Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boas, comprei o sistema Mercusys Halo H1900G(Halo H50G), mas como sou um pouco leigo na matéria, gostava de uma pequena ajuda, apenas nos settings da rede. Tenho um dos aparelhos ligado por cabo ao router da MEO, e o outro no corredor/hall de acesso aos quartos, pois era onde tinha mais problemas de sinal. Criei nova rede, tendo agora a do Router e do Halo, quanto ao sinal melhorou bastante, pois consigo ter o sinal no máximo nos 3 quartos sem qualquer problema, bem como obtenho melhores velocidades do que ligado ao router da MEO. A minha questão é relacionada com os settings da rede na app, ou seja IPTV/VLAN é para activar? Configurei com a opção desligada pois não tinha a certeza, quantos ao resto ficou em "default", não mexi em nada, tenho duvida quanto ao IPv4(que se encontra como Dynamic IP) e o IPv6(Disabled). Alguma coisa a alterar?

Pessoal uma ajuda.
Comprei os Mercusys AX3000 e chegaram hoje a casa.
Primeiro problema.
Dispositivo ligado diretamente ao router da MEO por cabo em modo router funciona muito bem. Muda para AP e não consigo depois ligar ao Wi-Fi sequer. Está a falhar-me alguma coisa?

Mesmo nos dispositivos ligados no router da MEO por cabo de rede, não me aparece como ligado.

EDIT: A última parte é mentira. Ele aparece nos dispositivos ligados por cabo ao router.

EDIT 2: Resolvido. Comentário mais abaixo.

Última edição:
Boas, comprei o sistema Mercusys Halo H1900G(Halo H50G), mas como sou um pouco leigo na matéria, gostava de uma pequena ajuda, apenas nos settings da rede. Tenho um dos aparelhos ligado por cabo ao router da MEO, e o outro no corredor/hall de acesso aos quartos, pois era onde tinha mais problemas de sinal. Criei nova rede, tendo agora a do Router e do Halo, quanto ao sinal melhorou bastante, pois consigo ter o sinal no máximo nos 3 quartos sem qualquer problema, bem como obtenho melhores velocidades do que ligado ao router da MEO. A minha questão é relacionada com os settings da rede na app, ou seja IPTV/VLAN é para activar? Configurei com a opção desligada pois não tinha a certeza, quantos ao resto ficou em "default", não mexi em nada, tenho duvida quanto ao IPv4(que se encontra como Dynamic IP) e o IPv6(Disabled). Alguma coisa a alterar?
Se funciona bem, podes deixar assim 🙂

No meu caso, desliguei o WiFi do router da operadora e no sistema mesh a única alteração que fiz foi ativar o modo acess point.

Pessoal uma ajuda.
Comprei os Mercusys AX3000 e chegaram hoje a casa.
Primeiro problema.
Dispositivo ligado diretamente ao router da MEO por cabo em modo router funciona muito bem. Muda para AP e não consigo depois ligar ao Wi-Fi sequer. Está a falhar-me alguma coisa?

Mesmo nos dispositivos ligados no router da MEO por cabo de rede, não me aparece como ligado.

EDIT: A última parte é mentira. Ele aparece nos dispositivos ligados por cabo ao router.
Eu tenho 4 dispositivos desse modelo e não tenho nenhum problema.
Inicialmente tive 2 dias em modo router e depois alterei para o modo acess point.

Não consegues ligar ao WiFi? Não aparece a rede do sistema mesh?

Já fizeste a optimização da rede após alteração para acess point? Tens essa funcionalidade na APP, quando clicas no botão "mais" que está no canto inferior direito.

Eu tenho 4 dispositivos desse modelo e não tenho nenhum problema.
Inicialmente tive 2 dias em modo router e depois alterei para o modo acess point.

Não consegues ligar ao WiFi? Não aparece a rede do sistema mesh?

Já fizeste a optimização da rede após alteração para acess point? Tens essa funcionalidade na APP, quando clicas no botão "mais" que está no canto inferior direito.

Estava a ser muito nabo. Tinha a porta 4 do router da MEO em modo bridge e estava a ligar-me lá 😅 foi só mudar de porta que consegui logo ter acesso à rede. O que me acontecia era ver a rede Wi-Fi mas ele não atribuía IP.

Para concluir. Liguei o outro mesh noutra divisão por cabo e ele assumiu a ligação por cabo.
Não tive que meter nenhum switch pelo meio para ele assumir a ligação por cabo ao invés de wireless, tal como vi relatos por aqui com alguns da Deco. O que pensava que ia ser mais difícil, foi o mais fácil e rápido.

Só não apanho grande velocidade num dos WC, mas de resto impecável.

Boas

Neste momento tenho um sistema mesh devo m4 ligado da seguinte forma:

Router MEO (wifi desligado) -> Main M4 -> switch -> ited -> segundo m4 E NAS.

O meu problema é que estou a usar a rede guest para dispositivos iot e queria correr homeassistant no NAS mas não encontra os dispositivos iot que estão noutra rede.

Que sistema mesh aconselhavam de modo a que pudesse separar as redes e poder ligar um container docker do NAS numa rede aos dispositivos IOT doutra?

Obrigado

Boas

Neste momento tenho um sistema mesh devo m4 ligado da seguinte forma:

Router MEO (wifi desligado) -> Main M4 -> switch -> ited -> segundo m4 E NAS.

O meu problema é que estou a usar a rede guest para dispositivos iot e queria correr homeassistant no NAS mas não encontra os dispositivos iot que estão noutra rede.

Que sistema mesh aconselhavam de modo a que pudesse separar as redes e poder ligar um container docker do NAS numa rede aos dispositivos IOT doutra?

Obrigado
Viva.
A ideia do WiFi guest é estar isolado da rede principal. Se abres uma "porta" para ter a guest a ter acesso a rede principal e vice versa, tás a estragar o conceito da rede guest.
Isso o que pretendes nem com VLANs aconselho.

Viva.
A ideia do WiFi guest é estar isolado da rede principal. Se abres uma "porta" para ter a guest a ter acesso a rede principal e vice versa, tás a estragar o conceito da rede guest.
Isso o que pretendes nem com VLANs aconselho.
Mas então que alternativa tenho para colocar homeassistant na rede guest? Se bem que ainda assim alguns dispositivos estão na rede principal (exemplo da garagem que uso powerline). Raspberry pi com wifi?

Back