Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Com esse não tenho experiência mas da asus já tive o gt-ac5300, rt-ac5300 e o tuf ax-5400, são bons routers, brevemente devo dar uma volta com um rt-ax82u. Apesar de ter alguma reticência em relação a aparelhos da china e vizinhos próximos por causa de coisas tipo isto, penso que em termos de mesh, a asus dá cartas. Como vivo num apartamento com menos de 100m2, router posicionado quase milimetricamente no centro, chega-me um apenas, há já algum tempo que o rei é um rax80 da netgear mas andam sempre por aí pretendentes ao trono ;)
 
Tenho um no primeiro piso a fornecer rede mesh por wifi para o andar de baixo sem estar posicionado por cima e até tendo paredes interpostas e cá em baixo chegam os +/- 510/105 que entram na rede e no primeiro. Foi preciso lembrar-me de os usar para deixar de tentar por powerline com os quais não passava dos 250Mbps
 
Pois, se eu optar por esta solução híbrida de mesh/powerline Devolo Magic 2, acho que terei mesmo de comprar outro adaptador wifi para ficar junto ao router. É que a nossa mesa de trabalho/estudo também fica na sala onde está o router, mas este está do lado oposto da divisão. Não posso ter cabo de rede a atravessar uma sala para vários computadores e telemóveis...
Devem chegar amanhã ou depois de amanhã, e assim no fim de semana já terei mais tempo para eles :-)
Da forma como descreveste toda a tua rede (também tenho anexos e garagens e etc), parecem-me excelentes para o que pretendo!
Depois deixarei feedback.
Obrigado a todos!
@sil3nc3r se não precisares de adaptadores a fazer de switch junto ao router, eu optava por manter o LAN simples do kit que tem uma só porta gigabit junto ao router e ligado a ele.

O Wi-Fi que viesse a comprar, punha numa tomada junto à mesa de trabalho/estudo e sempre podia usar as duas portas gigabit dele para ligar diretamente dois equipamentos por cabo; ou então como eu tb tenho num dos adaptadores, ligar um equipamento por cabo de rede a uma das portas e na outra ligar um switch gigabit que te dá logo muitos pontos de ligação por cabo para equipamentos que estejam perto.
 
Última edição:
Certo, é tem menos memória, dos dois tipos, uma vez mais, para satélite chega e sobra o que realmente me interessa é a performance wireless e isso , pelo site da ASUS, é igual nos dois.
Sim, que é suficiente, não duvido ;)
Só deixei a nota porque eles são tão idênticos que quem compra pode não reparar nas diferenças.
Eu fui um deles! Lol
Cheguei a encomendar porque o suporte até dava jeito, mas depois vi que havia mais diferenças e como as portas extra me davam jeito, acabei por cancelar e mandar vir os XD6.
 
Bom, cá fica o report!
As medições foram feitas em ambas as situações usando o serviço NET.mede da ANACOM, nos mesmos locais, usando o mesmo telemóvel (não compatível com wi-fi 6).
Acabei por optar pela configuração abaixo.
Não testei os XD6 noutros locais porque, tendo em conta quer os espaços que tenho para os colocar, quer os equipamentos que queria conectar por Ethernet (e manter tudo o que é cabos o mais escondido possível para agradar à Maria :D), esta era a melhor distribuição:


52630600607_913f473cd0_o.png


ANTES:
Cozinha Echo Dot (VDF 5Ghz) - 63 Mbps (Dload); 56 Mbps (Upload)
DEPOIS:
Cozinha Echo Dot (XD6 5Ghz) - 218Mbps (Dload); 107Mbps (Upload)

-----------------------

ANTES:
Cozinha Firestick (VDF 5Ghz) - 357 Mbps (Dload); 111 Mbps (Upload)
DEPOIS:
Cozinha Firestick (XD6 5Ghz) - 426Mbps (Dload);105Mbps (Upload)

-----------------------

ANTES:
Hall de entrada (VDF 5Ghz) - 263 Mbps (Dload); 102 Mbps (Upload)
DEPOIS:
Hall de entrada (XD6 5Ghz) - 260 Mbps (Dload); 107 Mbps (Upload)

-----------------------

ANTES:
Sala (VDF 5Ghz) - 478 Mbps (Dload; 103 Mbps (Upload)
DEPOIS:
Sala XD6 (5Ghz) - 524Mbps (Dload); 104Mbps (Upload)

