Comparação Que sistemas Mesh Wifi estão a usar?

@Nakamuura já desististe de passar um cabo de rede do quarto até à sala? 😁

Em relação à pergunta 2. não corres qualquer risco. Na configuração dos Deco defines o nome, password e protocolo de segurança da rede Wi-Fi. Selecionando WPA2 para o protocolo ficas exatamente com a mesma segurança do router da NOS. Convém sempre desativar o Wi-Fi para evitar interferências e como o sistema mesh não faz mesh com o router, não perdes nada.

Pergunta 3., o Wi-Fi é sempre igual. Poderia haver problemas com as boxes tradicionais, mas para boxes Android ou Apple TV é tudo igual.

@Nakamuura já desististe de passar um cabo de rede do quarto até à sala? 😁
Por agora já :D
Desanimei um bocado, até fiz um update da situação.

Em relação à pergunta 2. não corres qualquer risco. Na configuração dos Deco defines o nome, password e protocolo de segurança da rede Wi-Fi. Selecionando WPA2 para o protocolo ficas exatamente com a mesma segurança do router da NOS. Convém sempre desativar o Wi-Fi para evitar interferências e como o sistema mesh não faz mesh com o router, não perdes nada.
Óptimo, era essa a minha dúvida. Ainda estou longe de lá chegar, mas nestes casos é habitual a rede ter o mesmo nome do wifi da NOS (que entretanto é desactivado) ou é um nome inventado por nós ?

Pergunta 3., o Wi-Fi é sempre igual. Poderia haver problemas com as boxes tradicionais, mas para boxes Android ou Apple TV é tudo igual.
A WOO começa a ser desenhar-se como melhor alternativa porque dispensa coaxial para TV. Ficaria com um único problema que é levar a fibra até ao quarto que vai ter o router. A partir daí seria tudo por wifi.

Óptimo, era essa a minha dúvida. Ainda estou longe de lá chegar, mas nestes casos é habitual a rede ter o mesmo nome do wifi da NOS (que entretanto é desactivado) ou é um nome inventado por nós ?
A única vantagem de manteres o nome da rede exatamente igual é que assim todos os equipamentos que se ligavam à rede do router NOS se vão ligar automaticamente à nova rede mesh.

Se quiseres começar do zero e controlares o que está ligado inicia uma nova rede. Não sei se agora tens uma rede guest mas é uma boa oportunidade para criar uma 🙂

Experimenta IP Dinâmico -> Auto -> DHCPv6. Se não, troca o DHCPv6 por SLAAC+Stateless DHCP.
Experimentei e nada 🙁

Obtenho IPv6 nos equipamentos que verifiquei, mas não consigo aceder a sites IPv6 only e o resultado nos testes também é miserável.

Só uma dúvida, os equipamentos não deveriam ficar na mesma gama de IPs? fe80:: considera-se a mesma gama?

Vou assumir que isto é limitação dos Deco e quando trocar de ISP ou sistema mesh logo volto ao assunto. Como agora tudo funciona em IPv4 não é muito preocupante.

Obrigado pela ajuda 👌

Última edição:
A única vantagem de manteres o nome da rede exatamente igual é que assim todos os equipamentos que se ligavam à rede do router NOS se vão ligar automaticamente à nova rede mesh.

Se quiseres começar do zero e controlares o que está ligado inicia uma nova rede. Não sei se agora tens uma rede guest mas é uma boa oportunidade para criar uma 🙂

Sim, isso de manter os logins era prático com tanta porcaria cá em casa de dispositivos, não só móveis, mas lâmpadas, alexas, aspiradores, etc., embora não seja dramático se tiver de mudar.

Cá em casa os guests é como se fossem da casa. Tenho um papel na sala com os logins. Nunca investiguei a possibilidade dos guests (penso que já há, mesmo só com o router NOS), mas se calhar é boa ideia.

@Nakamuura aqui em casa optei por criar. Não por achar que alguém vai tentar algo malicioso, mas por achar mais seguro. Com tanta tralha ligada atualmente torna-se difícil seguir o rasto.

De momento até tenho a rede guest a emitir no router da MEO, com o Wi-Fi principal desligado, e o sistema mesh a emitir a rede caseira.

Experimentei e nada 🙁

Obtenho IPv6 nos equipamentos que verifiquei, mas não consigo aceder a sites IPv6 only e o resultado nos testes também é miserável.

Só uma dúvida, os equipamentos não deveriam ficar na mesma gama de IPs? fe80:: considera-se a mesma gama?

Vou assumir que isto é limitação dos Deco e quando trocar de ISP ou sistema mesh logo volto ao assunto. Como agora tudo funciona em IPv4 não é muito preocupante.

Obrigado pela ajuda 👌
Estranho... Deve faltar ai alguma coisa. Se estas satisfeito assim, tudo bem. Alguma coisa podes sempre mandar PM que podemos fazer um troubleshoot nisso :)

Relativamente aos IPs internos, acho que não precisam de ser iguais, por exemplo no meu PC são diferentes:

Engraçado que fui ver e agora não tenho IPv6 externo e não mexi em rigorosamente nada...

