Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

No teu caso o Deco P9 era melhor porque claramente precisas da Powerline para a comunicação dos satélites. A comunicação é melhor e vem de acordo com o que acho que os routers verticais são melhores do que os que têm o formato de discos pelo posicionamento das antenas. Mas o sinal não passa essa parede como deve ser. O Deco P9 resolvia isso, mas não é wifi 6 que o Deco X20 é.
 
Amigo @Metro, eu trouxe o Deco x20 naquela, porque achava que ia dar ao mesmo que o Deco m5, pelo menos na minha sala! Mas ouvi o rapaz da loja e tinha sempre possibilidade de devolver, isso deu-me confiança para experimentar o x20!

Neste momento, já não vou trocar... Posicionei bem o Deco, de maneira apanhar o máximo possível e estou satisfeito comparando com o m5... Deve ser mesmo pela posição das antenas, como o Deco x20 é mais alto...

Sei que com p9 iria funcionar as mil maravilhas e sem stress, mas a rede elétrica cá em casa não é muito famosa e o Deco x20 já dá para a futura casa...

O iPhone 12 pro tem wifi 6, certo? Não precisamos de fazer nada para usar o mesmo? Faz de forma automática? Pensei que c a app da tp-link desse para ver os devices que possuem wifi 6!
 
Boa tarde!

Eu moro numa moradia com 3 pisos, e o router principal está no 3.º piso e depois tenho um powerline no 1.º piso, mas ultimamente o pessoal aqui de casa sente mais necessidade do acesso à internet. Eu tive a ver muitas opções e estou um bocado indeciso que e até encontrei este tópico e decidi pedir a vossa ajuda. Eu para já vi o TP-Link Deco X20, mas queria saber se existe outras marcas melhores ou equivalentes, a minha ideia será por um Deco em cada piso e depois continuar com o powerline numa espécie de varanda que tenho no 1.ºpiso, as velocidades de internet que tenho contratadas são 1gb/200

Abraço e continuação de bons projetos
 
@Vitorcosta12 há melhor sempre e também mais caro. As soluções aqui apresentadas são sempre para o melhor e mais barato.
Com 1GB/200 não faz sentido ires para menos do que wifi6 aí estamos de acordo. Mas tens sempre outras opções. Se o dinheiro não é problema a Netgear é uma boa solução mas eles ganharam tanta fama com os Orbi que são carotes. A Ubiquiti tem coisas interessantes mas as soluções Wifi6 andam demoradas.

Dito isto, numa moradia que imagino que seja sempre para o grande, um equipamento por andar é capaz de ser curto.
 
@Vitorcosta12 há melhor sempre e também mais caro. As soluções aqui apresentadas são sempre para o melhor e mais barato.
Com 1GB/200 não faz sentido ires para menos do que wifi6 aí estamos de acordo. Mas tens sempre outras opções. Se o dinheiro não é problema a Netgear é uma boa solução mas eles ganharam tanta fama com os Orbi que são carotes. A Ubiquiti tem coisas interessantes mas as soluções Wifi6 andam demoradas.

Dito isto, numa moradia que imagino que seja sempre para o grande, um equipamento por andar é capaz de ser curto.

Obrigado desde já pela resposta!
A moradia não é muito grande de largura! Eu quero por os decos em espaços centrais, e só mesmo para tablet, telemóveis e computadores terem acesso à rede Wi-Fi, em toda a casa, e mesmo para o dia-a-dia o básico que é utilizada a rede por isso que os netgear é um investimento grande para o que será usado! Depois para usufruir as grande velocidade que tenho contratado uso tudo por cabo e fica tudo no 3.º piso! A questão é que se os Deco X20 são realmente bons, mas acho que pelo que vi melhor que isto já é um valor muito acima do que estes! Mais uma vez muito obrigado pela ajuda!
 
Eu fiz à pouco tempo o setup de um TP-Link e foi muito simples. Para o que descreves parece-me que pode ser suficiente então. Depois deixa feedback se avançares para ajudar mais pessoas :)
 