-----------------------

ANTES:
Quarto 1 (AP Devolo DLAN 500) - 19 Mbps (Dload); 19 Mbps (Upload)
DEPOIS:
Quarto 1 (XD6 5Ghz) - 517 Mbps (Dload); 101 Mbps (Upload)

-----------------------
ANTES:
Quarto 3 (AP Devolo DLAN 500) - 82 Mbps (Dload); 90 Mbps (Upload)
DEPOIS:
Quarto 3 (XD6 5Ghz) - 390 Mbps3 (Dload); 103 Mbps (Upload)



Notas:
Os ganhos nas zonas da casa em que a cobertura era assegurada pelo AP da Devolo são mais de que evidentes! A grande melhoria aconteceu aí!
Dantes não conseguia, por exemplo, ter música em todas as Echos a tocar simultaneamente sem que houvesse falhas. Agora é sem espinhas!
A adição dos dispositivos inteligentes foi super rápida (e uso a rede 2.4GHz só para isso).
Entretanto já atribuí IP estático no router da VDF e activei também o DMZ com o endereço do router Asus. Defini também os canais menos saturados.
Notei que se activar a banda 160Mhz, a velocidade cai bastante.
Não activei o Ethernet Backhaul Mode, mas defini nos settings para que seja dada prioridade à ligação por Ethernet para o backhaul (desta forma, os equipamentos só irão tentar comunicar entre si via wi-fi se a comunicação via ethernet falhar). Tenho de testar activar o ethernet backhaul mode para ver se noto alguma mudança.
Em termos de steering parece-me que às vezes há algumas dificuldades. Já me aconteceu ver o ícone do sinal a diminuir, fazer uma medição e obter valores baixos. Se ligar e desligar o Wi-Fi, o sinal passa para o máximo e se fizer nova medição (sem sair do mesmo local obviamente), obtenho velocidades MUITO superiores. Tenho de "estudar" esta questão com atenção para ver o que se está a passar.

Para já estou bastante satisfeito!
Agora é aguardar para ver como se comportam no médio-longo prazo em termos de estabilidade e durabilidade.
Obrigado a quem contribuiu para a escolha!

EDIT:
Medição efectuada com a app Analiti directamente na firestick 4k MAX que está na cozinha
52638443802_6ebf37129c_w.jpg



Algumas imagens de como ficou a instalação :D
52639436833_090ffa2635_w.jpg


52639436913_099ffc23c9_w.jpg


52638443977_6760f18f17_w.jpg


52639436943_70b5cc252e_w.jpg
 
Última edição:
Muito fixe, tenho uma planta semelhante e a distribuição dos meus 2 XT8 é quase idêntica. Só não acho piada aos Echos e assim, mas é um tema pessoal!

De resto parabéns pelo upgrade :)
 
Tenho 3 decos m4 que funcionam maravilhosamente bem, no entanto, devido ao uso de aparelhos smarthome que maioritariamente usam rede 2.4 andava a pensar mudar os decos por algo melhor e que fosse possível separar as redes 2.4 da de 5ghz, sem ser usar a rede de convidado.
Alguma sugestão para eu começar a andar à cata de promoções?
 
Percebo. Mas se os dispositivos que dão para ambas se estão a conectar a 2.4 é porque não tens cobertura de sinal suficiente e precisas de mais aparelhos de mesh
 
Percebo. Mas se os dispositivos que dão para ambas se estão a conectar a 2.4 é porque não tens cobertura de sinal suficiente e precisas de mais aparelhos de mesh

Não.
Se eu tenho a rede mesh com ambas as frequencias ligadas, não sei porquê, mas acabam por se ligar à frequencia 2.4 em vez de 5. Dont ask.
As redes estão no máximo. Por isso é que tenho o router da meo em 2.4 para os dispositivos smarthome e os 3 decos em 5ghz para tudo o resto, porque por exemplo os telemoveis insistiam em ligar à frequencia 2.4 e em termos de velocidade baixava logo, além de que para ligar os dispositivos smarthome tinha de desligar a frequencia 5ghz para configurar os 2.4 e depois voltar a ligar a frequencia 5ghz. Infelizmente os decos não tem a possibilidade de ter 2 redes separadas e a rede guest dos decos não funciona correctamente.
 
