraco está de facto a ser a transição entre 2.4 e 5 MHz, que esperava que fosse feita sem quebra de ligação.
A pergunta que tinha feito uns posts atrás acerca de usar o sistema em modo bridge e de ser ou não a forma ideal de o ligar, face às características do meu router entronca-se noutra dúvida. Além do modo de operação em bridge, o equipamento principal do sistema, que está ligado ao router NOS, também pode operar em modo router. Este modo de operação permite usar outras funcionalidades do sistema, tais como controlo parental do acesso dos equipamentos ligados, entre outros. Face ao acesso que tenho à internet, através do router 4G da NOS, este modo de operação é possível, ou vai causar problemas e instabilidade na minha rede? Caso possa usar o sistema em modo router, suponho que devo desabilitar o DHCP no router NOS e habilitá-lo no sistema Mesh, certo? Devo clonar o MAC address do router 4G da NOS, ou não tem nada a ver e estou apenas a dizer um molho de disparates?
 
Na realidade apenas digo que é mais fraco por não ser um dos sistemas que mais frequentemente são mencionados nesta thread e ser um pouco mais em conta que o Deco M4. A nível de cobertura, fiquei com a casa com bom sinal em todos os cantos e com a velocidade sempre no máximo, sendo que o máximo é apenas 40/44 Mbps que é o que o router 4G da NOS debita. O ponto fraco está de facto a ser a transição entre 2.4 e 5 MHz, que esperava que fosse feita sem quebra de ligação.
A pergunta que tinha feito uns posts atrás acerca de usar o sistema em modo bridge e de ser ou não a forma ideal de o ligar, face às características do meu router entronca-se noutra dúvida. Além do modo de operação em bridge, o equipamento principal do sistema, que está ligado ao router NOS, também pode operar em modo router. Este modo de operação permite usar outras funcionalidades do sistema, tais como controlo parental do acesso dos equipamentos ligados, entre outros. Face ao acesso que tenho à internet, através do router 4G da NOS, este modo de operação é possível, ou vai causar problemas e instabilidade na minha rede? Caso possa usar o sistema em modo router, suponho que devo desabilitar o DHCP no router NOS e habilitá-lo no sistema Mesh, certo? Devo clonar o MAC address do router 4G da NOS, ou não tem nada a ver e estou apenas a dizer um molho de disparates?
Essa parte não te sei responder. Primeiro porque uso HFC e embora tenha uma BLM é para uso esporádico e não tenho aprofundado o uso tirando nalgumas férias.
Sobre o covr que falei eles automaticamente geriam a equação e um deles assumia a gestão do conjunto, ficando os outros como "extenders" e escondendo os menus principais da configuração só disponíveis no que liderava. Embora tivesse configuração para funcionar através do mdo bridge do router nunca os utilizei dessa forma só sei que teria por ter visto configurações desativadas que o indicavam. Tendiam era a tomar conta da rede se o dhcp do router principal falhar o que infelizmente acontecia com alguma regularidade - mas isto é comum aos DECO pelo que vi...
A preponderância dos deco terá a ver com a abordagem da tplink no mercado que é mais "agressiva" do que a dlink ... Por acaso embora usem o tal sistema propretário mantem a compatibilidade com os novos deco lançados, o que não se percebe bem com os COVR pois apesar de partilharem o nome e serem compatíveis nas versões anterior já não devem ser nesta porque os sitema mesh é diferente...
 
Última edição:
Contacta o suporte da marca, é o melhor.
Sim, estou em contacto com eles há três dias mas ainda não chegámos a uma conclusão.

@Ze_Cabrera experimenta em modo router. Uma vez que, por ser o serviço 4G, não tens o IPTV pendurado no router não deve surgir nenhum problema.
Tens as redes juntas ou separadas?
Desativei a rede Wi-Fi no router 4G da NOS e mantive o DHCP ativo. No sistema Mesh, o DHCP está desativado. Quem está a fornecer os IP é o router da NOS.
Em modo router convém desativar o DHCP no router da NOS, certo? Ou podem estar ambos os DHCP ativos, o do router DHCP e o do sistema Mesh? Há possibilidade de entrarem em conflito? Estarão em gamas diferentes, o router NOS em 192.168.1.* e o sistema Mesh ficará em 192.168.0.*, isto à partida previne conflitos de IP, não é?
 
Última edição:
Boa tarde!

Estou a considerar adquirir o router e access point da Google, o Nest Wifi e respetivo access point.

Resido numa moradia com 4 pisos, que nesta altura tem extensores de sinal, mas ando saturado de ter que ligar a diferentes redes.

