Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Para conseguir utilizar box das operadoras por cabo os routers e switchs envolvidos terão de ser compatíveis com IGMP snooping. Se algum dos elementos na rede até chegar à box não é compatível está tudo estragado e não funciona.

Do que pesquisei esses ASUS CD6 são compatíveis com IGMP. Por vezes o IGMP está desligado por definição nos routers.
Olá erdnagama,
eu tenho o IGMP ligado, tenho os routers como AP e mesmo assim não consigo.
Consegui obter imagem durante alguns segundos, com a passagem para a AP, mas deixa de ser transmitida corretamente, logo de seguida.
Como referi, expus o caso ao departamento técnico, no início de Janeiro, e o mesmo ainda não resolveu. Daí deixar de promover esta solução para quem tenha Vbox Pro.
 
Imagino que tenha sido a primeira coisa a verificar, mas o firmware dos routers está actualizado?

Para despistar eventuais problemas.
O asus estão ligados directamente ao router da empresa (vodafone se percebi bem)?

Já tentaste usar os asus para gerir toda a rede colocando o router da vodafone em modo bridge, em vez de usar como ap?

Não sei se a vodafone permite usar os seus routers em modo bridge.
 
Imagino que tenha sido a primeira coisa a verificar, mas o firmware dos routers está actualizado?

Para despistar eventuais problemas.
O asus estão ligados directamente ao router da empresa (vodafone se percebi bem)?

Já tentaste usar os asus para gerir toda a rede colocando o router da vodafone em modo bridge, em vez de usar como ap?

Não sei se a vodafone permite usar os seus routers em modo bridge.
Sim, todos actualizados.
O router principal está ligado diretamente ao da VDF e os restantes ao mesmo (ASUS).
Tanto quanto sei, o router VDF, não permite modo bridge.

Obrigado! ;)
 
Depois de ANOS de problemas de net na casa toda (devia ter martelado a Vodafone para me resolver o problema, mas resolvi ir gastando dinheiro para resolver, com n modelos de replicadores de Wi-Fi a meio da casa com zero resultado…

Resolvi o problema (finalmente) com 2 tplink M4, um na fonte ligado ao Smart router 1.0 por cabo (anulando o Wi-Fi deste) e outro a meio da casa ligado por Wi-Fi ao primeiro M4, resolvendo a falta de net no lado problemático. Além disso, o mesh funciona bem porque o lado problematico(cozinha) e um local de passagem para depois voltar pa sala, deve ser por isso que o mesh me resolveu o problema.

Posto isto estou a renegociar renovação de contrato com a Vodafone. Na última renegociação não fiz troca de equipamentos porque não justificava, mas passados 4 anos talvez já se justifique, embora pretenda

Solução 1:
- manter tudo como está. Smart router original com os 2 M4. Eventualmente melhorar a velocidade na “fonte” na renegociação de contrato.

Solução 2:
- meter o novo router (2/3 saltos de “geração” com wifi6, anular o Wi-Fi deste (perco as vantagens do wifi6) e por os M4 tal e qual tenho)

Solução 4
- novo router da Vodafone, vender os m4 para abater o investimento e comprar eu um sistema mesh X20, que já suporta wifi6, já a pensar no futuro (e o sistema que a Vodafone oferece como super Wi-Fi premium, mas para estar a alugar a vdf…prefiro comprar eu usados a bom preço e ficam meus independente de que operador usar

De qualquer maneira correndo o post do novo router para o início houve um forista que teve dificuldade de por um setup idêntico ao meu a funcionar com o router novo da vdf
 
não tens qq vantagem na solução 2, e podes fazer a ultima mantendo o router original.

por outras palavras, não vejo o que ganhas num novo router se usar um sistema mesh teu

podes é ganhar problemas de incompatibilidade conforme referiste...
 
Eu neste momento não apostava em Wifi 6. Esperava mais um pouco pela massificação do Wifi 6E, este assim com alterações que valem a pena, nomeadamente com mais uma banda de funcionamento:
What is the difference between Wi-Fi 6 and Wi-Fi 6E?
“The most impactful difference is that Wi-Fi 6E devices use a dedicated 6E spectrum with up to seven additional 160 MHz channels while Wi-Fi 6 devices share the same congested spectrum — and only two 160 MHz channels — with other legacy Wi-Fi 4, 5, and 6 devices,” according to Intel's website.

Se não vais usar o wifi do router da Vodafone então a troca do router não trará grandes vantagens, a não ser que estejas desconfiado que o router atual tenha algum problema.
Pessoalmente eu deixava tudo como está a nivel de equipamente e na negociação direcionava os esforços para melhorar os serviços contratados, ou seja, a velocidade, tráfego da rede móvel, etc.
 