Também tenho o meu router numa situação semelhante, o ssid 2.4ghz em wpa2 exclusivamente para echos e outros aparelhos de domótica e o 5ghz em wpa3 para telemoveis, tablets e se necessário aparelhos de streaming. Recentemente experimentei um sistema da orbi e também estranhei a impossibilidade de separar as redes, estou a ver que é habitual nestes sistemas. Não que pelos meus testes ele tivesse esse problema de mandar para 2.4ghz aparelhos que podiam ir para 5ghz, selecionou sempre bem.
 
Não.
Se eu tenho a rede mesh com ambas as frequencias ligadas, não sei porquê, mas acabam por se ligar à frequencia 2.4 em vez de 5. Dont ask.
As redes estão no máximo. Por isso é que tenho o router da meo em 2.4 para os dispositivos smarthome e os 3 decos em 5ghz para tudo o resto, porque por exemplo os telemoveis insistiam em ligar à frequencia 2.4 e em termos de velocidade baixava logo, além de que para ligar os dispositivos smarthome tinha de desligar a frequencia 5ghz para configurar os 2.4 e depois voltar a ligar a frequencia 5ghz. Infelizmente os decos não tem a possibilidade de ter 2 redes separadas e a rede guest dos decos não funciona correctamente.
eu em minha casa não tenho grandes problemas (deco M5), wifi do operador desligado conforme é recomendado.

cenas de domotica caem naturalmente na rede 2.4 pq não suportam 5ghz, outros aparelhos (telemoveis, portateis, sticks, etc) caem na rede 5ghz. a unica situação que tenho de telemoveis cairem na 2.4GHz é se ligar o wifi do telemovel quando estou no quarto, que é o sitio onde apanha sinal 5GHz mais fraco. eventualmente salta para os 5ghz quando passa algum tempo perto de um dos M5.

por isso sugeria veres bem se tens mesmo 5GHz ao maximo na casa toda. por exemplo correndo um speedtest. se tens rede ao maximo terias de ter sempre velocidade maxima em qq sitio da casa.
 
eu em minha casa não tenho grandes problemas (deco M5), wifi do operador desligado conforme é recomendado.

cenas de domotica caem naturalmente na rede 2.4 pq não suportam 5ghz, outros aparelhos (telemoveis, portateis, sticks, etc) caem na rede 5ghz. a unica situação que tenho de telemoveis cairem na 2.4GHz é se ligar o wifi do telemovel quando estou no quarto, que é o sitio onde apanha sinal 5GHz mais fraco. eventualmente salta para os 5ghz quando passa algum tempo perto de um dos M5.

por isso sugeria veres bem se tens mesmo 5GHz ao maximo na casa toda. por exemplo correndo um speedtest. se tens rede ao maximo terias de ter sempre velocidade maxima em qq sitio da casa.
Tenho a certeza que tenho o sinal no máximo. A maior parte dos dispositivos ao ligar ao wifi vai do 5ghz para o 2.4. Não percebo porque...
 
Olá a todos!

Recentemente mudei de casa e tenho-me deparado com alguns (esperados) "problemas" na minha ligação à internet.
Contratei 1Gb com a Meo, estando o router dentro do ATI e como era de esperar, estando o escritório 2 divisões ao lado o sinal que chega aqui não é o melhor como oscila bastante (entre os 400 e os 60 Mbps).
Tendo o ATI e tomadas de rede pela casa (incluindo o escritório) e não querendo ter os portateis (pessoal e do trabalho) ligados por cabo (teria de ter cabos a passar de uma parede para a parede oposta) estava a pensar adquirir um sistema de mesh.

Como prefiro comprar algo a pensar usar por algum tempo estava a pensar adquirir o TP-LINK Deco X90 porque neste caso os dispositivos têm 1 porta Gigabit 2.5 e apesar da casa ter só Gigabit, preferia n estar a criar uma limitação também já no sistema mesh à partida. (Aceito opiniões acerca disto)

A minha duvida prende-se com as ligações a efectuar. A minha ideia é ligar o primeiro dispositivo Mesh ao switch que tenho ligado ao router (através da tomada ethernet que recebe o sinal do router vindo do ati), injectar o sinal do dispositivo Mesh numa segunda tomada Ethernet e ligar essa mesma linha ethernet à tomada ethernet do escritório (Via ATI).

