Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

nunca me lembrei de vir aqui perguntar, mas deve ser daquelas coisas dificeis.

Mesh com vlans, pelo que vi so existe ubiquiti e parece que os orbi com fw beta têm.

Alguem com hands-on experience?
Nunca usei, mas os Deco em modo router também têm opções de VLAN.

Existe alguma técnica? Liguei para o apoio da Meo e dizem que não é possível...
Foi para o 16209 que ligaste?

Nunca usei, mas os Deco em modo router também têm opções de VLAN.

Foi para o 16209 que ligaste?
Yep. Disseram que não dá para desativar o wifi, para eu instalar a app meo smart wifi e a partir dela fazer os ajustes para haver a menor interferência possível... É normal?

@lbotelho diria que não, ainda para mais quando oferecem bridge mode.
No FGW 5 não se podia ativar o Smart Wi-Fi para poder desligar o Wi-Fi. No teu router está ativo?
Tenta novo contacto para o 16209 ou abre pedido na área de cliente.

Comprei recentemente uns Deco X1500 para uma moradia de 2 pisos mais sótão. Configuração super simples, mas reparei que mesmo no Deco que está ligado por cabo ao router, um teste de velocidade não vai além dos 50mbps, ao passo que ser testar com o router da MEO chego facilmente aos 500mbps. Alguma coisa que me esteja a escapar?

Estão a trabalhar em modo router.

É possível ter, na mesma rede, 2 ssids (2 meshs diferentes) com aparelhos iguais? 3x Mercusys H3000X com um ssid + 2x Mercusys H3000X com outro ssid, ambos a fazer de AP.
Na aplicação não consegues criar várias redes?
Adicionas primeiro um conjunto e depois o outro. Para evitar que eles se confundam, enquanto configuras um conjunto deixa o outro desligado.
Eu faria assim com os meus Deco, se tentasse configurar duas redes Wi-Fi diferentes.

Comprei recentemente uns Deco X1500 para uma moradia de 2 pisos mais sótão. Configuração super simples, mas reparei que mesmo no Deco que está ligado por cabo ao router, um teste de velocidade não vai além dos 50mbps, ao passo que ser testar com o router da MEO chego facilmente aos 500mbps. Alguma coisa que me esteja a escapar?

Estão a trabalhar em modo router.
Ligado por cabo ao Deco principal, qual a velocidade?

Na aplicação não consegues criar várias redes?
Adicionas primeiro um conjunto e depois o outro. Para evitar que eles se confundam, enquanto configuras um conjunto deixa o outro desligado.
Eu faria assim com os meus Deco, se tentasse configurar duas redes Wi-Fi diferentes.

Pois, de momento tenho 3 H3000X a funcionar com 1 ssid e tenho um apartamento no mesmo terreno que queria colocar 2 H3000X mas com SSID diferente, não queria estar a encomendar e depois não dar hmm
Só se tentar configurar o outro ssid com 1 dos 3 aparelhos que tenho... Mas se houvesse alguém que já soubesse já não andava aqui em manobras

People Boas, uma pergunta de snoob mesmo, os aparelhos mesh têm que estar conectados sempre por cabo rj45? Não há nenhuns que se conectem através de Wi-Fi?

maior parte suporta isso, mas se tiver demasiado longe dos outros e com pouco sinal wifi, vais ter pouca largura de banda (como acontece com um repetidor de sinal wifi)

A diferença nesse caso para um simples repetidor de sinal, é que ao movimentares-te pela casa o teu telemovel/laptop vai ligando automaticamente ao que estiver mais perto

People Boas, uma pergunta de snoob mesmo, os aparelhos mesh têm que estar conectados sempre por cabo rj45? Não há nenhuns que se conectem através de Wi-Fi?
Se considerares como hipótese a tecnologia Powerline, os dispositivos da rede Mesh podem também ficar ligados através dos cabos da corrente eléctrica que já tens instalados em tua casa.

@jmpnm dscp não entendi? Eu queria ligar tipo um aparelho ao router principal e que esse mesh conectasse por Wi-Fi a outro? Por electricidade tenho baixas velocidades não sei pq

Sim podes. O objetivo principipal dos sistemas Mesh Wifi é precisamente esse, criar uma rede Wifi unica composta por vários satélites que comunicam entre si e em que o handover entre os vários satélites é transparente para o utilizador.

Neste caso aconselho a comprares um sistema com um canal dedicado para a comunicação entre os satélites, para não estarem a utilizar um dos "canais de dados".

Sim podes. O objetivo principipal dos sistemas Mesh Wifi é precisamente esse, criar uma rede Wifi unica composta por vários satélites que comunicam entre si e em que o handover entre os vários satélites é transparente para o utilizador.

Neste caso aconselho a comprares um sistema com um canal dedicado para a comunicação entre os satélites, para não estarem a utilizar um dos "canais de dados".
Que aparelhos aconselhas?

@jmpnm por acaso não, é bastante recente, remodelação totalmente, devo é ter algum problema de ligações, presumo eu, porém a olho nu não detecto, existirá algum aparelho próprio para isso ver a qualidade da rede eléctrica?

Chega duas unidades uma para ligar ao router sendo o principal e outra que ligasse ao principal só por Wi-Fi, que alcance velocidades de 1 gb por Wi-Fi e tenho Wi-Fi 7

wifi7 por exemplo: https://www.amazon.es/dp/B0CJJ733W3/ref=nosim?tag=zwame00-21

tens a certeza que te chega duas unidades? depende das paredes de tua casa e do sinal de wifi que vais conseguir ter entre os 2 mesh.

para conseguires ter 1gb em todo lado precisas que o sitio onde vais meter o segundo mesh consiga apanhar wifi do primeiro com 1gb de largura de banda. podes ter uma ideia pegando no teu telemovel e colocando-o no sitio onde estas a pensar meter o segundo mesh e ver se consegues ter 1gb no speedtest (assumindo que o teu telemovel consegue fazer isso). se não consegues precisas de mais sistemas mesh que não fiquem tão distantes entre eles.

Back