Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Mesh não necessita de dois dispositivos, acrescenta um ou quantos quiser ao router já existente. Já tive da Netgear o EX7700, o 2400 da FritzBox, etc. Basicamente é um extensor, um repetidor, compatível com a generalidade dos routers.
 
Boa tarde a todos

Estou a precisar de comprar uma solução para uma sala com cerca de 70m2 aberta, no entanto se tivesse potencia para apanhar uma esplanada seria bom.

Necessitava de algo que desse para configurar o equipamento com outra gama de ip´s uma vez que ficará acesso sem password aberto ao público.

Seria interessante uma solução que desse para internet de alta velocidade.

No local tenho uma porta de rede que pode ser usada para receber a internet por cabo e depois com o extensor difundir.

Número de utilizadores poderá ser na casa dos 10 a 15 em simultâneo

Que desse suporte para banda 2.4 e 5

Não sei se me podiam ajudar a encontrar uma solução.

Uma outra questão / curiosidade, para aceder à net como é possível fazer uma página que as pessoas necessitam de entrar nela fazer ok para começar a ter internet (tipo como alguns centros comerciais têm) servia como local de publicidade, isto é o router que tem essa capacidade ou é outro sistema?

Obrigado a todos pelas vossas ajudas.

O que procuras é uma solução de mesh. E se não queres password, ficam na rede Guest (convidados) e nem precisas de fazer mais configuração nenhuma. Os dispositivos já têm essa funcionalidade para as situações de haver convidados em casa que necessitem de se ligar à rede.

Equipamentos triband são melhores e se queres alta velocidade procuras pela norma. Da mais lenta para a mais rápida. Wifi 5 e Wifi 6 e a seguir tens Wifi 6E. Apenas a 6E adiciona uma nova banda. WiFi 6 é muito enganador.

Se é só uma sala ampla e a esplanada é logo na continuidade, dois equipamentos, um em cada ponta deviam ser suficientes, porque não há paredes a meio mas só avaliando.

Para teres uma ideia da linha da netgear: https://www.netgear.com/home/wifi/mesh/
Eu não apostaria em equipamentos dualband. Isso quer dizer que usam os canais wireless também para transmissão entre os satélites. A menos que tenhas cabo de rede para os ligar. Os triband, têm um canal wireless exclusivo para a comunicação.

Este modelo: https://tropicalprice.com/product/B0BCKMBXJH permite ligar até 75 dispositivos, permite posicionar um dos satélites a meio ou numa área que não tenha um sinal tão bom.

Não sei como funciona a questão de colocares uma página para acederem. Mas se colocares o nome da rede com o nome que queres publicitar estará metade do trabalho feito.
 
Basicamente posso ligar qualquer dispositivo que tenha/suporte mesh que me fará isso, extender a rede de forma a aumentar a cobertura sem perder conexões/trocar de redes? Mesmo que seja apenas um dispositivo desses, certo?
 
@Sim@o colocar routers com o mesmo nome de rede não vão funcionar sem quebra. Repetidores vais ter perda de velocidade. Sistemas de mesh é que funcionam. Dentro das marcas há é equipamentos que funcionam entre eles, ou a asus por exemplo tem alguns dispositivos que com o último firmware suportam mesh entre eles.

A minha teoria é sempre a mesma. Vejo as pessoas gastarem 50€, depois 75€ para no final terem que arrumar tudo numa caixa e acabarem a gastar o dinheiro que deviam ter gasto no princípio. Somando tudo fica mais caro do que se tivessem comprado logo um sistema mesh. O Wifi atualmente é uma necessidade. Equaciona bem antes de comprares algo.
 
@Sim@o colocar routers com o mesmo nome de rede não vão funcionar sem quebra. Repetidores vais ter perda de velocidade. Sistemas de mesh é que funcionam. Dentro das marcas há é equipamentos que funcionam entre eles, ou a asus por exemplo tem alguns dispositivos que com o último firmware suportam mesh entre eles.

