Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Ok era a minha dúvida. Obrigado. É entre os M4 e m5, vale a pena a diferença?
Segundo dizem os DECO M4 têm mais alcance wi-fi que os DECO M5 por causa da posição das antenas.
Tenho o DECO M4 principal junto ao SR2 da Vodafone e agora tenho o sinal 5ghz no máximo no quarto que fica duas divisões ao lado.
Antes com o wi-fi do SR2 em 5ghz só tinha 1 traço, em 2.4ghz lá tinha mais um bocado mas velocidades muito baixas.
Agora em 5ghz sinal quase no máximo bem como os 200Mbs contratados
Vamos a ver para o mês que vem, quando tiver 500Mbs se no quarto acompanha, mas penso que sim pois o telemóvel sincroniza a 866Mbs
 
Os M4 tenho receio que os 300mbs em 2.4 fiquem curtos.
Os M5 têm valores melhores, mas pelo que vi por aqui talvez tenham menor alcance/performance.
A única coisa que me deixa atrás no P9 é o facto de powerline para mim, neste momento não servir com o que tenho em casa da TP-LINK estranhamente. Ou seja, as tantas não iria tirar partido da sua parte de powerline com tanta eficácia.

A diferença entre os P9 e os ax20 ainda são 100€

Se for o p9 pack de 3 em lojas nacionais sao 260€ +\-
Eu consegui o Deco x20 por 299€ numa loja nacional.
 
Segundo dizem os DECO M4 têm mais alcance wi-fi que os DECO M5 por causa da posição das antenas.
Tenho o DECO M4 principal junto ao SR2 da Vodafone e agora tenho o sinal 5ghz no máximo no quarto que fica duas divisões ao lado.
Antes com o wi-fi do SR2 em 5ghz só tinha 1 traço, em 2.4ghz lá tinha mais um bocado mas velocidades muito baixas.
Agora em 5ghz sinal quase no máximo bem como os 200Mbs contratados
Vamos a ver para o mês que vem, quando tiver 500Mbs se no quarto acompanha, mas penso que sim pois o telemóvel sincroniza a 866Mbs
Bem, se o alcance é assim tão bom, vai na volta ainda me safo com 2 unidades em vez de 3. Seguindo a planta que pus em cima, estava a pensar pôr o principal junto ao SR 2.0 na sala, outro no Hall e outro no Q2(para aproveitar a Rj45 para ligar o PC por Ethernet ao m4... Com apenas 2, o principal na sala e outro no Hall tenho é dúvidas se me cobrirá o terraço..
 
Eu comprei um kit que tem um M4 + um M3W e aconteceu-me o que estavas a falar, com portátil na sala, mais perto do M4, mas estava a ligar-se ao M3W e por isso com menos velocidade. Suponho que não mudava porque o sinal estava suficientemente forte, mas estava com 80Mbit/s, depois desliguei o M3W e ligou-se ao M4 e fiquei com 210Mbit/s.
O problema do M3W é que apenas recebe e transmite por wifi, por isso não pode ficar muito longe do M4, caso contrário se não recebe com bom sinal, a net fica lenta, e se fica muito perto do M4 alguns dispositivos ligam-se a ele quando o M4 daria mais velocidade...
A minha casa tem um formato mais para o quadrado e tem cerca de 160m2, neste momento tenho o M4 num sítio bastante central e quase não noto diferença entre ter o M3W ligado ou desligado...
 
