Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas estava a pensar comprar os Deco M4 para a minha casa, mas tenho uma dúvida na ligação ao router Meo.
Tenho a minha TV a minha coluna sonos e a ps4 ligadas ao router, ligo o M4 ao router e desactivo o wifi do router MEO. Mas será que continuo com as ligações dos outros dispositivos ligados ao router por ethernet activos?
 
Depois de adquirir o deco M4, fiz a configuração completa dos 3 deco's, o ultimo não queria "emperelhar" estando a 10m de distancia um deco do outro... passando essa dificuldade funcionou bem,
Mas acho que ou o deco tem um problema ou o router. Todos os dias tenho que reeinicar o router, o que é uma chatice....
Porque é que isto acontece? Eu tenho o wi fi da meo a funcionar bem, mas o do Deco diz ligado mas sem internet!
O router da MEO até ja foi substituido! Que cena esquisita, nos repetidores de wi-fi nunca tiver esse problema
 
Desliga o Wi-Fi do router da operadora
Mete os deco em modo AP
Já fiz essas alterações, espero que acabe o meu problema de vez.
Só mais uma questão, eu agora fiquei sem o wi fi 5g... logo fiquei sem mais de 300mbps ficando entre os 90 e os 100mbps.
Mesmo ligando o cabo do 1º Deco ao PC a velocidade é a mesma.
É possível aumentar a velocidade dos Deco's principalmente o PC que ligo por cabo ao Deco? Se sim como?
Obrigado
 
@xfab o Deco principal, que está ligado por cabo ao router da operadora, tem de debitar por cabo a velocidade contratada. Se não dá algo está errado.
Quanto ao wi-fi dos 5 GHz, a rede emitida pelos Decos tem as duas bandas (podes ver nas definições se estão as duas ativas), os dispositivos ligam-se à mais indicada em cada situação.
 
@xfab
Por acaso a porta de rede do router do ISP não é 100 Mbps ou o cabo de rede que estás a usar?
Como o @josp disse esquece 2.4 e 5GHz. Ele faz a transição automaticamente. Só te aparece uma rede.
 
@xfab
Por acaso a porta de rede do router do ISP não é 100 Mbps ou o cabo de rede que estás a usar?
Como o @josp disse esquece 2.4 e 5GHz. Ele faz a transição automaticamente. Só te aparece uma rede.
Desculpem a ignorância, como sei que a porta do router é de 100mbps?
O cabo vou testar com outro, pode ser dos antigos que não permitem mais de 100mbps, mas irei testar com um cat7 diretamente do router da meo (FiberGatway GR241AG) Só achei estranho antes tinha o wifi 5GHz a 300 e tal mbps e os 2.4Ghz a pouco menos de 100mbps e agora não passa dos 90 e tal mbps... Supostamente era para ter 500mbps("contratado") ... mas há perdas etc e tal... desculpas da Meo.
Quero agradecer a ajuda de todos, desde que fiz a alteração do router/Deco para AP e desliguei o wifi do router meo nunca mais tive que reeniciar o router... mas não sei porque, já não consigo entrar no router 192.168.1.254. Talvez desligar o router e voltar a liga-lo volte a ter acesso.

Mais uma vez obrigado a todos
 
Agora não consegues entrar no router pois ele não está a dar sinal wifi, presumo que só ligando o pc ao mesmo com um cabo de rede. Quanto às velocidades, comigo passa-se exactamente o mesmo com os Deco M5, mas o meu router (Technicolor) nunca debitou mais que isso, daí estar apenas à espera do fim da fidelização para mudar de ISP. Estás a usar o cabo de rede que vem com os Deco?
 
Agora não consegues entrar no router pois ele não está a dar sinal wifi, presumo que só ligando o pc ao mesmo com um cabo de rede.
Com os Deco em modo AP consegue aceder ao router MEO sem problema, uma vez que está tudo na mesma gama de IPs. Não pode é ter o router do ISP em modo bridge.

Quanto às velocidades, comigo passa-se exactamente o mesmo com os Deco M5, mas o meu router (Technicolor) nunca debitou mais que isso
Liga o Deco principal à porta 4 do router.
----------------------

@xfab não tens o FGW em modo bridge pois não?
Tens alguma Meo Box ligada aos Deco?

Quanto à velocidade, se é o FGW todas as portas debitam 1 Gbps. Liga o PC ao cabo que estás a usar para o deco principal e vê que velocidade consegues.

Faz o seguinte:
1. Faz reset aos Deco
2. Liga apenas o principal e põe logo em modo AP.
3. Vai adicionando os outros deco 1 a 1
 
@josp , muito obrigado pela dica. Nunca me tinha apercebido que essa porta era diferente nem nunca me foi dito por nenhum técnico. A velocidade deu um salto de 90 para 219Mbps!!!

