Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar? [Abril-2020]

futguy

Power Member
Boas,

Tenho vodafone em casa 500/100 e o router está logo na entrada. Tenho 1 cabo ethernet a passar para a sala e 1 para o escritório. Para a sala passa tudo bem, tanto a rede por cabo (está ligado a um switch para ter net na box óbvio) como o WIFI, na cozinha também está tudo ok. O Problema é q a parede atrás do router é WC, corta logo o wifi no quarto e no escritório. Visto que tenho um cabo wifi no escritório (ao qual vou ter de ligar um switch pois vou ter 3 equipamentos ligados por cabo), vale a pena um sistema mesh apenas para ter sinal wifi no escritório e quarto para os telemóveis ou seria melhor um router a fazer de switch ou um extensor de wifi?? Os mesh ligaria um no escritório por cabo e possivelmente 1 no quarto/corredor por sinal wifi do outro. Como não percebo muito disto queria a vossa ajuda.

Cumprimentos e bom ano a todos :)

erdnagama

Power Member
Será melhor mesh. Um sistema com 3 nódulos e switch integrado e está feita a festa, não precisas de adquirir mais nada e evitas adicionar switchs.

futguy

Power Member
Será melhor mesh. Um sistema com 3 nódulos e switch integrado e está feita a festa, não precisas de adquirir mais nada e evitas adicionar switchs.

Estava a pensar num pack de 2 M4. Assim meti um ligado por cabo e outro por Wi-Fi a esse mesmo. 3 o preço já vai subir bastante. Vi este a 109,99€

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Se puderes ajudar a ZWAME agradecemos: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3

Um fica ligado ao router da operadora.
Desliga o wireless da Vodafone porque deixa de fazer sentido. Os outros dois, o posicionamento depois testas as velocidades e até podes acabar por ver que colocando noutro local diferente tens melhor sinal. Vai por tentativa e erro. Um imagino que coloques no escritório mas o outro otimizas com a experiência.
Com a aplicação no telemóvel ajuda e vais fazendo speedtest a ver.
Eu comprei recentemente um kit para uma casa de um familiar. Fiz o setup em minha casa, com o telemóvel dessa pessoa com as instruções todas coladas no equipamento com post-its e funcionou. Não é fácil quando as pessoas não percebem a diferença entre dados móveis e 4G e não percebem porque não têm "internet" :D

futguy

Power Member
Se puderes ajudar a ZWAME agradecemos: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3

Desliga o wireless da Vodafone porque deixa de fazer sentido. Os outros dois, o posicionamento depois testas as velocidades e até podes acabar por ver que colocando noutro local diferente tens melhor sinal. Vai por tentativa e erro. Um imagino que coloques no escritório mas o outro otimizas com a experiência.
Eu comprei recentemente um kit para uma casa de um familiar. Fiz o setup em minha casa, com o telemóvel dessa pessoa com as instruções todas coladas no equipamento com post-its e funcionou. Não é fácil quando as pessoas não percebem a diferença entre dados móveis e 4G e não percebem porque não têm "internet" :D

Ok ok, já percebi. Algo depois deve haver vídeos etc.
E consigo criar uma rede para convidados tb etc certo? Depois tenho de procurar isso tudo mas vou mandar vir

Pedro82

Power Member
Ok ok, já percebi. Algo depois deve haver vídeos etc.
E consigo criar uma rede para convidados tb etc certo? Depois tenho de procurar isso tudo mas vou mandar vir
Sim. E se colocares em modo Router até dá para filtrar tráfego e definir horas de acesso, para as crianças por exemplo.
Para estar em modo router terás que desativar o DHCP no rouda Vodafone.

knuts

Power Member
Preciso de umas dicas: Neste momento num T2 normal (círculo vermelho - posição do router; a verde - locais onde sinto dificuldade), com 200/100 pela Vodafone em FTTH ainda tenho o ultrapassado TG784n v3 como router. Onde sinto mais dificuldades é no meu quarto, o 2. A nível de velocidade wifi vai dos 3Mb até uns ~12Mb. Insuficiente para a experiência que pretendo, que nem é nada de mais, é utilização normal de redes sociais, browsing geral e um jogo ou outro banal no telemóvel. Jogo mais a sério, uso o PC por cabo.

Já li praticamente todo o tópico e sei que os TP-LINK E/M4 são bem cotados, a minha questão é:
  • Sei que a diferença do E para o M4 é basicamente a porta Gigabit. No meu Router a única porta Gigabit que tenho é a que liga directamente ao PC e naturalmente não quero prescindir dela ou fico com 100Mb no PC apenas. Valerá a diferença para o M4 dado o Router que possuo? Compre o E ou o M, por força das circunstâncias do router, os Deco nunca vão oferecer mais que os teóricos 100Mb.

Estou a ~2 meses de acabar a fidelização, na NOS saberia +/- o que dizer ao apoio técnico para me fazerem o upgrade para o V5 FTTH, mas não tenho conhecimento de nada relativo à Vodafone.