Eu comprei um kit que tem um M4 + um M3W e aconteceu-me o que estavas a falar, com portátil na sala, mais perto do M4, mas estava a ligar-se ao M3W e por isso com menos velocidade. Suponho que não mudava porque o sinal estava suficientemente forte, mas estava com 80Mbit/s, depois desliguei o M3W e ligou-se ao M4 e fiquei com 210Mbit/s.
O problema do M3W é que apenas recebe e transmite por wifi, por isso não pode ficar muito longe do M4, caso contrário se não recebe com bom sinal, a net fica lenta, e se fica muito perto do M4 alguns dispositivos ligam-se a ele quando o M4 daria mais velocidade...
A minha casa tem um formato mais para o quadrado e tem cerca de 160m2, neste momento tenho o M4 num sítio bastante central e quase não noto diferença entre ter o M3W ligado ou desligado...
Obrigado pelo feedback, a questão é mesmo posicionar bem as unidades. A minha tem 120 mais o terraço de 70, a questão das 3 unidades seria apanhar o terraço todo, mas não sei se será de mais
 
Pois, sem experimentar é complicado, há muita coisa que pode fazer interferência, cada casa é uma casa... A diferença do pack de 2 para o pack de 3 é pouca, mas fica bem mais caro comprar depois 1 unidade à parte. Podes sempre comprar o pack de 3 numa loja onde possas devolver, fazes a experiência e caso vejas que 2 chegam devolves e compras o pack de 2...
 
Pois, sem experimentar é complicado, há muita coisa que pode fazer interferência, cada casa é uma casa... A diferença do pack de 2 para o pack de 3 é pouca, mas fica bem mais caro comprar depois 1 unidade à parte. Podes sempre comprar o pack de 3 numa loja onde possas devolver, fazes a experiência e caso vejas que 2 chegam devolves e compras o pack de 2...
Estava a pensar comprar na Amazon, sai um bom bocado mais em conta, tenho de ver a politica de devolução
 
Não, vás e ficar dos duas redes diferentes, ex: 192.168.1.1 outra 192.168.2.1 ou algo parecido.

Boa noite,

Não quero entrar em "bifes"...mas podes não ficar com duas redes diferentes.

Tenho um FGW e um Asus Rt-Ac1200G+, não uso modo bridge no FGW, sai um cabo da porta 3 do FGW para a porta WAN do Asus. O FGW é 192.168.1.254 e o Asus é 192.168.1.1. Tenho o FGW com o telefone ligado e a box por cabo, mantive o DHCP ligado e desliguei o WIFI. O Asus essencialmente só existe para o WIFI, já o tive em modo AP depois passei para modo router. Na prática perdes funcionalidades no modo AP, se tirares partido das funções de router que o Asus tem, tipo QOS, Parental Control, etc. Consigo ter melhor cobertura de WIfi com o Asus que o FGW.
 
Boa noite,

Não quero entrar em "bifes"...mas podes não ficar com duas redes diferentes.

Tenho um FGW e um Asus Rt-Ac1200G+, não uso modo bridge no FGW, sai um cabo da porta 3 do FGW para a porta WAN do Asus. O FGW é 192.168.1.254 e o Asus é 192.168.1.1. Tenho o FGW com o telefone ligado e a box por cabo, mantive o DHCP ligado e desliguei o WIFI. O Asus essencialmente só existe para o WIFI, já o tive em modo AP depois passei para modo router. Na prática perdes funcionalidades no modo AP, se tirares partido das funções de router que o Asus tem, tipo QOS, Parental Control, etc. Consigo ter melhor cobertura de WIfi com o Asus que o FGW.
Vais ter conflito de ips, pois ambos os router estão na mesma gama de ip, se os dois tiverem o dhcp ligado.
Para isso tens de definir intervalos de dhcp diferentes para não haver sobreposição de ips ou desligar o dhcp num dos routers
 
Vais ter conflito de ips, pois ambos os router estão na mesma gama de ip, se os dois tiverem o dhcp ligado.
Para isso tens de definir intervalos de dhcp diferentes para não haver sobreposição de ips ou desligar o dhcp num dos routers

É exactamente isso, se calhar não me expliquei bem nessa parte, o único router a dar DHCP é o FGW, o Asus tem o DHCP desligado, não há conflitos.
 
Boa tarde.