Venho agradecer a todos os que ajudaram a esclarecer as minhas dúvidas.
Acabei por comprar o deco M3(2-pack) que tem um M4 e um M3W. Sei que ficaria melhor servido com o pack de 2xM4, por pouco mais dinheiro, mas não tinha nenhum sítio bom para colocar o segundo M4 onde tivesse um móvel ou mesa ao lado de um porto de rede e tomada eléctrica; com o M3W perco a possibilidade de ligar o 2º deco por cabo de rede mas é mais compacto e fica mais arrumadinho fixo na tomada eléctrica.
Até agora estou satisfeito, dá-me ideia que apenas um M4 quase chegava para toda a casa, é verdade que está num sítio mais central que o FGW, e melhor posicionado já que está em cima da secretária do escritório e o FGW está dentro do ATI... Mesmo antes de ligar o M3W tinha quase a velocidade máxima num dos quartos onde estava sempre a perder o sinal wifi e mudar para dados móveis, e alguns dos ACs que também se ligam ao wifi e por vezes davam erro de wifi passaram a estar sempre online.
Há no entanto algumas coisas estranhas:
- Quase sempre que abro a aplicação deco no telemóvel diz "não foi possível encontrar o deco. o serviço cloud falhou"; quando carrego em "tentar novamente" encontra logo à primeira, mas não estava à espera de desse esta mensagem tanta vez.
- Na mesa da sala tenho o portátil, e está mais perto do deco princiapal (M4); no entanto no speedtest apenas me dá uns 80Mbit/s, enquanto no telemóvel exactamente no mesmo sítio dá 210Mbit/s; se for à aplicação vejo que o telemóvel está ligado ao deco do escritório, mas no portátil diz "indisponível para o firmware instalado", ainda não percebi se isto significa que está ligado ao M3W, mas acho que sim porque também aparece no telemóvel quando estou na zona mais perto do M3W; mas neste caso fazia mais sentido o portátil ligar ao deco principal, porque será que não liga?
EDIT: Tal como suspeitava desliguei o M3W, o portátil ligou ao deco principal e passou a ter velocidade de 210/100...
 
Última edição:
Venho agradecer a todos os que ajudaram a esclarecer as minhas dúvidas.
Acabei por comprar o deco M3(2-pack) que tem um M4 e um M3W. Sei que ficaria melhor servido com o pack de 2xM4, por pouco mais dinheiro, mas não tinha nenhum sítio bom para colocar o segundo M4 onde tivesse um móvel ou mesa ao lado de um porto de rede e tomada eléctrica; com o M3W perco a possibilidade de ligar o 2º deco por cabo de rede mas é mais compacto e fica mais arrumadinho fixo na tomada eléctrica.
Até agora estou satisfeito, dá-me ideia que apenas um M4 quase chegava para toda a casa, é verdade que está num sítio mais central que o FGW, e melhor posicionado já que está em cima da secretária do escritório e o FGW está dentro do ATI... Mesmo antes de ligar o M3W tinha quase a velocidade máxima num dos quartos onde estava sempre a perder o sinal wifi e mudar para dados móveis, e alguns dos ACs que também se ligam ao wifi e por vezes davam erro de wifi passaram a estar sempre online.
Há no entanto algumas coisas estranhas:
- Quase sempre que abro a aplicação deco no telemóvel diz "não foi possível encontrar o deco. o serviço cloud falhou"; quando carrego em "tentar novamente" encontra logo à primeira, mas não estava à espera de desse esta mensagem tanta vez.
- Na mesa da sala tenho o portátil, e está mais perto do deco princiapal (M4); no entanto no speedtest apenas me dá uns 80Mbit/s, enquanto no telemóvel exactamente no mesmo sítio dá 210Mbit/s; se for à aplicação vejo que o telemóvel está ligado ao deco do escritório, mas no portátil diz "indisponível para o firmware instalado", ainda não percebi se isto significa que está ligado ao M3W, mas acho que sim porque também aparece no telemóvel quando estou na zona mais perto do M3W; mas neste caso fazia mais sentido o portátil ligar ao deco principal, porque será que não liga?
EDIT: Tal como suspeitava desliguei o M3W, o portátil ligou ao deco principal e passou a ter velocidade de 210/100...
Há uns suportes para os DECO M4 que ficam muito bem, eu tenho asim...

NA parte da rua

20210125-142543.jpg


Na Garagem

20210125-142640.jpg


20210125-142640.jpg


Em casa está em cima do móvel

20210125-142805.jpg
 
Eu tenho um na secretária do escritório e fica fixe.
Esse suporte até parece porreiro, no contexto em que estás a usar, mas num apartamento recente não me apetece andar a furar paredes nem fica muito bem no meio do corredor...
 
Eu tenho um na secretária do escritório e fica fixe.
Esse suporte até parece porreiro, no contexto em que estás a usar, mas num apartamento recente não me apetece andar a furar paredes nem fica muito bem no meio do corredor...
Se quiseres uma solução esteticamente mais apelativa tens os Ubiquiti. São é mais caros, mas também são muito bons.
 
