Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas,

Tenho vodafone em casa 500/100 e o router está logo na entrada. Tenho 1 cabo ethernet a passar para a sala e 1 para o escritório. Para a sala passa tudo bem, tanto a rede por cabo (está ligado a um switch para ter net na box óbvio) como o WIFI, na cozinha também está tudo ok. O Problema é q a parede atrás do router é WC, corta logo o wifi no quarto e no escritório. Visto que tenho um cabo wifi no escritório (ao qual vou ter de ligar um switch pois vou ter 3 equipamentos ligados por cabo), vale a pena um sistema mesh apenas para ter sinal wifi no escritório e quarto para os telemóveis ou seria melhor um router a fazer de switch ou um extensor de wifi?? Os mesh ligaria um no escritório por cabo e possivelmente 1 no quarto/corredor por sinal wifi do outro. Como não percebo muito disto queria a vossa ajuda.

Cumprimentos e bom ano a todos :)
 
Será melhor mesh. Um sistema com 3 nódulos e switch integrado e está feita a festa, não precisas de adquirir mais nada e evitas adicionar switchs.
 
Será melhor mesh. Um sistema com 3 nódulos e switch integrado e está feita a festa, não precisas de adquirir mais nada e evitas adicionar switchs.

Estava a pensar num pack de 2 M4. Assim meti um ligado por cabo e outro por Wi-Fi a esse mesmo. 3 o preço já vai subir bastante. Vi este a 109,99€
 
Se puderes ajudar a ZWAME agradecemos: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3

Um fica ligado ao router da operadora.
Desliga o wireless da Vodafone porque deixa de fazer sentido. Os outros dois, o posicionamento depois testas as velocidades e até podes acabar por ver que colocando noutro local diferente tens melhor sinal. Vai por tentativa e erro. Um imagino que coloques no escritório mas o outro otimizas com a experiência.
Com a aplicação no telemóvel ajuda e vais fazendo speedtest a ver.
Eu comprei recentemente um kit para uma casa de um familiar. Fiz o setup em minha casa, com o telemóvel dessa pessoa com as instruções todas coladas no equipamento com post-its e funcionou. Não é fácil quando as pessoas não percebem a diferença entre dados móveis e 4G e não percebem porque não têm "internet" :D
 
Se puderes ajudar a ZWAME agradecemos: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3

Um fica ligado ao router da operadora.
Desliga o wireless da Vodafone porque deixa de fazer sentido. Os outros dois, o posicionamento depois testas as velocidades e até podes acabar por ver que colocando noutro local diferente tens melhor sinal. Vai por tentativa e erro. Um imagino que coloques no escritório mas o outro otimizas com a experiência.
Com a aplicação no telemóvel ajuda e vais fazendo speedtest a ver.
Eu comprei recentemente um kit para uma casa de um familiar. Fiz o setup em minha casa, com o telemóvel dessa pessoa com as instruções todas coladas no equipamento com post-its e funcionou. Não é fácil quando as pessoas não percebem a diferença entre dados móveis e 4G e não percebem porque não têm "internet" :D

Ok ok, já percebi. Algo depois deve haver vídeos etc.
E consigo criar uma rede para convidados tb etc certo? Depois tenho de procurar isso tudo mas vou mandar vir
 
Ok ok, já percebi. Algo depois deve haver vídeos etc.
E consigo criar uma rede para convidados tb etc certo? Depois tenho de procurar isso tudo mas vou mandar vir
Sim. E se colocares em modo Router até dá para filtrar tráfego e definir horas de acesso, para as crianças por exemplo.
Para estar em modo router terás que desativar o DHCP no rouda Vodafone.
 
Preciso de umas dicas: Neste momento num T2 normal (círculo vermelho - posição do router; a verde - locais onde sinto dificuldade), com 200/100 pela Vodafone em FTTH ainda tenho o ultrapassado TG784n v3 como router. Onde sinto mais dificuldades é no meu quarto, o 2. A nível de velocidade wifi vai dos 3Mb até uns ~12Mb. Insuficiente para a experiência que pretendo, que nem é nada de mais, é utilização normal de redes sociais, browsing geral e um jogo ou outro banal no telemóvel. Jogo mais a sério, uso o PC por cabo.

