Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@jomipiro
Só encontrei o Huawei AX3 Plus. Não querias dizer Plus?
Não encontrei nenhuma review de um site de referência. Parece-me demasiado barato para o que oferece. Tens a certeza que faz mesh?
O preço, se fizer mesh é interessante. Mas atenção que o Deco M4 de 3 unidades custa 120€. Mas é wifi5.
Esse é o AX3, o AX3 Pro é muito semelhante mas é quad core e esse é dual core. O Pro ainda é difícil de encontrar na Europa.

O plus que estás a falar é por ser Wi-Fi6+.

edit: Sim, faz mesh.
 
Última edição pelo moderador:
Até pode fazer mesh, mas em routers o software é muito muito importante assim com o suporte a médio longo prazo. Até prova do contrário não confio na Huawei ou Xioami para este tipo de produtos, especialmente para updates de melhoria e segurança ao longo do tempo.

Mesmo a ASUS tem uns quantos produtos que em mesh são limões...
 
Até pode fazer mesh, mas em routers o software é muito muito importante assim com o suporte a médio longo prazo. Até prova do contrário não confio na Huawei ou Xioami para este tipo de produtos, especialmente para updates de melhoria e segurança ao longo do tempo.

Mesmo a ASUS tem uns quantos produtos que em mesh são limões...
Vendo algumas reviews, o AX3 Pro tem performance superior à maioria dos routers no mercado. E custa 70€. Tenho o visto comparado em testes com routers de +300€.

Quanto à confiança na marca: tens algum facto concreto que me possa levar a confiar mais na TP-Link do que na Huawei ou a Xiaomi? Nem sequer se coloca a questão da nacionalidade já que as três marcas são chinesas...

Atenção que eu não estou a recomendar o AX3 Pro. Estou à procura de desculpas para dar 350€ por dois TP-Link X60 para ter uma performance idêntica à de dois AX3 Pro por 140€...

(No meu caso preciso de 2 AP em Mesh ligados por cabo com o SR2.0 da Vodafone como router principal.)
 
Eu não quis ser o primeiro a dizê-lo :D Mas como o @erdnagama já disse. Eu não colocaria na minha rede nenhuma solução wifi da Huawei ou Xiaomi.
Compreendo a tua pergunta @jomipiro e não tenho uma resposta objetiva para te dar nesta área das redes domésticas. Mas eu não compraria para mim.
Concordo contigo que é barato. Dito isto. O grande salto é o Wifi 6E e não o Wifi6.
 
Eu não quis ser o primeiro a dizê-lo :D Mas como o @erdnagama já disse. Eu não colocaria na minha rede nenhuma solução wifi da Huawei ou Xiaomi.
Compreendo a tua pergunta @jomipiro e não tenho uma resposta objetiva para te dar nesta área das redes domésticas. Mas eu não compraria para mim.
Concordo contigo que é barato. Dito isto. O grande salto é o Wifi 6E e não o Wifi6.

Mas o que que é facto é que nenhum desses tem 6E.

O que me estás a dizer é que mais vale comprar 2 Deco E4 por 60€ e ir desenrascando até ser possível trocar os 2 AP por outros que tenham 6E. Quiçá daqui a um anito já haja soluções competentes e com preços razoáveis com o 6E.

É que estar agora a dar 350€ para daqui a pouco tempo pensar numa mesh com 6E...
 
Vendo algumas reviews, o AX3 Pro tem performance superior à maioria dos routers no mercado. E custa 70€. Tenho o visto comparado em testes com routers de +300€.

Quanto à confiança na marca: tens algum facto concreto que me possa levar a confiar mais na TP-Link do que na Huawei ou a Xiaomi? Nem sequer se coloca a questão da nacionalidade já que as três marcas são chinesas...

Atenção que eu não estou a recomendar o AX3 Pro. Estou à procura de desculpas para dar 350€ por dois TP-Link X60 para ter uma performance idêntica à de dois AX3 Pro por 140€...

(No meu caso preciso de 2 AP em Mesh ligados por cabo com o SR2.0 da Vodafone como router principal.)

Não tenho há partida nada contra routers da Huawei ou a Xiaomi (falei na xiaomi porque existem uns routers Wifi 5 que no papel são excelentes para o preço mas depois há vários testemunhos de membros do fórum que vêm pedir opinião para os trocar), o que se passa é que não tenho nenhuma referência de como é a sua performance em mesh e, principalmente, qual a dedicação das respectivas marcas em manter os respectivos produtos actualizados no ponto de vista da segurança.

Não recomendo a ninguém aquilo que eu próprio não equacionaria para mim. Eu jamais instalaria um router destes em casa.

Já agora, eu próprio não recomendo TP-link porque não tenho experiência, mas os relatos que existem aqui no tópico são positivos, portanto também não me vez a dizer para não os comprarem.
 
Mas o que que é facto é que nenhum desses tem 6E.

O que me estás a dizer é que mais vale comprar 2 Deco E4 por 60€ e ir desenrascando até ser possível trocar os 2 AP por outros que tenham 6E. Quiçá daqui a um anito já haja soluções competentes e com preços razoáveis com o 6E.

É que estar agora a dar 350€ para daqui a pouco tempo pensar numa mesh com 6E...

