Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Ghostryder

I fold therefore I AM
Bom dia,

Estou a pensar adquirir um sistema de 3 unidades cá para casa (moradia 2 pisos + espaço exterior com jardim nas traseiras da casa). Estou inclinado para o TP-LINK DECO M9 Plus e colocar duas unidades no piso 0 (uma delas na parede das traseiras da casa para expandir wifi para o exterior e a outra para servir todo o rés-do-chão). A outra unidade vou colocar no hall do piso 1 para servir todo o piso superior.

Estive a procurar aqui no forum e vi ainda pouca coisa relativamente ao uso de sistemas Mesh. Que sistemas têm e qual o vosso feedback? Vi que o Metro reportou muita satisfação quanto ao Netgear Orbi RBK50. Contudo, o sistema com 3 unidades (RBK53) custa uma fortuna...

Tabela de alguns equipamentos mais referidos no tópico:

TP-Link



Modelo
pixel.png

WiFi
Uplink
Dual/Tri-Band
2.4 GHz
5 GHz
Área
Preço
WiFi 5​
100 Mbps
Dual-Band​
300 Mbps​
867 Mbps​
250 m2​
WiFi 5​
100 Mbps
Dual-Band​
300 Mbps​
867 Mbps​
370 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
300 Mbps​
867 Mbps​
260 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
300 Mbps​
867 Mbps​
370 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
400 Mbps​
867 Mbps​
260 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
400 Mbps​
867 Mbps​
350 m2​
TP-Link Deco P9 3 unidades
(Mesh + Powerline)
WiFi 5​
1000 Mbps​
Híbrido com o
Powerline​
300 Mbps​
867 Mbps​
560 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Tri-Band​
400 Mbps​
867/867 Mbps​
600 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
300 Mbps​
867 Mbps​
350 m2​
WiFi 6​
1000 Mbps​
Dual-Band​
574 Mbps​
1201 Mbps​
538 m2​
WiFi 6​
1000 Mbps​
Dual-Band​
547 Mbps​
2402 Mbps​
450 m2​



Netgear



Modelo
pixel.png

WiFi
Uplink
Dual/Tri-Band
2.4 GHz
5 GHz
Área
Preço
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
400 Mbps​
866 Mbps​
200 m2​
WiFi 5​
1000 Mbps​
Dual-Band​
400 Mbps​
866 Mbps​
300 m2​
WiFi 6​
1000 Mbps​
Dual-Band​
600 Mbps​
1200 Mbps​
280 m2​
WiFi 6​
1000 Mbps​
Dual-Band​
600 Mbps​
1200 Mbps​
350 m2​

Chamei uplink à ligação à rede local que pode limitar tudo basicamente. No caso da ligação à net ser superior a 100 Mbps o Deco E4 é uma má escolha.
 
Última edição pelo moderador:
Eu tenho um sistema Netgear Orbi RBK50 com router e um nó adicional. Não podia estar mais satisfeito.
Sim, foi caro, mas para mim vale a pena investir em algo assim porque prezo ter boa rede em toda a casa e é algo para durar uns 7-10 anos.

Sei que actualmente se arranjam algumas promoções porque apareceram os novos modelos com WIFI 6, mas não faço ideia dos preços.
 
Também estava de olho nesse sistema, mas tenho dúvidas que dois componentes (1 router + 1 nó) seja insuficiente para o meu caso.
 
Aqui mais um um com dois RBK50 e bastante satisfeito com a compra apesar de ser po carota.

Eu montei em casa dos meus pais tres do google wifi e tambem funciona bem mas nao tem a mesma performance ...
 
Eu ando de olho no pack de 3 deco M4 a ver se apanho alguma promoção, mas está difícil... Quero passar sinal Wi-Fi pela casa toda e ter a possibilidade de converter esse sinal em rj45 através dos deco
 
Que acham do devolo Magic 2 Wi-Fi, powerline com mesh?

como é powerline teoricamente temos sempre boas velocidades que depois são debitadas por Wi-Fi, os outros sistemas mesh só se ligam por Wi-Fi ao router principal, pelo que um deles tem de estar perto do router principal, ou estou a interpretar mal isto do mesh?