Deve faltar ai alguma coisa. Se estas satisfeito assim, tudo bem. Alguma coisa podes sempre mandar PM que podemos fazer um troubleshoot nisso :)
Provavelmente alguma limitação dos Deco em lidar com as definições da MEO. No teu caso tiveste de definir o "Prefix alocation size"?

Muito obrigado, mais uma vez 👍

Engraçado que fui ver e agora não tenho IPv6 externo e não mexi em rigorosamente nada...
Já li algures, não sei se aqui se noutro fórum, que a MEO não fornece IPv6 do lado WAN. Acho que foi isto, ando a navegar por águas desconhecidas 😁

Queria evitar passagem de cabos pela casa para que possa ligar a box e tv via WiFi sem perda de qualidade, como tal queria perceber como funciona isto da rede mesh.
Que cuidados devo ter? A nível de segurança é OK? Difícil de configurar? É possível ligar a box e tv via WiFi sem problemas e estável?
Qual o melhor sistema mesh com melhor relação preço/qualidade?
Obrigado

Queria evitar passagem de cabos pela casa para que possa ligar a box e tv via WiFi sem perda de qualidade, como tal queria perceber como funciona isto da rede mesh.
Que cuidados devo ter? A nível de segurança é OK? Difícil de configurar? É possível ligar a box e tv via WiFi sem problemas e estável?
Qual o melhor sistema mesh com melhor relação preço/qualidade?
Obrigado

O router e a box de TV vão ficar juntos ? Se não ficarem, a pergunta inicial é que operadoras permitem ligar a box de TV só por wifi (penso que a WOO permite, não sei se mais alguma).

E mesmo que o router e box fiquem juntos, a segunda pergunta é se tens mais TVs porque se não queres cabos coaxiais pela casa, então tens mesmo de ter uma operadora que permita tudo por wifi.

Desculpa não estar a dar resposta ao que perguntaste, mas eu tive/tenho algumas das questões que levantaste e ando a tentar conjugar isto de ter wifi e coaxiais em casa.

O router e a box de TV vão ficar juntos ? Se não ficarem, a pergunta inicial é que operadoras permitem ligar a box de TV só por wifi (penso que a WOO permite, não sei se mais alguma).
sem problema.
não, o router está e continuará no hall de entrada e a box tv na sala (para já só temos uma), que é a vbox pro da VDF e que permite ligar por WiFi. já experimentei no passado por WiFi mas volta e meia a imagem fica pixelizada e com breaks, voltei a ligar por cabo mas com o cabo a passar pelo corredor no chão.

Um sistema Mesh é como um conjunto de repetidores. A grande vantagem é que têm uma rede única e os equipamentos ligam-se sempre ao melhor ponto de acesso sem tu teres de fazer nada.

Um ponto muito importante para quem vai deixar o sistema a funcionar só por Wi-Fi sem backhaul por cabo:
- se atualmente têm um repetidor e este tem sinal fraco, colocarem lá um módulo Mesh não vai ajudar em muito.
- o sistema Mesh tem de ser capaz de propagar o sinal ao longo da casa. Por exemplo, módulo principal na sala, um módulo a meio do corredor, outro módulo na outra ponta da casa (idealmente nem deve ficar na extremidade porque o sinal Wi-Fi que vai receber vai ser mais ténue).

sem problema.
não, o router está e continuará no hall de entrada e a box tv na sala (para já só temos uma), que é a vbox pro da VDF e que permite ligar por WiFi. já experimentei no passado por WiFi mas volta e meia a imagem fica pixelizada e com breaks, voltei a ligar por cabo mas com o cabo a passar pelo corredor no chão.
Eu também sou VDF e tenho uma TV na cozinha e outra num quarto no andar de cima, cada qual com uma VBoxPro 4K, ligadas através de Powerlines Devolo Magic 2

Um sistema Mesh é como um conjunto de repetidores. A grande vantagem é que têm uma rede única e os equipamentos ligam-se sempre ao melhor ponto de acesso sem tu teres de fazer nada.
então será muito parecido a um repetidor de wifi ou access point ou não? visto que estes dois equipamentos criam um novo ssid para uma pessoa ligar-se. o mesh não faz o mesmo?

Eu também sou VDF e tenho uma TV na cozinha e outra num quarto no andar de cima ligadas através de Powerlines Devolo Magic 2
também tenho uma coisa dessas que é onde liga o meu pc no escritório e a ps na sala. mas são de 100mbps. a instalação eléctrica já é bem antiga, não sei se testasse powerlines de 1gbps se notava muita melhoria.

