Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

O que queres então é apenas ter uma rede mais robusta no piso 1, é isso?
Se percebi bem, existe mesmo um cabo de rede a ligar o piso 1 ao router da MEO no piso -1, certo?

Diria para confirmares que tipo de cabo de rede se trata. Para teres a velocidade contratada a chegar ao piso 1 terá de ser CAT 5e pelo menos. Se for CAT 5 não passarás dos 100 Mbps.

Confirmo.
É um CAT5E, encomendei CAT8 para conectar assim que chegar o sistema mesh (RBK50 c/ 1 satélite).
Tal como o user @MalaMen, devo estar perante uma situação idêntica.

Ainda não percebi bem a vantagem do modo Bridge e se é algo a incorporar quando mudar do TP-LINK para Netgear Orbi. Segundo percebi, a BOX teria que continuar conectada ao FGW (@MalaMen, podes por favor esclarecer-me o teu setup?), infelizmente apenas tenho um cabo único a fazer a passagem do -1 ao 1. Se for vantajoso adotar essa medida, talvez tenha que deixar o CAT5E atual da BOX ao FGW e adicionar o novo CAT8 ao router príncipal?
 
O modo bridge basicamente simplifica a forma como o router funciona, deixando de activamente fazer grandes alterações no tráfego. Ajuda a evitar conflictos de vários tipos quando não queres que o router do ISP faça a gestão da rede interna, nomeadamente rede WIFI. (Redes não são de todo a minha especialidade, pelo que é possível que o que estou a dizer não esteja 100% correcto, mas não anda longe.)

Parece-me que a ideia é que o router continue a funcionar como AP wireless para o piso -1, logo é deixá-lo como está.

Já tive boxes da MEO ligadas a routers que não o da MEO sem problema. Logo o que sugiro é:
  1. Ligar o cabo que vem do router MEO do piso -1 ao router Orbi;
  2. Configurar o router Orbi com o satélite;
  3. Ligar o box ao router (Também deve funcionar no satélite que está conectado ao router principal por wireless, nunca experimentei).
Assim terás certamente uma cobertura de qualidade no piso 1.

Já agora, CAT 5e chega perfeitamente não gastava dinheiro nem tempo nisso. Primeiro testaria para ver se chegam lá a cima os 1 Mbts, mas se é para comprar que seja o melhor possível para prevenir evolução futura. Só precisas de um cabo para ligar isso tudo, a substituir faria troca directa em vez de ter os dois em paralelo.

Uma pergunta, qual a velocidade que atinges ligado com cabo ao router TP-link que tens actualmente?
 
E a performance? Suponho que não seja tão elevada como o RBK53, mas esta solução também é bem mais barata penso eu.

Tem Wi-Fi 867mb na banda 5ghz, e triband, mas uma das bandas e exclusiva para a comunicação do sistema.

De resto em toda a casa com o meu iPhone ronda os 500mb.
 
Tem Wi-Fi 867mb na banda 5ghz, e triband, mas uma das bandas e exclusiva para a comunicação do sistema.

De resto em toda a casa com o meu iPhone ronda os 500mb.

Obrigado. Eu estou a ponderar aquirir o RBK23 que está a 259€ (amazon.fr). COntudo, li que o router vodafone não possibilita modo bridge. Isso é impeditivo do sistema orbi funcionar em condições? Pensei que simplesmente podia ligar o router do orbi por ethernet ao router vodafone e desativar o wifi da vodafone e usar apenas wifi do sistema orbi. Não poder usar a função bridge restringe algo? Se sim, espero para Julho que o meu contrato termina e mudo para a MEO.
 
Obrigado. Eu estou a ponderar aquirir o RBK23 que está a 259€ (amazon.fr). COntudo, li que o router vodafone não possibilita modo bridge. Isso é impeditivo do sistema orbi funcionar em condições? Pensei que simplesmente podia ligar o router do orbi por ethernet ao router vodafone e desativar o wifi da vodafone e usar apenas wifi do sistema orbi. Não poder usar a função bridge restringe algo? Se sim, espero para Julho que o meu contrato termina e mudo para a MEO.