Vou deixar um esquema péssimo que tentei desenrascar aqui que espero que ajude a explicar.

A questão é... com esta ligação teria ambos os dispositivos mesh com ethernet backhaul correcto? Conseguindo assim velocidades wifi altas no segundo dispositivo também?!

Imagem

Desde já obrigado a todos!
Cumpz
 
Última edição:
Olá a todos!

Recentemente mudei de casa e tenho-me deparado com alguns (esperados) "problemas" na minha ligação à internet.
Contratei 1Gb com a Meo, estando o router dentro do ATI e como era de esperar, estando o escritório 2 divisões ao lado o sinal que chega aqui não é o melhor como oscila bastante (entre os 400 e os 60 Mbps).
Tendo o ATI e tomadas de rede pela casa (incluindo o escritório) e não querendo ter os portateis (pessoal e do trabalho) ligados por cabo (teria de ter cabos a passar de uma parede para a parede oposta) estava a pensar adquirir um sistema de mesh.

Como prefiro comprar algo a pensar usar por algum tempo estava a pensar adquirir o TP-LINK Deco X90 porque neste caso os dispositivos têm 1 porta Gigabit 2.5 e apesar da casa ter só Gigabit, preferia n estar a criar uma limitação também já no sistema mesh à partida. (Aceito opiniões acerca disto)

A minha duvida prende-se com as ligações a efectuar. A minha ideia é ligar o primeiro dispositivo Mesh ao switch que tenho ligado ao router (através da tomada ethernet que recebe o sinal do router vindo do ati), injectar o sinal do dispositivo Mesh numa segunda tomada Ethernet e ligar essa mesma linha ethernet à tomada ethernet do escritório (Via ATI).

Vou deixar um esquema péssimo que tentei desenrascar aqui que espero que ajude a explicar.

A questão é... com esta ligação teria ambos os dispositivos mesh com ethernet backhaul correcto? Conseguindo assim velocidades wifi altas no segundo dispositivo também?!

https://freeimage.host/i/H10LKnn

Desde já obrigado a todos!
Cumpz
Olhando agora para o esquema ocorreu-me que talvez seja melhor ideia ligar o Switch "ao router" ligar o 1º router Mesh ao switch e do router mesh ligar à tomada 2 Ethernet.
 
Pois, se eu optar por esta solução híbrida de mesh/powerline Devolo Magic 2, acho que terei mesmo de comprar outro adaptador wifi para ficar junto ao router. É que a nossa mesa de trabalho/estudo também fica na sala onde está o router, mas este está do lado oposto da divisão. Não posso ter cabo de rede a atravessar uma sala para vários computadores e telemóveis...
Devem chegar amanhã ou depois de amanhã, e assim no fim de semana já terei mais tempo para eles :-)
Da forma como descreveste toda a tua rede (também tenho anexos e garagens e etc), parecem-me excelentes para o que pretendo!
Depois deixarei feedback.
Obrigado a todos!
Caríssimos(as),

Deixo aqui o meu feedback, que espero poder vir a ser útil para os demais utilizadores e leitores deste tópico: acabei por devolver os Linksys Velop WHW0303 e ficar com os Devolo Magic 2 wifi.

Não que os Linksys Velop fossem inferiores, porque não o são, mas como tantas vezes aqui é repetido, cada caso é um caso.
O poder wifi da rede mesh dos Linksys é francamente maior que a dos Devolo. Mas a minha casa, típica dos anos 80 com paredes grossas e corredores para todo o tipo de divisões, o que acrescenta ainda mais paredes e área de casa desperdiçada, fazia com que o sinal wifi e a velocidade alcançada era pouca (10-15mb de 100mb contratados) nas divisões onde antes não tinha sinal sequer.
Quando fui retirando os nós um a um para testar a solução da Devolo, verifiquei que apenas com um nó Linksys, o que estava ligado ao router, tinha o mesmo alcance e velocidade que quando tinha os 3 instalados. Mais uma prova que os Linksys têm manifestamente uma performance incrível, mas a configuração da minha casa não me deixou tirar o máximo partido do sistema (ou eu não soube retirar o máximo proveito, ou para o ter teria de comprar mais nós). Ou seja, um só nó estava a dar-me todas estas medições pela casa fora, os outros dois não estavam a ser corretamente aproveitados devido à má localização que escolhi/pude escolher.
Acredito que em casas modernas, com paredes em pladur e cozinha-sala em "open space", este sistema tenha um alcance fora de série. Um luxo mesmo. Mas infelizmente para mim não resultou.