Cumps
 
os outros sistemas mesh só se ligam por Wi-Fi ao router principal, pelo que um deles tem de estar perto do router principal

Uma das unidades liga ao router principal por cabo de rede. Pode estar perto ou nao. Depende se tens facilidade de passar cabo do local onde está o router principal para outros locais. Quem tiver tomadas de rede em casa deve conseguir facilmente afastar os dois equipamentos.
 
Uma das unidades liga ao router principal por cabo de rede. Pode estar perto ou nao. Depende se tens facilidade de passar cabo do local onde está o router principal para outros locais. Quem tiver tomadas de rede em casa deve conseguir facilmente afastar os dois equipamentos.

ah sim tens razão, esquece, desculpem o gaf...
 
Eu tenho um sistema Netgear Orbi RBK50 com router e um nó adicional. Não podia estar mais satisfeito.
Sim, foi caro, mas para mim vale a pena investir em algo assim porque prezo ter boa rede em toda a casa e é algo para durar uns 7-10 anos.

Sei que actualmente se arranjam algumas promoções porque apareceram os novos modelos com WIFI 6, mas não faço ideia dos preços.

Acabei de encomentar o mesmo equipamento em promoção na Amazon UK (250€) e gostaria de obter mais informações relacionadas com o setup e nova performance. Tenho 1000/200Mbps MEO FGW, o equipamento encontra-se distante (Piso -1) mas através de cabo ligado ao LAN1 consigo conectar ao atual TP-LINK Archer C7 no Piso 2. Infelizmente este não me trás grandes vantagens a nível de WiFi, daí a nova aquisição. Quais as recomendações ao adotar o novo sistema mesh juntamente com a conectividade ao router de base da MEO e qual foi em média o aumento de performance observado?

Obrigado desde já! Qualquer sugestão de qualquer utilizador será uma mais valia.
 
Amigo tenho google mesh com 3 equipamentos, para uma casa de 220m2.
Tenho Vdf 500/100, tenho na casa toda velocidade contratada. Desliguei wifi do router isp
 
Acabei de encomentar o mesmo equipamento em promoção na Amazon UK (250€) e gostaria de obter mais informações relacionadas com o setup e nova performance. Tenho 1000/200Mbps MEO FGW, o equipamento encontra-se distante (Piso -1) mas através de cabo ligado ao LAN1 consigo conectar ao atual TP-LINK Archer C7 no Piso 2. Infelizmente este não me trás grandes vantagens a nível de WiFi, daí a nova aquisição. Quais as recomendações ao adotar o novo sistema mesh juntamente com a conectividade ao router de base da MEO e qual foi em média o aumento de performance observado?

Obrigado desde já! Qualquer sugestão de qualquer utilizador será uma mais valia.

De forma geral deves colocar o router MEO em modo Bridge, desligar o wifi do mesmo, ligar o router principal Orbi à porta 4 do router MEO e fazer o setup dos router mesh de acordo com os passos recomendados pelo fabricante.
Se tens cabo de rede para o local onde queres colocar o segundo nó, tanto melhor porque com o firmware actual já é possível utilizar cabo para ligar as unidades, mas posso confirmar que via wireless as duas unidades conseguem comunicar sem perda de velocidade de acesso a distâncias surpreendemente longas.

Eu tenho 500/100 Mbits e basicamente em qualquer lugar onde esteja em casa não tenho menos de 420 Mbits de velocidade de ligação. Claro que a casa é bem mais pequena que uma vivenda com 3/4 pisos (não percebi se o piso 2 é um primeiro andar ou segundo), dito isso sei de casos que com 2 aparelhos se consegue bons resultados em todo o lado em casas enormes de vários andares. É testar.

Caso possa ajudar mais, dispõe.
 
eu uso o Netgear Orbi RBK53 em conjunto com o router 2.0 da vodafone e recomendo. Caro mas bom. Garante-me boas velocidades em toda a casa sem ter que fazer configurações complexas.
 