• Assumindo que aquando da renegociação eles não abrem hipótese a upgrade a router(sem upgrade a velocidade, chega-me perfeitamente 200/100, mas se pagar menos ou o mesmo por mais velocidade óptimo) e continuo com o serviço(não tenho razões de queixa) que decisão tomariam?
  • Assumindo que continuo com o TG784 existe alguma maneira a quem perceba pouco do assunto de o colocar em modo bridge? Em configurações básicas na página do router ainda me safo, mas do que pesquisei no google falavam em telnet e aí já sou completamente leigo. Sei que idealmente teria de o fazer para aproveitar todas as funções do Deco, visto que li que em modo AP perde algumas configurações importantes.
Obrigado.

stifler.pt

Power Member

tenho assim, mas uso asus tenho um AC88U ligado por cabo ao smartrouter da vodafone (wifi desligad) e depois tenho um AC68U que liga ao 88 por wifi e faz mesh, a minha questão é a seguinte, fico melhor servido com o pack M4 ou com os Asus?
no meu caso o AC88U está como router, mas já me disseram q era melhor estar em acess point (deixei assim pq foi assim que o técnico deixou qd veio montar vodafone (tinha nos com este setup)

clipsam

Power Member
Bom dia, uma questão nova. tenho um router meo fiber gateway e estou a pensar adquirir um sistema mesh tp link deco e4 , segundo li este router funciona com sistema mesh, sendo assim fiquei indeciso se devia comprar o kit ou se os extensores chegam, ou então compro o kit e desativo o wifi do router.
pelo que entendo o kit da tplink deco e4 é constituido por um emissor e um extensor ou podem ser os 2 extensores?
desculpem a falta de conhecimento nesta área.

riquer

Power Member
Bom dia, uma questão nova. tenho um router meo fiber gateway e estou a pensar adquirir um sistema mesh tp link deco e4 , segundo li este router funciona com sistema mesh, sendo assim fiquei indeciso se devia comprar o kit ou se os extensores chegam, ou então compro o kit e desativo o wifi do router.
pelo que entendo o kit da tplink deco e4 é constituido por um emissor e um extensor ou podem ser os 2 extensores?
O hardware é exactamente o mesmo. Precisas pelo menos de 2. Um ligado ao router. Atenção que o e4 está limitado a 100mb, que é a entrada que tem.

clipsam

Power Member
OK, julgava que a única diferença entre o e4 e o m4 seria que poderia conectar-se por ligação ethernet, (por cabo) ao pc. Essas limitações de velocidade também se aplicam na rede WIFI?

Última edição:

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Sei que a diferença do E para o M4 é basicamente a porta Gigabit. No meu Router a única porta Gigabit que tenho é a que liga directamente ao PC e naturalmente não quero prescindir dela ou fico com 100Mb no PC apenas.

Tens uma forma facilima de resolver isso que é colocar um switch até eventualmente te trocarem o router por outro. É que o mais provável é numa futura negociação terems pelo menos 200 de download e com o E4 ficas limitado. Queres mesmo isso?

tenho assim, mas uso asus tenho um AC88U ligado por cabo ao smartrouter da vodafone (wifi desligad) e depois tenho um AC68U que liga ao 88 por wifi e faz mesh, a minha questão é a seguinte, fico melhor servido com o pack M4 ou com os Asus?

Há várias variáveis que é difícil responder.

OK, julgava que a única diferença entre o e4 e o m4 seria a ligação ethernet, por cabo. Sendo assim compensa então o M4, certo?

Já responderam com o problema do E4 que deve mesmo ser evitado. E eu volto a lembrar algo que é mesmo importante na minha opinião. Os TP-Link M4 não são os melhores sistemas mesh do mundo nem lá perto. São baratos que é normalmente o que é pedido mas tenham em atenção que na banda 2.4GHz a velocidade máxima é de 300 Mbps e a 5GHz é 867 Mbps.

knuts

Power Member
Tens uma forma facilima de resolver isso que é colocar um switch até eventualmente te trocarem o router por outro. É que o mais provável é numa futura negociação terems pelo menos 200 de download e com o E4 ficas limitado. Queres mesmo isso?
Chegaria perfeitamente o limite dos 100 do E4 para o que pretendo do wi-fi, mas sim, entendo onde queres chegar.

200 DL tenho eu agora, e como disse, para a NOS sei o que dizer para forçar a troca por um Router dual band já e com mais portas gigabit, mas calculo que isso só se aplique a NOS. Na Vodafone podem mandar-me dar uma volta ao bilhar grande e lendo alguns tópicos relativos à Vodafone percebo que eles já não são tão lenientes em trocas de router para clientes actuais. Daí que não saiba se na renegociação, vão propor a troca, ou se não propuserem, se aceitam a minha proposta de troca. Daí a questão inicial aqui no tópico. O titular do contracto - infelizmente - não sou eu e o mesmo não pretende colocar outro operador.

dom123

Power Member
Chegaria perfeitamente o limite dos 100 do E4 para o que pretendo do wi-fi, mas sim, entendo onde queres chegar.

200 DL tenho eu agora, e como disse, para a NOS sei o que dizer para forçar a troca por um Router dual band já e com mais portas gigabit, mas calculo que isso só se aplique a NOS. Na Vodafone podem mandar-me dar uma volta ao bilhar grande e lendo alguns tópicos relativos à Vodafone percebo que eles já não são tão lenientes em trocas de router para clientes actuais. Daí que não saiba se na renegociação, vão propor a troca, ou se não propuserem, se aceitam a minha proposta de troca. Daí a questão inicial aqui no tópico. O titular do contracto - infelizmente - não sou eu e o mesmo não pretende colocar outro operador.
A diferença de preço entre o E4 e o M4 compensa bem comprar o M4