Não, podes usar o sistema como double NAT ( gama de ip diferente em ambos )e activas o DMZ no router da Vodafone para o ip do router orbi.

O único problema é que todos os teus pacotes vão passar sempre pelo router da Vodafone antes de sair para fora, ou seja, se o router da Vodafone não for potente o suficiente para lidar com todo o tráfego podes ter falhas. Mas se foi suficiente até agora, não deves ter problemas.
 
Obrigado pelo esclarecimento. Vou pensar nisso mas para as minhas necessidades penso que irei avançar para o RBK23.

Se ligar equipamentos diretamente ao router vodafone, eles deixam de ser detetados na rede do orbi?
 
Obrigado pelo esclarecimento. Vou pensar nisso mas para as minhas necessidades penso que irei avançar para o RBK23.

Se ligar equipamentos diretamente ao router vodafone, eles deixam de ser detetados na rede do orbi?

Se usares double Nat sim, mas podes ligar consolas e box da Vodafone no router da Vodafone na mesma, e deixas o resto no orbi
 
Ok. Só tenho receio da estabilidade do RBK23. Li alguns feedbacks negativos na amazon. De qualquer forma, entre o RBK23 e o Deco M9, acho que vou para o primeiro segundo o que li em reviews.
 
Estou a pensar comprar o Google mesh por 257 numa loja portuguesa. Há algo melhor para este valor?
Tenho um apartamento com alguns pontos mortos e isto ajudaria.

Do que percebi, desactivamos o Wi-Fi do router do isp, ficando apenas os 3 dispositivos do mesh a dar o sinal, certo?

EDIT: Entretanto já vi o mesmo modelo a 200 numa loja vizinha
 
Última edição:
Boa tarde,
tenho em casa meo fibra 200/100 com o router technicolor TG789vac v2. Estive a pensar no sistema MESH DECO M4 pack de 2 uma vez que não apanha sinal wifi num dos quartos cá no apartamento. O resto da casa funciona bem. Tenho algumas questões:

1 - Este sistema seria capaz de me dar velocidades equivalente ao contratado?
2 - se de futuro alterar a net para 500 megas, o Deco M4 continua a estar à altura dessa velocidade contratada?
3 - se quiser ligar por cabo ethernet ao mesh, cada uma das 'torres' possui porta gigabit?
4 - quanto à configuração, teria posteriormente de desligar o wifi do router da meo, como faço isso?
5 - No meu caso esta opção MESH é viavel ou era preferivel optar só por powerline?

Obrigada desde já
 
Ninguém te poderá responder ao primeiro ponto, não sabemos a área da casa, a disposição, os materiais envolvidos, ruído de Wifi na zona, etc... Mesmo que soubessemos só testando.
Dito isso, em teoria sim, 200 Mbs ou perto disso deverás conseguir, assumindo que o apartamento não é enorme. 500 Mbs em teoria sim, mas na prática só com wifi 6 conseguirias. Penso que sim, tem portas gigabit, mas só indo ver às especificações do sistema em causa.
Para desligar o wifi do router meo basta fazer uma pesquisa sobre o tema na internet que se encontram inúmeros sites com os passos a realizar, é muito simpes e rápido.

Finalmente, hoje em dia, penso que quase sempre faz mais sentido mesh do que powerline, se o preço não for barreira.

Boa sorte.
 
Ninguém te poderá responder ao primeiro ponto, não sabemos a área da casa, a disposição, os materiais envolvidos, ruído de Wifi na zona, etc... Mesmo que soubessemos só testando.
Dito isso, em teoria sim, 200 Mbs ou perto disso deverás conseguir, assumindo que o apartamento não é enorme. 500 Mbs em teoria sim, mas na prática só com wifi 6 conseguirias. Penso que sim, tem portas gigabit, mas só indo ver às especificações do sistema em causa.
Para desligar o wifi do router meo basta fazer uma pesquisa sobre o tema na internet que se encontram inúmeros sites com os passos a realizar, é muito simpes e rápido.

