Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Pois, tenho acompanhado mais ou menos os preços @josp e já estive para comprar os M4...
Mas depois ponho-me a pensar: apesar de não ter ainda nada com Wi-Fi 6, mais tarde ou mais cedo, vou acabar por ter.
Não valeria mais apostar já em comprar equipamento com Wi-Fi 6, ficar no imediato sub aproveitado, mas ficar mais preparado para o futuro?
Wifi 6 não fica preparado para o futuro pois já vamos no wifi 6E! Eles têm de vender o produto e então andam sempre a arranjar estas "atualizações". Não tenho experiência com sistemas mesh mas tenho com bastantes routers com wifi 5 e alguns wifi 6, quando são artigos de qualidade o ganho existe ainda que bastante diminuto mas quando por exemplo se compara um bom dispositivo wifi 5 com um entrada de gama wifi 6, o wifi 5 quase sempre ganha.
 
Mas depois ponho-me a pensar: apesar de não ter ainda nada com Wi-Fi 6, mais tarde ou mais cedo, vou acabar por ter.
O Wi-Fi 6E será melhor do que o 5, e pior do que o 7 que acho que já anda por aí.
Agora, numa utilização doméstica, com velocidades contratadas de 500 Mbps, relativamente poucos dispositivos, será que o Wi-Fi 6 trará ganhos importantes?
 
Bons dias. Onde estou a morar (a casa não é minha, e tem cerca de 100m2 por piso (r/c e andar)), temos o serviço da MEO (200mb senão me engano) e a velocidade da internet no meu quarto chega aos 40mbps.

Neste momento, temos: Router MEO -> Powerline TPlink (r/c) -> Powerline TPlink Wireless+RJ45 (1º andar) -> cabo -> PC (a powerline é uma TPlink AV600 WPA4220 KIT)

Eu penso que a quebra na velocidade se justifica pela fraca instalação eléctrica, que faz com que o sinal se perca (e muito) pelo caminho.

Uma vez que o quarto que está por cima da sala, ligado à rede 5Ghz do router, consigo apanhar cerca de 190mbps (portátil, telemóvel, etc..)... e eu do outro lado do andar, tenho 40 (máximo)...estava a pensar colocar uns módulos para fazer um sistema Mesh, e seria do género:

Router MEO -> Módulo Mesh (r/c) -> Módulo Mesh (1º andar, quarto por cima da sala) -> Módulo Mesh (1º andar, Hall/meu quarto (a cerca de 10~12metros do outro módulo))

Estarei a pensar bem? Andava a ver os Mercury HALO H50G AC1900. O preço é relativamente em conta...

Obrigado,
 
Bons dias. Onde estou a morar (a casa não é minha, e tem cerca de 100m2 por piso (r/c e andar)), temos o serviço da MEO (200mb senão me engano) e a velocidade da internet no meu quarto chega aos 40mbps.

Neste momento, temos: Router MEO -> Powerline TPlink (r/c) -> Powerline TPlink Wireless+RJ45 (1º andar) -> cabo -> PC (a powerline é uma TPlink AV600 WPA4220 KIT)

Eu penso que a quebra na velocidade se justifica pela fraca instalação eléctrica, que faz com que o sinal se perca (e muito) pelo caminho.

Uma vez que o quarto que está por cima da sala, ligado à rede 5Ghz do router, consigo apanhar cerca de 190mbps (portátil, telemóvel, etc..)... e eu do outro lado do andar, tenho 40 (máximo)...estava a pensar colocar uns módulos para fazer um sistema Mesh, e seria do género:

Router MEO -> Módulo Mesh (r/c) -> Módulo Mesh (1º andar, quarto por cima da sala) -> Módulo Mesh (1º andar, Hall/meu quarto (a cerca de 10~12metros do outro módulo))

Estarei a pensar bem? Andava a ver os Mercury HALO H50G AC1900. O preço é relativamente em conta...