E realmente estava a dizer um disparate em relação ao acesso ao router, agradeço a correcção.
 
Nunca me tinha apercebido que essa porta era diferente nem nunca me foi dito por nenhum técnico. A velocidade deu um salto de 90 para 219Mbps!!!
Boa 😀
Felizmente os novos routers têm todas as portas a 1 Gbps. Nos routers antigos, para além dessa limitação, os técnicos ainda deixavam a box ligada nessa porta 🤦‍♂️
 
Com os Deco em modo AP consegue aceder ao router MEO sem problema, uma vez que está tudo na mesma gama de IPs. Não pode é ter o router do ISP em modo bridge.


Liga o Deco principal à porta 4 do router.
----------------------

@xfab não tens o FGW em modo bridge pois não?
Tens alguma Meo Box ligada aos Deco?

Quanto à velocidade, se é o FGW todas as portas debitam 1 Gbps. Liga o PC ao cabo que estás a usar para o deco principal e vê que velocidade consegues.

Faz o seguinte:
1. Faz reset aos Deco
2. Liga apenas o principal e põe logo em modo AP.
3. Vai adicionando os outros deco 1 a 1
A porta 4 é a ultima a contar de cima certo?

Pois eu meti o router da meo em Bridge e desliguei o wifi como alguem sugeriu... se calhar é por isso que agora nao consigo aceder ao menu do router.

Neste momento tenho o FiberGateway à entrada de casa (em modo bridge)
dele sai 4 cabos, 1 para o primeiro Deco, desse Deco sai um cabo para o PC. Da segunda saída, vai para o segundo Deco no 1º andar, o terceiro para a Box da meo e o quarto penso que para uma tomada de rede de outro quarto.

Vou ter que fazer reset ao Router certo? depois fazer o mesmo aos Decos?
Como ponho o 1º Deco em AP?
 
A porta 4 é a ultima a contar de cima certo?

Pois eu meti o router da meo em Bridge e desliguei o wifi como alguem sugeriu... se calhar é por isso que agora nao consigo aceder ao menu do router.

Neste momento tenho o FiberGateway à entrada de casa (em modo bridge)
dele sai 4 cabos, 1 para o primeiro Deco, desse Deco sai um cabo para o PC. Da segunda saída, vai para o segundo Deco no 1º andar, o terceiro para a Box da meo e o quarto penso que para uma tomada de rede de outro quarto.

Vou ter que fazer reset ao Router certo? depois fazer o mesmo aos Decos?
Como ponho o 1º Deco em AP?
A confusão que vai para aí 😁

Vamos por partes.
A indicação de ligar à porta 4 era para o user anterior, cujo router não tem todas as portas a 1 Gbps.

No teu caso faz o seguinte:
- router MEO não pode estar em modo bridge, está em funcionamento normal apenas com o wi-fi desligado
- ligas o deco principal a uma porta qualquer do router MEO, configuras em modo AP
- ligas o 2º deco, apenas à tomada de eletricidade, perto do primeiro Deco e adiciona-lo à rede dos Deco. Só depois o levas para o lugar definitivo e ligas o cabo de rede
- a meo box deixas estar como está

Depois dá feedback 🙂
 
A confusão que vai para aí 😁

Vamos por partes.
A indicação de ligar à porta 4 era para o user anterior, cujo router não tem todas as portas a 1 Gbps.

No teu caso faz o seguinte:
- router MEO não pode estar em modo bridge, está em funcionamento normal apenas com o wi-fi desligado
- ligas o deco principal a uma porta qualquer do router MEO, configuras em modo AP
- ligas o 2º deco, apenas à tomada de eletricidade, perto do primeiro Deco e adiciona-lo à rede dos Deco. Só depois o levas para o lugar definitivo e ligas o cabo de rede
- a meo box deixas estar como está

Depois dá feedback 🙂
A porta 4 ja entendi que é para os "antigos" routers.

Verifiquei que o problema de não ter mais de 100mbps deve-se aos cabos da minha casa (fiz o teste ligando o portatil ao lado do router com um cabo cat6 e atinge os 500mbps) Vou ter que substituir a cabelagem toda.

O router está em bridge (fui induzido em erro ou não por alguem(PIII)... fiz essa alteração e desativei o wifi do router meo) mas agora não consigo entrar no router para alterar isso.

Link que o PIII me indicou para por os decos em AP
https://www.kbase.pt/router-meo-technicolor-tg789vac-v2-configurar-em-modo-bridge/
Está errado? o que é certo é que funcionou, só tenho é o stress da velocidade da net (problema nos cabos)

Como configuro o deco como AP? na altura do "emparelhamento" dos decos aparece essa opção?

Eu acho que se trocar os cabos isto fica a funcionar corretamente (pois nunca mais tive o stress das redes wifi sem acesso á internet e todos os dias ter que reiniciar o router)
 
Back
Topo