Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Quem tem os seus decos M4 por cabo tem a opção Backhaul ativada, eu não tenho a certeza que tenha isso ativado, as velocidades po wireless são máximo 200Mbs quando no principal dá cerca de 300 e tal. Vi que se carregar no incon internet não tem o Backhaul como já vi na net.
 
@bluesharklima sim, se tiveres o backhaul por cabo ativo consegues ver isso na app. Ao selecionares o deco secundário é indicado que a fonte do sinal está ligada por ethernet.
Qual é o esquema de ligações que estás a usar? Tens o deco principal em modo router ou AP?
 
@bluesharklima sim, se tiveres o backhaul por cabo ativo consegues ver isso na app. Ao selecionares o deco secundário é indicado que a fonte do sinal está ligada por ethernet.
Qual é o esquema de ligações que estás a usar? Tens o deco principal em modo router ou AP?
Sim, aparece conectado por ethermet os dois m4. Estou em modo Star, Router meo -» deco M4 principal em modo router -» switch Tp-Link - um cabo para cada m4/divisão, estes dois últimos não faço a mínima em que modo estão, onde se vê isso?
 
Olá tenho uma casa de 180 m2 com e tenho o router Vodafone na ponta e no quarto a 17 m de distância não tenho net o que me aconselham o deco m9 Plus 2 un ou outro?
Obrigado

Que ligação tens? Vais copiar ficheiros na rede interna e usar alguma funcionalidade extra do Deco M9 Plus?
O Deco Plus 3 de 3 unidades como podes ver é muito mais acessível.

Dependendo do orçamento e do que necessitas pode fazer sentido outro. Mas sem mais dados é difícil ajudar mais.
 
Boa tarde,

Estive a ler este tópico e parece bastante interessante, porque preciso eliminar uma zona morta na minha casa, neste caso a cozinha...Tenho TV por WIFi (utilizo KODI e Meo GO) e a net chega muito lenta e talvez isso pudesse ajudar.... estava a pensar comprar um TP LINK DECO M3.

Outra questão que coloco, posso ligar tudo à Deco principal tudo o que seja Shelly's, camaras, parte da domótica etc... se houver qualquer problema com o router da operadora não ter que estar a configurar tudo novamente e evitar de ter muita coisa ligada ao router. Prefiro ter tudo concentrado numa coisa minha, não sei se me faço entender, daqui amanhã se pretender mudar de operadora, não ter que estar com o trabalho de estar a ligar tudo novamente...

Tenho 500 Megas e por vezes só la chega 10 e é preciso ter sorte...

Estive a ver no site da TP Link:

https://www.tp-link.com/pt/home-networking/deco/deco-m3/,

Acham que vale o investimento ou há melhor, tipo o M4.

Agradeço ajuda,

Bom fim de semana ;)
 
Em equipa que ganha não se mexe. O Deco M4 seria o mínimo. Tens aqui muitas pessoas com a mesma solução que depois te podem ajudar. Eu não tenho.
Atenção que é uma solução low cost e limitada. Não tem uma banda apenas para comunicação entre os satélites. Quando se tem domótica, câmaras e afins talvez se queira optar por algo melhor.
É um pouco como ter um carro com 300 cavalos e depois ter uns pneus carecas.
 
Em equipa que ganha não se mexe. O Deco M4 seria o mínimo. Tens aqui muitas pessoas com a mesma solução que depois te podem ajudar. Eu não tenho.
Atenção que é uma solução low cost e limitada. Não tem uma banda apenas para comunicação entre os satélites. Quando se tem domótica, câmaras e afins talvez se queira optar por algo melhor.
É um pouco como ter um carro com 300 cavalos e depois ter uns pneus carecas.

O Deco M4 cada unidade tera que se ligar à rede. Ainda não percebi muito bem. É que o M3 a unidade 1 por aquilo que percebi liga ao router e as outras unidades ligam-se à corrente eletrica.