A minha teoria é sempre a mesma. Vejo as pessoas gastarem 50€, depois 75€ para no final terem que arrumar tudo numa caixa e acabarem a gastar o dinheiro que deviam ter gasto no princípio. Somando tudo fica mais caro do que se tivessem comprado logo um sistema mesh. O Wifi atualmente é uma necessidade. Equaciona bem antes de comprares algo.
Mas posso comprar apenas um equipamento/router mesh e liga-lo no escritorio via cabo que vou ter o que pretendo? ou tenho de ligar sempre 2 dispositivos?
 
Uma outra questão / curiosidade, para aceder à net como é possível fazer uma página que as pessoas necessitam de entrar nela fazer ok para começar a ter internet (tipo como alguns centros comerciais têm) servia como local de publicidade, isto é o router que tem essa capacidade ou é outro sistema?
Essa funcionalidade chama-se "captive portal". Por exemplo, alguns routers Asus, na rede Guest, já têm isso.
https://www.asus.com/us/support/FAQ/1034977/
 
Mas posso comprar apenas um equipamento/router mesh e liga-lo no escritorio via cabo que vou ter o que pretendo? ou tenho de ligar sempre 2 dispositivos?
Se te referes a comprar um sistema mesh, ligares ao router da operadora, sim, funciona. E nesse caso, queres desligar o wireless da operadora e ficar apenas com o do sistema mesh. Menos interferência.
 
@Sim@o colocar routers com o mesmo nome de rede não vão funcionar sem quebra. Repetidores vais ter perda de velocidade. Sistemas de mesh é que funcionam. Dentro das marcas há é equipamentos que funcionam entre eles, ou a asus por exemplo tem alguns dispositivos que com o último firmware suportam mesh entre eles.

A minha teoria é sempre a mesma. Vejo as pessoas gastarem 50€, depois 75€ para no final terem que arrumar tudo numa caixa e acabarem a gastar o dinheiro que deviam ter gasto no princípio. Somando tudo fica mais caro do que se tivessem comprado logo um sistema mesh. O Wifi atualmente é uma necessidade. Equaciona bem antes de comprares algo.
Já usei o sistema de vários routers na mesma rede, se for para movimentar pela casa tem muitas quebras, em alguns dispositivos android até tem de se desligar o wifi e voltar a ligar para acelerar o processo.
O mesh é vale mesmo a pena. Estou a pensar colocar mas são um bocado caros de momento.
 
Se te referes a comprar um sistema mesh, ligares ao router da operadora, sim, funciona. E nesse caso, queres desligar o wireless da operadora e ficar apenas com o do sistema mesh. Menos interferência.
Hm eu já vi bundles de 2, 3 ou apenas de 1 "router" mesh. A minha intenção seria manter o router da operadora na sala com wifi e via cabo (porque tenho cabo para todas as divisões), no escritório, ligar um router do sistema mesh, porque a velocidade do wifi apenas com o router da operadora no escritório é muito fraca. Isto é possivel/funciona como pretendo, com router da operadora + 1 router mesh (não sei se é assim que se chama, mas o que quero dizer é utilizando apenas um dos dispositivos incluidos nos bundles, por exemplo), ou terei sempre de usar 2 "routers mesh"?
 
Hm eu já vi bundles de 2, 3 ou apenas de 1 "router" mesh. A minha intenção seria manter o router da operadora na sala com wifi e via cabo (porque tenho cabo para todas as divisões), no escritório, ligar um router do sistema mesh, porque a velocidade do wifi apenas com o router da operadora no escritório é muito fraca. Isto é possivel/funciona como pretendo, com router da operadora + 1 router mesh (não sei se é assim que se chama, mas o que quero dizer é utilizando apenas um dos dispositivos incluidos nos bundles, por exemplo), ou terei sempre de usar 2 "routers mesh"?
Sim, basta um, exemplo...

