Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

Boa tarde a todos,

Vou mudar de operador para a MEO e tenho uma questão relativamente à cobertura de Wi-Fi na minha casa. Tenho uma casa com 2 pisos mais sótão. O fibergateway 6 da MEO vai ficar instalado no escritório no piso 1 num lado da casa. Não tenho hipótese nenhuma de ligar extensores por cabo RJ45.
Estou indeciso na solução a adoptar:
- comprar um extensor MEO Wi-Fi 6 e colocar no primeiro piso mas do outro lado do corredor, embora não sei se será suficiente para dar cobertura a toda a casa incluindo o sótão;
- Comprar uns Mercusys H3000X pack de 3, sendo que um deles obrigatoriamente fica ligado ao router por cabo.
Li por aqui também que, apesar da configuração ser fácil, aparecem alguns problemas recorrentes de baixas velocidades, ainda para mais ligados por Wi-Fi e de dificuldades em desligar o Wi-Fi do router.

Atualmente tenho NOS com plumes e tenho rede em toda a casa.

Agradeço sugestões.
Muito obrigado

Boas, estou exactamente na mesma situação.
O que acabaste por fazer?

Eu tenho um dúvida, posso ligar um TP-Link Deco X1500 ao router e ter só essa rede activa?

@jfred-silva ao comprares um sistema Mesh o objetivo será mesmo desligar o Wi-Fi do router MEO, a não ser que optes pelo extensor da própria MEO.

Na primeira opção, um dos módulos tem sempre de ficar ligado ao router do operador.

Boas, estou exactamente na mesma situação.
O que acabaste por fazer?

Eu tenho um dúvida, posso ligar um TP-Link Deco X1500 ao router e ter só essa rede activa?
Boas.
Em princípio vou comprar um extensor mesmo da MEO que faz rede mesh. Se por algum motivo o router mais o extensor não forem suficientes, vou buscar outro mas em aluguer. Tenho lido aqui no fórum muito boas opiniões deles

Boa tarde a todos,

Vou mudar de operador para a MEO e tenho uma questão relativamente à cobertura de Wi-Fi na minha casa. Tenho uma casa com 2 pisos mais sótão. O fibergateway 6 da MEO vai ficar instalado no escritório no piso 1 num lado da casa. Não tenho hipótese nenhuma de ligar extensores por cabo RJ45.
Estou indeciso na solução a adoptar:
- comprar um extensor MEO Wi-Fi 6 e colocar no primeiro piso mas do outro lado do corredor, embora não sei se será suficiente para dar cobertura a toda a casa incluindo o sótão;
- Comprar uns Mercusys H3000X pack de 3, sendo que um deles obrigatoriamente fica ligado ao router por cabo.
Li por aqui também que, apesar da configuração ser fácil, aparecem alguns problemas recorrentes de baixas velocidades, ainda para mais ligados por Wi-Fi e de dificuldades em desligar o Wi-Fi do router.

Atualmente tenho NOS com plumes e tenho rede em toda a casa.

Agradeço sugestões.
Muito obrigado
Olá,

Eu tenho esse sistema mesh da mercusys e nunca tive problemas de baixas de velocidade.

Tenho 4 dispositivos todos ligados por cabo ao router ou a um switch que por sua vez também está ligado ao router (comprei dois packs de dois dispositivos).

Recomendo este sistema!

Olá,

Eu tenho esse sistema mesh da mercusys e nunca tive problemas de baixas de velocidade.

Tenho 4 dispositivos todos ligados por cabo ao router ou a um switch que por sua vez também está ligado ao router (comprei dois packs de dois dispositivos).

Recomendo este sistema!
Agradeço a sugestão.
A questão aqui é que não tenho hipótese nenhuma de os ligar por cabo. Tem mesmo de ser por Wi-Fi. Além de que sou completamente leigo em matéria de redes.
Daí que vou para já provavelmente optar pelo extensor deles.
Obrigado mais uma vez!

Agradeço a sugestão.
A questão aqui é que não tenho hipótese nenhuma de os ligar por cabo. Tem mesmo de ser por Wi-Fi. Além de que sou completamente leigo em matéria de redes.
Obrigado mais uma vez!
Dos quatro dispositivos, eu tive um por WiFi durante algumas semanas. Também não tive problemas.

Se não pagares pelo extensor, avança.
Se tiveres que pagar, eu optava por adquirir um sistema mesh.
Com um sistema destes ficas muito melhor servido, com uma rede diferente do router da operadora e se algum dia mudares de operadora não terás que andar a alterar a rede WiFi em todos os gadgets de casa.

Abraços

Agradeço a sugestão.
Obrigado mais uma vez!

Tens o ASUS ZenWiFi XP4 que é hibrido e funciona por wi-fi, ethernet e powerline. Talvez a powerline seja uma solução, para quem não pode instalar por cabo. Promete velocidades por AV até 1300 mbps, dependo da instalação elétrica

802.11a : até 54 Mbps
802.11b : até 11 Mbps
802.11g : até 54 Mbps
802.11n : até 400 Mbps
802.11n TurboQAM : até 450 Mbps
802.11n (256QAM) : até 400 Mbps
802.11ac : até 1733 Mbps
802.11ax (2.4GHz) : até 1300 Mbps
WiFi 6 (802.11ax) (5GHz) : até 1201 Mbps
HomePlug AV2™ 1300Mbps

AV1300 HomePlug AV2 MIMO : 1300 Mbps
AX1800 desempenho AX final: 1201 Mbps+ 574 Mbps
Cabo: A porta é 1 gb

Ou seja em condições ótimas tem mais velocidade por powerline que por cabo.