Última edição:
De forma geral deves colocar o router MEO em modo Bridge, desligar o wifi do mesmo, ligar o router principal Orbi à porta 4 do router MEO e fazer o setup dos router mesh de acordo com os passos recomendados pelo fabricante.
Se tens cabo de rede para o local onde queres colocar o segundo nó, tanto melhor porque com o firmware actual já é possível utilizar cabo para ligar as unidades, mas posso confirmar que via wireless as duas unidades conseguem comunicar sem perda de velocidade de acesso a distâncias surpreendemente longas.

Eu tenho 500/100 Mbits e basicamente em qualquer lugar onde esteja em casa não tenho menos de 420 Mbits de velocidade de ligação. Claro que a casa é bem mais pequena que uma vivenda com 3/4 pisos (não percebi se o piso 2 é um primeiro andar ou segundo), dito isso sei de casos que com 2 aparelhos se consegue bons resultados em todo o lado em casas enormes de vários andares. É testar.

Caso possa ajudar mais, dispõe.

Falha minha, A vivenda têm 3 pisos, sendo que o router MEO está instalado no -1. No entanto, tanto o piso -1 como o piso 0 estão alugados.
Daí só tenho necessidade de alimentar o Piso 2, aonde estou a morar.
O facto de ativar o Bridge mode impossibilita ligar ao router principal à BOX TV da MEO via LAN?
É necessário ou é apenas aconselhado desligar o WiFi do router MEO?
 
Podes perfeitamente ligar as boxes nas restantes portas do router MEO.

Não é necessário, mas é o que eu faria.
Não sei exactamente o que queres fazer, mas assumo que queres uma rede única em toda a casa, caso contrário não faz sentido comprares um sistema mesh. Assim, não vejo razão para deixar ligado o wifi do router MEO.

Se a ideia é teres uma ligação separada para ti mais valia um router "normal" ligado com cabo ao da MEO e criavas a tua rede no 2 andar.
 
Eu tenho o Orbi rbk23 , 1 router , 2 satélites. Ao todo são 3 aparelhos Wi-Fi pela casa. O fiber gateway da meo está em modo bridge

O router está em cima de um móvel, os outros dois satélites estão pendurados na parede junto a tomadas com uns suportes próprios que encomendei da China.
 
Se a ideia é teres uma ligação separada para ti mais valia um router "normal" ligado com cabo ao da MEO e criavas a tua rede no 2 andar.

É exatamente como está a configuração atual da casa. Através de um TP-LINK que faz essa ligação ao Piso -1, mas infelizmente há zonas do mesmo Piso 1 que consigo apenas 10Mbps.

O problema é que o router MEO encontra-se no Piso -1 e apenas 1 cabo de rede está atualmente a fazer a ligação ao router TP-LINK em porta LAN e é desse router que a BOX se conecta. O sistema mesh iria-me permitir melhores velocidades nas zonas problemáticas, mas somente no Piso 1. Tanto o piso 0 como o piso -1 são independente. O aluguer do Piso 0 também contratou outro serviço MEO e o aluguer do Piso -1 encontra-se a utilizar a rede do router MEO do qual estou a fazer a passagem para o Piso 1 e utilizar o TP-LINK.

Dito isto, e espero ter esclarecido a configuração da casa, o maior problema encontra-se da distância entre o router MEO e o Piso 1. E mesmo com o TP-LINK conectado, a velocidade WiFi é bastante baixa em algumas zonas.
 
O que queres então é apenas ter uma rede mais robusta no piso 1, é isso?
Se percebi bem, existe mesmo um cabo de rede a ligar o piso 1 ao router da MEO no piso -1, certo?

Diria para confirmares que tipo de cabo de rede se trata. Para teres a velocidade contratada a chegar ao piso 1 terá de ser CAT 5e pelo menos. Se for CAT 5 não passarás dos 100 Mbps.
 
Última edição:
a minha casa é um apartamento com 170m2 e com 1 router e 1 satélite não me safava.
Tinha zonas mortas sem rede.
Tive mesmo que ir para router com 2 satélites.
Mas também depende do formato da planta e das paredes que há pelo meio.
 
Back
Topo