"The Nighthawk X4S creates a seamless network throughout your home by using the same WiFi network name (SSID) as your router. WiFi devices like smartphones and laptops will remain connected to the same network name as you move around your home. Other extenders create a separate WiFi network name (SSID) than the router WiFi, causing disconnect and reconnection delays"

https://www.netgear.com/home/wifi/range-extenders/ex7700/

Sistemas Mesh, onde faz sentido desligar o wifi do router e apenas usar o sistema, já me passaram vários pelas mãos, aqui e ali faço revenda. Tp-Link M4 já vendi uns 4 sets de 3, E4 e M5 também. Linksys whw0303, eero pro 2ª versão, e uns orbi rbk753. Nunca tive queixas, os tp-link são populares em portugal, conseguem uma razoável relação qualidade/preço. Se existe alguma preocupação em termos de segurança, os outros não sendo chineses dão outras garantias.
 
Última edição:
@abraxas888 esse Nighthawk X4S custa 335€. Ele é tri-band mas não sei bem como é que usa o tri-band com o router da operadora. Neste caso não será problema porque o @Sim@o tem possibilidade de ligar os dispositivos por cabo de rede. Mas por um valor menos tem soluções mesh. Eu insisto em soluções mesh porque pode sempre dar-lhe uso noutra casa. Aquilo é simples, e vejo como isso resolveu o problema em casa de uns familiares que sabem tanto de internet ou wifi como eu de agricultura. Não percebia porque é que quando estava sentado na garagem a ver vídeos no telemóvel rebentava com os dados móveis :D
Têm os do costume: https://tropicalprice.com/product/B07P495TQ4 e estão encantados.

@Sim@o que ligação tens de internet? 500/100, 1000/200?
 
@Metro tenho os 1000/200.
Sim, eu quero algo que noutra casa (visto que esta é arrendada) possa ser util também, dai já ter descartado um router "normal" e ir para uma solução mesh. Só ainda não entendi se posso ter o combo router da operadora + 1 "router mesh" ou se tenho de ter pelo menos 2 router mesh (e desactivar o wifi do da operadora).
No exemplo desse pack de 3 TP link que deste, @Metro , posso usar só 1+ router da operadora, ou convém usar pelo menos 2 (em que um deles substitui o da operadora)?
 
@Sim@o Não conheço nenhum router de operadora cujo wifi funcione em mesh com um único aparelho mesh extra de outra marca.

Eu tenho Vodafone e experimentei com um Devolo Magic 2 e não funcionou...os equipamentos wifi ligavam-se ao router da Vodafone e só saltavam para o Devolo quando perdiam quase completamente o sinal do router da Vodafone, não "saltavam" para o Devolo, mesmo quando o sinal wifi dele era mais forte.

Para ter verdadeiramente uma rede mesh precisas de ter dois dispositivos; ligar um por cabo de rede ao router da operadora, desligar o wifi do router, e criar uma rede wifi entre os dois dispositivos mesh que pode ter o mesmo nome e pass da tua rede do router da operadora para não teres de alterar nada nos teus equipamentos que se ligam por wifi.
 
@abraxas888 esse Nighthawk X4S custa 335€. Ele é tri-band mas não sei bem como é que usa o tri-band com o router da operadora. Neste caso não será problema porque o @Sim@o tem possibilidade de ligar os dispositivos por cabo de rede. Mas por um valor menos tem soluções mesh. Eu insisto em soluções mesh porque pode sempre dar-lhe uso noutra casa. Aquilo é simples, e vejo como isso resolveu o problema em casa de uns familiares que sabem tanto de internet ou wifi como eu de agricultura. Não percebia porque é que quando estava sentado na garagem a ver vídeos no telemóvel rebentava com os dados móveis :D
Têm os do costume: https://tropicalprice.com/product/B07P495TQ4 e estão encantados.