A minha ideia é simples. Eu vejo o investimento na rede wifi como algo que vai durar alguns anos. Acontece que estamos num momento em que vai haver uma transição muito significativa que é o wifi 6E com mais uma banda que é os 6 GHz. Naturalmente que os equipamentos que temos ainda não suportam mas a questão é o que disse no início. Mais depressa troco o smartphone do que vou trocar o sistema wifi. Daí alertar para grandes investimentos agora.

A segunda parte é a marca. Eu, não compraria para mim. Mas não estou a dizer que é mau. Quero é ver reviews que não existem. E se no futuro der para colocar outro firmware então melhor ainda.
 
Finalmente avancei com a compra de 2 M4 V2, tenho em casa o serviço da NOS, basta desativar no router o Wifi e ficar so com o Wifi do M4 deixando este como AP? estara ligado por cabo de rede.

para manter as ligaçoes já criadas anteriormente, basta manter o mesmo nome e pass da rede criada no router da NOS? Alguma configuraçao adicional?

Obrigado pela ajuda.
 
Finalmente avancei com a compra de 2 M4 V2, tenho em casa o serviço da NOS, basta desativar no router o Wifi e ficar so com o Wifi do M4 deixando este como AP? estara ligado por cabo de rede.

para manter as ligaçoes já criadas anteriormente, basta manter o mesmo nome e pass da rede criada no router da NOS? Alguma configuraçao adicional?

Obrigado pela ajuda.
Sim, mesmo nome na rede e está feito (pelo menos aqui em casa com Asus Aimesh foi assim).

Caso não o tenhas feito, modifica o DNS para o do Google ou Cloudfire.
 
Em modo AP não dá
Nas configurações de rede já não existe a diferenciação entre rede 2.4 e 5?

Outra funcionalidade que nao encontro e foi um dos motivos para a compra dos M4, nao é possivel desligar um dos aparelhos ligados ao AP? tipo cortar a internet aos miudos. Obg
 
Última edição:
Nas configurações de rede já não existe a diferenciação entre rede 2.4 e 5?

Outra funcionalidade que nao encontro e foi um dos motivos para a compra dos M4, nao é possivel desligar um dos aparelhos ligados ao AP? tipo cortar a internet aos miudos. Obg
Nas configurações de rede podes desligar uma das redes 2.4 ou 5...
Também podes colocar na lista negra um aparelho que não queiras que se ligue à Internet e depois voltar a remover dessa mesma lista
 
Nas configurações de rede podes desligar uma das redes 2.4 ou 5...
Também podes colocar na lista negra um aparelho que não queiras que se ligue à Internet e depois voltar a remover dessa mesma lista
Obg, percebi.

Basicamente comprei dois aparelhos e acho que só vou precisar de 1.

No ponto mais crítico da casa, consigo ter 190 megas de 200 contratados, isso tb só é possível pq o sinal da rede 5GHz é muito mais forte que a mesma rede do router do operador.

A única dúvida que tenho é se devo colocar o M4 como router.
 
Bem, eu fui devolver os M4 e trouxe os M9.

A primeira vista, já valeu a troca, apesar de ser o dobro do preço, onde tinha 150mb de 500mb agora tenho 300/350...

O rapaz quase que me convenceu a trazer os da Google, mas 350€ fez-me pensar duas vezes! Segundo ele é muito melhor que os da TP Link...
 
Bom após 2 semanas de testes em 120/10, com o Asus Mesh XT8 WiFi 6.. estou a gostar da experiencia, usei a 1ªsemana como router e impecável, 2ª semana foi como Mesh sobre o router da NOS, também está a trabalhar bem.
A GUI é muito user friendly, diria que um user com conhecimentos básicos de rede, consegue trabalhar bem com isto, porque o Wizard é para "for dummies" :)
Já deu para fazer algumas excepções, e bloqueios a alguns ip's que pretendia e apontar apenas para um e fez tudo como pretendia.

Próximo passo é testar numa rede 500/100 mas isso só consigo fazer no ultimo trimestre do ano.
 
Bom após 2 semanas de testes em 120/10, com o Asus Mesh XT8 WiFi 6.. estou a gostar da experiencia, usei a 1ªsemana como router e impecável, 2ª semana foi como Mesh sobre o router da NOS, também está a trabalhar bem.
A GUI é muito user friendly, diria que um user com conhecimentos básicos de rede, consegue trabalhar bem com isto, porque o Wizard é para "for dummies" :)
Já deu para fazer algumas excepções, e bloqueios a alguns ip's que pretendia e apontar apenas para um e fez tudo como pretendia.

Próximo passo é testar numa rede 500/100 mas isso só consigo fazer no ultimo trimestre do ano.
Já somos 2. Também aproveitei a promoção! Também aconselho os Asus Mesh XT8
 
@IceE_90 e @Magico podem partilhar a área que está a cobrir esse equipamento. Nomeadamente se está entre dois andares. Esse dado seria interessante.
A minha dúvida existencial aqui é apostar 400€ num kit Wifi 6 apenas com dois equipamentos ou comprar algo barato como o Deco M4 e fazer o investimento depois em Wifi 6E. Este kit é bom, disso não há dúvida. Mas dentro de um ano, deixa de ser tão interessante como é atualmente.
 
Back
Topo