Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Ando a pensar finalmente fazer o upgrade à rede, o AP já é antigo e o Meo Gateway é uma miséria. Tá difícil decidir entre Asus XT8 na black friday, Orbi 752 usado ou talvez um Orbi Pro... Ou ir pelo preço e comprar um kit Orbi 352 usado a 130€.

Alguém tem experiência com os Orbi? Ou com os XT8? E dá para configurar de forma a substituir o router da Meo (por causa da box via wifi)?
 
@CMC_PUBLIKUM experimenta fazer um reset. Liga apenas um Deco, coloca em modo AP, e testa as velocidades.

Se estiver tudo ok, adiciona então o 2º.
Já experimentei reset ao router ao Deco, aumentar o lease time do DHCP do router. Nada.

Ontem experimentei o Deco em modo router, e foi perdeu ligação na mesma.
Quando voltei a pôr em AP, fiz os testes que tem na app da TP-Link, e só estava a dar 100 e tal MB; até que reparei nesse mesmo teste que não estava a assumir a ligação gigabit. Reiniciei e corrigiu.

Contudo, o meu maior problema é mesmo a perda de sinal que acontece muitas vezes por dia.
 
@CMC_PUBLIKUM quando voltaste a pôr em AP fizeste reset?

Adicionaste os Deco 1 a 1, ou seja, só depois de teres o primeiro configurado, é que ligaste a alimentação do segundo?

Há alguns relatos de incompatibilidade entre os Deco e router Vodafone, mas julgo que em modo AP era tudo tranquilo.
 
@CMC_PUBLIKUM quando voltaste a pôr em AP fizeste reset?

Adicionaste os Deco 1 a 1, ou seja, só depois de teres o primeiro configurado, é que ligaste a alimentação do segundo?

Há alguns relatos de incompatibilidade entre os Deco e router Vodafone, mas julgo que em modo AP era tudo tranquilo.
Não, aí não fiz reset porque como já tentei outras vezes e não resultou, não tive paciência para isso.

Sim, até isso já tentei.

Conheço quem tem o SR2.0 e os M4, sem qualquer problema, e quem tem router próprio com os mesmos Deco, é funciona tudo bem.
Por outro lado, já vi no fórum da TP-Link, pessoas (estrangeiros) a falar deste problema, mas com o M5 (não me lembro se também houve quem tivesse o M4).

Agora não sei se o problema poderá residir nos Deco (estranho serem logo 2 packs com avaria), ou no SR2.0. Quase de certeza que se for no router, a Vodafone não vai querer saber porque o wifi do equipamento deles funciona bem, e que não se responsabilizam com equipamentos externos.
 
Se o deco não estava a gigabit tens aí o teu problema. Tens algum problema na ligação do cabo entre o router e o deco
Vou testar ligar o Deco principal directamente ao router para despistar a possibilidade problema no ATI e cabo que vai de lá até à porta na parede onde o Deco está ligado.
Contudo, não tenho a certeza que seja o problema porque a questão da velocidade é muito raro de acontecer. O que acontece com (extrema) frequência é perder o sinal de wifi.
 
Perco mesmo o sinal; passa de wifi para 4G e depois novamente para wifi

Está aqui 1 log criado por 1 applet do IFTTT há uns dias como exemplo:

disconnected fromOctober 20, 2022 at 11:11AM
connected toOctober 20, 2022 at 11:11AM
disconnected fromOctober 20, 2022 at 02:32PM
connected toOctober 20, 2022 at 02:32PM
disconnected fromOctober 20, 2022 at 03:33PM
connected toOctober 20, 2022 at 03:33PM
disconnected fromOctober 20, 2022 at 04:18PM
connected toOctober 20, 2022 at 04:18PM
disconnected fromOctober 20, 2022 at 04:19PM
connected toOctober 20, 2022 at 04:19PM
disconnected fromOctober 20, 2022 at 04:20PM
connected toOctober 20, 2022 at 04:20PM
disconnected fromOctober 20, 2022 at 04:36PM
connected toOctober 20, 2022 at 04:36PM

Aí foi bastante regular, quase de hora em hora (daí ter experimentado aumentar o lease time do DHCP do SR2.0), mas nem sempre é assim; às vezes acontece mais que uma vez por hora.
 