Obrigado ;)
 
@diogo_afonso todos os decos têm de estar ligados à corrente elétrica.
Depois, o deco principal tem de estar ligado por cabo ao router do ISP.
Os restantes, consoante a possibilidade, podem estar ligados por cabo ou Wi-Fi.

O que o @Metro estava a referir é que há equipamentos tri band em que duas bandas são usadas para comunicar com os dispositivos e uma está reservada unicamente para a comunicação entre os diferentes nós Mesh. Os M4 não têm esta banda dedicada, são apenas dual band.
 
Estimados,

Tenho uma casa com cerca de 100m2, com várias esquinas e paredes grossas. O router está na entrada, a meio da casa.
O serviço de Internet que tenho é da Altice/MEO, 1GB/400MB. Utilizo o Router mais recente da operadora.
O meu problema principal é ter falta de acesso à frequência 5Ghz em pontos mais longe do router, e ter 3 acessos constantes a videoconferência. Gostava de ter um sinal WIFI robusto e rápido. Já experimentei um Router TP-Link Archer C6 mas sem grande sucesso.

O sistema MESH dá garantias de WIFI que tirem vantagem da fibra 1GB? Que velocidades se consegue retirar? Se tiver um ponto de acesso que não seja o principal, poderei ligar com cabo de rede e obter quase a mesma velocidade que se estivesse ligado ao router principal?
MESH vs router potente - o que compensa mais?

Obrigado
 
@diogo_afonso todos os decos têm de estar ligados à corrente elétrica.
Depois, o deco principal tem de estar ligado por cabo ao router do ISP.
Os restantes, consoante a possibilidade, podem estar ligados por cabo ou Wi-Fi.

O que o @Metro estava a referir é que há equipamentos tri band em que duas bandas são usadas para comunicar com os dispositivos e uma está reservada unicamente para a comunicação entre os diferentes nós Mesh. Os M4 não têm esta banda dedicada, são apenas dual band.

Atualmente pretendo apenas qualidade / preço, porque até estou bem servido em casa, no entanto apenas tenho dificuldade na cozinha porque a TV esta ligada por WIFi, até a podia por por cabo, mas n quero (adoro um bom cable management). Daí estar com as duvidas entre o M3 e o M4. Segundo percebi posso ligar o 2 e 3ª Deco em WIFI ou por cabo, o 1º é que tem que estar ligado ao ISP por cabo?

O M4 comunica entre eles em Dual Band?

Cumprimentos
 
posso ligar o 2 e 3ª Deco em WIFI ou por cabo, o 1º é que tem que estar ligado ao ISP por cabo?
Correto.

O M4 comunica entre eles em Dual Band?
Sim, usa as mesmas bandas que usa para comunicar com os dispositivos ligados.

MESH vs router potente - o que compensa mais?
O que fica mesmo bem é fazeres uma rede mesh com routers potentes :D

Se quiseres apostar na TP-link esse router é capaz de ser compatível.
TP-Link OneMesh Devices (tp-link.com)
 
Que ligação tens? Vais copiar ficheiros na rede interna e usar alguma funcionalidade extra do Deco M9 Plus?
O Deco Plus 3 de 3 unidades como podes ver é muito mais acessível.

Dependendo do orçamento e do que necessitas pode fazer sentido outro. Mas sem mais dados é difícil ajudar mais.

Bom dia tenho a entrada da casa o router da voafone e depois 30 m de comprimento de casa, em que consigo ao 18 m ligar por cabo, o que me aconselhas?
 
O que fica mesmo bem é fazeres uma rede mesh com routers potentes :D

Se quiseres apostar na TP-link esse router é capaz de ser compatível.
TP-Link OneMesh Devices (tp-link.com)

Não percebi como seria, mas parece-me ser muito dispendioso.

Que velocidades de download/upload por WIFI se consegue com estes sistemas? E se ligar um cabo de rede consegue-se chegar a mais? O sinal é mais fiável e constante que dum router?

Que sistema Mesh ou Router aconselham até aos 150€? Já há tantos... É mesmo só para distribuir a NET, não preciso de grandes funcionalidades como partilha de ficheiros, privacidade, etc.