Boa noite, li a thread toda e esclareceu-me bastantes dúvidas.
Vivo num apartamento de 2009 com a disposição mostrada em anexo. (120m2 + 70m2 terraço)

https://ibb.co/xsL6rrL

Neste momento tenho Vodafone 500/100 com o SR 2.0, sendo que tenho Internet com boa velocidade, se bem que no Q1 tenho mediana/boa, no Q2 tenho mediana/fraca (local de home office, preciso de mais) e na cozinha é terraço, terrível, mesmo em 2.4...
Neste momento estou a usar um PLC no escritório, com wifi, que não está de todo a servir de nada(Velocidades por cabo de 20Mbs).
Ja aqui vi alguns modelos de Mesh, e queria gastar um máximo de 200€, no limite ( se andasse na ordem dos 100 e pouco, melhor), o que aconselham?
Vi alguns modelos interessantes:

Deco M4
Deco M5
COVR 1103
ASUS ZENWIFI MINI
DECO P9
Tenda MW6
Orbi RBK13,

Enfim, uma carrada deles que anunciam quase todos o mesmo. Estava a pensar também num kit com 3 aparelhos, pois mais vale a mais do que a menos e já estou "farto" desta guerra com a Internet lol. Além de que dou primazia a 5ghz e ao facto de poder por por exemplo um nodo no Q2 e outro no Hall, além do principal na sala junto ao SR.
Já me alonguei muito, alguma ajuda? [emoji1]


Ps: se não conseguirem ver a imagem avisem sff
 
Última edição:
Boa noite, li a thread toda e esclareceu-me bastantes dúvidas.
Vivo num apartamento de 2009 com a disposição mostrada em anexo. (120m2 + 70m2 terraço)

https://ibb.co/xsL6rrL

Neste momento tenho Vodafone 500/100 com o SR 2.0, sendo que tenho Internet com boa velocidade, se bem que no Q1 tenho mediana/boa, no Q2 tenho mediana/fraca (local de home office, preciso de mais) e na cozinha é terraço, terrível, mesmo em 2.4...
Neste momento estou a usar um PLC no escritório, com wifi, que não está de todo a servir de nada(Velocidades por cabo de 20Mbs).
Ja aqui vi alguns modelos de Mesh, e queria gastar um máximo de 200€, no limite ( se andasse na ordem dos 100 e pouco, melhor), o que aconselham?
Vi alguns modelos interessantes:

Deco M4
Deco M5
COVR 1103
ASUS ZENWIFI MINI
DECO P9
Tenda MW6
Orbi RBK13,

Enfim, uma carrada deles que anunciam quase todos o mesmo. Estava a pensar também num kit com 3 aparelhos, pois mais vale a mais do que a menos e já estou "farto" desta guerra com a Internet lol. Além de que dou primazia a 5ghz e ao facto de poder por por exemplo um nodo no Q2 e outro no Hall, além do principal na sala junto ao SR.
Já me alonguei muito, alguma ajuda? [emoji1]


Ps: se não conseguirem ver a imagem avisem sff

Os Deco m5 são muito bons mesmo, a app é intuitiva também. Pack 3 custa 200€ em lojas nacionais, pode-se arranjar mais barato, mas só pesquisando...

O Deco p9, tens os 2 mundos, é híbrido, pois com o p9, ficas com powerline também , pack de 3, fica mais caro, comparando com o Deco m5!

Na minha opinião, se com um pack de 3, consegues net na casa toda, ia para o m5... O p9 (pack3) já fica mais caro, nesse sentido , ia para wifi6... O Deco x20, por exemplo.

Consegues sempre comprar e experimentar, caso não ne te sintas satisfeito, podes devolver.

Já agora, falam bem dos ubiquiti, para quem comprou o Deco x20, ficava melhor servido com um da ubiquiti? Se sim, qual?
 