Mais 3 tentativas que não produziram resultados, continuando a perder rede:

-Ligar o Deco na rj45 da parede oposta onde costuma estar (para ver se teria algo a a ver com a posição dos satélites em uso);

- Ligar o Deco principal directamente ao SR2.0;

-Usar somente o Deco principal, tendo os outros 2 desligados.

Same sh*t happens 🤬
 
Alo pessoal, venho pedir-vos uma ajuda.
recentemente a meo mudou-me o router para o Fibergateway e o meu sistema mesh (M4 Deco) deixou de funcionar como funcionava. Eu antes tinha todos os decos ligados por cabo directamente ao router da meo e na app aparecia a ligação por ethernet dele, velocidades ok. Com este nunca me aparece que a ligação entre mesh esta por ethernet mas sim por wifi, o que no caso do 1 andar da casa chega tao fraco que mal se cnsegue navegar. Eu liguei um deco directamente a outro e la apareceu a ligação ethernet com a velocidade no máximo. Mas não tenho hipótese de fazer este tipo de ligação entre os 3 decos… sabem se é alguma configuração do router? Obrigado desde já
 
Boas,
Vamos aumentar aqui em casa a velocidade VDF para 1gb e assim trocar do smart router para o wifi6. Estava a pensar trocar também os 3 routers que temos ligados para dar sinal pela casa toda, por rede mesh, mas nem sei bem o que escolher. Vi uns tp-link (pack de 3) a bom preço, será boa opção?
O que sugerem?
 
@Johnnynunes tens o modo de funcionamento dos Deco em AP certo?
No FGW fizeste alguma alteração? Aqui em casa também me acontece essa quebra de ligação por vezes 🤔
Boas. Sim estão em modo ap e o router está como foi deixado pela meo. Tem a situação do wifi do router que nao consigo desligar (diz que a configuração está em mesh?), pelo que li temos que pedir á meo para desativar essa função.
 
Boas,
Vamos aumentar aqui em casa a velocidade VDF para 1gb e assim trocar do smart router para o wifi6. Estava a pensar trocar também os 3 routers que temos ligados para dar sinal pela casa toda, por rede mesh, mas nem sei bem o que escolher. Vi uns tp-link (pack de 3) a bom preço, será boa opção?
O que sugerem?
Tenho os m4 da tp-link sem queixas até ao momento. Mas não tenho um giga. Sei que eles por wifi esgotam a minha banda contratada, tenho testes de 520mb ligado por wifi a eles.
 
Boas. Sim estão em modo ap e o router está como foi deixado pela meo. Tem a situação do wifi do router que nao consigo desligar (diz que a configuração está em mesh?), pelo que li temos que pedir á meo para desativar essa função.
Tens de pedir à MEO para desativar e depois não podes usar a app deles, que julgo que é o que faz ativar o Mesh.

Em relação aos deco, já experimentaste configurar de novo?
 
Neste momento, o pack de 3 Deco m5 está mais ou menos ao mesmo preço que o pack de 2 Deco x20. Compensará perder o WiFi 6 para conseguir um maior alcance/melhor sinal com os m5?

Só tu podes ver o sinal que precisas mas o pack duo deve aguentar 100/150m2 num só piso….Nesta altura do campeonato não apostar em Wi-Fi 6 é um crime, tendo em conta que o wifi6e vai agora começar a ser acessível.

Falam que em 2023 já vão sair os primeiros mesh de wifi 7, portanto irias ficar muito limitado para o futuro.
 
Neste momento, o pack de 3 Deco m5 está mais ou menos ao mesmo preço que o pack de 2 Deco x20. Compensará perder o WiFi 6 para conseguir um maior alcance/melhor sinal com os m5?
so tu sabes se 2 são suficientes para cobrir toda a tua casa. ter 2 wifi6 mas depois não teres cobertura em certos locais importantes pode ser pior que ter tudo bem coberto em wifi5.

outra coisa a ter em atenção é se vasi ligar por cabo de rede ou por wifi
 
Back
Topo