Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Pelo que percebi o tens o primeiro Deco ao lado do router da VDF correto?

Se queres manter o Deco em modo router então o que deves que fazer é:
Router (VFD) -> Deco 1 -> Tomada de rede -> ATI (switch) -> Tomada de rede 1º andar -> Deco secundário

Havendo possibilidade deve-se sempre ligar os Deco por cabo.

Pelo que percebi o tens o primeiro Deco ao lado do router da VDF correto?

Se queres manter o Deco em modo router então o que deves que fazer é:
Router (VFD) -> Deco 1 -> Tomada de rede -> ATI (switch) -> Tomada de rede 1º andar -> Deco secundário

Havendo possibilidade deve-se sempre ligar os Deco por cabo.

Sim, tenho o Deco principal perto do router da VDF e ligado por cabo de rede.

Ou seja, ao invés da ligação de internet chegar ao quadro ATI pelo cabo de rede ligado do router à tomada de rede desta divisão, devo ligar outro cabo de rede na entrada que continua disponivel no deco principal e ligar à tomada de rede da divisão para a internet chegar ao ATI via DECO e não diretamente via router?

Obrigado pelo feedback 👍

Última edição:
Exatamente. Quando os Deco estão em modo router então o principal está ligado ao modem, neste caso o router Vodafone, e os restantes têm que estar ligados ao principal.
Só conseguirias fazer o que estavas a pensar fazer se os Deco estivessem em modo AP.

Pessoalmente eu prefiro em modo AP porque se o Deco estiver em modo router então para abrir uma porta para um dispositivo, por exemplo para um jogo, então tens que encaminhar a porta no router da Vodafone para o Deco e também no Deco para o dispositivo que queres. No modo AP a rede é toda gerida pelo router da Vodafone, os Deco só são utilizados para distribuir a rede wireless, e por isso só precisas de encaminhar a porta no router da Vodafone.

Exatamente. Quando os Deco estão em modo router então o principal está ligado ao modem, neste caso o router Vodafone, e os restantes têm que estar ligados ao principal.
Só conseguirias fazer o que estavas a pensar fazer se os Deco estivessem em modo AP.

Pessoalmente eu prefiro em modo AP porque se o Deco estiver em modo router então para abrir uma porta para um dispositivo, por exemplo para um jogo, então tens que encaminhar a porta no router da Vodafone para o Deco e também no Deco para o dispositivo que queres. No modo AP a rede é toda gerida pelo router da Vodafone, os Deco só são utilizados para distribuir a rede wireless, e por isso só precisas de encaminhar a porta no router da Vodafone.

Uma vez mais, obrigado pelo feedback.

Ontem testei desta forma mas, apesar de verificar que funciona em termos de "rede" porque a app dos DECO's detetou-me o switch na ATI e o computador no piso superior, ao fim de 4 anos após a construção da habitação vou ter de andar a verificar as tomadas de rede e afins porque no switch dentro do ATI apercebi-me que só indicava ligação de 10/100 mb's e no quarto, piso superior, com ligação ao Macbook, nos primeiros segundos conseguia por exemplo abrir o google mas depois não tinha mais ligação.

Ou seja, há para ali problemas em tomadas, fichas, cabos ou seja lá o que for...Já me vai dar um trabalho jeitoso a rastrear isto tudo, algo que deveria ter sido testado pelo electricista e não o deve ter feito.

O switch diz que as portas estão a funcionar a 10/100? Ambas as portas onde estão a ligar os satélites?
Quando dizes que não tinhas ligação abriste a aplicação Deco a ver o que ela reportava? Verifica se o Deco secundário aparece como disponivel ou não.
Experimenta a tirar o switch da equação e no ATI ligar diretamente a tomada que vem do Deco principal à tomada que vai para o Deco secundário.
Experimenta ligar o satélite noutra tomada, de outro quarto por exemplo, e verifica se o switch continua a dar 10/100. Se assim for parece-me coincidência a mais para serem os cabos e apontava para o switch.

Tens ensaiador de cabos? É o ideal para ensaiar os cabos.

Boas dicas!

Ontem quando fiz o teste já era tarde e não perdi muito tempo a tentar rastrear melhor o que estava a acontecer (nem me lembrei de consultar a app dos DECO's, por exemplo). A porta do switch no ATI de onde vem o cabo da sala que está ligado ao Deco principal deu-me constantemente a indicação de 10/100, apenas.

Amanhã terei mais tempo livre e vou tentar arranjar um desses equipamentos que faz a verificação às fichas/tomadas para avaliar se poderá existir algum problema, não obstante vou aproveitar os teus conselhos para adicionar à despistagem que terei de fazer.

Depois darei feedback.

Malta hacker com decos, alquem anda a brincar a forçar um canal?