Obrigado,
Não referindo o sistema mesh que referes sempre informo que as quebras que reportas no powerline podem ser derivadas da instalação eletrica mas são fortemente condicionadas pelas caracteristicas dos mesmos. Para não me prolongar por muito que introduzas no primeiro ficas logo com 100Mbps no sistema mesmo que ele diga que a ligação entre pontos é superior. depois a distancia e a rede eletrica encarregam-se de levar o resto. Tenho uns powerlines numa instalação MEO 200 e nos pontos servidos por eles numa extensão bem larga tenho os 220/150 que agora a MEO lá leva. o primeiro até está bem afastado do router que está num primeiro andar porque há cabos de rede até cá embaixo. Depois disso distribuo com powerines av1200 e tenho as velocidades que refiro
 
Não referindo o sistema mesh que referes sempre informo que as quebras que reportas no powerline podem ser derivadas da instalação eletrica mas são fortemente condicionadas pelas caracteristicas dos mesmos. Para não me prolongar por muito que introduzas no primeiro ficas logo com 100Mbps no sistema mesmo que ele diga que a ligação entre pontos é superior. depois a distancia e a rede eletrica encarregam-se de levar o resto. Tenho uns powerlines numa instalação MEO 200 e nos pontos servidos por eles numa extensão bem larga tenho os 220/150 que agora a MEO lá leva. o primeiro até está bem afastado do router que está num primeiro andar porque há cabos de rede até cá embaixo. Depois disso distribuo com powerines av1200 e tenho as velocidades que refiro
Obrigado pela rápida resposta. O sistema que estava a ver, está referido no penúltimo parágrafo (Mercury HALO H50G AC1900). Pelo que vejo, são suficientes para uma habitação de 100m2 por piso.. :)

edit: e sim, tenho quase a certeza que a instalação eléctrica é deficitária e bloqueia em grande parte o sinal da powerline :)
 
Obrigado pela rápida resposta. O sistema que estava a ver, está referido no penúltimo parágrafo (Mercury HALO H50G AC1900). Pelo que vejo, são suficientes para uma habitação de 100m2 por piso.. :)

edit: e sim, tenho quase a certeza que a instalação eléctrica é deficitária e bloqueia em grande parte o sinal da powerline :)
os mercury são salvo erro da tp-link e devem funcionar para o que desejas. aqui há uns dias havia um conjunto wifi6 da d-link que te recomendava por 99 €. Continuo sem saber se esse é easy mesh como o wifi5 mas infelizmente pelo menos o antigo não fazia rede mesh com o router meo porque isso foi excluido. É pena porque seria uma mais valia. De qualquer forma se tiveres pontos na conta sempre podes ver o valor a que fica o extender mesh deles que parece que é razoável...
 
O Wi-Fi 6E será melhor do que o 5, e pior do que o 7 que acho que já anda por aí.
Agora, numa utilização doméstica, com velocidades contratadas de 500 Mbps, relativamente poucos dispositivos, será que o Wi-Fi 6 trará ganhos importantes?
o Wifi5 de um deco M5 faz os 500Mbps.

Com essa velocidade contratada, tens vantagem em ir para o wifi 6 se tiveres os satelites sem ligação por cabo ou se transferires ficheiros grandes dentro da rede local (e.g. entre 2 pcs).
 
@abraxas888 -
Realmente o preço é brutal e já tinham aparecido nas minhas pesquisas (Apesar de o preço "original" estar um pouco puxado para cima na Amazon... Estratégias de marketing! :D ).
Estou tentado!
Até aos 200€ aconselhas outro equipamento ou não se consegue melhor que estes? Parecem-me difíceis de bater...
 