Bom dia,

solicito aos entendedores apoio na resolução da minha questão - perdoem-me os termos simplistas que irei utilizar.

O router da operadora está instalado na caixa ATI (que fica na entrada do apartamento) e onde injeto rede para as 4 divisões do meu apartamento (que têm instalação de rede).

Nos quartos mais afastados da caixa ATI pretendo melhorar o sinal de Wi-Fi. Sendo que tenho a possibilidade de ligar extensores/repetidores/routers à rede com cabo RJ45. Que sistema sugerem, sendo que gostava de ficar só com uma rede Wi-Fi? Ou seja, ficaria com Wi-Fi no router da operadora e em mais dois aparelhos a instalar nos quartos...sem conflitos! Não quero utilizar as opções das operadores (superwifi, powerwifi...)

Acho que me fiz entender...

Obrigado.
 
compras 2-3 decos (ou semelhante de outra marca), desligas o wifi do router da operadora e espalhas os decos pelas divisões da casa, ligados por cabo de rede ao router. ficas apenas com a rede wifi mesh dos decos
 
compras 2-3 decos (ou semelhante de outra marca), desligas o wifi do router da operadora e espalhas os decos pelas divisões da casa, ligados por cabo de rede ao router. ficas apenas com a rede wifi mesh dos decos
Podes pf indicar-me modelos específicos? Tenho 500mb...

Não dá para manter o Wifi do router da operadora ligado (é que apanha a área social da casa)...
 
ficas com 2 redes wifi distintas, não é ideal. é preferivel teres a casa inteira coberta por uma unica rede mesh. podes sempre deixar um deco ao lado do router, se não tiveres nenhuma tomada de rede na area social.

deco M5 por exemplo. se preferires algo com wifi 6 (wifi5 chega para os 500mb que tens), tens o X20.
 
ficas com 2 redes wifi distintas, não é ideal. é preferivel teres a casa inteira coberta por uma unica rede mesh. podes sempre deixar um deco ao lado do router, se não tiveres nenhuma tomada de rede na area social.

deco M5 por exemplo. se preferires algo com wifi 6 (wifi5 chega para os 500mb que tens), tens o X20.
Muito obrigado!
 
Boas,

Sistema mesh vs powerline, o que sugerem?

Vivo num apartamento com 120m2 de um só piso mas preciso melhorar a minha net num dos quartos (escritório).

Qual destes sistemas e que equipamentos sugerem? De preferência o mais económico possível.

Com 100MB de net acho que fico bem para não ter cortes em vídeo calls, neste momento apenas apanho 20MB.
 
@Jpnop tens cabo de rede até essa divisão?

Pela comodidade de ter uma única rede em casa eu escolheria sempre mesh. Por exemplo os DECO M4 indicam uma cobertura de 250 m2.

Podes sempre arranjar um mesh com powerline 😁
 
@Jpnop tens cabo de rede até essa divisão?

Pela comodidade de ter uma única rede em casa eu escolheria sempre mesh. Por exemplo os DECO M4 indicam uma cobertura de 250 m2.

Podes sempre arranjar um mesh com powerline 😁

Não tenho cabo de rede em casa. A mesh se instalada num local com pouco alcance, no tal que já só tem 20MB, é igualmente eficiente?porque por exemplo um repetidor de sinal não é.
 
@Jpnop não, também não ia ter grande resultados, pelo menos se fosse unicamente mesh.
A ideia com mesh seria colocares um dos módulos a meio da casa.

Mas já que falar em repetidor, já experimentaste colocá-lo a meio da casa? Quando o sinal do router ainda é suficientemente forte.
 
@Jpnop não, também não ia ter grande resultados, pelo menos se fosse unicamente mesh.
A ideia com mesh seria colocares um dos módulos a meio da casa.

Mas já que falar em repetidor, já experimentaste colocá-lo a meio da casa? Quando o sinal do router ainda é suficientemente forte.
O repetidor já, mas depois para gravar calls no zoom por exemplo apresenta alguns cortes, a ligação é instável. Acredito que a powerline seja o mais eficiente então sendo por rede elétrica. Penso que o melhor é a devolo certo?
 
Tens que colocar o satélite M4 num local entre o router e o quarto onde apanhas os 20Mbps, por exemplo a meio da distância entre 1 e outro e depois vais ajustando.
 
tens de usar vários. um a meio caminho e outro junto ao pc (se precisas da ligação por cabo).

redes mesh é mesmo para espalhar por varios sitios da casa, de forma a todos apanharem bom sinal para comunicarem entre eles e teres redes no maximo em todos os equipamentos
 
Back
Topo