Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Em relação à sugestão de nomenclatura, percebi e concordei, daí dizer que faria todo o sentido. No que diz respeito às bandas, como imaginarás não sou um newbie, sei a diferença entre elas. Se digo que não há diferença palpável entre Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 e não específico se me refiro à banda 2.4 ou a 5Ghz é porque efetuei testes em ambas as bandas e a diferença não é palpável em nenhuma. Claro que todos os routers testados suportavam toda a largura de banda (500/100) em qualquer uma das redes, não faria sentido testar routers que em 2.4GHz só suportam 300mb. A questão da tribanda não se coloca nos meus testes pois naturalmente não havia qualquer outro dispositivo ligado durante os testes. Mas quando chegar a casa edito este comentário e coloco os resultados dos mesmos.

Em relação à velocidade de rede interna, claro que dou bastante importância à mesma, neste caso não efetuei testes, tenho apenas a minha utilização diária para me guiar, utilização essa que é sempre efetuada por cabo. Nesta situação e sem entrar em detalhes, é pelo menos necessário distinguir entre dois métodos de transferência: FTP e SMB. Se o router suportar FTP, com toda a probabilidade será capaz de suportar velocidades de transferência a bater no giga, por cabo claro. Em SMB é raríssimo o router que o consegue fazer, mesmo por cabo. Das dezenas que tive apenas o Netgear RAX80 conseguia transferir a 1gb, outros netgear e Asus eram 25% mais lentos e Fritzbox ainda mais lento.

EDIT: speedtests
Aqui o objetivo foi comparar os routers entre si, portanto foram sempre localizados no mesmo local e os testes também foram, naturalmente realizados no mesmo local. Um iphone 13 foi utilizado. A app ookla foi utilizada. Velocidade contratada 500/100. Locais A a C (A o mais perto, C o mais longe)

Teste 2.4Ghz (download/upload)

Netgear R7800 Foxtel firmware (wifi 5)
Local A: 94/97
Local B: 55/55
Local C: 43/75

Netgear XR500 (wifi 5)
Local A: 56/82
Local B: 50/64
Local C: 28/54

Asus RT-5300 (wifi 5)
Local A: 82/79
Local B: 78/33
Local C: 35/12

Netgear Rax80 (wifi 6)
Local A: 124/104
Local B: 69/27
Local C: 58/35

Asus TUF AX-5400 (wifi 6)
Local A: 114/88
Local B: 68/30
Local C: 31/12

Asus RT-AX82u (wifi 6)
Local A: 94/97
Local B: 80/26
Local C: 29/10

Teste 5Ghz (download/upload)

Netgear R7800 Foxtel firmware (wifi 5)
Local A: 497/104
Local B: 493/104
Local C: 330/104

Netgear XR500 (wifi 5)
Local A: 508/104
Local B: 507/104
Local C: 358/104

Asus RT-5300 (wifi 5)
Local A: 506/104
Local B: 419/104
Local C: 365/104

Netgear Rax80 (wifi 6)
Local A: 511/104
Local B: 510/104
Local C: 426/104

Asus TUF AX-5400 (wifi 6)
Local A: 502/104
Local B: 495/103
Local C: 300/103

Asus RT-AX82u (wifi 6)
Local A: 508/104
Local B: 506/103
Local C: 310/104

Netgear Orbi 750rbk (wifi 6)
Local A: 507/104
Local B: 507/104
Local C: 383/104

Leituras possíveis: Os routers com wifi 6 na banda 2.4ghz, perto do router, são notavelmente superiores mas é relevante a banda 2.4ghz perto do router quando existe a banda 5ghz? Na minha opinião não é. A banda 2.4ghz continuará a existir essencialmente devido à domótica onde ter 100mb de velocidade ou 20mb é na maioria dos casos irrelevantes. Na banda 5ghz, essa sim que revolucionou a utilização do wifi, a diferença entre routers com norma AC (wifi5) e AX (wifi6) são diminutas em velocidades até 500/100 e 500/100 ainda está longe de ser a velocidade média do internauta português.
 
Última edição:
Não sei quais são as características desses routers, mas acho que comprar routers sem capacidade de criar VLAN, nos dias de hoje é um erro, com tanta tralha ligada. Alguns routers domésticos já começam a vir com essa funcionalidade, mas a maioria não vem. As redes Guest, para o wireless, podem ajudar, mas não têm a flexibilidade de VLAN geridas pelo utilizador.