Eu ja consegui forçar um canal mas ele reverte ao automatico eventualmente, ja que a forma que estou a fazer é a forcar funções na pagina web que regra geral não estao visiveis (Primero e segundo seguemento, o terceiro é a pagina normal)

Neste caso é um M5.

deco.png

Bem, dei o passo. Aproveitei a promoção da Mercusys na Amazon FR, está o modelo AX3000 por 150€ já com 3 dispositivos. Fica bem mais em conta do que os Deco X50 e outros da mesma gama. Esperemos que consiga dar conta do recado 😅

Configurei os H80X como acess point, ligados em estrela por RJ45, a partida do router da Vodafone, e fica tudo maluco, os leds ficam brancos/vermelhos, rede instável e impossível de entrar na configuração dos mesmos. Cheira me que estão a fazer loopback pelo Wi-Fi. Julgo a configuração ser igual aos Deco da TPLINK. Algum segredo para conseguir ter os dispositivos a trabalhar bem em acess point interligados pelo router da Vodafone?
Só me safo desligando os outros dois, aí tudo bem.

Última edição:
epá isto do wifi tem mais que se lhe diga, não lhe consigo apanhar o fio à meada. xD Vieram me cá instalar a fibra hoje, isto é um isp que só há cá no algarve e a fibra é deles. O router que tenho é um ZNID-GPON-2428A1 que tem 802.11b/g/n/ac, que sistema recomendam para melhorar o wifi? em principio só preciso de um AP para a casa toda sendo que tinha um router adsl que cobria praticamente a casa toda, mas estava era fora deste quarto... recomendaram me os ac1200.

Boas,

Antes de mais, peço desculpa se isto é um tema bastante recorrente, mas estou a ver como estender a net para uma habitação com 3 pisos e tenho lido que criar uma rede mesh seria o ideal.

Posto isto, tenho lido sobre as soluções de Google Nest e Amazon eero, mas não consigo ver grandes distinções entre elas. Por +/- 200€, acham que fico bem serviço com qualquer uma delas? Há alguma red flag relativamente a alguma destas opções? Existem outras opções que deveria considerar?

Obrigado desde já

O switch diz que as portas estão a funcionar a 10/100? Ambas as portas onde estão a ligar os satélites?
Quando dizes que não tinhas ligação abriste a aplicação Deco a ver o que ela reportava? Verifica se o Deco secundário aparece como disponivel ou não.
Experimenta a tirar o switch da equação e no ATI ligar diretamente a tomada que vem do Deco principal à tomada que vai para o Deco secundário.
Experimenta ligar o satélite noutra tomada, de outro quarto por exemplo, e verifica se o switch continua a dar 10/100. Se assim for parece-me coincidência a mais para serem os cabos e apontava para o switch.

Tens ensaiador de cabos? É o ideal para ensaiar os cabos.

Já resolvi praticamente tudo cá em casa.

Andei a testar e tinha várias tomadas de rede que foram mal feitas pelo electricista, tal como já desconfiava. Procurei a referência das fichas fêmea na net, encontrei um video de como as cravar e fui eu próprio que as desmontei da parede, desfiz o que estava feito e voltei a cravar de forma correta.

Depois, por conselho de um colega técnico de redes, removi aquelas "réguas" do ATI onde estavam as fichas e fiz ligações diretas, ou seja, cravei fichas RJ nos cabos de cada divisão. Voltei a testar tudo e agora sim, todos os cabos e tomadas de rede a 100%. Depois foi só ligar o switch dentro da ATI e fazer as ligações.

Na tomada de rede do meu quarto, que antes não funcionava, liguei o DECO M4 principal e fiquei com a ligação wi-fi no máximo como no piso inferior onde está o router.
Quanto ao DECO secundário, deduzo que para o ligar a uma tomada de rede de outra divisão devo definir ambos como AP, correto?É que tentei ligar a uma das tomadas de rede e não funciona, só funciona por wi-fi ligado ao principal ou por cabo de rede "direto" do principal (testei isto).

Eu prefiro utilizar as réguas no ATI, porque no liga e desliga cabo podes inutilizar a ficha e fazer uma nova, e "comendo" o cabo passado

Quanto ao funcionamento dos DECO os dois modos de funcionamento funcionam da seguinte forma:
  • Modo Router: Tens um Deco principal que funciona como router e ligas ao router da operadora. Todos os restantes Decos têm que se a ligar ao Deco principal. As ligações a fazer serão: Router Operadora -> Deco Principal -> Switch -> Restantes Deco
  • Modo AP: Toda a rede é gerida pelo router da operadora, não existindo um Deco principal. As ligações a fazer serão: Router Operadora -> Switch -> Decos

Back