Um ponto muito importante para quem vai deixar o sistema a funcionar só por Wi-Fi sem backhaul por cabo:
- se atualmente têm um repetidor e este tem sinal fraco, colocarem lá um módulo Mesh não vai ajudar em muito.
- o sistema Mesh tem de ser capaz de propagar o sinal ao longo da casa. Por exemplo, módulo principal na sala, um módulo a meio do corredor, outro módulo na outra ponta da casa (idealmente nem deve ficar na extremidade porque o sinal Wi-Fi que vai receber vai ser mais ténue).

Uma das dúvidas que tenho é precisamente essa a perda da "força" do sinal.
Ou seja, se saírem 1Gb do router, em principio passa 1Gb para o mesh ligado por cabo ao router.
Mas depois a perda por wifi para o segundo, a meio do corredor, não sei qual será (são 3 paredes).
E desse para o da sala (mais duas paredes).

Queria comprar só quando tiver a nova operadora instalada porque se não ficar satisfeito devolvo e volto ao plano de meter rede na casa.

então será muito parecido a um repetidor de wifi ou access point ou não? visto que estes dois equipamentos criam um novo ssid para uma pessoa ligar-se. o mesh não faz o mesmo?
No repetidor tens quebras quando passas do router para o repetidor ou vice versa. No mesh é "continuo", não há quebra de ligação

Além disso, pode acontecer ficares ligado ao repetidor ou ao router, mesmo que o outro até tenha um sinal mais forte. Nos equipamentos mais recentes isso já não é habitual, acho, mas há ainda muitos equipamentos que sofrem desse "problema". Vejo muto isso em casa dos meus pais.

também tenho uma coisa dessas que é onde liga o meu pc no escritório e a ps na sala. mas são de 100mbps. a instalação eléctrica já é bem antiga, não sei se testasse powerlines de 1gbps se notava muita melhoria.
Eu antes tinha desses de 100mbps da Devolo sem ser wifi, os dLAN 500 acho eu, e dava para ver tv através das boxes da VDF, aliás esses powerlines até foram instalados pela VDF para não terem trabalho de passar cabos, mas depois resolvi fazer uma rede WiFi Mesh pela casa toda, que é grande e tem dois pisos, e passei para os Magic 2 e funciona impec.

No repetidor tens quebras quando passas do router para o repetidor ou vice versa. No mesh é "continuo", não há quebra de ligação
ah OK estou a ver, nos AP/repeaters é por wifi mas no caso da rede mesh o equipamento principal digamos, liga-se por cabo ao router não havendo perdas claro, só à posterior aos outros equipamentos do mesh então.

Eu antes tinha desses de 100mbps da Devolo sem ser wifi, os dLAN 500 acho eu, e dava para ver tv através das boxes da VDF, aliás esses powerlines até foram instalados pela VDF para não terem trabalho de passar cabos, mas depois resolvi fazer uma rede WiFi Mesh pela casa toda, que é grande e tem dois pisos, e passei para os Magic 2 e funciona impec.
sim a VDF chegou a alugar/oferecer isso no passado. então mas esse magic 2 que refere também é powerline não?

ah OK estou a ver, nos AP/repeaters é por wifi mas no caso da rede mesh o equipamento principal digamos, liga-se por cabo ao router não havendo perdas claro, só à posterior aos outros equipamentos do mesh então.

sim a VDF chegou a alugar/oferecer isso no passado. então mas esse magic 2 que refere também é powerline não?
sim, vê este post meu umas páginas atrás:
https://forum.zwame.pt/threads/que-sistemas-mesh-wifi-estao-a-usar.1047193/post-17720657

o Powerline da Cozinha é só LAN e está no fim de uma linha de tomadas em série da bancada da cozinha, o do Quarto é WiFi e está no andar de cima e o da Garagem tb é WiFi e está num anexo separado da casa; tenho um quadro parcial no andar de cima e outro na garagem.

Na Sala no andar de baixo, ligado ao router que tem o WiFi dele desligado, tb tenho um só LAN, triple, para depois ligar outras coisa por LAN; a distribiuição do WiFi no andar de baixo está entregue ao Powerline que está na Entrada.

Última edição:
Ou seja, se saírem 1Gb do router, em principio passa 1Gb para o mesh ligado por cabo ao router.
De certeza 😁

Mas depois a perda por wifi para o segundo, a meio do corredor, não sei qual será (são 3 paredes).
E desse para o da sala (mais duas paredes).
Podes testar a velocidade no telemóvel ou portátil nesse ponto intermédio, já deverás conseguir ter uma ideia.

Não sei se ficou claro, mas quando digo quebras é mesmo quebras de ligação.
Por exemplo, se estiveres numa chamada de video ele pára quando o telemóvel se desliga do router e se liga ao repetidor (ou vice versa). Isso no mesh não acontece. É uma ligação continua.

Podes testar a velocidade no telemóvel ou portátil nesse ponto intermédio, já deverás conseguir ter uma ideia.
Hummmm... boa ideia. É óbvio e não me tinha ocorrido isso.

Back