Uma alternativa, seria:

Colocar o router da operadora no modo bridge e ligá-lo a um miniPC com pfsense, opensense, etc.
Ligar a um switch com capacidade de VLAN;
Ligar pontos de acesso wireless (semi)profissionais a esse switch (com capacidade criar VLAN, multi SSID, etc).
 
Claro, depende sempre do nível que queremos.
Um dos planos que tenho é arranjar um router/mini pc para ter pfsense e segregar redes, mas isso já requer mais investimento e cabos e tempo e dinheiro…
 
Não sei quais são as características desses routers, mas acho que comprar routers sem capacidade de criar VLAN, nos dias de hoje é um erro, com tanta tralha ligada. Alguns routers domésticos já começam a vir com essa funcionalidade, mas a maioria não vem. As redes Guest, para o wireless, podem ajudar, mas não têm a flexibilidade de VLAN geridas pelo utilizador.

Uma alternativa, seria:

Colocar o router da operadora no modo bridge e ligá-lo a um miniPC com pfsense, opensense, etc.
Ligar a um switch com capacidade de VLAN;
Ligar pontos de acesso wireless (semi)profissionais a esse switch (com capacidade criar VLAN, multi SSID, etc).
erro pq? esqueces-te que a esgamadora maioria das pessoas não tem conhecimentos para fazer nada disso.

o que falas so faz sentido para quem tem bons conhecimentos de redes e esta disposto a investir em hw extra. a maioria das pessoas nem percebe a diferente entre mesh e um extender, quanto mais...
 
Isso é verdade, se soubessem a diferença entre repeaters e mesh não andavam constantemente a sugerir mesh a pessoas que tudo o que precisam é um extender. Pessoas querem extender a sua rede atual, manter o router, ter o mesmo ssid e andar sem desconexões pela casa mas não, são empurradas para o cinco vezes mais caro mesh, colocando o router atual em bridge e criando uma nova rede. Dir-me-ao, o mesh não é cinco vezes mais caro, é para quem não mete chinesices em casa. Basicamente é uma vitória para as marcas, tal como as marcas de televisão vendem TV 8k a pessoas que se sentam a 3 metros de distância das mesmas e dadas as limitações do olho humano, nem distinguir 1080p de 4k conseguem, aqui empurram a "solução" mesh como a única, o milagre e claro, conseguem úteis "fools" para comprar e promover o seu marketing. A maioria nem extender, nem mesh necessitaria, bastava colocar o router da operadora em bridge e comprar um router decente, seguro, de marcas fidedignas.
 
Não sei quais são as características desses routers, mas acho que comprar routers sem capacidade de criar VLAN, nos dias de hoje é um erro, com tanta tralha ligada.
Eu concordo contigo. Mas como já disseram, acabaste de falar servo-croata para 90% das pessoas.

Muitos pedidos que aqui temos é gastar o mínimo possível. Não me lembro de pedidos de VLANs. Idealmente a solução melhor é Ubiquiti ou Omada. E só se trocam/adicionam os APs. Mas voltamos ao que disse no ínício. Tudo o que não seja ligar e ficar a funcionar é para esquecer.
 
Apesar de eu estar ainda a dar os primeiros passos no "servo-croata" :D, afirmei isso pela questão de segurança. A quantidade de equipamentos que se ligam à Internet em nossas casas é enorme e o risco de segurança são mais que muitos. Acredito que vai ser inevitável que, mais cedo ou mais tarde, os routers domésticos tenham alguma forma de segmentação mais elaborada do que as redes GUEST, chamem-lhe VLAN ou outra coisa qualquer.

Quando aos conhecimentos, quem participa neste fórum é que quer aprender e partilhar conhecimento. A não ser que aplique a filosofia "Podem apagar..." :biglaugh:
 
Não dês passos no servo-croata porque é algo inventado por ocidentais preguiçosos que acham que tudo é a mesma coisa. Um bocado como achar que mesh, ap, extender, repeater é a mesma coisa. Percebo a intenção, mas aqui: Mandarim; Tagalog faria mais sentido como linguagem difícil de aprender. Vivi na croácia, falo um pouco de croata e tenho muitos conhecidos croatas, nenhum reconhece o termo servo-croata como algo real, garanto-te que não encontras um croata e certamente muito poucos sérvios que aceitem estes rótulos ocidentais. Tem muitas parecenças e muitas diferenças, só para dar um exemplo: pão em croata é kruh, em sérvio hleb. ;)
 
Boas!

Tenho um apartamento duplex, com o router da Meo instalado na sala (piso inferior). Neste piso, não tenho qualquer problema com o sinal.
No piso superior, na zona dos quartos e terraços, o sinal é inexistente...

