Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Que tipo de configuração temos nos Deco's, dá para configurar VLANS?

Gostava de meter um sistema Mesh mas preciso de ter pelos menos 4 VLANs, é possível?
 
Queres fazer isso por wireless? Ou por cabo? Por cabo consigo imaginar ligar um switch e fazer isso por wireless não.
Mas pode ser que alguém saiba melhor do que eu.

Vi o anúncio à alguns dias da Netgear do novo topo de gama que tinha 4 redes wireless mas custava uma fortuna só um satélite.
 
E já agora, o wifi apenas com os decos, com o wifi do FGW desligado, certo?
Exato, só deixei a rede guest no FGW.

E se ligares algum dispositivo na porta livre do deco continua na mesma rede, certo?
Sim, todos os dispositos estão na mesma rede e conseguem "ver-se".

se for atrás da tv como gasto essa porta com o deco preciso de ligar a box ao deco...
Eu preferia não ligar a box ao Deco, porque não suportam IGMP snooping v3. Mas nada como experimentar :)
 
Boa tarde.

Se me pudessem ajudar agradecia.
Mudei para uma casa cujo router da NOWO se encontra no piso 0. No piso 1, tenho rede em toda a casa excepto numa divisão (divisão essa que é o local de tele-trabalho neste momento). Cada andar tem aprox, 120m2
Estou a tentar obter resultados com o TP-Link AV500, sem sucesso. coloquei junto à escada que dá acesso a essa divisão que não apanha rede. A rede Aparece fraca e nem sempre dá.
Ontem, na worten falaram-me do TP-Link M4 (2 unidades), e hoje com mais calma estive a pesquisar e percebi que existe com 3 unidades (completamente fora do orçamento), assim como existe o E4 (3 unidades)
As minhas duvidas são:
1º - principais diferenças entre o M4 e E4 - ficarei bem servida com o E4?
2º - para leigos no assunto: basta ligar por cabo o aparelho ao router ou vai ser preciso grandes configurações?
3º - cada piso da casa deve ter uns 120m2. Dado que so uma das divisões do piso 1 não apanha net, precisarei das 3 unidades? ou basta 2?

Obrigada pela ajuda
 
A principal diferença entre o Deco E3 e o Deco M4 é que o E3 vais ficar limitado a 100 Mbps. Se tiveres algum dia net acima disso por wireless ficas sempre limitado.
Pela diferença de preço eu preferia comprar o de 3. É que não consegues resolver o problema de falta de sinal. E comprares depois mais um fica sempre mais caro.
 
A principal diferença entre o Deco E3 e o Deco M4 é que o E3 vais ficar limitado a 100 Mbps. Se tiveres algum dia net acima disso por wireless ficas sempre limitado.
Pela diferença de preço eu preferia comprar o de 3. É que não consegues resolver o problema de falta de sinal. E comprares depois mais um fica sempre mais caro.

estes M4 são compatíveis com Meo fibra? ou seja posso ligar uma box ao M4?
 
Comprei o M4 pack de 3 na Amazon.de por 123€, chegou hoje e até ao momento não podia estar mais satisfeito, internet por toda a casa e no exterior em seu redor

Temos mais um cliente satisfeito :D
Se puderem ajudar a manter o fórum comprando através de um link nosso é uma enorme ajuda. Via Comparador ZWAME ou Tropical Price.

estes M4 são compatíveis com Meo fibra? ou seja posso ligar uma box ao M4?
Todos os equipamentos têm duas portas de rede. Poder liga pode, se depois é necessária alguma configuração adicional aí já não sei. Mas tens porta de rede onde podes ligar.
 
Temos mais um cliente satisfeito :D
Se puderem ajudar a manter o fórum comprando através de um link nosso é uma enorme ajuda. Via Comparador ZWAME ou Tropical Price.


Todos os equipamentos têm duas portas de rede. Poder liga pode, se depois é necessária alguma configuração adicional aí já não sei. Mas tens porta de rede onde podes ligar.

sim, tenho um antigo da tp-link em q tive de alterar o firmware a minha duvida era mesmo essa...
 
