Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Agora os Decos estão configurados como router, qual é a diferença de estar como router ou AP?

tens duas redes separadas.
Os decos gerem a sua propria rede, se precisares de encaminhar portas ou comunicar entre o que tens ligado no router da vodafone e os decos podes não conseguir.

Ganhas umas funcoes extras que os decos permitem por estar em router, mas o que tinhas do lado da vodafone perde-se.
 
Entrada -> Sala - Passar 2 cabos, um para ligar directamente à box da TV e outra para um switch/router para poder ligar outros equipamentos na sala e fazer derivação novamente para o tubo
Alguma razão para a box não ficar ligada ao switch?

Pretendes instalar um router para gerires melhor a rede?
 
Boas , aconselham a meter o Orbi rbk50 como router ou AP ligado a um Giga router (cilindro) da NOS?

As funções extra do OrBI valem a pena? Em qualquer dos caso tenho de desligar o Wi-Fi da NOS, certo?
 
Boas , aconselham a meter o Orbi rbk50 como router ou AP ligado a um Giga router (cilindro) da NOS?

As funções extra do OrBI valem a pena? Em qualquer dos caso tenho de desligar o Wi-Fi da NOS, certo?
Essa questão já foi mais que debatida, devem ficar em AP e desligar o Wi-Fi do router do operador para não se ter 2 redes.
 
Essa questão já foi mais que debatida, devem ficar em AP e desligar o Wi-Fi do router do operador para não se ter 2 redes.

Desculpa, tenho lido para trás e não é uma questão clara para mim, que não percebo nada de redes. Ficando em AP o que gera sinal Wi-Fi vai ser o Orbi certo?

Não consigo perceber a diferença para o modo router, especialmente porque segundo li o Orbi vem por defeito com o modo router.
 
Desculpa, tenho lido para trás e não é uma questão clara para mim, que não percebo nada de redes. Ficando em AP o que gera sinal Wi-Fi vai ser o Orbi certo?

Não consigo perceber a diferença para o modo router, especialmente porque segundo li o Orbi vem por defeito com o modo router.
Em modo router vais ter 2 redes distintas, a do orbit e a do router do isp.
Em modo AP tens só uma rede, a mesma do router do isp.
Convém desligar o Wi-Fi do router do isp para não haver também 2 redes Wi-Fi
 
Em modo router vais ter 2 redes distintas, a do orbit e a do router do isp.
Em modo AP tens só uma rede, a mesma do router do isp.
Convém desligar o Wi-Fi do router do isp para não haver também 2 redes Wi-Fi
Ok, já percebi, estava a misturar conceitos, wired vs wireless. Obg pela paciência.
 
Alguma razão para a box não ficar ligada ao switch?

Pretendes instalar um router para gerires melhor a rede?
Boa pergunta. Disseram-me (fonte não oficial) que a box da Vodafone necessita de estar ligada directamente do router do operador à box da TV. Mas se perguntas isso, é porque secalhar não é bem assim. Vou confirmar com a Vodafone.

A questão do router era só para ter acesso a Wi-Fi e a portas de rede no escritório. Na sala em princípio consigo apanhar bom Wi-Fi pela próximidade do router do operador, pelo que em princípio vou optar por um switch. Quais as vantagens em ter um router a gerir melhor a rede? Justifica-se no meu caso?
 
Disseram-me (fonte não oficial) que a box da Vodafone necessita de estar ligada directamente do router do operador à box da TV.
Se o switch suportar IGMP snooping v3 podes ligar a box ao switch sem problema.

Quais as vantagens em ter um router a gerir melhor a rede? Justifica-se no meu caso?
Para estares a perguntar é porque não se justifica :)

Agora mais a sério. Eu apostava em colocar switches na sala e escritório, e assim resolvias o problema dos equipamentos fixos. Depois num sistema Mesh, ligado aos switches, para teres Wi-Fi pela casa toda.
 
Pois, eu acho o mesmo! Não vejo porque não ter 500 conectado ao Deco quando tenho conectado ao Smart Router da Vodafone... Os Decos estão atualizados e já experimentei em modo AP e modo router... o resultado é o mesmo!

Será que é alguma configuração no router da Vodafone? Vou tentar conectar os Deco de novo para ver o resultado, mas já os reiniciei várias vezes e não muda nada...

Em último caso, será defeito do Deco?

Não respondeste à questão se essa velocidade é sempre no mesmo equipamento. E aqui quando digo equipamento é computador, smartphone. Convinha perceber se essa velocidade é igual para vários equipamentos que estão ligados por wireless.
Se só tivesses 100 Mbps culpavamos logo a porta do router da Vodafone ou o cabo de rede mas como é mais do que isso tem que ser outra coisa.
 
Não respondeste à questão se essa velocidade é sempre no mesmo equipamento. E aqui quando digo equipamento é computador, smartphone. Convinha perceber se essa velocidade é igual para vários equipamentos que estão ligados por wireless.
Se só tivesses 100 Mbps culpavamos logo a porta do router da Vodafone ou o cabo de rede mas como é mais do que isso tem que ser outra coisa.

Era em todos... Entretanto troquei o Deco de posição, configurei tudo de novo e no principal já consigo os 450/500mb. No que está no primeiro andar só consigo 150/200mb.

NOTA: troquei também os Decos, o que estava no 1° andar coloquei como principal no r/c... Mas acredito que não seja disso...
 
Os XD4 só têm uma porta de rede, o que quer dizer que se quiserem ligar alguma coisa por cabo e quiserem também ethernet backhaul precisam de um switch por cada node.
 
Bolas... Tive a tentar apanhar a conversa mas são muitas páginas.

Tenho uma pergunta: das várias páginas que li, vi muitos conselhos para comprar um dos packs da tplink ou asus mas não vi ninguém referir a possibilidade e comprar dois routers com mesh, como por exemplo o Huawei AX3 Pro.

Wifi6, wpa3 (e tira cafés). Cada router custa à volta de 70€.

Uma mesh com 2 routers: 140€, com 3: 210€.

Dadas as características/preço não é muito melhor solução do que esses packs da tplink?
 
@jomipiro
Só encontrei o Huawei AX3 Plus. Não querias dizer Plus?
Não encontrei nenhuma review de um site de referência. Parece-me demasiado barato para o que oferece. Tens a certeza que faz mesh?
O preço, se fizer mesh é interessante. Mas atenção que o Deco M4 de 3 unidades custa 120€. Mas é wifi5.
 
Back
Topo