Boa noite, li a thread toda e esclareceu-me bastantes dúvidas.
Vivo num apartamento de 2009 com a disposição mostrada em anexo. (120m2 + 70m2 terraço)

https://ibb.co/xsL6rrL

Neste momento tenho Vodafone 500/100 com o SR 2.0, sendo que tenho Internet com boa velocidade, se bem que no Q1 tenho mediana/boa, no Q2 tenho mediana/fraca (local de home office, preciso de mais) e na cozinha é terraço, terrível, mesmo em 2.4...
Neste momento estou a usar um PLC no escritório, com wifi, que não está de todo a servir de nada(Velocidades por cabo de 20Mbs).
Ja aqui vi alguns modelos de Mesh, e queria gastar um máximo de 200€, no limite ( se andasse na ordem dos 100 e pouco, melhor), o que aconselham?
Vi alguns modelos interessantes:

Deco M4
Deco M5
COVR 1103
ASUS ZENWIFI MINI
DECO P9
Tenda MW6
Orbi RBK13,

Enfim, uma carrada deles que anunciam quase todos o mesmo. Estava a pensar também num kit com 3 aparelhos, pois mais vale a mais do que a menos e já estou "farto" desta guerra com a Internet lol. Além de que dou primazia a 5ghz e ao facto de poder por por exemplo um nodo no Q2 e outro no Hall, além do principal na sala junto ao SR.
Já me alonguei muito, alguma ajuda? [emoji1]


Ps: se não conseguirem ver a imagem avisem sff
Eu tenho 3 DECO M4 e até ao momento 5 estrelas
Consegues na Amazon por cerca de +/- 120€
 
Os Deco m5 são muito bons mesmo, a app é intuitiva também. Pack 3 custa 200€ em lojas nacionais, pode-se arranjar mais barato, mas só pesquisando...

O Deco p9, tens os 2 mundos, é híbrido, pois com o p9, ficas com powerline também , pack de 3, fica mais caro, comparando com o Deco m5!

Na minha opinião, se com um pack de 3, consegues net na casa toda, ia para o m5... O p9 (pack3) já fica mais caro, nesse sentido , ia para wifi6... O Deco x20, por exemplo.

Consegues sempre comprar e experimentar, caso não ne te sintas satisfeito, podes devolver.

Já agora, falam bem dos ubiquiti, para quem comprou o Deco x20, ficava melhor servido com um da ubiquiti? Se sim, qual?
Os M4 tenho receio que os 300mbs em 2.4 fiquem curtos.
Os M5 têm valores melhores, mas pelo que vi por aqui talvez tenham menor alcance/performance.
A única coisa que me deixa atrás no P9 é o facto de powerline para mim, neste momento não servir com o que tenho em casa da TP-LINK estranhamente. Ou seja, as tantas não iria tirar partido da sua parte de powerline com tanta eficácia.

A diferença entre os P9 e os ax20 ainda são 100€
 
300mb em 2.4?
Eu em 2.4 com o meu S10+ só consigo uns 90mbs, tanto no SR2 como nos DECO M4, sincroniza a 154mbs
Na rede 5ghz levo ao máximo a minha ligação, 200mbs/100
Mas de salientar que a rede 5ghz chega com a mesma força da rede 2.4ghz aos locais mais distantes da casa.
 
300mb em 2.4?
Eu em 2.4 com o meu S10+ só consigo uns 90mbs, tanto no SR2 como nos DECO M4, sincroniza a 154mbs
Na rede 5ghz levo ao máximo a minha ligação, 200mbs/100
Mas de salientar que a rede 5ghz chega com a mesma força da rede 2.4ghz aos locais mais distantes da casa.
De facto os M4 começam a parecer a solução mais acertada dentro do preço.

Mais algumas opiniões de quem tenha outros sistemas, como os tenda ou Asus?

Tenho visto vídeos a alertar que as vezes packs de 3 podem ao ser adequados pois os equipamentos podem não saber priorizar bem onde se ligam e acabam por ligar a um AP por exemplo, em vez do nodo que faz de router, havendo velocidades mais baixas, é mesmo assim?
 
De facto os M4 começam a parecer a solução mais acertada dentro do preço.

Mais algumas opiniões de quem tenha outros sistemas, como os tenda ou Asus?

Tenho visto vídeos a alertar que as vezes packs de 3 podem ao ser adequados pois os equipamentos podem não saber priorizar bem onde se ligam e acabam por ligar a um AP por exemplo, em vez do nodo que faz de router, havendo velocidades mais baixas, é mesmo assim?
Eu tenho 1 ligado por cabo e outro por wi-fi, mas como estão em lados oposto nunca se irá ligar sem ser no principal.
Se estiverem estratégicamente colocados todos os DECO por wi-fi se irão ligar ao principal
 
Eu tenho 1 ligado por cabo e outro por wi-fi, mas como estão em lados oposto nunca se irá ligar sem ser no principal.
Se estiverem estratégicamente colocados todos os DECO por wi-fi se irão ligar ao principal
Estava a referir-me aos equipamentos que usamos no dia a dia, não aos deco em si.
 
Back
Topo