1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar? [Abril-2020]

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Ghostryder, 8 de Abril de 2020. (Respostas: 279; Visualizações: 13758)

1. j_umbelino

j_umbelino Power Member

Sistema mesh foi das melhores invenções que fizeram :-D

2. Jgomes1983

Jgomes1983 Power Member

Eu estou á espera do Tenda MW5S, podes continuar a usar o Router da NOS a unica coisa que tens que fazer é ligar por cabo um dos nodes ao router e já está. Convem é desligares o wifi do router para não teres interferência com a rede mesh.

3. konexion

konexion Power Member

Boas,

Então, para confirmar que entendi, posso continuar a usar o meu router NOS para continuar a ter os 200mbps que tenho via ethernet?
    Quando chegarem os teus tenda deixa aqui opinião sff.
    Obrigado!

4. rpedro

rpedro Power Member

finalmente mandei vir uns Mesh Deco m4 (pack 3) embora tenho receio que para 140m2 seja demais. mas mais vale por excesso do que por defeito...

5. MalaMen

MalaMen Power Member

acho que so correrias o risco de ser demais se fosse um open space, e se calhar nem assim.
    O meu sistema esta dimensionado para 525m2 mas moro num apartamento com 170m2 e posso-te dizer que tenho velocidades excelentes em toda a casa. No entanto há uma zona ou em outra que não tenho o máximo.
    As paredes são lixadas :P

6. Jgomes1983

Jgomes1983 Power Member

Já tenho os meus tenda e só foi preciso ligar um node ao router e já está. No router da Vodafone tenho as 4 entradas todas ligadas a diversas coisas, a velocidade atraves de cabo é sempre o maximo da velocidade contratada. A nivel de sinal wifi melhorou bastante mesmo numa parte da casa onde praticamente nao tinha sinal se bem que esperava melhor velocidade, mas vou posicionar melhor um dos nodes para ver se consigo melhor resultados

7. infravermelho

infravermelho Power Member

Boas,
    Estou tb a pensar em investir nos DECO M4.
    Duvidas:
    1 - todos os nós tem rede ethernet? posso ligar um nó ao router da vodafone e depois ligar outro tb por cabo?
    2- Alguem encontrou comparativos entre o M4 e o P9?
    Obrigado.

8. josp

josp Power Member

@infravermelho
    1. Sim, todos os nós têm duas portas gigabit. Um dos nós tem de estar ligado por cabo ao router. Se quiseres ligar outro por cabo essa ligação tem de ser a outro nó. É o que eles chamam de backhaul.
    2. Esta parte não sei
    - - - - - - - - - - -

Para melhorar a cobertura cá em casa comprei um M3W para juntar aos dois nós M4 que cá tinha.
    A configuração apesar de ser o mesmo processo demorou um pouco mais. Configurei-o perto do nó principal e quando o levei para o local final não detetava a rede. Teve de levar com um reset e fazer de novo a configuração inicial, desta vez no local final. Para além disso, o M3W não permite ver o mesmo tipo de informação que os outros nós (intensidade de sinal, equipamentos ligados).
    Tem a vantagem de ocupar muito menos espaço. Coloquei-o numa tomada destinada para a TV, aí a 1,8 m de altura, nem se dá por ele.

Última edição: 26 de Maio de 2020
  9. j_umbelino

j_umbelino Power Member

Acho que vou ter de fazer hard reset aos meus M4. Não assume o modo bridge e não consigo controlar o FGW.

10. josp

josp Power Member

@j_umbelino se tens o FGW em modo bridge os M4 não conseguem aceder-lhe, porque estão em redes diferentes.

11. j_umbelino

j_umbelino Power Member

Já percebi! Obrigado.
    Tens mantido a velocidade contratada nos M4?

12. josp

josp Power Member

@j_umbelino as velocidades não são tal altas como quando tinha o M4 como router, mas continuam ótimas pela casa toda :)

13. overcrash

overcrash Power Member

Só para informar que a RP on-line está novamente com desconto nos Deco, para quem esteja interessado. 128 euros pelo pack de 3 vale muito a pena.

14. rpedro

rpedro Power Member

o meu chegou hoje... no fim de semana vejo como se comporta :)

15. WilsonRubio

WilsonRubio Power Member

Pequeno update passadas 2 semanas:
    Para um noob de redes como eu, comprar o DECO M4 foi a melhor coisinha que já fiz.
    Andava a ter muitas dificuldades em ter uma rede estável pela casa e principalmente no quarto onde tenho a PS4.
    Nunca mais tive problemas de internet

Agora, pequena dúvida:
    Estou em casa da minha namorada e por aqui já havia um powerline ligado a fornecer WIFI também. A casa é muito grande e esse powerline está no RC da casa para safar net na zona da sala.
    A questão é que neste momento existem 3 redes cá em casa. A dos deco (que só eu é que uso para me safar na PS4), a do router NOS e a do powerline.
    Meti as redes do router e do powerline com a mesma password e às vezes o pessoal cá de casa fica sem wifi do nada, os telemoveis dão erro na password e saltam fora da rede.
    Há alguma forma de eu optimizar todas estas redes em conjunto, de maneira a que esses problemas não aconteçam? Sei que está aqui uma mixórdia de ligações e precisava de perceber como posso melhorar isso

16. j_umbelino

j_umbelino Power Member

Desativar a rede do router da NOS e meteres tudo a partir da rede dos deco. Relativamente ao powerline, podes definir um nome diferente das redes e utilizam só quando estão nessa divisão.

17. WilsonRubio

WilsonRubio Power Member

Já está com um nome diferente, só as passes do router NOS e do Powerline é que são iguais.
    Quando aos deco, fui um bocado egoista e só eu estou a usar neste momento ahaha que é um aparelho que vou levar para minha casa, quando sair da minha quarentena de trabalho.

Relativamente aos Deco, já agora, o 2º aparelho irá ficar ligado no meu quarto. Há algum problema em ligar um switch ao deco M4?

18. j_umbelino

j_umbelino Power Member

Se têm nome diferente não devia haver conflito entre as redes. Só é chato porque têm de andar sempre a trocar de rede nos dispositivos.

Não há problema nenhum em ligar o switch.

19. erdnagama

erdnagama Power Member

Oferece um kip Deco com 3 à namorada, instala-os e desactiva a rede wireless da NOS.
    Finalmente rifa o powerline. :)

20. rpedro

rpedro Power Member

o powerline não devia estar numa rede diferente do router... devia ser uma extensão desse mesmo router. Aqui em casa é assim que tinha