Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@volcom64 se o budget é limitado talvez fosse para esta solução.
https://www.amazon.es/dp/B07YZDGS7M/ref=nosim?tag=zwame00-21
Provavelmente terá o Router MEO num ponto central da casa pelo desenho que passou. O que fazer:
- Ir às definições do router da MEO e activar o modo bridge na porta 4, e desactivar o wifi. (Como activar o modo bridge aqui https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-configurar-em-modo-bridge/)
- Ligar um router tenda através de ethernet à porta 4 do router meo à porta wan to tenda;
- Da segunda porta ethernet (Lan) do router tenda, lligar à tomada ethernet para distribuir pela casa;
- Ligar um segundo router tenda no ponto laranja através de cabo ethernet à porta Wan. Usar a segunda porta ethernet (Lan) para ligar o computador;
- Na outra extremidade da casa ligar o terceiro router tenda (se tiver um ponto ethernet usá-lo e ligar à porta ethernet se não este ficar ligado por wifi.
Espero ter ajudado. Depois deixe feedback.

Esta parece-me ser a solução mais adequada ao que necessito. E existindo a possibilidade de 2 satélites ficarem conectados por cabo de rede, melhor!

Junto ao fibergateway tenho a box android da meo, que mesmo no modo bridge do router ficará conectada neste, no entanto, tenho mais um equipamento conectado com cabo de rede. Como o sistema que propõe só tem 2 portas ethernet (uma para ligar na porta 4 e a outra que ligarei na derivação para o ponto laranja), necessito de comprar um switch para ligar o outro equipamento que tenho, correto? Do que li, em bridge, as restantes portas do fibergateway só funcionarão para a box da meo e telefone.

Obrigado.
 
Esta parece-me ser a solução mais adequada ao que necessito. E existindo a possibilidade de 2 satélites ficarem conectados por cabo de rede, melhor!

Junto ao fibergateway tenho a box android da meo, que mesmo no modo bridge do router ficará conectada neste, no entanto, tenho mais um equipamento conectado com cabo de rede. Como o sistema que propõe só tem 2 portas ethernet (uma para ligar na porta 4 e a outra que ligarei na derivação para o ponto laranja), necessito de comprar um switch para ligar o outro equipamento que tenho, correto? Do que li, em bridge, as restantes portas do fibergateway só funcionarão para a box da meo e telefone.

Obrigado.
Bom dia,

As restantes portas no router da meo irão funcionar normalmente mas ficaram numa rede à parte da rede mesh.
Se for um equipamento que não precise de aceder por wifi não há qualquer problema de estar ligado a uma outra porta do router meo tal como a box da meo.
Caso necessite que o outro equipamento esteja na mesma rede mesh, a solução é a que indica, um switch gigabit com 5 portas, liga à porta 1 do switch onde chega a internet (porta lan do router tenda) e fica com as outras 4 portas disponíveis para ethernet em que uma das saídas pode ligar a onde distribui a internet pela casa toda (por ethernet).

Cumprimentos.
 
Qual aconcelham para NOS Gigarouter wifi6 1Gb/200mb e casa com 200m/2?

Estava a ver os deco x50 dual band (2 antenas), deco x60 dual band (4 antenas) ambos já são wifi6 ou uns M9 Plus triband?

E os ASUS ZenWifi XT8 alguém aconcelha mais do que os deco?
 
Última edição:
Só posso falar dos XT8 que é o que tenho. Tenho dois, um em cada ponta da casa ligados entre eles por ethernet. Tenho Meo com o fibergateway em modo bridge. Até hoje em cerca de 3 anos (acho que é o tempo que tenho isto) só tive uma vez uma falha, foi um bocado estranha em que o node deixou completamente de responder, tive de repor definições de fábrica e resolveu. Nada a apontar de resto.
 
Última edição:
independentemente do sistema que optes tem em atenção o seguinte:
- se os satélites vão estar interligados por cabo, como fez o goliath_2k, então o sistema ser dualband ou triband é indiferente, pois a comunicação entre os satélites é feita pelo cabo
- se os satélites não vão estar ligados por cabo então é conveniente comprares um sistema triband, porque nos sistemas dual band a banda dos 2.4GHz ou 5GHz será utilizada para a comunicação entre os satélites, ficando a restante disponivel para os clientes. Nos sistemas triband existe uma banda dedicada para a comunicação entre os satélites ficando as 2.4GHz e 5GHz disponivel para os clientes.
 
Eu tenho uns XT8 ligados por WIFI em 2 pontas da casa e funciona tudo às mil maravilhas.
Tenho velocidade max (500M) no escritorio que é exatamente na outra ponta da casa onde está o router da Nos
 
Tenho 1 satelite ligado ao router da NOS e o outro satelite no outro lado da casa.
O wifi da NOS está desligado

Para efeitos de comparação a minha casa tem cerca de 150 m2 uteis.
 
Diz alguma coisa sobre esse que tenho algum interesse em comprar.

Chegaram hoje o XE75 Pack 2. Testei os 2 decos ligados via wireless 1 na sala junto do router e o outro no corredor no meio da casa.
No escritório, onde nem conseguia atingir 300mb de Download via wireless agora chega facilmente aos 800mb. O meu serviço é NOS 1GB/200mb.

Para já bastante satisfeito.
 
Chegaram hoje o XE75 Pack 2. Testei os 2 decos ligados via wireless 1 na sala junto do router e o outro no corredor no meio da casa.
No escritório, onde nem conseguia atingir 300mb de Download via wireless agora chega facilmente aos 800mb. O meu serviço é NOS 1GB/200mb.

Para já bastante satisfeito.

qual foi o preço?
 
Que material sugeres? Asus?
Estou mais ou menos na mesma situação e estou a pensar criar uma rede Mesh...
Tenho 500/100 contratados e no quarto de casal tenho um AP antigo da Devolo (Dlan 500) ligado por cabo de rede (porta Gigabit e já confirmei que está completamente funcional) e só consigo atingir 45mbps de dload.
Tem sido mais usado para controlar os módulos Wi-Fi dos estores e ouvir rádio nas colunas inteligentes e tem dado para o gasto.
Mas no escritório, só consigo 5mbps... É uma perda bastante significativa, apesar de ter o quarto do miúdo entre o quarto de casal e o escritório...
Obrigado!
Estou a fazer quote aqui porque é o tópico dos sistemas Mesh 🙂

Tudo depende de quanto queres gastar. Aqui em casa tenho TP-Link Deco M4 e, para o que preciso, é mais do que suficiente. Mesmo dentro da TP-Link há soluções bem mais caras. Asus diria que tem uma qualidade superior, mas o preço também acompanha.
 
Pois, tenho acompanhado mais ou menos os preços @josp e já estive para comprar os M4...
Mas depois ponho-me a pensar: apesar de não ter ainda nada com Wi-Fi 6, mais tarde ou mais cedo, vou acabar por ter.
Não valeria mais apostar já em comprar equipamento com Wi-Fi 6, ficar no imediato sub aproveitado, mas ficar mais preparado para o futuro?
 
Back
Topo