Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

A Vodafone creio que utiliza, ou utilizava, Vlans diferentes para a IPTV e Internet (100 e 105 ??). É mais simples de configurar.

Sim, penso que é isso. E na app do Deco dá para configurar, pelo menos para os Deco x20. Aliás, até traz já configurações para a Vodafone e para a Meo, salvo erro, portanto é possível que o setup #1 até funcione, embora não veja qual a vantagem de ter o router da Meo depois do Deco.
 
Sim, penso que é isso. E na app do Deco dá para configurar, pelo menos para os Deco x20. Aliás, até traz já configurações para a Vodafone e para a Meo, salvo erro, portanto é possível que o setup #1 até funcione, embora não veja qual a vantagem de ter o router da Meo depois do Deco.

A vantagem é que tenho a internet a ser gerida unicamente pelo tp-link. O router MEO dá apenas suporte à Box e Telefone

Se tenho o router MEO pelo meio, mesmo que em bridge, não serve de muito estar a gastar dinheiro noutros routers, pois continuo a ter (algumas) das limitações do router MEO

Na app para o P9 apenas aparece o perfil MEO, e spenas na parte VLAN. Apenas suporta a Internet.

A parte IPTV, dá para configurar manualmente a VLAN ds Meo, mas obriga a desligar a opção VLAN que dá suporte à Internet.

Portanto, ou um ou outro.

No setup 2 em teoria devia funcioar, não entendi porque não deu...
 
O orbi rbk352 vale mais a pena que o Deco M4, certo? Ou tendo Vodafone 200mb não vale a pena investir em WiFi 6?
A minha ideia é ligar o satélite na outra ponta da casa para a rede WiFi ser melhor.
Com os Deco M4 consegues, pelo menos, extrair 600 Mbps por Wi-Fi. Se não estás a pensar mudar o tarifário chega e sobra. Mas se a diferença de preço for pequena mais vale ir já para Wi-Fi 6.
 
A vantagem é que tenho a internet a ser gerida unicamente pelo tp-link. O router MEO dá apenas suporte à Box e Telefone

Se tenho o router MEO pelo meio, mesmo que em bridge, não serve de muito estar a gastar dinheiro noutros routers, pois continuo a ter (algumas) das limitações do router MEO

Na app para o P9 apenas aparece o perfil MEO, e spenas na parte VLAN. Apenas suporta a Internet.

A parte IPTV, dá para configurar manualmente a VLAN ds Meo, mas obriga a desligar a opção VLAN que dá suporte à Internet.

Portanto, ou um ou outro.

No setup 2 em teoria devia funcioar, não entendi porque não deu...

Pode mesmo ser uma questão dos routers, mas para o Deco x20, o perfil da Portugal-Vodafone permitia:

Internet VLAN ID (tinha o valor 100)
Internet VLAN Priority (tinha o valor 0)
IPTV
- Selecção de qual porta iria ser usada para o IPTV
IPTV VLAN ID (tinha o valor 105)
IPTV VLAN Priority (tinha o valor 0)

Indo à opção "Custom", não conseguirás algo similar, para a Meo ?

Eu usei, no meu da Vodafone, o setup #2, sendo que desliguei o wifi todo do router Vodafone, mantive na rede 192.168.1.x, e pus o Deco x20 como Router, a gerir a rede 192.168.2.x. O Deco tinha endereço estático na rede Vodafone, mas depois geria a rede local praticamente toda na gama 192.168.2.x.
Funcionava bem, mas a Box e o Telefone não estavam na mesma rede que o resto da casa (que para mim não tinha problema).
 
Pode mesmo ser uma questão dos routers, mas para o Deco x20, o perfil da Portugal-Vodafone permitia:

Internet VLAN ID (tinha o valor 100)
Internet VLAN Priority (tinha o valor 0)
IPTV
- Selecção de qual porta iria ser usada para o IPTV
IPTV VLAN ID (tinha o valor 105)
IPTV VLAN Priority (tinha o valor 0)

Indo à opção "Custom", não conseguirás algo similar, para a Meo ?

Eu usei, no meu da Vodafone, o setup #2, sendo que desliguei o wifi todo do router Vodafone, mantive na rede 192.168.1.x, e pus o Deco x20 como Router, a gerir a rede 192.168.2.x. O Deco tinha endereço estático na rede Vodafone, mas depois geria a rede local praticamente toda na gama 192.168.2.x.
Funcionava bem, mas a Box e o Telefone não estavam na mesma rede que o resto da casa (que para mim não tinha problema).

Não, não permite ter a mesma VLAN nas duas opções. A MEO usa a 12 nas duas.

Entretanto já o devolvi.

Mesmo que funcionasse, achei-o muito limitado em termos de configurações e informações disponíveis, comparativamente com os routers tradicionais.

Acredito que seja um problema transversal a todos estes sistemas mesh, independentemente da marca, estou certo?
 
Última edição:
Não, não permite ter a mesma VLAN nas duas opções. A MEO usa a 12 nas duas.

Entretanto já o devolvi.

Mesmo que funcionasse, achei-o muito limitado em termos de configurações e informações disponíveis, comparativamente com os routers tradicionais.