Se me pudessem ajudar agradecia.
Mudei para uma casa cujo router da NOWO se encontra no piso 0. No piso 1, tenho rede em toda a casa excepto numa divisão (divisão essa que é o local de tele-trabalho neste momento). Cada andar tem aprox, 120m2
Estou a tentar obter resultados com o TP-Link AV500, sem sucesso. coloquei junto à escada que dá acesso a essa divisão que não apanha rede. A rede Aparece fraca e nem sempre dá.
Ontem, na worten falaram-me do TP-Link M4 (2 unidades), e hoje com mais calma estive a pesquisar e percebi que existe com 3 unidades (completamente fora do orçamento), assim como existe o E4 (3 unidades)
As minhas duvidas são:
1º - principais diferenças entre o M4 e E4 - ficarei bem servida com o E4?
2º - para leigos no assunto: basta ligar por cabo o aparelho ao router ou vai ser preciso grandes configurações?
3º - cada piso da casa deve ter uns 120m2. Dado que so uma das divisões do piso 1 não apanha net, precisarei das 3 unidades? ou basta 2?

Obrigada pela ajuda


Desculpem retomar esta questão.

Tenho andado a mudar o TP-Link pelas tomadas da casa, e nem todas assumem o sinal e nas que assumem o sinal é muito lento.
Tenho algum receio de comprar o pack do deco M4 e sair furado.
Irei ter a garantia que resolve, ou será problema do TP-Link AV500 e outra poweline resolverá?

Obrigada
 
Desculpem retomar esta questão.

Tenho andado a mudar o TP-Link pelas tomadas da casa, e nem todas assumem o sinal e nas que assumem o sinal é muito lento.
Tenho algum receio de comprar o pack do deco M4 e sair furado.
Irei ter a garantia que resolve, ou será problema do TP-Link AV500 e outra poweline resolverá?

Obrigada
Como tens rede interna em quase todas as divisões, os DECO M4 ligados por rede resolvem o teu problema, desde que bem posicionados
 
Comprei o Deco M5 (3 unidades numa promo na Amazon alemã) e resolveu-me o problema de sinal wifi em casa. Super fácil de configurar.
 
Chegou hoje o Deco M5 e pelo que vi até agora, o problema que tinha está resolvido. Wifi forte na casa toda, onde o powerline me dava por cabo 20mb, o PC apanha agora 320mb.

O único ponto negativo, mas ainda estou a ver como funciona, é a gestão da rede dos deco.. As vezes liga-se a um deco que está mais perto, mas tem menor velocidade de download que outro ligeiramente mais afastado.

Mas das 2h de testes que fui fazendo, impecável

Ps: vi nuns posts atrás que era necessário desativar o dhcp do router da Vodafone (tenho o SR 2.0), isso tem mesmo de ser feito? É que neste momento não mexi nisso ainda e está tudo a funcionar bem.
De realçar que desactivei o wifi do router, deixei só coisas ligadas por ethernet
 
Última edição:
Alguém com mais conhecimentos que me corrija, mas penso que não necessitas de desligar o DHCP do router da vodafone caso coloques todos os decos em modo AP.
Só deves ter um router, portanto, ou colocas todos os decos, incluindo o principal, em modo AP, e o router é o da vodafone, ou então colocas o router da vodafone em modo bridge (não sou cliente vodafone, não sei se existe esta possibilidade) e aí já colocas o deco principal em modo router.
 
Alguém com mais conhecimentos que me corrija, mas penso que não necessitas de desligar o DHCP do router da vodafone caso coloques todos os decos em modo AP.
Só deves ter um router, portanto, ou colocas todos os decos, incluindo o principal, em modo AP, e o router é o da vodafone, ou então colocas o router da vodafone em modo bridge (não sou cliente vodafone, não sei se existe esta possibilidade) e aí já colocas o deco principal em modo router.
Neste momento está em modo router, o router da Vodafone foi para dentro de um armário e só deixei lá ligado o cabo coaxial e as portas Ethernet, todas ocupadas ( com uma delas a ligar ao deco principal)

Mas tenho tudo a funcionar bem, por isso queria saber que alterações iria ter ao desativar o dhcp do router da Vodafone
 
Back
Topo