Já li praticamente todo o tópico e sei que os TP-LINK E/M4 são bem cotados, a minha questão é:
  • Sei que a diferença do E para o M4 é basicamente a porta Gigabit. No meu Router a única porta Gigabit que tenho é a que liga directamente ao PC e naturalmente não quero prescindir dela ou fico com 100Mb no PC apenas. Valerá a diferença para o M4 dado o Router que possuo? Compre o E ou o M, por força das circunstâncias do router, os Deco nunca vão oferecer mais que os teóricos 100Mb.

Estou a ~2 meses de acabar a fidelização, na NOS saberia +/- o que dizer ao apoio técnico para me fazerem o upgrade para o V5 FTTH, mas não tenho conhecimento de nada relativo à Vodafone.

  • Assumindo que aquando da renegociação eles não abrem hipótese a upgrade a router(sem upgrade a velocidade, chega-me perfeitamente 200/100, mas se pagar menos ou o mesmo por mais velocidade óptimo) e continuo com o serviço(não tenho razões de queixa) que decisão tomariam?
  • Assumindo que continuo com o TG784 existe alguma maneira a quem perceba pouco do assunto de o colocar em modo bridge? Em configurações básicas na página do router ainda me safo, mas do que pesquisei no google falavam em telnet e aí já sou completamente leigo. Sei que idealmente teria de o fazer para aproveitar todas as funções do Deco, visto que li que em modo AP perde algumas configurações importantes.
Obrigado.
 
Se puderes ajudar a ZWAME agradecemos: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3

Um fica ligado ao router da operadora.
Desliga o wireless da Vodafone porque deixa de fazer sentido. Os outros dois, o posicionamento depois testas as velocidades e até podes acabar por ver que colocando noutro local diferente tens melhor sinal. Vai por tentativa e erro. Um imagino que coloques no escritório mas o outro otimizas com a experiência.
Com a aplicação no telemóvel ajuda e vais fazendo speedtest a ver.
Eu comprei recentemente um kit para uma casa de um familiar. Fiz o setup em minha casa, com o telemóvel dessa pessoa com as instruções todas coladas no equipamento com post-its e funcionou. Não é fácil quando as pessoas não percebem a diferença entre dados móveis e 4G e não percebem porque não têm "internet" :D

tenho assim, mas uso asus tenho um AC88U ligado por cabo ao smartrouter da vodafone (wifi desligad) e depois tenho um AC68U que liga ao 88 por wifi e faz mesh, a minha questão é a seguinte, fico melhor servido com o pack M4 ou com os Asus?
no meu caso o AC88U está como router, mas já me disseram q era melhor estar em acess point (deixei assim pq foi assim que o técnico deixou qd veio montar vodafone (tinha nos com este setup)
 
Bom dia, uma questão nova. tenho um router meo fiber gateway e estou a pensar adquirir um sistema mesh tp link deco e4 , segundo li este router funciona com sistema mesh, sendo assim fiquei indeciso se devia comprar o kit ou se os extensores chegam, ou então compro o kit e desativo o wifi do router.
pelo que entendo o kit da tplink deco e4 é constituido por um emissor e um extensor ou podem ser os 2 extensores?
desculpem a falta de conhecimento nesta área.
 
Bom dia, uma questão nova. tenho um router meo fiber gateway e estou a pensar adquirir um sistema mesh tp link deco e4 , segundo li este router funciona com sistema mesh, sendo assim fiquei indeciso se devia comprar o kit ou se os extensores chegam, ou então compro o kit e desativo o wifi do router.
pelo que entendo o kit da tplink deco e4 é constituido por um emissor e um extensor ou podem ser os 2 extensores?
desculpem a falta de conhecimento nesta área.
O hardware é exactamente o mesmo. Precisas pelo menos de 2. Um ligado ao router. Atenção que o e4 está limitado a 100mb, que é a entrada que tem.
 