Portanto, sem pretender fazer um investimento elevado, qual das soluções deverei optar:
1 - Extensor de rede
2 - Powerline
3 - Repetidor Mesh

Qualquer ajuda é bem-vinda!!
 
@abraxas888 eu uso "servo-croata" para dizer que não percebo mesmo nada. Inexistente. Nunca tinha pensado no assunto mas imaginei que não existisse mesmo. Nunca foi com qualquer conotação negativa. Respeito todos os povos.

@bruno78 desligas o wifi do router da operadora e compras um sistema mesh. É sempre a minha recomendação. Assim fica toda a gente feliz.
 
Olá malta. Estou a pensar comprar mais um equipamento para expandir a rede Mesh cá de casa. Tenho de momento 2 Asus XD6. Acham que aposte em mais um node?
Ou num outro router da marca que permita manter a rede Mesh? Obrigado!
 
Boa tarde,

Tenho numa cave um bastidor onde é a central internet, cctv, alarme e afins, e tenho pontos de rede em todo o lado.

Agora gostaria de colocar 4 pontos de acesso wifi,mas a minha duvida é se meto 4 access points ou um sistema mesh sendo que o sistema mesh tem de ter cabos ligados entre os 2 ou posso levar os cabos de um switch ate cada torre mesh.
 
Boa tarde a todos

Estou a precisar de comprar uma solução para uma sala com cerca de 70m2 aberta, no entanto se tivesse potencia para apanhar uma esplanada seria bom.

Necessitava de algo que desse para configurar o equipamento com outra gama de ip´s uma vez que ficará acesso sem password aberto ao público.

Seria interessante uma solução que desse para internet de alta velocidade.

No local tenho uma porta de rede que pode ser usada para receber a internet por cabo e depois com o extensor difundir.

Número de utilizadores poderá ser na casa dos 10 a 15 em simultâneo

Que desse suporte para banda 2.4 e 5

Não sei se me podiam ajudar a encontrar uma solução.

Uma outra questão / curiosidade, para aceder à net como é possível fazer uma página que as pessoas necessitam de entrar nela fazer ok para começar a ter internet (tipo como alguns centros comerciais têm) servia como local de publicidade, isto é o router que tem essa capacidade ou é outro sistema?

Obrigado a todos pelas vossas ajudas.

O sistema mesh Netgear Orbi Pro Mini dá para fazer isso tudo que disseste. Tem suporte a várias redes Wi-Fi/VLANs separadas (até 4) e tem uma rede de guest que podes activar através de uma sign-in to network page, etc.

Já é um sistema ligeiramente datado, mas ainda consegues encontrar, e quiçá a bom preço. (O meu pack router + satelite, acho que ficou nos 200.)
 
Boa tarde,

Tenho numa cave um bastidor onde é a central internet, cctv, alarme e afins, e tenho pontos de rede em todo o lado.

Agora gostaria de colocar 4 pontos de acesso wifi,mas a minha duvida é se meto 4 access points ou um sistema mesh sendo que o sistema mesh tem de ter cabos ligados entre os 2 ou posso levar os cabos de um switch ate cada torre mesh.

Acho que podes ligar em estrela sim, em vez de chain. Eu tenho os meus Orbi em estrela, ligados num switch da Netgear também.

(E sim, Orbi Pro, com segmentação em VLANs tanto wired como wireless, com três redes casa, IOT e guest, e segmentação 802.11Q com um switch pelo meio dos meshes. Router da operadora em bridge, wifi off, e ligado ao router Orbi Pro. Servo-croato Tagalog fortíssimo por aqui!)
 
Boa tarde,

Tenho numa cave um bastidor onde é a central internet, cctv, alarme e afins, e tenho pontos de rede em todo o lado.

Agora gostaria de colocar 4 pontos de acesso wifi,mas a minha duvida é se meto 4 access points ou um sistema mesh sendo que o sistema mesh tem de ter cabos ligados entre os 2 ou posso levar os cabos de um switch ate cada torre mesh.

Nessas condições eu ia para Ubiquiti ou TP-Link Omada. Ligas lá tudo. Colocas tudo até por PoE se quiseres nas divisões.
 
Eu no trabalho monto equipamento Ubiquiti e é espetacular.
No entanto como as tomadas estão ""junto"" ao chão e em todas as divisões meter Ubiquiti em cima de um aparador de um corredor fica esquisito enquanto aquelas torres de mesh são mais agradáveis esteticamente.
TP-Link Omada e a Ubiquiti os wireless são mais direcionados para montar nas paredes ou tetos, e com sorte com 3 fazia a festa.
 
Back
Topo