Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@Metro obrigado e sim, tens razão que dois aparelhos não chegam, daí ir amanhã cancelar o M9 Plus (que eram dois nodes), e ter comprado o X20 (são três nodes). Achas que darão para os três pisos por ethernet?

Uma pergunta se calhar nonsense mas aqui vai: Posso ter os nodes ligados por ethernet mas manter o modo de operação "Router"? Ou tenho de mudar para "Acess Point"? Pergunto isto pois era porreiro usufruir do antivirus e bloqueio para crianças..
 
@AJS-BILA no meu caso são os M4, mas presumo que seja igual.
Em modo router, podes liga-los por ethernet mas têm que estar ligados a partir do nó principal (podes usar switches), ou seja, não podes ter nada a montante.
Em modo AP podes usar o router da operadora para ligar todos os decos e funciona na mesma.
 
Obrigado @josp :)
Eu queria a seguinte configuração:
Net da Meo para Fibergateway e aproveitava as saídas rj45 do mesmo e ligava por cabo a TV e box e da saída 4 do Fiber para Deco (modo Router) para switch e depois os dois satélites por cabo.
É possível esta configuração?
 
FGW (porta1) - TV
FGW (porta2) - box
FGW (porta4) - deco principal -> switch -> outros decos
É isto? 😃
Vai funcionar mas, ao pores o Deco em modo router, vais ter duas redes diferentes em casa, uma com o que está ligado nas portas 1-3 do FGW, e outra com o que está ligado à rede DECO. Se utilizas por exemplo o MEO remote ou alguma app para controlar a TV vai deixar de ser possível.
 
Sim @josp, é isso tudo, obrigado. O esquema é esse!!! ;)

Não faz mal a box e a TV ficarem fora da rede mesh, desde que funcione :) não tenho inconvenientes como os que referiste, excepto cortar o Netflix da box à tropa cá em casa, que não posso controlar pelo Deco, mas é tranquilo.

Agora o plano B se os satélites não forem suficientes para as placas e paredes como o Metro referiu, posso usar o Fibergateway como router e os Decos como Acess Points, é isso ou estou a fazer confusão? Ou seja podia ter o wifi único do Fgw pela casa toda, com o Apoio dos Decos? Há algum tutorial na net? Ou não querendo abusar, podes dar umas dicas?

Grato
 
@AJS-BILA vamos por partes 🙂
  1. O wi-fi dos deco nunca vai funcionar em conjunto com o do FGW. Neste caso a indicação é sempre desligar o wi-fi do FGW e ficar unicamente com o do Deco. Quanto muito podes deixar a rede guest no FGW.
  2. 2Definindo os Deco como AP sim, podes fazer como estás a dizer. Ligas tudo através do FGW ou mesmo com switches pelo meio, consoante as portas que tenhas disponíveis. Mesmo neste caso não há propagação do wi-fi do FGW através dos Deco, as redes wi-fi vão ser sempre diferentes.
  3. Se os satélites não forem suficientes tens mesmo de comprar mais 😁
 
Ah ok @josp , fiquei esclarecido.
Então o meu plano A é usar o Deco como modo Router na sala (piso 0) e via switch Ethernet ligar se aos dois satélites, um no piso - 1(garagem) e o outro ao piso 1 (quartos).

Edit: Ao fazer a instalação, os satélites deco têm de estar nos locais, ou posso programa los um a um na sala e depois liga los nós sítios?
Há algum tutorial instalação dos deco que recomende?
 
Última edição:
@AJS-BILA sim, podes configurar tudo junto. Até convém para eles se "encontrarem" mais depressa. Depois logo os pões no local definitivo.

A minha única sugestão é que os ligues à corrente 1 a 1. Ligas primeiro o que vai funcionar como router e depois os outros, sempre um de cada vez.

Para essa instalação inicial não precisas de usar cabos entre o principal e os satélites, apenas entre o principal e o router do ISP.

Se desativar o DHCP no router do Meo e colocar os Deco como Router, não fica tudo dentro da mesma rede?
Mas assim como é que a TV e a box obtêm IP?
 
@AJS-BILA sim, podes configurar tudo junto. Até convém para eles se "encontrarem" mais depressa. Depois logo os pões no local definitivo.

A minha única sugestão é que os ligues à corrente 1 a 1. Ligas primeiro o que vai funcionar como router e depois os outros, sempre um de cada vez.

Para essa instalação inicial não precisas de usar cabos entre o principal e os satélites, apenas entre o principal e o router do ISP.


Mas assim como é que a TV e a box obtêm IP?
Os Deco em modo router não fornecem o IP? Ou o Fiber não funciona como switch? Teriam que estar a montante da box?
 
Os Deco em modo router não fornecem o IP? Ou o Fiber não funciona como switch? Teriam que estar a montante da box?
Sim, os Deco só fornecem IP para os equipamentos a jusante, neste caso ao FGW só iam buscar a ligação à Internet.

Obrigado @josp foi uma ajuda preciosa, obrigado pela paciência :)
Aqui no fórum podemos tratar-nos por tu 🙂

Depois darei o feedback dos mesmos.
Sim, depois conta aqui como correu.
 
Alguém tem um Asus XT8? Que tal?

Sempre tive os orbi Rbk50 em mente cá para casa pois tenho paredes em betão e ex com mármore que me faz perder bastante sinal.

Sabem como se portam os XT8? Na Amazon parecem estar com um preço excelente neste momento e pelo menos dava o salto para Wi-Fi 6
 
@Karski
Eu como disse à uns posts atrás experimentei Ubiquiti e supostamente sem grandes paredes e muito menos betão o Orbi dá 30-0. Eu nunca testei o ASUS.
Com receio que possa correr mal, compra num local onde não levantem problemas a devolver se não funcionar.
Nestes casos não vejo outra forma sem ser testar. Não temos conhecimento sem caso a caso, e nas condições específicas de cada casa só depois de testar saber.
Eu concordo contigo que neste momento é preferível comprar wiifi6. Só fico sempre dividido em comprar 2 ou 3 unidades. Mas isso depende sempre da área e das barreiras.
 
Alguém tem um Asus XT8? Que tal?

Sempre tive os orbi Rbk50 em mente cá para casa pois tenho paredes em betão e ex com mármore que me faz perder bastante sinal.

Sabem como se portam os XT8? Na Amazon parecem estar com um preço excelente neste momento e pelo menos dava o salto para Wi-Fi 6
Eu encomendei na 6ªf, estou à espera de os receber até 5ªf.
Quando os testar posso dar feedback dos XT8
 
@Metro
Qual e o substituto dos rbk50 mas com Wi-Fi 6?
São os RBK852, mas são um balúrdio.

Estou muito contente com o meu kit RBK50, funcionam muito bem, alcance excelente mas já me custou pagar o valor que paguei. Neste momento é difícil justificar a compra de um sistema wifi 5, mas pagar quase 1000€ por um sistema wifi 6 é capaz de ser ainda mais difícil de justificar.
 
Back
Topo