Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar? [Abril-2020]

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
@migsilva01

Tens essa informação no primeiro post.
A rede wireless está correta mas isso é entre os dispositivos na rede wireless. Da internet foi como disseram, ficas limitado aos 100 Mbps no Deco E4. No Deco M4 já é Gigabit.
Nós não conseguimos ter a informação mais clara. As pessoas acham que estão a fazer uma boa compra e no final acontece isto. No mínimo comprem o Deco M4.

unleash_hell

Power Member
Chegou hoje a casa o pack com 3 deco m4 versão 2.0. Como é que vocês sabem a qual o 3 deco se está a ligar? Na app não vejo nenhum mapa da estrutura da ligação. Acho estranho no 2 deco ter 130 megas e no terceiro, no piso logo acima ter uns 10 apenas...

unleash_hell

Power Member
Carrego como? Não entendi... Tinha uns plume que devolvi pois não gostei nada do alcance mas tinha na app uma parte em que se via a estrutura da ligação qual plume ligava a qual. Nesta app deco não vejo nada disso. Tenho em modo router, será disso?
PS e passados uns segundos já vi. Desculpa e obrigado!

jaymeferreyra

Power Member
Também recebi hoje o Kit triplo de M4 e para já estou muito satisfeito...
Tenho 250 megas contratados e no meu quarto não conseguia mais de 30 megas já com um router Asus a meio da casa...
Agora tenho 145 megas

cajovcm

Power Member
Boa noite.
Recebi hoje o pack de 3 DECO M4 que comprei através dos links postados.
São a versão 2. Através da aplicação não encontrou nenhum firmware mais recente.
Como são para o apartamento de um familiar, não estive a fazer muitos testes, mas parecem cumprir o objetivo (wifi para telemóveis e tablet).
Testei tb a tv e a MIBOX a correr youtbe e netflix em 4K, mas devido a qualidade do sinal demorava a "arrancar".
Acabei por usar apenas dois separados por cerca de 10/12 metros com 2 paredes pelo meio (quarto de banho) mas liguei-os por powerline ( familiar não quer andar a passar cabos de rede) pois o segundo tinha sinal bastante fraco.
Acho que deve ter a haver com interferências de varias redes ocultas que existem.
Mesmo com sinal fraco a app NOSTV funcionava.
No sábado vou fazer mais testes, incluindo a colocação dum robot aspirador.
Possivelmente não justifica a instalação do terceiro.

Difran10

Power Member
Boas! Recebi hoje também o pack triplo dos Deco M4. Instalei e está tudo cinco estrelas, completamente diferente do que tinha. no piso superior então é absurdo. Onde antes tinha menos de 10 de download agora tenho para cima de 100...uma brutalidade!

Agora, está-me é a acontecer uma coisa estranha no computador que utilizo para trabalhar. Na sala onde tenho o router e primeiro Deco ligado, está-me a dar uma interferência qualquer e a ir sempre abaixo. Nas redes wi-fi disponíveis aparece-me uma que nunca tinha aparecido com o nome "Hidden Network". Nos outros aparelhos, como Iphone por exemplo está tudo perfeito, mas também aparece debaixo do nome da rede "Baixo nível de segurança". Estou a achar estranho...o que é que me sugerem?

Obrigado antecipado desde já!

Pedro82

Power Member
Creio que essa rede escondida serve para a interligação entre os aparelhos. Agora não devia causar problemas.
Experimenta esquecer a rede e ligar de novo.

Fcirne

Power Member
Boas! Recebi hoje também o pack triplo dos Deco M4. Instalei e está tudo cinco estrelas, completamente diferente do que tinha. no piso superior então é absurdo. Onde antes tinha menos de 10 de download agora tenho para cima de 100...uma brutalidade!