Última edição:
@abraxas888 -
Realmente o preço é brutal e já tinham aparecido nas minhas pesquisas (Apesar de o preço "original" estar um pouco puxado para cima na Amazon... Estratégias de marketing! :D ).
Estou tentado!
Até aos 200€ aconselhas outro equipamento ou não se consegue melhor que estes? Parecem-me difíceis de bater...
Não posso falar por experiência própria mas acho que será difícil conseguir melhor. Como concluem nesta comparação: "If you’re looking for an affordable router with mid-level performance router, the TP Link Deco M4 would be a wonderful choice for you. Otherwise, if you’re looking for a top router with wonderful performance and range, the Linksys is the better choice."
https://techprojournal.com/tp-link-deco-m4-vs-linksys-velop/
 
Peço desculpa, como desconheço, mas qual a diferença/vantagens?
Um sistema dual band utilizam uma banda nos 2.4GHz e outra nos 5GHz. Para os satélites ligarem entre si por wifi vão ter que utilizar uma destas bandas, que são as bandas que os utilizadores também usam, e por isso leva a uma maior congestão da rede e a velocidades mais baixas.
Os sistemas tri-band por outro lado têm uma banda nos 2.4GHz e duas nos 5GHz, em que uma deles é utilizada para a comunicação entre os satélites, e por isso ficas com a rede menos congestionada e consequentemente com velocidades melhores.

Se tiveres os satélites todos ligados por cabo então o problema deixa de existir pois a comunicação entre os satélites é assegurada por cabo.

Eu em casa tenho todos os satélites ligados por cabo e por isso não comprei um sistema triband. Caso contrário tinha optado por um.
 
@iRPC tens também a opção dos sistemas powerline da Devolo onde a comunicação entre eles é feita pela rede eléctrica.
https://www.devolo.pt/magic-2-wifi-6
https://www.devolo.pt/magic-2-wifi-next
Tenho uma rede mesh WiFi com dois LAN, um deles triplo que tb serve de switch ligado ao router e mais três WiFi e ainda um repeater e funciona tudo sem problemas numa casa grande com dois andares e uma garagem isolada.

Edit: vi agora que já usaste powerlines da Tp-Link....eu tb já usei e não funcionava, perdas de velocidade e quedas constantes; mudei para Devolo e é um mundo diferente, não tenho falhas nenhumas.
 
Última edição:
@iRPC tens também a opção dos sistemas powerline da Devolo onde a comunicação entre eles é feita pela rede eléctrica.
https://www.devolo.pt/magic-2-wifi-6
https://www.devolo.pt/magic-2-wifi-next
Tenho uma rede mesh WiFi com dois LAN, um deles triplo que tb serve de switch ligado ao router e mais três WiFi e ainda um repeater e funciona tudo sem problemas numa casa grande com dois andares e uma garagem isolada.

Edit: vi agora que já usaste powerlines da Tp-Link....eu tb já usei e não funcionava, perdas de velocidade e quedas constantes; mudei para Devolo e é um mundo diferente, não tenho falhas nenhumas.
A comparação entre powerline tp-link av600 e devolo magic2 (Ghn) distorce a comparação.
Se falarmos entre powerlines da mesma tecnologia os devolo apesar de muito bons (e caros) são acompanhados em perdas e falhas pelos tp-link equivalentes quando existam problemas. Se usarmos tecnologias diferentes powerlines tradicionais e powerlines ghn (magic) estamos a desnivelar muito a comparação além de falarmos igualmente de valores diferentes (isto apesar da tplink em preços de tabela muitas vezes também não facilitar a escolha).
Já encontrei situações em que os magic2 não melhoravam a situação principalmente à distancia, embora pontualmente o pudessem fazer - com o valor alto que custam isso fica ainda pior. Se a rede eléctrica facilitar ambos poderão ajudar na solução mas no caso os av600 com portas fast ethernet dificilmente serão uma solução aceitável...
 
Aqui o problema, é que a instalação eléctrica é mesmo deficitária... pelo que só pelo ar (wi-fi) ou cabo externo (rede) é que conseguiria manter a velocidade que "entra" em casa.

Vou dar uma vista de olhos nos sistemas falados anteriormente, mas em torno dos 100€, parece-me ser dificil arranjar alguma coisa no tri-band...

Para já, os 40mbps vão-me servindo. Mas como estava a pensar instalar uma NAS em casa, para aceder aos ficheiros no exterior, penso que tinha vantagens em ter mais sinal/velocidade, para a transferência de ficheiros de trabalho maiores.
 
Back
Topo