@Sim@o que ligação tens de internet? 500/100, 1000/200?
O X4S custou-me menos de 30€ nos usados. Por 335€ sim, mais vale ir logo para os orbi! ;)
 
@Metro tenho os 1000/200.
Sim, eu quero algo que noutra casa (visto que esta é arrendada) possa ser util também, dai já ter descartado um router "normal" e ir para uma solução mesh. Só ainda não entendi se posso ter o combo router da operadora + 1 "router mesh" ou se tenho de ter pelo menos 2 router mesh (e desactivar o wifi do da operadora).
No exemplo desse pack de 3 TP link que deste, @Metro , posso usar só 1+ router da operadora, ou convém usar pelo menos 2 (em que um deles substitui o da operadora)?

Desliga o wifi do router da operadora e passas para a solução mesh que adquirires. O que escolhi é wifi 5 (barato e até com 1 router e dois satélites caso tivesses mais zonas com mau sinal). A velocidade que vais ter não vai atingir Gigabit. Para isso precisas de procurar um equipamento Wifi 6 e se queres mesmo estar preparado para os próximos anos Wifi 6E.

Estou a simplificar tudo o mais possível. Agora também depende do teu budget e necessidade. Eu ainda só tenho Wifi 5 para teres ideia.
 
Wi-Fi 5 foi um grande salto em termos de qualidade, desde então temos empresas que para continuar a vender, introduzem tecnologias cujo melhoramento apresentado é residual. Realizei testes em inúmeros routers Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, nomeadamente netgear e asus de gama média e alta, foi assim que cheguei a essa conclusão.
 
@abraxas888 A confusão é que só o Wifi 6E é que introduz os 6GHz. Teria sido menos confuso terem chamado ao Wifi 6, wifi 5E.
Mas a seguir precisas de ter equipamento com uma placa de rede que suporte isso... Eu só tenho um daí não estar preocupado em upgrade.
 
Isso sem dúvida é uma observação correta, Wi-Fi 5E faria todo o sentido. Também só tenho um dispositivo com 6E e não me vejo, para a minha utilização, a necessitar deste upgrade. Os meus testes foram essencialmente em velocidades até 500mb e nestas velocidades, mais uma vez digo, as diferenças entre Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 são residuais. Talvez mais relevante, em certas situações, será em termos de segurança, a generalidade dos router com Wi-Fi 6 já suportam wpa3, os Wi-Fi 5 não.
 
@abraxas888 Quando referi wifi 5E, era apenas porque em termos de nomenclatura seria mais percetível. Há muita gente que pensa que Wifi 6 tem mais uma banda mas isso só ocorre no Wifi 6E.

Os teus testes omitem aí umas partes que têm que ser explicadas, e vou fazê-lo apenas ao de leve.
Primeiro tem a haver com a distância a que está o equipamento do router. Isso influencia se utiliza 2.4 ou 5GHz. O primeiro tem mais alcance mas menor velocidade, o segundo tem menor alcance mas é mais rápido.

De seguida tens mesmo que ir ler as especificações dos equipamentos. Essas velocidades são diferentes de equipamentos para equipamentos.

Já referi também o dual band e o tri-band. faz diferença se os sistemas têm uma rede própria para comunicarem entre si. Assim não saturam nenhum dos canais.

Por último, há a confusão entre internet e rede. A internet pode ser só 500 Mbps, mas se estiveres a passar dados entre dois equipamentos na tua rede (rede interna) se tivesses wireless a Gigabit ganhavas em rapidez a passar os dados. Normalmente, a preocupação é apenas com a ligação dos equipamentos à net.

Exemplo dos Deco M4 que muita gente tem:

AC1200 - são publicitados como 1200 Mbps. Não faz sentido. Mas todas as marcas fazem isso.
5 GHz: 867 Mbps (802.11ac)
2.4 GHz: 300 Mbps (802.11n)

Se o portátil ou smartphone estiver bastante afastado ou tiver uma parede grossa pelo meio e só conseguir ligar-se por 2.4 o máximo da ligação é a 300 Mbps. Se se ligar por 5GHz, com uma ligação a 500Mbps, como é bastante abaixo das specs vai atingir o máximo se estiver relativamente próximo. No limite do alcance pode não dar. Há perdas.

Já explicamos isto aqui muitas vezes mas nunca é demais.
 
Back
Topo