Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Bem visto.
Por mais pesquisa falta sempre algo. E este é tri-band. É um bom compromisso sem dúvida e a um preço mais aceitável.
 
Bem sei que não é fiavel mas depois de ler algumas reviews sobre os Asus XT8 percebi que talvez não seja a melhor opção no meu caso.

Apanhei algumas análises que indicam que o sistema até tem uma velocidade elevada mas uma perda grande com obstáculos.
Vou deixar passar os Asus.

Os Orbi acabam por ter antenas com amplificador o que me parece que acaba por ser o "truque" para um sinal muito mais forte que é o que preciso.

A dúvida agora é se com os rbk752 fico bem. Outra hipotese mais remota poderia ser abdicar de caixa de telefone no escritorio e tentar passar cabo de rede para lá.

PS . Não quero com isto indicar que os Asus XT8 são maus porque na realidade parecem um excelente sistema. No meu caso é que duvido que consiga tirar o melhor partido dos mesmos.
 
Boas pessoal, uma pequena dúvida. Estive a ver e a maior parte dos mesh systems nao têm porta usb.

O meu problema é, eu tenho um disco ligado ao giga router para poder fazer streaming para a Apple TV (que não têm porta usb).

Ora ficando este router da Nos apenas como modem, o disco continuaria a estar acessível via Wi-Fi? Ou isto já é muito à frente e teria mesmo de estar ligado ao aparelho com a função router?
 
Boas pessoal, uma pequena dúvida. Estive a ver e a maior parte dos mesh systems nao têm porta usb.

O meu problema é, eu tenho um disco ligado ao giga router para poder fazer streaming para a Apple TV (que não têm porta usb).

Ora ficando este router da Nos apenas como modem, o disco continuaria a estar acessível via Wi-Fi? Ou isto já é muito à frente e teria mesmo de estar ligado ao aparelho com a função router?
Parece-me que estás a ver bem a coisa, mas vou explicar na mesma.

Ou configuras o sistema mesh para funcionar como AP e fica o router da NOS a gerir a rede e portanto podes deixar o disco onde está, ou pões o router NOS em modo bridge e aí sim o disco terá de estar ligado ao sistema mesh para ser visível dado que será o sistema mesh a gerir tudo.

Existem vários sistemas com USB, é ter isso em conta.
 
Boa tarde Malta,

Acredito que aqui talvez encontre alguém entendido e que me possa ajudar neste assunto.

Tenho uma casa com cerca de 300 m2 em forma de L. De momento tenho este Kit montado em casa, https://www.tp-link.com/pt/home-networking/powerline/tl-wpa4226-kit/ mas não abrange a casa toda e de vez em quando tenho fazer um reset e instalar tudo de novo.

Posto isto, como ouvi falar muito bem quero instalar um sistema de Wifi Mesh, mas não sei que aparelhos devo adquirir. A minha ideia seria gastar 300/400€.

Alguma sugestão? Que aparelhos têm em vossa casa?

Obrigado desde já pela ajuda
 
Boa tarde Malta,

Acredito que aqui talvez encontre alguém entendido e que me possa ajudar neste assunto.

Tenho uma casa com cerca de 300 m2 em forma de L. De momento tenho este Kit montado em casa, https://www.tp-link.com/pt/home-networking/powerline/tl-wpa4226-kit/ mas não abrange a casa toda e de vez em quando tenho fazer um reset e instalar tudo de novo.

Posto isto, como ouvi falar muito bem quero instalar um sistema de Wifi Mesh, mas não sei que aparelhos devo adquirir. A minha ideia seria gastar 300/400€.

Alguma sugestão? Que aparelhos têm em vossa casa?

Obrigado desde já pela ajuda
Dependendo do sitio onde esta localizado o router podes precisar de 2 ou 3 satelites. Quanto ao preço depende da tua velocidade de internet e se queres uma coisa com perspectiva de futuro (tipo wifi6). Se as exigencias não forem muitas penso que com uns M4 da Tp-link consegues resolver isso e poupas muito dinheiro.
 
Está localizado numa ponta. Talvez irei precisar de três satélites. A velocidade do novo pacote será de 500/100.

Estou a pensar em ter uma coisa intermedia mas que me resolva o problema.
 
Aqui em casa não é bem assim, ninguém usa por cabo, só mesmo wi-fi.

Por isso é que queria saber quais os aparelhos que aconselham para quem só usa a internet via wi-fi.

O Pacote que vou ter são 500/100.
 
