Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Alguém tem uns Deco M4 com NOS (naquele router azul e preto)? Funciona tudo bem, incluindo em bridge?
Estava a pensar em adquirir 2 M4 para os meus pais, o meu pai tem pouco sinal no quarto e é onde tem a smart tv e queria ver netflix, mas nunca dá com boa resolução por ter sinal fraco...
 
@Nabais Os meus dois estão configurados como AP e sem estar em Bridge porque me convém que todos se "vejam" uns aos outros. Dessa forma esta a funcionar muito bem. A velocidade contratada é de apenas 200/20 (Nos) e é isso mesmo que obtenho. O wi-fi do router Nos está desligado.

Passei o modo para AP porque uma velhíssima impressora HP por alguma razão embirrava com o modo Router.
 
Comprei uns Deco M9 porque havia zonas da casa que não tinha muito WI-FI. Estão configurados como AP e com o mesmo SSID do router MEO. Não consigo desativar o WI-FI do router da Meo, será por ter o Smart WI-FI ativo? Será melhor configurar os deco com outro SSID?
 
se moras num predio com mais vizinhos, é mais uma rede wifi a ocupar canais e a prejudicar todos (incluindo a rede do m9), será melhor desabilitar totalmente o wifi do router.

se moras isolado não é tão problematico, mas se tiveres tudo com o mesmo SSID depois não funciona em mesh e se apanhar wifi do router depois não salta para os decos automaticamente.
 
se moras num predio com mais vizinhos, é mais uma rede wifi a ocupar canais e a prejudicar todos (incluindo a rede do m9), será melhor desabilitar totalmente o wifi do router.

se moras isolado não é tão problematico, mas se tiveres tudo com o mesmo SSID depois não funciona em mesh e se apanhar wifi do router depois não salta para os decos automaticamente.
O problema é que não sei como desligar a rede Wi-Fi do router. Já entrei nas definições do mesmo e o campo de desligar a rede do router (estado ligado) não é editável... Será por ter o smart wifi ligado?
 
Boas! Vamos lá ver se me conseguem ajudar. :wink:
Eu neste momento tenho na herdade fibra 1Gbps/400Mbps da Meo que apenas me dá alguma cobertura a nivel de Wi-Fi e LAN, estando +/- como este esquema:
Sem-T-tulo1.png


Neste momento não cobre todas as necessidades, tendo eu planeado algo assim:
imagem.png


Já agora para terem uma idea é para cobrir toda a herdade com Wi-Fi, para ter as várias câmeras ligadas sem cabo de rede. Este é um desenho +/- do espaço:
Sem-T-tulo.png


As medidas da herdade são aproximadas e tenho o problema que pode prejudicar o sinal que é ter muito ferro e chapa devido às estufas e armazéns.

Acham que me conseguem ajudar em especial a escolher o router, os switch?
Todos os AP devem funcionar em Mesh, para não haver quebras de sinal.

Tenho uma MEO Android TV e uma mibox, vou ter mais duas mibox's, shelly's para portões e iluminação, câmeras, TV's, PC's, smartphone's e afins, estou-me a esquecer de coisas, mas de certeza que á mais equipamentos.

Tenho a ideia que o @Metro e o @sdomingues estão mais por dentro do sistema omada, que é o que estou a pensar, mas todo o feedback é bem vindo! :001:
 
@Sonecas T4 em primeiro lugar parabéns por uma propriedade tão grande :)
Eu tenho omada mas num apartamento portanto estás a ver como vivemos em mundos muito diferentes. De qualquer forma concordo que ou Omada ou um sistema da Ubiquiti. A Ubiquiti tem uma gama de produtos maior pelo que no teu caso era capaz de olhar para a Ubiquiti. No teu caso pode haver vantagem em usar equipamentos deste géneto: https://eu.store.ui.com/collections/operator-airmax-and-ltu/products/powerbeam-5ac
Colocas um poste e tens facilidade em ter linha direta entre equipamentos. Eu não percebo nada de floricultura mas consegues perfeitamente ter tudo ligado de forma fiável. Imagino que tenhas a fibra no escritório que não fica central mas se há marca que resolve o problema será a Ubiquiti. Eu fui para Omada por ser mais barata e ter um router mais pequeno do que formato Rack. Não tinha local para o colocar.
 
@Sonecas T4,

Não tenho muito a acrescentar ao que o @Metro disse.
Para ser sincero, não tenho base de comparação Omada vs Ubiquiti, Meraki, ou outros de gamas mais a sério.

Neste momento, só tenho cobertura na moradia de 3 pisos (e zona circundante, mas é um lote de 400 m2), e uso 1 router, 2 switches, e 5 AP's, e dão (geralmente) bem para o gasto.
Não tenho nada configurado em Mesh, porque estando todos os AP's ligados por ethernet, não vejo necessidade disso (salvo erro, a opção de Mesh no ecossistema Omada serve apenas para poderes ter AP's que não estão ligados por ethernet).

