Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Ter 3 numa área relativamente pequena não pode afectar negativamente a recepção? Onde sinto dificuldades vi que tenho cerca de -75/-80dBm.

Estava a pensar comprar o pack de 2, e colocar um satélite onde começo a perder sinal.
 
Peço desculpa pelo minha dúvida de principiante, mas precisava de ajuda dos entididos...
Tenho boa cobertura wifi em casa, excepto nos quartos, que ficam mais distantes do router da meo. Do que tenho lido o sistema mesh é bem melhor do que os extensores/repetidores. Tenho o fibergateway da meo e já li algures que este suporta mesh. É possível comprar um aparelho que faça mesh em conjunto com o fibergateway? Vejo aconselharem comprar por exemplo um pack de 2 M4 e desligar o wifi do fibergateway, o meu problema é o espaço, não consigo colocar um m4 ao lado do fibergateway, que está dentro do ATI, nem tenho nenhum sítio perto de uma porta de rede onde possa colocar, apenas atrás da TV mas como a porta já está a ser usada teria que comprar também um switch... O ideia seria ligar um nó mesh ao wifi num local onde o sinal ainda seja decente para cobrir a área mais distante do fibergateway. É possível?
 
Peço desculpa pelo minha dúvida de principiante, mas precisava de ajuda dos entididos...
Tenho boa cobertura wifi em casa, excepto nos quartos, que ficam mais distantes do router da meo. Do que tenho lido o sistema mesh é bem melhor do que os extensores/repetidores. Tenho o fibergateway da meo e já li algures que este suporta mesh. É possível comprar um aparelho que faça mesh em conjunto com o fibergateway? Vejo aconselharem comprar por exemplo um pack de 2 M4 e desligar o wifi do fibergateway, o meu problema é o espaço, não consigo colocar um m4 ao lado do fibergateway, que está dentro do ATI, nem tenho nenhum sítio perto de uma porta de rede onde possa colocar, apenas atrás da TV mas como a porta já está a ser usada teria que comprar também um switch... O ideia seria ligar um nó mesh ao wifi num local onde o sinal ainda seja decente para cobrir a área mais distante do fibergateway. É possível?
Só consigo responder à questão da ligação atrás da TV. Os aparelhos M4 têm duas portas de rede, pelo que não precisas do switch para manteres a ligação atual.
 
Assim já me parece uma melhor solução...
Do que estou a investigar a meo agora também vende um "extensor" que na realidade é um AP, liga-se ao FGW e faz mesh.
Penso que fica ligeiramente mais barato (€79,99) do que um kit com dois M4, com qual das soluções acham que ficava melhor servidor? Um M4 ligado por cabo de rede ao FGW já alguém testou se tem melhor ou pior sinal que o wifi do FGW?
 
Alguém sabe se indo para a solução de 2x M4, ao desligar o wifi no FGW também desliga a rede meo-wifi?
Comparando o sinal wifi de um M4 ligado por cabo ao FGW com o wifi do FGW, qual o melhor?
 
Alguém sabe se indo para a solução de 2x M4, ao desligar o wifi no FGW também desliga a rede meo-wifi?
Comparando o sinal wifi de um M4 ligado por cabo ao FGW com o wifi do FGW, qual o melhor?
Se vais usar os M4 não faz sentido ter o Wi-Fi de FGW ligado, pois vais ter 2 redes distintas e o que queres é ter só uma rede "mesh"
 
Obrigado pelas respostas.
Uma das vantagens que via em usar os dois deco M4 era desligar totalmente o wifi do FGW (rede 2.4/5Ghz, rede guest, rede meio-wifi), mas aparentemente apenas tenho controlo sobre a rede 2.4/5Ghz e guest...
A utilização dos deco M4 também tem outra desvantagem, que é deixar de ter acesso ao meo remote, porque a box tv passa a estar numa rede diferente do wifi, para além de que vi que algumas pessoas têm problemas com a box TV ao usar o router em modo bridge.

Acho que estou mais inclinado para usar o stardad da meo, tirando partido da possibilidade de adicionar um AP para fazer mesh com o FGW. Agora não sei é se consigo usar um deco M4 em conjunto com o FGW, ou se apenas funciona com o AP da altice, alguém já esperimentou?
 
Obrigado pelas respostas.
Uma das vantagens que via em usar os dois deco M4 era desligar totalmente o wifi do FGW (rede 2.4/5Ghz, rede guest, rede meio-wifi), mas aparentemente apenas tenho controlo sobre a rede 2.4/5Ghz e guest...
A utilização dos deco M4 também tem outra desvantagem, que é deixar de ter acesso ao meo remote, porque a box tv passa a estar numa rede diferente do wifi, para além de que vi que algumas pessoas têm problemas com a box TV ao usar o router em modo bridge.

Acho que estou mais inclinado para usar o stardad da meo, tirando partido da possibilidade de adicionar um AP para fazer mesh com o FGW. Agora não sei é se consigo usar um deco M4 em conjunto com o FGW, ou se apenas funciona com o AP da altice, alguém já esperimentou?

Se ligares a box ao router Deco tens acesso à box, logo terás acesso a usar o meo remote. Pelo menos eu com os meus orbi tenho (têm IGMP).
Pessoalmente tenho aversão a usar hardware dos ISP. São normalmente limitados a todos os níveis, especialmente no que diz respeito a configurações. Preferia ter os meus routers e deixar o router Meo apenas como Modem.
 