@OBabujas
O Deco M4 3 unidades dá para o que pretendes. Isto para net. Se queres ter um NAS e transferir dados entre dispositivos é aí que wifi5 e a comunicação entre dispositivos pode começar a ficar curta. Uma questão importante também é que 500/100 é óptimo e algo inimaginável à uns anos mas quando o pessoal está em videoconferência está pendurado naqueles 100. Se estiverem 2 pessoas em vídeo a culpa não é do equipamento. Isto apenas para colocar em perspetiva.

Mas pelo preço e mesmo que acabes com 6 satélites a solução é mais barata do que outras. A única questão é que esta é uma solução dual channel. Com triple channel teriamos um canal dedicado apenas para comunicação entre os satélites. Mas só testando é que se sabe. Como a casa é em forma de L.
 
Sim, depois conta aqui como correu.
Boas @josp , @Metro e @as13
Chegaram hoje os Deco X20, acabei de os instalar tal como disseste josp. Super fácil, fácil de instalar e coloquei os onde pretendia. Tenho velocidades máximas 119/119. De referir que o total da casa são cerca de 360m2 (120 por piso).
O router ficou no r/c e os satélites, um no 1 andar e o outro na cave.
Para já estou muito satisfeito com a compra, pois parece me simples e eficiente. Estão ligados pela rede Ethernet da casa e são muito bonitos!!!
Uma dúvida, o anti vírus é "para sempre" gratuito?
 
@AJS-BILA
Mesmo nas extremidades da casa tens o máximo?
Depois quando mudares para 500 Mbps volta a reportar porque aí parece-me que a experiência já pode ser ligeiramente diferente. De qualquer forma podes, sempre por um custo baixo, adicionar satélites de um kit inferior da TP-Link se houver algo para otimizar, o que para já não é o caso.
 
Bom dia, antes de mais muito obrigado aos três por terem "perdido" tempo em ajudar me :)

@Metro sim, consigo 119/119 em toda a casa. E no r/c o Deco router está numa extremidade e fiz teste na outra e dá me os 119mbps, fica entre 16 a 18m em linha recta, tipo "L" com um uma parede pelo meio.


Estou mesmo muito satisfeito com os Deco, principalmente na área coberta (no site diz que os três aparelhos cobrem uma área de Até +-530m2.
usufruo dos 100/100 contratados em toda a casa.

Como comparação, posso comparar com o mesh da Asus, os Lyra que eram muito mais difíceis de ligar/instalar e tinha 4 Lyras e 1 Lyra voice, que estavam sempre a dar problemas para os configurar inicialmente (o tempo que perdi...) e quando a luz ia abaixo ou se reiniciavamera um filme para os pôr a funcionar a todos. Conclusão Devolvi os a Amazon e vim aqui pedir a vossa opinião e ainda bem que o fiz.

Muito simples e eficaz este mesh da Tp Link.
 
Boas,

Estou a precisar de uma ajuda. Tenho Vodafone com 500/100 com o Smart Router 3.0

Ao pé do router tenho os 500/100, mas como vivo num duplex, não tinha internet em algumas zonas. Comprei um kit do M4 com duas unidades, uma ficou ligada ao router da Vodafone por cabo e a outra ficou no 1° piso. Desliguei o Wi-Fi do router da Vodafone e está tudo a funcionar bem, já tenho internet na casa toda.

O problema é que no mesmo local onde tinha 500mb ligado ao router da Vodafone, ligado ao m4 que está ao lado só tenho 220/240. No 1° andar consigo +/- 150mb...

Será que fiz alguma coisa mal? É normal esta perda de velocidade?

Abraços,
 
Boas pessoal

Vivo num apartamento e atualmente a solução de internet passa pelo router da NOS (Giga router cilíndrico) como router principal e depois um pack powerline Tp-link já antigo, para conseguirmos ter internet no quarto/escritório. A questão é que temos 200 Mbps no router da NOS e no powerline, ligado aos pc’s por cabo, apenas conseguimos 40 Mbps e por vezes com quebras.

Como nos próximos tempos devemos continuar a trabalhar em casa, queria fazer um upgrade à rede. Tinha pensado comprar um novo powerline da tp-link (AV1300) para poder ligar os pc’s por cabo ao equipamento de powerline, e um tp-link archer c7 para substituir o router principal já que ambos os equipamentos têm a funcionalidade onemesh da tp-link.