OK, julgava que a única diferença entre o e4 e o m4 seria que poderia conectar-se por ligação ethernet, (por cabo) ao pc. Essas limitações de velocidade também se aplicam na rede WIFI?
 
Última edição:
Sei que a diferença do E para o M4 é basicamente a porta Gigabit. No meu Router a única porta Gigabit que tenho é a que liga directamente ao PC e naturalmente não quero prescindir dela ou fico com 100Mb no PC apenas.

Tens uma forma facilima de resolver isso que é colocar um switch até eventualmente te trocarem o router por outro. É que o mais provável é numa futura negociação terems pelo menos 200 de download e com o E4 ficas limitado. Queres mesmo isso?

tenho assim, mas uso asus tenho um AC88U ligado por cabo ao smartrouter da vodafone (wifi desligad) e depois tenho um AC68U que liga ao 88 por wifi e faz mesh, a minha questão é a seguinte, fico melhor servido com o pack M4 ou com os Asus?

Há várias variáveis que é difícil responder.

Bom dia, uma questão nova. tenho um router meo fiber gateway e estou a pensar adquirir um sistema mesh tp link deco e4 , segundo li este router funciona com sistema mesh, sendo assim fiquei indeciso se devia comprar o kit ou se os extensores chegam, ou então compro o kit e desativo o wifi do router.
pelo que entendo o kit da tplink deco e4 é constituido por um emissor e um extensor ou podem ser os 2 extensores?
desculpem a falta de conhecimento nesta área.

OK, julgava que a única diferença entre o e4 e o m4 seria a ligação ethernet, por cabo. Sendo assim compensa então o M4, certo?

Já responderam com o problema do E4 que deve mesmo ser evitado. E eu volto a lembrar algo que é mesmo importante na minha opinião. Os TP-Link M4 não são os melhores sistemas mesh do mundo nem lá perto. São baratos que é normalmente o que é pedido mas tenham em atenção que na banda 2.4GHz a velocidade máxima é de 300 Mbps e a 5GHz é 867 Mbps.
 
Tens uma forma facilima de resolver isso que é colocar um switch até eventualmente te trocarem o router por outro. É que o mais provável é numa futura negociação terems pelo menos 200 de download e com o E4 ficas limitado. Queres mesmo isso?
Chegaria perfeitamente o limite dos 100 do E4 para o que pretendo do wi-fi, mas sim, entendo onde queres chegar.

200 DL tenho eu agora, e como disse, para a NOS sei o que dizer para forçar a troca por um Router dual band já e com mais portas gigabit, mas calculo que isso só se aplique a NOS. Na Vodafone podem mandar-me dar uma volta ao bilhar grande e lendo alguns tópicos relativos à Vodafone percebo que eles já não são tão lenientes em trocas de router para clientes actuais. Daí que não saiba se na renegociação, vão propor a troca, ou se não propuserem, se aceitam a minha proposta de troca. Daí a questão inicial aqui no tópico. O titular do contracto - infelizmente - não sou eu e o mesmo não pretende colocar outro operador.
 
Chegaria perfeitamente o limite dos 100 do E4 para o que pretendo do wi-fi, mas sim, entendo onde queres chegar.

200 DL tenho eu agora, e como disse, para a NOS sei o que dizer para forçar a troca por um Router dual band já e com mais portas gigabit, mas calculo que isso só se aplique a NOS. Na Vodafone podem mandar-me dar uma volta ao bilhar grande e lendo alguns tópicos relativos à Vodafone percebo que eles já não são tão lenientes em trocas de router para clientes actuais. Daí que não saiba se na renegociação, vão propor a troca, ou se não propuserem, se aceitam a minha proposta de troca. Daí a questão inicial aqui no tópico. O titular do contracto - infelizmente - não sou eu e o mesmo não pretende colocar outro operador.
A diferença de preço entre o E4 e o M4 compensa bem comprar o M4
 
Back
Topo