Acredito que seja um problema transversal a todos estes sistemas mesh, independentemente da marca, estou certo?

Não é bem, dos 3 sistemas que já experimentei (TP Link Deco, Netgear Orbi e Asus Zenwifi), o TP Link é o mais básico (em termos de configuração disponibilizada).
O Netgear já tem bastantes mais opções, e o Asus então mais ainda.
 
eu tinha um orbi rbk 53 e fiz o upgrade para o orbi 753 e fiquei agradavelmente surpreendido com melhoria. Nas extremidades da casa deu um bom salto de sinal / velocidade.
Posso estar a ser enganado por estar a fazer o teste com o iphone 12 pro que já tem wifi 6 mas é o unico ponto de referência que tenho.
 
A minha dúvida era se ao ligar o cabo de rede ao router conseguia espalhar sem problema.

Andei a pesquisar alternativas no mesmo raio de preço, tenda MW3 e d link covr? Alguém sabe qual será o melhor?

Não sei ao certo se b
A minha dúvida era se ao ligar o cabo de rede ao router conseguia espalhar sem problema.

Andei a pesquisar alternativas no mesmo raio de preço, tenda MW3 e d link covr? Alguém sabe qual será o melhor?

Não conhecendo o router da Meo, não sei se é só ligar o cabo e já está. Provavelmente terás de configurar algumas coisas na app do Deco.
Diria que a grande diferença entre os E4 e os M4 é a velocidade das portas, onde o E4 apenas suporta até 100 *****, e o M4 já vai até ao gigabit. Não sei se a diferença de preços entre eles justifica esta limitação.

Quanto às outras opções, não tenho referências para poder ajudar.
 
@Nowak11 não compres o Deco E4. Ficas limitado a 100 Mbps. A porta de rede dele é 100 Mbps.
Desligas o wifi do router da operadora e passas a ter só wireless do sistema mesh. Está feito. Mas a ires vai para o TP-Link Deco M4.
 
@Nowak11 não compres o Deco E4. Ficas limitado a 100 Mbps. A porta de rede dele é 100 Mbps.
Desligas o wifi do router da operadora e passas a ter só wireless do sistema mesh. Está feito. Mas a ires vai para o TP-Link Deco M4.

Pois, por mais 15-20 já fico com porta gigabit. Tava a pensar em alternativas semelhantes ao deco m4, visto que ainda são dois calhamaços.. enquanto que o dlink covr é muito mais pequeno.
 
Se reparares nos routers vais ver que eles são pequenos... com umas antenas enormes. Esses calhamaços têm um bom motivo para serem assim. Não há forma de ter micro antenas e terem um bom alcance. Dito isto, deves gostar mais então dos TP-Link Deco M5.
 
Se reparares nos routers vais ver que eles são pequenos... com umas antenas enormes. Esses calhamaços têm um bom motivo para serem assim. Não há forma de ter micro antenas e terem um bom alcance. Dito isto, deves gostar mais então dos TP-Link Deco M5.

Lembro-me que há uns meses um utilizador, confesso que não me lembro qual, trocou os M5 pelos M4 precisamente pela questão do alcance.
 
Lembro-me que há uns meses um utilizador, confesso que não me lembro qual, trocou os M5 pelos M4 precisamente pela questão do alcance.
Ah, pois então secalhar mais vale os calhamaços ahah!

Também vi uns da marca TENDA mas não conheço. Estou a ver que o pessoal só fala dos tplink, devem ser mesmo os melhores então
 
Lembro-me que há uns meses um utilizador, confesso que não me lembro qual, trocou os M5 pelos M4 precisamente pela questão do alcance.

É difícil ir contra a física aqui. Os routers têm aquelas antes por alguma coisa. Os outros desenhos não conseguem ser tão eficazes.

Ah, pois então secalhar mais vale os calhamaços ahah!

Também vi uns da marca TENDA mas não conheço. Estou a ver que o pessoal só fala dos tplink, devem ser mesmo os melhores então

Fazer recomendações é muito complicado porque muita da informação é apenas de reviews. A recomendação da TP-Link não é por serem os melhores. É muito difícil afirmar isso. A questão é que são os que conhecemos e têm funcionado bem não vale a pena mexer. Nós não temos aqui nenhum favoritismo ou patrocinio da marca A ou B para a recomendar. É mesmo para que não haja surpresas e como há mais pessoas que têm já muitas vezes se tiraram dúvidas mais facilmente.
Mas não queria mesmo que pelo menos quando eu sugiro o modelo X que seja considerado como o melhor. Até porque muitas vezes estamos a recomendar produtos budget.
O @MalaMen ontem referiu que estava satisfeito com os orbi 753. Eu ia saltando da cadeira. Pudera, aquilo é uma bomba. Ainda há melhor que o kit dele mas aquilo já é um Porsche 911 Turbo. :D
Mas o preço dá para comprar 3 kits TP-Link Deco M4. É só um exemplo.
 
o meu comentário até foi mais para alguém que tivesse duvidas sobre a diferença de performance do orbi 53 para o 753 ficar esclarecido :)
 
Back
Topo