O que acham? Uma solução de mesh apenas por Wi-Fi é melhor? O apartamento tem 90/100 m2 e não dá para passar cabo Ethernet até ao quarto/escritório
 
Boas pessoal,

Ando à procura de uma solução para a minha casa. Vamos colocar o router do operador na entrada que por sua vez tem um caminho de cabos para cabos de telefone que passa por todas as divisões da casa (menos WC's e cozinha). Neste momento até já tiraram os fios de telefone porque os antigos donos passaram 2 cabos rj45 da entrada até uma das divisões da casa (Quarto do miúdo).

O caminho das tomadas faz Entrada -> Sala -> Suíte -> Quarto do miúdo -> Escritório.

O tubo no melhor dos casos consegue passar 3 cabos em simultâneo. Parece ter espaço para 4, mas com curvas que vai ter que fazer, não acredito que seja boa ideia.

A minha ideia era tirar os 2 cabos que já lá estão e:

Entrada -> Sala - Passar 2 cabos, um para ligar directamente à box da TV e outra para um switch/router para poder ligar outros equipamentos na sala e fazer derivação novamente para o tubo.

Sala -> Resto da casa (Suíte, Quarto do miúdo, Escritório) - Passar 3 cabos, um para cada divisão restante com origem no switch da sala até às tomadas, e instalar tomadas de rede rj45, onde no escritório depois iria colocar um router Wi-Fi, para ter Wi-Fi mas também ligar os PCs (tanto do trabalho como o pessoal) por rede.
O resto das divisões (Suíte e Quarto do miúdo) ficaria para o futuro em caso de necessidade, visto que para já a cobertura de Wi-Fi, tendo em conta a configuração da casa, parece ser suficiente.

A minha maior dúvida está em como fazer derivação da Sala para o resto da casa e que tipo de equipamentos seriam o ideal para esta solução e por isso vos peço a vossa ajuda. Tendo em conta este layout se tiverem outra sugestão também é muito bem vinda!

Obrigado e Boa Páscoa a todos!
 
Boas,

Estou a precisar de uma ajuda. Tenho Vodafone com 500/100 com o Smart Router 3.0

Ao pé do router tenho os 500/100, mas como vivo num duplex, não tinha internet em algumas zonas. Comprei um kit do M4 com duas unidades, uma ficou ligada ao router da Vodafone por cabo e a outra ficou no 1° piso. Desliguei o Wi-Fi do router da Vodafone e está tudo a funcionar bem, já tenho internet na casa toda.

O problema é que no mesmo local onde tinha 500mb ligado ao router da Vodafone, ligado ao m4 que está ao lado só tenho 220/240. No 1° andar consigo +/- 150mb...

Será que fiz alguma coisa mal? É normal esta perda de velocidade?

Abraços,

Não há qualquer razão para não teres 500 onde antes tinhas 500. Por isso, algo se passa. Estás com o último update? Colocaste como AP? Já experimentas-te com outros equipamentos a ver se apenas num deles tens essa velocidade ou se acontece com todos?

Boas pessoal

Vivo num apartamento e atualmente a solução de internet passa pelo router da NOS (Giga router cilíndrico) como router principal e depois um pack powerline Tp-link já antigo, para conseguirmos ter internet no quarto/escritório. A questão é que temos 200 Mbps no router da NOS e no powerline, ligado aos pc’s por cabo, apenas conseguimos 40 Mbps e por vezes com quebras.

Como nos próximos tempos devemos continuar a trabalhar em casa, queria fazer um upgrade à rede. Tinha pensado comprar um novo powerline da tp-link (AV1300) para poder ligar os pc’s por cabo ao equipamento de powerline, e um tp-link archer c7 para substituir o router principal já que ambos os equipamentos têm a funcionalidade onemesh da tp-link.

O que acham? Uma solução de mesh apenas por Wi-Fi é melhor? O apartamento tem 90/100 m2 e não dá para passar cabo Ethernet até ao quarto/escritório

Se é apenas para a internet e como tens apenas 200 Mbps, a sugestão será o TP-Link Deco M4 Pack 3. Para 100 m2 as 3 unidades cobrem de certeza tudo. Com sorte 2 unidades poderiam chegar mas pela diferença de preço eu não arriscava. A terceira unidade depois vês qual o melhor local. Fica toda a gente satisfeita :)

Boas pessoal,

Ando à procura de uma solução para a minha casa. Vamos colocar o router do operador na entrada que por sua vez tem um caminho de cabos para cabos de telefone que passa por todas as divisões da casa (menos WC's e cozinha). Neste momento até já tiraram os fios de telefone porque os antigos donos passaram 2 cabos rj45 da entrada até uma das divisões da casa (Quarto do miúdo).