Obrigado!
 
@tbica se já tens o Archer c6 só precisavas de outro.

Velocidade por Wi-Fi junto ao nó principal consegues a velocidade máxima, dependendo sempre dos equipamentos ligados claro. Junto ao nó secundário, se este estiver ligado por Wi-Fi, depende das condições aí de casa. Ligado por cabo vai também debitar a velocidade máxima.

Se tiveres um sistema Mesh com 2 ou mais nós sim, será mais fiável que um único router.

Eu tenho o deco m4 e estou satisfeito, para o teu tipo de utilização julgo que é suficiente. Mas como disse acima, também podes resolver o problema juntando outro C6 aí à rede.
 
Estimados,

Tenho uma casa com cerca de 100m2, com várias esquinas e paredes grossas. O router está na entrada, a meio da casa.
O serviço de Internet que tenho é da Altice/MEO, 1GB/400MB. Utilizo o Router mais recente da operadora.
O meu problema principal é ter falta de acesso à frequência 5Ghz em pontos mais longe do router, e ter 3 acessos constantes a videoconferência. Gostava de ter um sinal WIFI robusto e rápido. Já experimentei um Router TP-Link Archer C6 mas sem grande sucesso.

O sistema MESH dá garantias de WIFI que tirem vantagem da fibra 1GB? Que velocidades se consegue retirar? Se tiver um ponto de acesso que não seja o principal, poderei ligar com cabo de rede e obter quase a mesma velocidade que se estivesse ligado ao router principal?
MESH vs router potente - o que compensa mais?

Obrigado

Entre um router potente e um sistema de mesh o sistema de mesh ganha. Porque à medida que te afastas do equipamento de rede o sinal wireless vai perdendo potência. Se há uma parede pelo meio perde ainda mais, se há interfêrencia de outras redes também.

Outro ponto que tens que ter presente é a velocidade que suportam as placas WiFi dos dispositivos. Dando um exemplo. Se tens um portátil antigo que tem uma placa de rede AC. Podes ter um router com WiFi6, o limite está no portátil. Mas o contrário também é válido. A ligação de 1Gbps nos kits WiFi5 que aqui costumamos discutir por serem mais baratos o limite teórico da banda 5GHz é de 867 Mbps, portanto não culpes a operadora por não teres 1000 Mbps por wireless nos equipamentos. Consegues com equipamentos WiFi6.
Dá uma vista no primeiro post que está muito incompleto, mas temos um filtro aqui: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?filtro-wireless=wifi6
Eu tenho andado a olhar para a Ubiquiti mas eles não têm uma solução perfeita para quem quer ligar e já está. E é difícil recomendar uma boa solução para o teu caso que começa a ser muito comum porque Wifi6E vai ser mesmo muito interessante mas ainda não há nada.
Mas vamos a alguns exemplos:
O primeiro é o que recomendava sem reservas. No entanto o preço é de fugir e estamos conversados. No entanto a segunda opção é um bom compromisso.
O kit da Linksys comprado na Amazon, podes devolver caso não resolva o teu problema. Eu não tenho experiência com a Linksys. Fica-se pelos 867 Mbps mas é tri-band. No mínimo no teu caso iria para uma solução tri-band atendendo ao tipo de utilização.
Depois deixa feedback porque deve haver muitas pessoas com a tua necessidade.

Bom dia tenho a entrada da casa o router da voafone e depois 30 m de comprimento de casa, em que consigo ao 18 m ligar por cabo, o que me aconselhas?

Vai depender do orçamento. Há muitas coisas que afetam o desempenho, nomeadamente a espessura das paredes, se é uma casa isolada ou não por causa das interferências de outras redes Wifi.

Como tens a possibilidade de ligar por cabo um dos equipamentos isso é excelente.
Pela diferença de preço do kit de 2 unidades para o de 3 eu continuo a sugerir o de 3: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3
Um liga ao router, o outro ligavas por cabo de rede no local que referes, e o terceiro depois vais colocar no melhor local para resolver o ponto onde tens menos sinal.
 