Se tens ferro (portões e afins), diria que podes ter problemas.
O meu calcanhar de Aquiles é precisamente uma situação dessas, em que tenho um AP numa parede da garagem, e um Shelly que está na casa de máquinas da piscina, a uns 5 metros lineares, tem constantemente sinal fraquíssimo. A porta da garagem (que é metálica) não perdoa, basta abri-la que o sinal é completamente diferente. Infelizmente, não tenho grandes possibilidade de dar volta ao caso sem ter de me chatear um bocado.

Na altura, acabei por optar pelo Omada e não Ubiquiti, pelo seguinte:
- O material da Ubiquiti é mais caro (nalguns casos, significativamente), e eu estava a "começar" em material mais à séria
- Dos reviews que li, os AP's mais comuns da Ubiquiti são "exclusivos" para tectos (há um que não é), e funcionam mal nas paredes; eu não tenho forma "esteticamente aceitável" de pôr os AP's no tecto
- Andava aí a fazer algumas alterações na infra-estrutura cá em casa, e as soluções de consumo não me estavam a satisfazer
- O @Metro falava bem dos Omada :)

Força nisso, mas és capaz de ter que andar ainda a fazer aí algumas experiências até afinar a coisa.
 
Boa noite!

Estou em fase de trocar de casa e gostaria de saber que soluções existem para o meu caso!

De momento uso operadora meo, e pretendo continuar na nova casa!

A casa tem 3 andares, e possui tomadas de rede em todos os pisos/divisões, o problema será sempre a rede Wi-Fi, pois vais ter uma série de aparelhos ligados (vários shelly/câmaras /ac/ eletrodomésticos...)
Sendo que o router da meo será posto no piso 0, onde tenho o quadro ATI, tendo uma solução mesh qual seria a melhor configuração?

3 mesh, (qual marca/modelo?) um para cada piso, que não será superior a 120m2 ligados direto ao router da meo por rj45? E utilizando a outra porta do router para ligar a um switch que vai distribuir o sinal pelas tomadas rj45 que tenho?
Deveria ter 2 box da meo, posso ligar as tomadas rj45 que vão ser distribuídas pelo switch, desde que este suporte o tal igmp, certo?

Obrigado!
 
Boa noite!

Estou em fase de trocar de casa e gostaria de saber que soluções existem para o meu caso!

De momento uso operadora meo, e pretendo continuar na nova casa!

A casa tem 3 andares, e possui tomadas de rede em todos os pisos/divisões, o problema será sempre a rede Wi-Fi, pois vais ter uma série de aparelhos ligados (vários shelly/câmaras /ac/ eletrodomésticos...)
Sendo que o router da meo será posto no piso 0, onde tenho o quadro ATI, tendo uma solução mesh qual seria a melhor configuração?

3 mesh, (qual marca/modelo?) um para cada piso, que não será superior a 120m2 ligados direto ao router da meo por rj45? E utilizando a outra porta do router para ligar a um switch que vai distribuir o sinal pelas tomadas rj45 que tenho?
Deveria ter 2 box da meo, posso ligar as tomadas rj45 que vão ser distribuídas pelo switch, desde que este suporte o tal igmp, certo?

Obrigado!
Tenho bom Feedback do material da TPLink o que comprares compra o melhor que puderes (normalmente mais caro).
Tenho misturado Deco de Wifi 6 e 5 e não tenho tido stress, sempre podes comprar Wi-Fi 6 para onde tens mais serviço e 5 para zona onde a velocidade não tenha tanta influência.
Também tenho ASUS Wi-Fi mais fica mais caro ainda.
 
@GT2,

A minha experiência com algumas soluções Mesh de consumo diz-me que conseguires cobrir 120 m2 (cada piso) com um único módulo será uma grande sorte. Eu não consegui ter algo satisfatório com TP Link Deco x20, Asus XT8, Netgear RBK53 ou RBK753, e tenho cerca de 70m2 por piso.
No entanto, acho que o melhor que tens de fazer, é experimentar com algo concreto, dificilmente alguém te vai conseguir dar uma fórmula ganhadora.

Convém também perceberes que expectativa tens, em particular da velocidade vs cobertura. A rede 5 GHz desaparece a alguns metros do AP (seja ele qual for), e ficarás com cobertura apenas da rede 2.4 Ghz, que não é necessariamente má, mas não esperes 500 Mb/s. Dá perfeitamente para os teus equipamentos IoT (Shellys, AC's, electrodomésticos), eventualmente para as TV's (muitas delas ainda só têm suporte para 100 Mb/s na placa ethernet) e para as câmeras; se estiveres a falar doutro material mais exigente, muito provavelmente já não será possível - a não ser que tenhas linha de vista directa, e mesmo assim...
 
Última edição:
tb diria que o melhor é apontar para pelo menos 2 APs por piso. depende muito do layout da casa, das paredes e de onde tens as tomadas para ligar os APs.

mas se tiveres a planta da casa, nada como usar um wifi planner e tentar perceber a cobertura de cada AP
 
@Metro e @sdomingues estou em pensar omada da TPLINK porque me parece que é mais barato que a Ubiquiti, além de que já tenho um EAP225-Outdoor.