O caminho das tomadas faz Entrada -> Sala -> Suíte -> Quarto do miúdo -> Escritório.

O tubo no melhor dos casos consegue passar 3 cabos em simultâneo. Parece ter espaço para 4, mas com curvas que vai ter que fazer, não acredito que seja boa ideia.

A minha ideia era tirar os 2 cabos que já lá estão e:

Entrada -> Sala - Passar 2 cabos, um para ligar directamente à box da TV e outra para um switch/router para poder ligar outros equipamentos na sala e fazer derivação novamente para o tubo.

Sala -> Resto da casa (Suíte, Quarto do miúdo, Escritório) - Passar 3 cabos, um para cada divisão restante com origem no switch da sala até às tomadas, e instalar tomadas de rede rj45, onde no escritório depois iria colocar um router Wi-Fi, para ter Wi-Fi mas também ligar os PCs (tanto do trabalho como o pessoal) por rede.
O resto das divisões (Suíte e Quarto do miúdo) ficaria para o futuro em caso de necessidade, visto que para já a cobertura de Wi-Fi, tendo em conta a configuração da casa, parece ser suficiente.

A minha maior dúvida está em como fazer derivação da Sala para o resto da casa e que tipo de equipamentos seriam o ideal para esta solução e por isso vos peço a vossa ajuda. Tendo em conta este layout se tiverem outra sugestão também é muito bem vinda!

Obrigado e Boa Páscoa a todos!

Passa um cabo CAT 6 ou 7 SFTP. Isso é algo que não vais mudar. É mais grosso e pode só dar para 2 cabos. A ideia será ter os cabos o mais afastado possíveis ou então na divisão que faça mais sentido. O resto fazes com mesh. Com os sistemas mesh não são necessários cabos, mas nunca são demais. Nada bate a sua fiabilidade.
 
Não há qualquer razão para não teres 500 onde antes tinhas 500. Por isso, algo se passa. Estás com o último update? Colocaste como AP? Já experimentas-te com outros equipamentos a ver se apenas num deles tens essa velocidade ou se acontece com todos?



Se é apenas para a internet e como tens apenas 200 Mbps, a sugestão será o TP-Link Deco M4 Pack 3. Para 100 m2 as 3 unidades cobrem de certeza tudo. Com sorte 2 unidades poderiam chegar mas pela diferença de preço eu não arriscava. A terceira unidade depois vês qual o melhor local. Fica toda a gente satisfeita :)



Passa um cabo CAT 6 ou 7 SFTP. Isso é algo que não vais mudar. É mais grosso e pode só dar para 2 cabos. A ideia será ter os cabos o mais afastado possíveis ou então na divisão que faça mais sentido. O resto fazes com mesh. Com os sistemas mesh não são necessários cabos, mas nunca são demais. Nada bate a sua fiabilidade.

Pois, eu acho o mesmo! Não vejo porque não ter 500 conectado ao Deco quando tenho conectado ao Smart Router da Vodafone... Os Decos estão atualizados e já experimentei em modo AP e modo router... o resultado é o mesmo!

Será que é alguma configuração no router da Vodafone? Vou tentar conectar os Deco de novo para ver o resultado, mas já os reiniciei várias vezes e não muda nada...

Em último caso, será defeito do Deco?
 
Pois, eu acho o mesmo! Não vejo porque não ter 500 conectado ao Deco quando tenho conectado ao Smart Router da Vodafone... Os Decos estão atualizados e já experimentei em modo AP e modo router... o resultado é o mesmo!

Será que é alguma configuração no router da Vodafone? Vou tentar conectar os Deco de novo para ver o resultado, mas já os reiniciei várias vezes e não muda nada...

Em último caso, será defeito do Deco?
Eu tenho os DECO M4 pack de 3 unidades e consigo á volta de 460mbps nos 3 DECO, mas estão os 3 ligados por cabo
 
Eu tenho os DECO M4 pack de 3 unidades e consigo á volta de 460mbps nos 3 DECO, mas estão os 3 ligados por cabo

Coloquei o Deco principal em cima da estante de cubos a traz da Tv, antes estava no cubo ao lado do router da Vodafone, configurei de novo já consigo 460/470Mb. O Deco que está no 1° andar, apanha 2 traços de rede e dá-me 150mb... ainda vou experimentar outra localização para ver se consigo um pouco mais no 1° andar...

Agora os Decos estão configurados como router, qual é a diferença de estar como router ou AP?
 
Back
Topo