Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Comprei na Amazon o um pack com 2 Xiaomi AX3000. No primeiro dia estava tudo a funcionar lindamente, no dia seguinte reparo que todos os devices só estão conectados ao segundo router e depois percebi porque, o primeiro deixou de funcionar direito, fiz factory reset, mas o sinal de wifi é muito muito fraco, ao ponto de estar ao lado do router e o PC quase não apanhar sinal e o meu telemóvel não apanha de todo. O outro funciona lindamente.

Vou tratar da devolução, visto que não fazem troca/arranjam e nem sei se volto a arriscar noutro set. Ainda por cima este só me ficou por 90e :/
 
Se eu tiver um repetidor por divisão, para ter wifi em toda a casa, porque as paredes cortam o sinal e de uma ponta para a outra da casa o sinal desaparece. Há hipótese desse "exagero" possa atrofiar o sinal?
 
Estás a falar de satélites MESH ou repetidores? À partida os MESH configuram-se de modo a minimizar as interferências entre si, o que não significa que não as haja.
 
Então eu diria que sim. Até porque esses aparelhos não são inteligentes, ou seja, quando te ligas a um repetidor ficas a ele ligado até perderes o sinal, mesmo que estejas ao pé de um repetidor com um sinal melhor.
Nesse aspeto mais vale investires num sistema Mesh.
 
Então eu diria que sim. Até porque esses aparelhos não são inteligentes, ou seja, quando te ligas a um repetidor ficas a ele ligado até perderes o sinal, mesmo que estejas ao pé de um repetidor com um sinal melhor.
Nesse aspeto mais vale investires num sistema Mesh.
mesmo que todos estejam a repetir a mesma rede?
 
preciso de ajuda dos experts deste catinho do forum.

tinha um setup com SR2.0 da vodafone e 2 Deco M4 ligados por cabo + 1 M4 por wifi (modo AP)
Tudo funcionava porreiro e nãi tinha problemas em casa porque a rede mesh funciona razoavelmente bem.

Hoje troquei o router para o "novo" HG8247X6-8N.... e está instalada a macacada.
Apenas consigo ter 1 Deco M4 ligado por rede. Mal ligo o segundo M4 a uma porta do router fico com a rede mesh toda marada, fico sem net, e mesmo na app da TP-link e diz que não encontra a rede.

Será preciso alguma configuraçao no HG8247X6-8N para ter os 2 M4 a funcionar ligados por cabo de rede?
 
Última edição:
Como é que tens os DECO configurados? Em modo router ou modo AP?
Se tiveres o primeiro satélite ao pé do router experimenta o seguinte:
Satélite 1 (Porta Ethernet 1) <-> Porta Router
Satélite 1 (Porta Ethernet 2) <-> Satélite 2 (Porta Ethernet 1)

No router da MEO foi a única maneira de conseguir fazer funcionar. Quando instalei o router ER605 da TPLink então já funcionou como devia, cada Deco ligado à sua porta do router.
 
Entretanto já encontrei no tópico do HG8247X6-8N relatos de que os M4 não estão a funcionar com este router.

Amanhã posso fazer esse teste, mas o que devo esperar?
Eu quero é ter 2 satellites ligados directamente ao router por cabo, e não ligados entre si.
 
Eu quando os liguei assim fiquei com os satélites a funcionar e a distribuir a velocidade máxima contratada 500/100.
Quando liguei cada um dos satélites à sua porta do router da meo quando acedia à aplicação móvel DECO esta reportava que um dos DECO estava ligado por wifi aos outros, embora estivesse ligado por cabo ao router.
Quando liguei o primeiro satélite por cabo ao router da MEO e o segundo por cabo ao primeiro satélite passou a funcionar. O porquê disto acontecer não sei.
 
Coloco aqui uma dúvida partilhada num tópico de um ISP...

Após o processo de ligar o switch à caixa ATI (cabo de rede do router que está na sala para a respetiva tomada de rede) e levar o sinal da internet às restantes divisões da casa, tenho uma dúvida:

O Deco que está no piso superior está ligado ao que está no piso inferior por wireless (o do piso inferior está ligado por cabo de rede ao router), se agora ligar o do piso superior por cabo de rede à respetiva tomada ele fica configurado automaticamente ou terei de fazer novamente a configuração do sistema por agora passarem a estar os dois ligados por cabo de rede?

Obrigado!
 
Depende de como tens os Deco configurados.
Se tiveres os Deco em modo AP então basta ligar, e eventualmente escolheres a opção para otimizar a rede na aplicação da Deco.
Se tiveres em modo router então tens que ter em atenção que o router MEO tem que ligar ao Deco principal e depois do principal ligas aos outros satélites.
Pessoalmente tenho os meus em modo AP.
 
Tenho os dois em modo router e criei outra rede wi-fi, ainda não experimentei o modo AP.

Estava com esperança que tendo o Deco principal ligado ao router por cabo de rede e o router (VDF) ligado à tomada de rede -> à respectiva tomada no ATI -> a um switch com ligação às restantes tomadas de rede da casa na ATI, que poderia permanecer configurado automaticamente caso ligasse um cabo de rede ao DECO do piso superior e à respectiva tomada de rede da divisão.

Se for para gerar conflitos de rede, às tantas mais vale manter este esquema de ligação atual dos DECO's que está a funcionar relativamente bem. A minha intenção de ligar o segundo DECO por cabo seria para o sinal ficar ainda mais estável, claro.
 
Back
Topo