A nível de configurações é outro mundo, tendo ainda uma porta USB 3.2

Pode ser configurado para modo automático, onde ele escolhe a melhor rede em cada momento, ou pode ser escolhido o modo preferido.

https://www.asus.com/pt/networking-...wifi-wifi-systems/asus-zenwifi-ax-hybrid-xp4/

Manual: https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/wireless/ZenWifi_AX_Hybrid(XP4)/PG18547_ZenWiFi_XP4_UM_WEB.pdf?model=ZenWiFi AX Hybrid (XP4)

Na Amazon neste momento está 66 euros cada e para powerline são necessários 2.

Sei que pelo preço se compra mais velocidade wi-fi, mas para o comum dos mortais, mais velocidade para quê se a maioria tem velocidade do ISP de 500 ou inferiores, no máximo de 1GB.

Quem percebe melhor disto que eu que te aconselhe, mas eu por via das dúvidas comprei 2.

https://www.amazon.es/dp/B09BDFRW9K/ref=nosim?tag=zwame00-21

Boas.

Tenho 4 M4 em casa conectados a 1 fibergateway 6 da Meo e funciona tudo bem apesar de ter 2 redes em casa pois das 3 vezes que liguei para a meo para me desativarem o super wifi não o conseguiram fazer...
A minha dúvida é a seguinte... Tenho 2 tp-link com ip fixo configuradas na app do deco e 1 nas da synology ligado ao router da Meo. Como faço para as câmeras serem visíveis na rede da meo para as adicionar à synology station? Já tentei atribuir leases estáticas no fibergateway mas assume sempre como ips dinâmicos mesmo após reset dos equipamentos. A app das cameras não dá para atribuir ip estático... O que me estará a escapar? Obrigado.

Podes colocar os M4 em modo AP, ficando a servir apenas como extensores e sem funções de roteamento. Deste modo quem vai gerir a rede será o router da MEO, atribuindo IP's na mesma gama a todos os equipamentos.
Foi o que fiz em casa.

@lbotelho desativar a rede Wi-Fi do Fibergateway tem o ponto positivo de aliviares o espetro aí em casa, mas não passa daí.
Importante é ligares tudo à rede Wi-Fi dos Deco, e colocá-los em AP, como recomendou o @farinha82.

Última edição:
Bom dia!

Precisa da vossa ajuda.
Vou ter de instalar sistema mesh em casa porque o sinal é demasiado fraco. Estou confiante que consigo ligar todos por cabo.
Alguém me pode ajudar na escolha de equipamentos? a velocidade contratada não é muita e a net é meo. wifi 5, não tenho problemas enquanto uso, não preciso de nada topo de gama. ainda comprei um extender mas aquilo não é lá grande coisa.
Vou puxar cabos de luz e rede para instalar os 2 aparelhos que vão ficar longe do router, vão ficar no teto os dois. Um no piso 0, zona dos quartos, outro por baixo na garagem. o terceiro "primário" fica ao lado do router certo(sala)?. Alguém me consegue ajudar por favor? Obrigado a todos.

People acabei por comprar ASUS ZenWiFi BD4 3-Pack - Mesh WiFi 7 de Doble Banda, 3600 Mbps, Cobertura de 604m², Dos Puertos 2,5G, Controles de Seguridad y parentales incluidos, Smart Home Master SSIDs - Blanco https://www.amazon.es/dp/B09T994PXP/ref=nosim?tag=zwame00-21 será que burla ou algo, comprei na mesma porque é vendido em enviado pela Amazon, mas achei estranho demorar a tanto tempo tempo na entrega e este kit de 3 unidades custar três veces menos que o uma unidade, alguém pode ajudar / esclarecer? Obrigado

@josp É o modelo be3600 é mesh wifi 7 certo? Mas porque demoram entre 1 a 4 meses de entrega? Eu compre a pensar nisso enviado do e vendido ela Amazon, eles podem cancelar? Obrigado

Não têm em stock e trata-se de uma previsão de entrega. Mas ficas com o produto reservado. O que por vezes acontece é que o produto volta a estar em stock e não expedem a encomenda reservada antes do prazo inicialmente previsto. Uma forma de contornar isso, é cancelar a encomenda original e encomendar novamente, mas aí convém verificar se o preço se mantém (nem sempre).

Última edição:
Não têm em stock e trata-se de uma previsão de entrega. Mas ficas com o produto reservado. O que por vezes acontece é que o produto volta a estar em stock e não expedem a encomenda reservada. Uma forma de contornar isso, é cancelar a encomenda original e encomendar novamente, mas aí convém verificar se o preço se mantém (nem sempre).
Ok obrigado, mas já me foram imediatamente à conta, cartão d crédito, por norma não costumam retirar o dinheiro só quando enviam

Back