Recebi hoje os meus M4. Existe alguma obrigatoriedade em colocar os Decos em AP mode num router onde não é possível colocar modo bridge? Neste caso um TG784n v3 da Vodafone. Ou posso deixá-los em router mode a par do router do ISP? Algum inconveniente em ficarem os dois como router?
 
Recebi hoje os meus M4. Existe alguma obrigatoriedade em colocar os Decos em AP mode num router onde não é possível colocar modo bridge? Neste caso um TG784n v3 da Vodafone. Ou posso deixá-los em router mode a par do router do ISP? Algum inconveniente em ficarem os dois como router?
Não, vás e ficar dos duas redes diferentes, ex: 192.168.1.1 outra 192.168.2.1 ou algo parecido.
 
Boa tarde, uma questão relativamente aos decos, vi agora que existe um kit chamado deco E3 (deco e4 + deco m3w), mais em conta, e a mim até me fazia mais sentido colocar a segunda unidade numa tomada eléctrica que tenho no corredor...
Numa situação como a minha, que estava a ponderar ligar 2 deco m4 ambos em modo AP, para poder ter o wifi na mesma rede que a box, não é suficiente este kit, sendo que não iria usar as portas de rede dos m4? As desvantagem que vejo é só ter 100Mbit nas portas ethernet do deco principal, e ter forçosamente que ligar o 2º deco por wifi já que não tem portas ethernet, mas não vejo isso como desvantagem porque não iria usar... Ou o wifi destes também é limitado a 100Mbit?
 
Última edição:
Se tiveres internet a 500 Mbps ou vieres a ter, vais ligar os Deco por cabo ao router do ISP. Se a porta é de 100 Mbps a Internet fica limitada a essa velocidade. A comunicação entre dispositivos dentro da rede wireless não está mas de que te adianta se quiseres fazer download de algo da internet? O funil está na ethernet...
 
Se tiveres internet a 500 Mbps ou vieres a ter, vais ligar os Deco por cabo ao router do ISP. Se a porta é de 100 Mbps a Internet fica limitada a essa velocidade. A comunicação entre dispositivos dentro da rede wireless não está mas de que te adianta se quiseres fazer download de algo da internet? O funil está na ethernet...

Correcto, tens razão, não me tinha lembrado disso... O que me agradou mais, além do preço, foi o facto de o 2º ficar ligado na tomada eléctrica, porque na zona dos quartos não tenho nenhum sítio porreiro para colocar um m4...
Existe também o kit M3 que tem o mesmo m3w mas com um m4, mas esse não é tão fácil de encontrar e o preço já é semelhante aos 2x m4...
 
Última edição:
Correcto, tens razão, não me tinha lembrado disso... O que me agradou mais, além do preço, foi o facto de o 2º ficar ligado na tomada eléctrica, porque na zona dos quartos não tenho nenhum sítio porreiro para colocar um m4...
Existe também o kit M3 que tem o mesmo m3w mas com um m4, mas esse não é tão fácil de encontrar e o preço já é semelhante aos 2x m4...
Por 123€ tens 3 M4
 
Por 123€ tens 3 M4

Penso que não preciso de 3, é um apartamento com uns 160m2. Com o fibergateway dentro do ATI só tenho wifi fraco no extremo oposto da casa.
A questão é que não tenho um sítio porreiro para pôr o 2º M4 nessa zona, e vi o kit deco E3 por €60, que tem a vantagem de o 2º deco (m3w) ficar na tomada electrica e parece bem mais compacto que o M4...
 

Obrigado pelos links, mas encontrei à venda em loja online PT o kit M3 por cerca de €77.
Acho que vou avançar para este, em relação ao kit 2xM4 perco a possibilidade de ligar a 2ª unidade por cabo, mas como não tenho nenhum bom local para o colocar perto de um cabo de rede, acaba por não ser desvantagem...
Alguém tem este kit? o M4 do kit é referido como M4R, será igual aos M4 que vêm 2 ou 3 no kit? A ideia era ter os 2 decos como AP, nenhum como router, para ficar na mesma rede da box iptv, já alguém disse que é possível com o kit 2xM4, mas com este não sei se também será...
 
Última edição:
Back
Topo