A fibra está instalada na sala num armário exclusivo para Telecomunicações, tem lá dentro um ATIRack de 14U por burrice minha, se fosse hoje tinha colocado um bastidor, mas tenho algum espaço á volta para colocar coisas mesmo que seja fora do ATI, visto que fica tudo escondido. Este armário encontra-se mais ou menos central na Casa 1, daí distribui para os outros lado.

Quanto ao mesh, segundo o que percebi é entre AP's, no entanto acho que vou ter que ter os AP's sem cabo de rede nas zonas das estufas por falta de condições de momento, num futuro talvez, mas envolve partir os passadiços entre estufas para enterrar tubos.

Fast-roaming entre AP's, talvez seja isto que precise para não ter quebras de internet conforme vou andando pela quinta.

@Sonecas T4 em primeiro lugar parabéns por uma propriedade tão grande :)

Obrigado, mas olha que comparado com muitas aqui há volta até nem é muito grande. ;)
 
@Sonecas T4 dando um exemplo de futebol que não sou particular adepto, é muito fácil ser treinador de bancada... Com isto quero dizer, que é muito fácil estar a dizer-te aqui coisas mas tens que perceber que tens que ver sempre com muitas reservas, porque não temos - eu pelo menos não tenho - experiência real de um cenário como o teu. Quando sugeri Ubiquiti é porque tenho noção que o leque de soluções que eles têm é muito maior e conseguem ter soluções para propriedades bem maiores do que a tua. Omada é mais barato, mas em qualquer dos casos não te livras de ter que fazer algumas experiências - até pode ser que saia tudo bem à primeira, mas é difícil - até ficar tudo perfeito.

Eu não tinha pensado na opção de enterrar cabos mas depois de falares nisso faz sentido. Em terra é simples de fazer ou algum poderá inclusivé passar pelo ar se for caso disso. Tens aí muito que pensar :)
Mas tem solução, isso não há dúvida.
 
Agradeço desde já a ajuda de todos!

Em questão de alcance, tá visto que apenas um poderá não chegar...poderei ter que colocar mais onde for necessário...

Em questão de ligações, posso ligar os mesh direto ao router fbgw da meo por cabo? Depois os mesh comunicam entre si por wifi? O router fica em modo bridge e quem faz a gestão dos IP's é o mesh?

Desculpem a quantidade de perguntas mas não conheço muito bem este tipo de redes...
 
@Sonecas T4,

Boa sorte com isso, vê bem o material que vais precisar, e tem em atenção que muito do equipamento do eco-sistema Omada da TP Link tem várias versões (embora não seja para mim claro identificar o que muda em cada uma), diria que deves tentar comprar sempre o mais recente.

Uma nota importante, sobre Mesh's e Fast Roaming (espero não estar a dizer uma grande barbaridade, mas é a noção que tenho): são estratégias que SUGEREM aos equipamentos a que AP se devem ligar. É muito importante enfatizar o "SUGEREM". É sempre o equipamento (telemóvel, tablet, Shelly, TV, etc.) que decide a que AP se liga, e se se desliga dele ou não.
Podes ter um telemóvel que tem um sinal péssimo de um AP, e um sinal óptimo de outro, e não muda, por muitas tácticas que as soluções apresentem. E ainda tens equipamentos mais básicos que se ligam a um AP e não o largam nem por nada :)

De qualquer forma, força nisso, e boa sorte! Se vais passar cablagem, Cat6A para cima :)
 
Agradeço desde já a ajuda de todos!

Em questão de alcance, tá visto que apenas um poderá não chegar...poderei ter que colocar mais onde for necessário...

Em questão de ligações, posso ligar os mesh direto ao router fbgw da meo por cabo? Depois os mesh comunicam entre si por wifi? O router fica em modo bridge e quem faz a gestão dos IP's é o mesh?

Desculpem a quantidade de perguntas mas não conheço muito bem este tipo de redes...
Eu tenho assim Fibergate em bridge e o que gere toda a rede é ASUS, um como principal é o os outros AP em mesh. Como é lógico se puderes ligar os routers com cabo 5* se não ficam em Wi-Fi ficando só o primeiro ligado por cabo ao Fibergate
 
Boa tarde pessoal vinha aqui pedir a vossa humilde opinião.
Tenho um plano 500/100 da MEO com FGW 5 e tenho o router na parte da cima da casa (casa apenas com 2 pisos, rés-do-chão e 1º piso). A casa tem algumas paredes grossas e portanto no rés-do-chão, normalmente apanho "apenas" 100/120 Mbps e em outras divisões desce para 40/50 Mbps ...

Gostava portanto de por um router no piso de baixo em mesh com o FGW, para ver se consigo ter uma velocidade igual ou aproximada do contratado.

Estava a pensar em algo como o Xiaomi AX3000 que pelo preço e características parece-me bastante apropriado.
Mas como é a primeira vez que me vejo numa situação destas, gostava de saber o que voces pensam ou até em soluções melhores do que aquela que estou a pensar.

Muito obrigado!
 
@MikeJay
Quantos metros quadrados tem cada andar?
Não tens qualquer cabo de rede certo?
Pretendes manter os 500/100? Ou aumentar a velocidade da net?
Por último, tens algum orçamento?
 
Back
Topo