Queria cobertura em 3 pisos pelo que vou adquiri router + 2 access points. Estou inclinado para o Nest Wifi pois tenho a casa toda coberta com equipamentos da Google (Nest Mini e Nest Hub) e era-me útil ter os access points da Google que funcionam igualmente como colunas inteligentes.

Qual a vossa opinião acerca deste router e access point? Sei que são ainda Wifi 5 mas tenho lido boas reviews dos mesmos. O que acham?
 
Tenho muitos dispositivos wi-fi, entre a domótica e câmaras e muitas vezes os dispositivos ficam sem ligação, não ficam offline mas deixo de conseguir aceder aos mesmos, e se abrir a APP Deco e fizer refresh várias vezes ou reeniciar os decos volto a ter acesso as câmaras, daí achar que é algum problema com os decos.
Daí procurar algo mais fiável para ter sempre acesso as câmeras que é essencial.
 
eu nao tenho nest, mas conheço quem tenha o google wifi, que é a primeira geração do nest wifi, e sendo quem é, que apenas compra produtos da apple, diria que para ter um produto google está satisfeito.
 
Por acaso o que está a acontecer não é que dimensionaram por baixo as necessidades e agora, vão gastar bastante mais, mas mesmo assim, havendo já Wifi6 vão optar por gastar dinheiro sem resolver esse problema?

Dito isto, eu não conheço o Nest Wifi.
 
Aproveitei a promoção da worten e comprei 2 packs de 2 Deco M4.
Passei a ter cobertura em toda a casa, 4 pisos com 120m2 cada. Garagem, r/c, 1o piso e sótão.
Estou “satisfeito” com a cobertura mas a velocidade julgo poder ser melhorada nos extremos. A preocupação é num dos extremos do 1o piso, meu quarto e do meu filho, onde o sinal é mais fraco. Não há milagres pois felizmente não pouparam no tijolo e cimento aquando da construção.

Tenho instalação de rede rj45 em toda a casa. Adianta ligar á rede física os mesh mais afastados? Aliás, facilmente os ligo todos ao modem principal por cabo já existente.

Obrigado.
 
Aproveitei a promoção da worten e comprei 2 packs de 2 Deco M4.
Passei a ter cobertura em toda a casa, 4 pisos com 120m2 cada. Garagem, r/c, 1o piso e sótão.
Estou “satisfeito” com a cobertura mas a velocidade julgo poder ser melhorada nos extremos. A preocupação é num dos extremos do 1o piso, meu quarto e do meu filho, onde o sinal é mais fraco. Não há milagres pois felizmente não pouparam no tijolo e cimento aquando da construção.

Tenho instalação de rede rj45 em toda a casa. Adianta ligar á rede física os mesh mais afastados? Aliás, facilmente os ligo todos ao modem principal por cabo já existente.

Obrigado.
Diria que o cenário ideal é mesmo ligar todos eles por cabo.
 
Aproveitei a promoção da worten e comprei 2 packs de 2 Deco M4.
Passei a ter cobertura em toda a casa, 4 pisos com 120m2 cada. Garagem, r/c, 1o piso e sótão.
Estou “satisfeito” com a cobertura mas a velocidade julgo poder ser melhorada nos extremos. A preocupação é num dos extremos do 1o piso, meu quarto e do meu filho, onde o sinal é mais fraco. Não há milagres pois felizmente não pouparam no tijolo e cimento aquando da construção.

Tenho instalação de rede rj45 em toda a casa. Adianta ligar á rede física os mesh mais afastados? Aliás, facilmente os ligo todos ao modem principal por cabo já existente.

Obrigado.
Claro que vale a pena. Eu comprei 3 packs e consegui ligar 3 satélites por cabo em algumas divisões (só descobri que dava depois de os ter configurado por Wi-Fi) e faz uma diferença brutal. Não podia estar mais satisfeito com a compra.
 
Obrigado a ambos.

vou ver se arranjo uns suportes para os colocar na parede, junto às tomadas. Os da Amazon não são nada baratos.

Contudo, amanhã vou tentar experimentar com os cabos.
 
Os meus bastantes dispositivos são no máximo 20 dispositivos ligados a qualquer momento, por isso não é saturação da rede e da capacidade dos decos. Mas a verdade é que tenho 3 unidades para uma casa relativamente pequena de 1 só piso e não atino com as escolhas que os dispositivos fazem de se ligarem a uma unidade afastada quando a um metro está um Deco. E para mim o que me faz querer mudar é a incerteza de se vou conseguir aceder as câmaras ou não, são apenas 5 câmaras de 2 marcas diferentes, Xiaomi e ezviz.
 
Back
Topo