Finalmente, hoje em dia, penso que quase sempre faz mais sentido mesh do que powerline, se o preço não for barreira.

Boa sorte.

Muito obrigada,
o apartamento tem uma área de 110m2, praticamente apanho velocidades de 190 mb por wifi na sala ou no quarto. O segundo quarto é mais complicado, apanha o sinal wifi no minimo nas redes 2.4 e 5... e é aqui que pretendo ter sinal.
Não percebi uma coisa, porque temos de desligar o wifi no router e manter o do Deco?
 
@erdnagama esses orbi também funcionam como access point?
Neste momento tenho o FGW da MEO no ATI e um switch na sala onde ligo a Box e todos os outros equipamentos. Caso a box não funcione ligada ao orbi tinha mesmo de o pôr como access point.
 
Ninguém te poderá responder ao primeiro ponto, não sabemos a área da casa, a disposição, os materiais envolvidos, ruído de Wifi na zona, etc... Mesmo que soubessemos só testando.
Dito isso, em teoria sim, 200 Mbs ou perto disso deverás conseguir, assumindo que o apartamento não é enorme. 500 Mbs em teoria sim, mas na prática só com wifi 6 conseguirias. Penso que sim, tem portas gigabit, mas só indo ver às especificações do sistema em causa.
Para desligar o wifi do router meo basta fazer uma pesquisa sobre o tema na internet que se encontram inúmeros sites com os passos a realizar, é muito simpes e rápido.

Finalmente, hoje em dia, penso que quase sempre faz mais sentido mesh do que powerline, se o preço não for barreira.

Boa sorte.

Nada disso,

600mb tenho eu com o meu iPhone em norma AC e a porcaria do chip da Intel, dizem que com um chip Qualcomm e possível ter 800mb por Wi-Fi em norma AC

https://pasteboard.co/J5WRZKh.jpg
 
Na vida real, numa casa isso não deverá ser possível a não ser perto do router.

Daí eu dizer que em teoria sim, mas na prática é raro. Eu com os meus tenho 400 e muitos ao lado do router base. Tenho ligação de 500.
 
Boa tarde,
tenho em casa meo fibra 200/100 com o router technicolor TG789vac v2. Estive a pensar no sistema MESH DECO M4 pack de 2 uma vez que não apanha sinal wifi num dos quartos cá no apartamento. O resto da casa funciona bem. Tenho algumas questões:

1 - Este sistema seria capaz de me dar velocidades equivalente ao contratado?
2 - se de futuro alterar a net para 500 megas, o Deco M4 continua a estar à altura dessa velocidade contratada?
3 - se quiser ligar por cabo ethernet ao mesh, cada uma das 'torres' possui porta gigabit?
4 - quanto à configuração, teria posteriormente de desligar o wifi do router da meo, como faço isso?
5 - No meu caso esta opção MESH é viavel ou era preferivel optar só por powerline?

Obrigada desde já

Esse sistema DECO M4 funciona da mesma forma que os da google? Quando vejo a palavra "repeater" fico com receio, porque ha uns anos tive um que funcionava muito mal.
Isto é uma tecnologia diferente, não tem nada a ver, certo?
 
Também eu ando nesse dilema e ainda não consegui me decidir... Há uns decos da TP-LINK com blackhaule e passa a Internet através da corrente eléctrica mas 200 euros... Puxa...
Agora lançaram uns novos, com Wi-Fi 6, será que era uma boa aposta a pensar no futuro?
 
Também eu ando nesse dilema e ainda não consegui me decidir... Há uns decos da TP-LINK com blackhaule e passa a Internet através da corrente eléctrica mas 200 euros... Puxa...
Agora lançaram uns novos, com Wi-Fi 6, será que era uma boa aposta a pensar no futuro?

eu nao tenho problema em largar os 200€, mas queria ter a certeza q funciona bem, ao contrario desses "repeaters"
 
Back
Topo