Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar? [Abril-2020]

rpedro

Power Member
Não consigo mesmo encontrar algo que vá ao encontro daquilo que pretendo... esperar por uma resposta da TP-link, é para esquecer...

Com um ZON HUb 2.0 (como bridge) ligado a um router Tp-Link Archer C6 Ac1200 e uma powerline AV500 (que pretendo mudar) para:
ter rede em toda a casa em dual band e portas gigabit e mais importante, tirar partudo do router e criar uma rede MESH. (coisas que o meu actual powerline não faz)
a necessidade do mesh é porque quando faço a transição entre equipamentos (router e extender powerline) perco a ligação em videochamdas por ex... a rede não é continua.

o que me aconselham?:

vi o Devolo Magic 2... mas é caro e não a compatibilidade com o router que tenho da Tp-link
e TL-WPA8630 KIT (V2.0) (que diz a TP_link no site a versão 2.0 já dará para MESH) mas para comprar não consigo saber se é a v1 ou v2.

se fosse para um sistema como os Deco M4 isso faz com que não precise do router que tenho, certo, já que estes equipamento mesh já trazem um router?

agradecia mesmo a ajuda possivel , já que isto é uma área um pouco ao lado para mim.

tampaoCongelado

Power Member
Entretanto vi que o M4 era o modelo mais recente, e encontrei um comparativo com as diferenças.
Pela diferença de preço acho que justifica muito mais o M4, portanto encomendei. Quando chegar dou feedback.

j_umbelino

Power Member
Entretanto vi que o M4 era o modelo mais recente, e encontrei um comparativo com as diferenças.
Pela diferença de preço acho que justifica muito mais o M4, portanto encomendei. Quando chegar dou feedback.
Boas, o M4 é o modelo mais recente? Estou para comprar um sistema mesh e estou indeciso entre o M4 e o M5.

j_umbelino

Power Member
É, vê nas reviews no youtube. Acho q nao justifica o M5, só se for por estetica. Eu comprei o M4 a 130 e tal numa loja portuguesa (ainda à espera que chegue).
Comprei ao fim da tarde o M4. Aproveitei um talão de desconto numa loja portuguesa e ficaram a bom preço. Fácil de instalar. E muito bom alcance. Sítios onde tinha de download 10/20 mbps, agora apanho 90/100. Estou satisfeito para já.

overcrash

Power Member
Estava indeciso sobre a compra de um sistema mesh.
Tenho uma moradia com Garagem, Piso 0 e Piso 1. Em cada piso tenho um AP, mas com a passagem entre pisos, a rede WiFi nem sempre muda para a que tem melhor sinal, ficando o acesso lento.
Espero que este sistema funcione bem em conjunto com o router da VDF. E pelo preço, decidi arriscar.

j_umbelino

Power Member
Estava indeciso sobre a compra de um sistema mesh.
Tenho uma moradia com Garagem, Piso 0 e Piso 1. Em cada piso tenho um AP, mas com a passagem entre pisos, a rede WiFi nem sempre muda para a que tem melhor sinal, ficando o acesso lento.
Espero que este sistema funcione bem em conjunto com o router da VDF. E pelo preço, decidi arriscar.
Eu até agora não tenho razão de queixa. Ontem tive de posicionar novamente um dos Deco porque perdia o sinal facilmente. Mas de resto, tudo ok.

tampaoCongelado

Power Member
Eu até agora não tenho razão de queixa. Ontem tive de posicionar novamente um dos Deco porque perdia o sinal facilmente. Mas de resto, tudo ok.

Como assim? Não estava bem posicionado na casa?
Estás em apartamento ou vivenda com varios pisos? Estou a perguntar isto porque acho que no meu caso 2 serão suficientes, mas gostaria de saber como é na pratica.
PS: nao dá para te enviar PM

j_umbelino

Power Member
Como assim? Não estava bem posicionado na casa?
Estás em apartamento ou vivenda com varios pisos? Estou a perguntar isto porque acho que no meu caso 2 serão suficientes, mas gostaria de saber como é na pratica.
PS: nao dá para te enviar PM
Estou numa casa com dois pisos, sendo que o piso 0 tem uma extensão grande e o router da MEO está numa ponta do piso 0. Inicialmente tinha posto um Deco a meio caminho do piso 0 e outro no piso 1. Ontem tive de alterar o Deco do piso 1 para mais perto das escadas. Estava com ligação muito fraca e quando tinha, a velocidade era baixa. Agora tenho 100 mbps em toda a casa, por wifi.
Quando estiveres a fazer a instalação, sugiro que faças o emparelhamento dos Deco todos no mesmo sitio e deixas só a unidade principal ligada. Depois com a app Wifi Analyzer, vês onde começas a perder sinal do principal e colocas aí a nova unidade. Foi assim que consegui obter os melhores resultados.

rpedro

Power Member
Quem, com sistemas DECO, seja o M4 ou o P9 por ex, usam-no ligado ao router da operadora ou a outro router que está por bridge.

exemplo
Router NOS (em bridge)___ router tp-link Archer C6___ Deco M4

ou aqui eliminam o router archer 6 e deixam o router Deco M4 fazer o trabalho?

j_umbelino

Power Member
Quem, com sistemas DECO, seja o M4 ou o P9 por ex, usam-no ligado ao router da operadora ou a outro router que está por bridge.

exemplo
Router NOS (em bridge)___ router tp-link Archer C6___ Deco M4

ou aqui eliminam o router archer 6 e deixam o router Deco M4 fazer o trabalho?
Eu uso ligado ao router da operadora em modo bridge. Não tenho nenhum router para além do FGW da meo.
Relativamente a esse router, se tiveres a V2.0, ele vai suportar a OneMesh da tplink. Passa pelo site deles.

rpedro

Power Member
Eu uso ligado ao router da operadora em modo bridge. Não tenho nenhum router para além do FGW da meo.
Relativamente a esse router, se tiveres a V2.0, ele vai suportar a OneMesh da tplink. Passa pelo site deles.

eu estou tentado a ir para uma opção nativa Mesh como o M4 mas depois desperdiço o router que comprei recentemente... (é a V2 e tem OneMesh). posso liga-lo na rede mesh, mas o que ganhava com isso?

j_umbelino

Power Member
eu estou tentado a ir para uma opção nativa Mesh como o M4 mas depois desperdiço o router que comprei recentemente... (é a V2 e tem OneMesh). posso liga-lo na rede mesh, mas o que ganhava com isso?
Com o router ganhas um controlo completamente diferente sobre a rede. Os Deco M4 não permitem metade do que esse router permite.