Testei então a solução híbrida powerline/mesh da Devolo com os tais Magic 2 wifi.
E... uau!!! Com apenas dois aparelhos tive finalmente sinal em toda a casa, e com velocidades sempre acima dos 60mb em qualquer ponto. Experimentei então fazer como o @jmpnm sugeriu (na sala/escritório um aparelho LAN junto ao router e um wifi mais perto da mesa de trabalho), deu-me wifi para o pátio traseiro da casa. testei depois colocar outro aparelho wifi na garagem/anexo, do outro lado do pátio, e tenho agora wifi no jardim de trás e no quintal. Incrível. Do portão de entrada até ao quintal são quase 70m em linha reta com quartos, wc's, corredores, cozinha, sala, um pátio, uma garagem/anexo, um telheiro e um jardim pelo meio!...
Acredito que se dedicar mais algum tempo os resultados poderão ainda ser melhores.
E tal como um user disse mais atrás, experimentem todas as tomadas! Por vezes uma tomada mais distante é mais eficiente do que uma mais perto. Isso aconteceu comigo, um aparelho numa tomada a 3m de distância deu-me um sinal mais forte e uma maior velocidade do que uma tomada imediatamente ao meu lado a 50cm!

Terei agora de perder mais algum tempo para optimizar a minha rede powerline/mesh, e testar um ou outro ponto diferente e verificar a força do sinal/velocidades alcançadas. Desliguei o wifi do router (não notei melhorias, ao contrário do que aconteceu com os Linksys) mas toda a casa tem a rede wifi com o mesmo nome/password graças à função mesh da Devolo e o WPS do router, e os aparelhos/telemóveis ligam-se automaticamente ("saltam" de rede em rede) à medida que se circula pela casa.
Não podia pedir melhor :-) Foram 190€ por 1 LAN e 2 wifi (amazon de nuestros hermanos, pack usado mas em estado impecável, como novo mesmo), e o 3º wifi por 60€ no o.l.x. (ainda com 1 ano de garantia). Sim, é um sistema caro, no meu caso 250€ no total, para mais comparando com os 160€ dos Linksys Velop (pack também de 2ª mão na Amazon em estado irrepreensível ), mas os 3 nós não eram suficientes para a minha casa.

Portanto o meu conselho é... testar, testar, testar! :-)

Para terminar, duas dúvidas:
- Que switchs gigabits (marcas e modelos) me aconselham comprar, e que sejam relativamente baratos e "future proof", para eu colocar na mesa do escritório e distribuir a internet por rede para os nossos MacBook Pro (2 actualmente, 4 no futuro quando os miúdos crescerem). Já agora, não comprei a versão wifi 6 da Devolo porque seriam mais 100€ por cada powerline (!!!), porque não temos nenhum aparelho para já que suporte esta versão 6, e porque a fibra só chegou cá à parvónia em abril de 2021... :-(
- Com um sistema híbrido como este, powerline e mesh num único aparelho, quais as vantagens dos repetidores de sinal? A Devolo tem vários wifi repeaters, mas... se podemos colocar numa tomada um Magic 2 e aumentar assim substancialmente o sinal wifi e velocidades, qual o interesse em colocar repetidores? Apenas o preço?

O meu obrigado a todos, mais uma vez, por toda a ajuda prestada.
 
Olhando agora para o esquema ocorreu-me que talvez seja melhor ideia ligar o Switch "ao router" ligar o 1º router Mesh ao switch e do router mesh ligar à tomada 2 Ethernet.
Eu tenho Deco M4 e configurei-os como AP ligando-os cada um a um switch que tenho dentro do ATI e por sua vez o switch ligado ao router.
Se vais ter o router da MEO a gerir a rede doméstica então o melhor será configurares os DECO como Access Point. Se fores por o router da MEO em modo bridge deves colocar os DECO em modo router e a gerir a tua rede.
Não consigo abrir a imagem que postaste por isso não posso opinar sobre a configuração que pensas fazer.
 
Back
Topo