A minha percepção do que leio é que ficaria melhor servido em temos de cobertura wifi com 2 deco m4 e desligando o wifi do fibergateway do que com a outra opção que seria comprar o wifi extender da meo ficando este a trabalhar com mesh em conjunto com o fibergateway, sendo que o custo de ambas as soluções é idêntico.
Falta-me compreender um pouco melhor as implicações de algumas configurações, nomeadamente o modo bridge do fibergateway e o modo router vs AP dos deco m4.

Com a solução 2x deco M4, quais devem ser as ligações e configurações para conseguir ter a box de tv na mesma rede que o wifi, para conseguir usar o meo remote?
 
De forma simplista desligas o wifi do router meo e configuras para modo bridge. Feito isto ligas o deco à porta 4 gigabit do router meo. Depois ligas tudo o que tens de ligar aos deco e terás tudo na mesma rede, seja wireless ou wired.

Faz sentido o que tentei descrever?
 
De forma simplista desligas o wifi do router meo e configuras para modo bridge. Feito isto ligas o deco à porta 4 gigabit do router meo. Depois ligas tudo o que tens de ligar aos deco e terás tudo na mesma rede, seja wireless ou wired.

Faz sentido o que tentei descrever?

Sim, faz sentido... Obrigado!
Só gostava de ter a certeza que a box meo funciona sem ser ligada ao fibergateway, porque no manual é dito que ao activar o modo bridge a box deve ser ligada numa das outras portas que não a 4.
Com o modo bridge posso ligar na mesma um pc por cabo ao fibegateway, à porta 1 por exemplo, apenas não vai ficar na mesma rede que o wifi e os equipamentos ligados por cabo aos M4, certo?
Um dos M4 será o principal, mas podem ficar os dois em modo AP, não preciso nenhum em modo router, certo?
 
Só gostava de ter a certeza que a box meo funciona sem ser ligada ao fibergateway, porque no manual é dito que ao activar o modo bridge a box deve ser ligada numa das outras portas que não a 4.
Com o modo bridge posso ligar na mesma um pc por cabo ao fibegateway, à porta 1 por exemplo, apenas não vai ficar na mesma rede que o wifi e os equipamentos ligados por cabo aos M4, certo?

Sim, é isso. Mas não estás a planear deixar a unidade principal Deco junto ao router da Meo? Eu ligava tudo aos Deco. Só deixava eventualmente as boxes da TV se derem problemas, de resto não deixava nada de fora.
O manual diz isso e faz sentido de forma a libertar a 4 para o router a ligar.

Um dos M4 será o principal, mas podem ficar os dois em modo AP, não preciso nenhum em modo router, certo?

Não sei responder mas imagino que sim. Não sei porque não quererás ter os Deco a funcionar como router para além de AP. Não perdes nada com isso, só ganharás portas Gigabit disponíveis, para além da gestão da rede interna da casa.
 
Sim, é isso. Mas não estás a planear deixar a unidade principal Deco junto ao router da Meo? Eu ligava tudo aos Deco. Só deixava eventualmente as boxes da TV se derem problemas, de resto não deixava nada de fora.
O manual diz isso e faz sentido de forma a libertar a 4 para o router a ligar.
Não tenho espaço junto ao router meo, que está dentro do ati, estava a pensar colocar atrás da tv, onde tenho uma tomada de rede que vem do router meo. Nesse local até tenho duas tomadas de rede, por isso posso sempre ligar a tv ao deco ou directamente ao router meo, a vantagem de ser ao deco, se funcionar, é ter a box na mesma rede do wifi para conseguir usar o meo remote.


Não sei responder mas imagino que sim. Não sei porque não quererás ter os Deco a funcionar como router para além de AP. Não perdes nada com isso, só ganharás portas Gigabit disponíveis, para além da gestão da rede interna da casa.
Penso que já li algures que mesmo em modo AP é possível usar as portas gigabit...
 
@alexvaz vou descrever como tenho as coisas a funcionar em casa, talvez possa ajudar.
Tenho o FGW no ATI. Depois, usando a instalação de casa
Porta 1 - switch com TV, MEObox, Xbox, etc
Porta 2 - Deco principal
Porta 3 - Deco secundário

Assim consigo ter os equipamentos todos na mesma rede e o MEO remote e MEO go funcionam sem problemas. As portas dos Deco, que não estão ligadas ao FGW, funcionam para outros equipamentos. A única limitação é mesmo não poder ter os Deco em modo router, ficam em modo AP.

Experimentei inicialmente o FGW em bridge e o Deco em modo router mas tinha paragens na box.
 
@alexvaz vou descrever como tenho as coisas a funcionar em casa, talvez possa ajudar.
Tenho o FGW no ATI. Depois, usando a instalação de casa
Porta 1 - switch com TV, MEObox, Xbox, etc
Porta 2 - Deco principal
Porta 3 - Deco secundário

Assim consigo ter os equipamentos todos na mesma rede e o MEO remote e MEO go funcionam sem problemas. As portas dos Deco, que não estão ligadas ao FGW, funcionam para outros equipamentos. A única limitação é mesmo não poder ter os Deco em modo router, ficam em modo AP.

Experimentei inicialmente o FGW em bridge e o Deco em modo router mas tinha paragens na box.

Obrigado era mesmo esta info que precisava!
E já agora, o wifi apenas com os decos, com o wifi do FGW desligado, certo?
E se ligares algum dispositivo na porta livre do deco continua na mesma rede, certo?

Isto porque ainda não sei onde colocar o deco principal, ou atrás da tv ou no escritório, tenho que testar como funciona melhor a cobertura wifi, e se for atrás da tv como gasto essa porta com o deco preciso de ligar a box ao deco...
 
Back
Topo