Ok obrigado, a casa é recente, com paredes interiores de tijolo de 11 e paredes exteriores tijolo térmico de 20 cm e capoto de 8cm.
Achas que vale a pena investir no x20, que já e wifi 6 ou nem por isso?
 
Esqueci-me de mencionar que tenho um cabo de rede que vai até uma sala onde está a BOX da MEO...

@tbica se já tens o Archer c6 só precisavas de outro.

Velocidade por Wi-Fi junto ao nó principal consegues a velocidade máxima, dependendo sempre dos equipamentos ligados claro. Junto ao nó secundário, se este estiver ligado por Wi-Fi, depende das condições aí de casa. Ligado por cabo vai também debitar a velocidade máxima.

Se tiveres um sistema Mesh com 2 ou mais nós sim, será mais fiável que um único router.

Eu tenho o deco m4 e estou satisfeito, para o teu tipo de utilização julgo que é suficiente. Mas como disse acima, também podes resolver o problema juntando outro C6 aí à rede.

Como funcionaria isso de ter outro router igual? Desligaria o router da MEO para colocar novamente o C6 como principal, e adicionaria outro, por exemplo, junto ao cabo de rede que está ligado à BOX?

Esse deco m4 com 3 dispositivos está dentro do orçamento. Qual a diferença para outros um pouco mais caros?


Entre um router potente e um sistema de mesh o sistema de mesh ganha. Porque à medida que te afastas do equipamento de rede o sinal wireless vai perdendo potência. Se há uma parede pelo meio perde ainda mais, se há interfêrencia de outras redes também.

Outro ponto que tens que ter presente é a velocidade que suportam as placas WiFi dos dispositivos. Dando um exemplo. Se tens um portátil antigo que tem uma placa de rede AC. Podes ter um router com WiFi6, o limite está no portátil. Mas o contrário também é válido. A ligação de 1Gbps nos kits WiFi5 que aqui costumamos discutir por serem mais baratos o limite teórico da banda 5GHz é de 867 Mbps, portanto não culpes a operadora por não teres 1000 Mbps por wireless nos equipamentos. Consegues com equipamentos WiFi6.
Dá uma vista no primeiro post que está muito incompleto, mas temos um filtro aqui: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?filtro-wireless=wifi6
Eu tenho andado a olhar para a Ubiquiti mas eles não têm uma solução perfeita para quem quer ligar e já está. E é difícil recomendar uma boa solução para o teu caso que começa a ser muito comum porque Wifi6E vai ser mesmo muito interessante mas ainda não há nada.
Mas vamos a alguns exemplos:
O primeiro é o que recomendava sem reservas. No entanto o preço é de fugir e estamos conversados. No entanto a segunda opção é um bom compromisso.
O kit da Linksys comprado na Amazon, podes devolver caso não resolva o teu problema. Eu não tenho experiência com a Linksys. Fica-se pelos 867 Mbps mas é tri-band. No mínimo no teu caso iria para uma solução tri-band atendendo ao tipo de utilização.
Depois deixa feedback porque deve haver muitas pessoas com a tua necessidade.



Vai depender do orçamento. Há muitas coisas que afetam o desempenho, nomeadamente a espessura das paredes, se é uma casa isolada ou não por causa das interferências de outras redes Wifi.

Como tens a possibilidade de ligar por cabo um dos equipamentos isso é excelente.
Pela diferença de preço do kit de 2 unidades para o de 3 eu continuo a sugerir o de 3: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3
Um liga ao router, o outro ligavas por cabo de rede no local que referes, e o terceiro depois vais colocar no melhor local para resolver o ponto onde tens menos sinal.

Obrigado pela explicação. Infelizmente o meu orçamento vai até aos 150 euros. Esses estão muito acima.
Quantos aos dispositivos que temos são todos recentes, mas penso que não tiram partido de WIFI 6 (expecto os telemóveis).
Quais as vantagens de caras desses mais caros sobre, por exemplo, um DECO M4?
 
Back
Topo