Agora, está-me é a acontecer uma coisa estranha no computador que utilizo para trabalhar. Na sala onde tenho o router e primeiro Deco ligado, está-me a dar uma interferência qualquer e a ir sempre abaixo. Nas redes wi-fi disponíveis aparece-me uma que nunca tinha aparecido com o nome "Hidden Network". Nos outros aparelhos, como Iphone por exemplo está tudo perfeito, mas também aparece debaixo do nome da rede "Baixo nível de segurança". Estou a achar estranho...o que é que me sugerem?

Obrigado antecipado desde já!

Term haver com o protocol usado. Deve estar como wpa/wpa2(tkip) tens de alterar para wpa/wpa2(aes).

Olá a todos,

depois de ter pesquisado por diversos tópicos, não consegui encontrar resposta definitiva para a questão que gostaria de esclarecer. Sou um autêntico nabo nestas coisas! Tenho neste momento router da operadora Meo Fiber Gateway instalado no quadro da casa. Daqui a rede é distribuída por um switch de 16 portas (TL-SG1016D) para todas as tomadas de rede da casa (3 andares). A box da TV fica ligada numa destas tomadas de rede. Tenho um AP fraco no piso -1 e estou interessado em comprar um sistema mesh Wifi (deco M5 ou M9 - ou similar), que ficará ligado por cabo por forma a ter melhor rendimento. Se percebi bem, a forma correta de o fazer é:

- colocar o fiber gateway em modo bridge
- ligar o router deco directamente à porta 4 do fiber gateway
- ligar o router deco ao switch para distribuir o sinal pelas tomadas
- ligar os restantes deco por cabo (1 por andar)

Mas desta forma, a box da TV passa a receber sinal proveniente do router Deco. Isso é possível assim? Ou terei que ligar essa tomada diretamente ao fiber gateway?
Uma desvantagem deste setup é que terei que colocar o router deco no quadro junto do router da operadora, que, fica localizado numa ponta desse andar (R/C).
É possível ter o fibergatway ligado ao switch e depois ligar o router deco a uma das portas e os restantes a outras portas dos outros andares?
Obrigado pela ajuda

cajovcm

Power Member
Penso que basta desativar o WiFi da meo e ligar os decos nas tomadas de rede que já tens, nas divisões em que queres WiFi.
Os decos configuras como AP e não como router.

erdnagama

Power Member
Eu uso os meus routers como tal e não como AP. Tenho o modem/router da Meo em bridge mode.

Confio mais nos meus Orbi para gerir a rede do que o FGW da Meo. Faço bem ou devia mudar?
Não tenho problemas em usar a box da tv.
Por acaso ontem apareceu-me um erro na app da MEO android TV, instalada numa Shield TV PRO de 2019 em que diz que estou a usar ADSL portanto não funciona... Ainda aguardo solução da Meo.

Difran10

Power Member
Term haver com o protocol usado. Deve estar como wpa/wpa2(tkip) tens de alterar para wpa/wpa2(aes).

Desculpa, como consigo fazer isso? É no router da NOS que tenho que alterar ou no DECO? No DECO consegui entrar mas não tem nenhuma opção para mudar o protocolo de segurança. Não sei como entrar no da NOS...alguém pode ajudar por favor? :(

Desculpa, como consigo fazer isso? É no router da NOS que tenho que alterar ou no DECO? No DECO consegui entrar mas não tem nenhuma opção para mudar o protocolo de segurança. Não sei como entrar no da NOS...alguém pode ajudar por favor? :(

Afinal já consegui entrar no da NOS! Deixe-me lá ver se me consigo desenrascar... :|

Afinal já consegui entrar no da NOS! Deixe-me lá ver se me consigo desenrascar... :|

Estava WPA2 AES. Mudei para WPA+WPA2 AES. Vamos lá ver se resulta...

Estava WPA2 AES. Mudei para WPA+WPA2 AES. Vamos lá ver se resulta...

Parece que não resultou...continua tudo igual. Continua a aparecer uma rede "Hidden Network" e nos telefones na rede da casa continua "nivel de segurança baixo"... :(

Última edição pelo moderador: